Força Aérea Portuguesa escreveu:Realizou-se, no passado dia 16 de agosto, o primeiro voo de um helicóptero UH-60 da Força Aérea Portuguesa, no Aeroporto Municipal de Enterprise, no Alabama.
O voo, efetuado com uma tripulação da Arista Aviation Services (AAS), teve a duração aproximadamente de 30 minutos e foi o primeiro após o longo e complexo processo de recondicionamento e modernização do helicóptero, permitindo verificar o bom funcionamento dos seus principais sistemas.
Seguir-se-ão outros voos de teste, nos quais serão testados todos os sistemas e equipamentos do helicóptero por forma a garantir a aeronavegabilidade da aeronave. Estes testes antecedem o processo de aceitação que decorrerá durante o mês de setembro.
Este aparelho, com o número de cauda 29801, é o primeiro de seis helicópteros UH-60 adquiridos pela Força Aérea Portuguesa à AAS, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, e que visam dotar o Estado Português de meios próprios para o combate aos incêndios rurais.
O segundo helicóptero, com o número de cauda 29802, encontra-se na fase final do processo de modificação e tem o seu primeiro voo agendado para o início de setembro.
Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
http://www.passarodeferro.com/2023/08/p ... bnFs94&m=1portuguesa] por uma capacidade semelhante a médio prazo".
De notar que, apesar de apesar da grande maioria dos operadores do P-3 a nível mundial ter começado a migrar para o sistema de armas P-8 Poseidon, tal como é o caso da Alemanha (o que motivou a colocação à venda da frota P-3 daquele país), a verdade é que o P-3 tem um alcance e autonomia superiores ao P-8, facto que se reveste de especial importância na vasta região do Atlântico sob jurisdição nacional.
A compra será feita no conceito de "whole package deal" (negócio de pacote completo), incluindo "todo o inventário da sua frota P-3C, constituído por seis aeronaves, conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobresselentes, equipamentos de apoio e bancadas de teste, bem como os simuladores de voo e de procedimentos táticos."
Refira-se a título de curiosidade que os seis P-3 da Marinha Alemã têm já origem nos Países Baixos, à semelhança da actual frota de cinco P-3C CUP+ operada pela Esquadra 601 da FAP, terminado por isso Portugal por ficar com a totalidade da frota de onze P-3 ex-Países Baixos.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
A compra des P-3C alemães é uma opção mais que acertada para Portugal, com a ZEE que vocês tem.
Com 11 células dá para conseguir uma disponibilidade bem alta, e ainda manter a frota com os recursos disponíveis.
Já nós por cá, ainda nem sabemos o que fazer com os P-3. Mas cedo ou tarde alguém terá de decidir algo a respeito.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Muito bom, acho que gastaram menos nessa compra que a (nossa) Marinha com seu programa 'KC Trader'.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Em principio serão para canibalizar ou substituir alguma P3 atual que esteja em pior condição. O melhor disto tudo será o simulador e as ferramentas extras que iremos receber.FCarvalho escreveu: ↑Qua Ago 30, 2023 11:34 am A compra des P-3C alemães é uma opção mais que acertada para Portugal, com a ZEE que vocês tem.
Com 11 células dá para conseguir uma disponibilidade bem alta, e ainda manter a frota com os recursos disponíveis.
Já nós por cá, ainda nem sabemos o que fazer com os P-3. Mas cedo ou tarde alguém terá de decidir algo a respeito.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Segundo dizem só 1 a 3 dos aviões alemães estarão em condições de voar
Mas canibalizando aqui e ali...
O pior é não existirem tripulações suficientes
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Montar P-3 a partir de canibalização até que vá, pois consegue-se mesmo ter um bom estoque de peças. Mas formar tripulações é algo bem mais complicado.
Se conseguirem uns 4 a 6 aviões sempre prontos para voo estará de bom tamanho, operando em rodízio.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
PORTUGAL COMPRA FROTA P-3C ALEMÃ [M2428 - 60/2023]
Foi hoje publicado em Diário de República a autorização para a aquisição seis aviões de patrulhamento marítimo da frota P-3C Orion alemã.
A Resolução de Conselho de Ministros n.º 102/2023, de 30 de agosto, autoriza o gasto de um total de 45M EUR, entre os anos de 2023 e 2027, para a compra de seis das oito aeronaves ao serviço da Marinha germânica.
O documento justifica a aquisição "de todo o inventário da frota proveniente da Alemanha (..) como uma oportunidade de garantir a operação do sistema de armas P-3C CUP+ nos próximos anos sem constrangimentos significativos, assegurando a sustentação com níveis elevados de disponibilidade, pois, sem tais recursos, o incremento das atuais taxas de aprontamento de aeronaves, que progressivamente vão tendo crescentes períodos de indisponibilidade por necessitarem de ações de manutenção para as quais não existe material disponível no mercado, ficará comprometido."
Mais refere ainda que o P-3 é a "única aeronave que assegura a cobertura de toda a área das duas regiões de informação de voo e de busca e salvamento sob jurisdição do Estado Português, contribuindo, assim, decisivamente para as missões de interesse público de busca e salvamento de muito longo alcance no âmbito do Sistema Nacional de Busca e Salvamento Aéreo e Marítimo, em cumprimento das obrigações internacionais quanto à salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos em ambiente marítimo."
O documento salienta ainda que "não se prevê a substituição [da frota P-3 portuguesa] por uma capacidade semelhante a médio prazo".
De notar que, apesar da grande maioria dos operadores do P-3 a nível mundial ter começado a migrar para o sistema de armas P-8 Poseidon, tal como é o caso da Alemanha (o que motivou a colocação à venda da frota P-3 daquele país), a verdade é que o P-3 tem um alcance e autonomia superiores ao P-8, facto que se reveste de especial importância na vasta região do Atlântico sob jurisdição nacional.
A compra será feita no conceito de "whole package deal" (negócio de pacote completo), incluindo "todo o inventário da sua frota P-3C, constituído por seis aeronaves, conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobresselentes, equipamentos de apoio e bancadas de teste, bem como os simuladores de voo e de procedimentos táticos."
Refira-se a título de curiosidade que os seis P-3 da Marinha Alemã têm já origem nos Países Baixos, à semelhança da actual frota de cinco P-3C CUP+ operada pela Esquadra 601 da FAP, terminado por isso Portugal por ficar com onze P-3 ex-Países Baixos.
http://www.passarodeferro.com/2023/08/p ... bnFs94&m=1
Foi hoje publicado em Diário de República a autorização para a aquisição seis aviões de patrulhamento marítimo da frota P-3C Orion alemã.
A Resolução de Conselho de Ministros n.º 102/2023, de 30 de agosto, autoriza o gasto de um total de 45M EUR, entre os anos de 2023 e 2027, para a compra de seis das oito aeronaves ao serviço da Marinha germânica.
O documento justifica a aquisição "de todo o inventário da frota proveniente da Alemanha (..) como uma oportunidade de garantir a operação do sistema de armas P-3C CUP+ nos próximos anos sem constrangimentos significativos, assegurando a sustentação com níveis elevados de disponibilidade, pois, sem tais recursos, o incremento das atuais taxas de aprontamento de aeronaves, que progressivamente vão tendo crescentes períodos de indisponibilidade por necessitarem de ações de manutenção para as quais não existe material disponível no mercado, ficará comprometido."
Mais refere ainda que o P-3 é a "única aeronave que assegura a cobertura de toda a área das duas regiões de informação de voo e de busca e salvamento sob jurisdição do Estado Português, contribuindo, assim, decisivamente para as missões de interesse público de busca e salvamento de muito longo alcance no âmbito do Sistema Nacional de Busca e Salvamento Aéreo e Marítimo, em cumprimento das obrigações internacionais quanto à salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos em ambiente marítimo."
O documento salienta ainda que "não se prevê a substituição [da frota P-3 portuguesa] por uma capacidade semelhante a médio prazo".
De notar que, apesar da grande maioria dos operadores do P-3 a nível mundial ter começado a migrar para o sistema de armas P-8 Poseidon, tal como é o caso da Alemanha (o que motivou a colocação à venda da frota P-3 daquele país), a verdade é que o P-3 tem um alcance e autonomia superiores ao P-8, facto que se reveste de especial importância na vasta região do Atlântico sob jurisdição nacional.
A compra será feita no conceito de "whole package deal" (negócio de pacote completo), incluindo "todo o inventário da sua frota P-3C, constituído por seis aeronaves, conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobresselentes, equipamentos de apoio e bancadas de teste, bem como os simuladores de voo e de procedimentos táticos."
Refira-se a título de curiosidade que os seis P-3 da Marinha Alemã têm já origem nos Países Baixos, à semelhança da actual frota de cinco P-3C CUP+ operada pela Esquadra 601 da FAP, terminado por isso Portugal por ficar com onze P-3 ex-Países Baixos.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
https://www.edrmagazine.eu/embraer-look ... tary-salesIt is currently carrying out Mid-Life Updates (MLU) to three Portuguese Air Force (PAF) F-16AMs bringing them to Block 70 configuration, a task that will take some 20,000 man hours over three years. This will include the installation of the APG-83 AESA radar, a high resolution Center Pedestal Display in the digital cockpit with a colour/night helmet-mounted display and the integration of the Sniper advanced targeting pod. The MLU programme will extend the life of the F-16s from 5,000 to 8,000 hours and may be expanded to the remaining PAF 23 Fighting Falcons.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Despacho nº 9374/2003: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe ... -221578690Newsavia
Força Aérea Portuguesa Vai Formar 60 Pilotos De Helicópteros Até 2029
13/09/2023
O Governo autorizou a Força Aérea Portuguesa a gastar mais de quatro milhões de euros na formação de 60 pilotos de helicópteros até 2029, de acordo com um despacho publicado nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, em ‘Diário da República’.
No despacho assinado pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, lê-se que “a operação dos novos meios aéreos, plasmada no Plano de Implementação da Capacidade de Meios Próprios do Estado para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios, vai exigir, faseadamente e até 2029, a disponibilidade de 60 pilotos de helicópteros”.
“Competindo à Força Aérea o comando e gestão centralizados dos meios aéreos de combate a incêndios florestais por meios próprios do Estado ou outros que sejam sazonalmente necessários”, continua o despacho, “revela-se necessário prover à formação de pilotos de asa rotativa a fim de garantir o cumprimento das necessidades que vierem a ser identificadas em cada ano”.
Neste contexto, a ministra da Defesa Nacional autorizou a Força Aérea a “realizar a despesa com a aquisição dos serviços de instrução em pilotagem de helicópteros, com vista à obtenção do Curso de Piloto de Helicópteros” até ao montante máximo de 4,3 milhões de euros, a financiar através de verbas “inscritas e a inscrever no orçamento da Força Aérea, na Lei de Programação Militar”.
https://newsavia.com/forca-aerea-portug ... -ate-2029/
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Bem, 11 P-3 com algum restante de vida operacional ainda apreciável não é mal negócio. A ver como fica a questão do orçamento anual para a disposição de toda a frota. Muito bom investimento mesmo que nem todas sejam mentidas.
E 102 pessoas em um C-130 deve ter sido algo bem complicado. Ainda bem que o voo foi curto.
Block 70 para 3 F-16 já é um começo. Se conseguirem modernizar o restante da frota será uma grande vitória para a FAP.
E 102 pessoas em um C-130 deve ter sido algo bem complicado. Ainda bem que o voo foi curto.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
cabeça de martelo escreveu: ↑Seg Set 11, 2023 4:58 amhttps://www.edrmagazine.eu/embraer-look ... tary-salesIt is currently carrying out Mid-Life Updates (MLU) to three Portuguese Air Force (PAF) F-16AMs bringing them to Block 70 configuration, a task that will take some 20,000 man hours over three years. This will include the installation of the APG-83 AESA radar, a high resolution Center Pedestal Display in the digital cockpit with a colour/night helmet-mounted display and the integration of the Sniper advanced targeting pod. The MLU programme will extend the life of the F-16s from 5,000 to 8,000 hours and may be expanded to the remaining PAF 23 Fighting Falcons.
O que se sabe mais sobre isto???