UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3031 Mensagem por eligioep » Seg Jul 17, 2023 6:32 am

Strike91 escreveu: Qui Jul 13, 2023 11:21 pm ............................................
Em live hoje no Canal do Caiafa a respeito do protótipo do Cascavel modernizado, o mesmo falando sobre o Centauro 2 informou via fontes da IDV italiana, que ainda não foram mandado duas viaturas do protótipo Centauro 2 BR para teste de aceitação no país, porque o EB solicitou a Iveco e Otomera alterações no veículo, como retirar o sistema de "autoload" (carregamento automática) das torre HITFACT, trocando para carregamento manual com a adição de de mais um ocupante para realizar está função e a "simplificação" de alguns sistemas eletrônicos de auto-proteção do blindado, a fim de diminuir o custo do carro e sua manutenção!!! Se confirmar esta informação, é bizarro !!!
O Caiafa Master viajou na maionese...... Nada disso!




Editado pela última vez por eligioep em Ter Jul 18, 2023 6:58 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3032 Mensagem por eligioep » Seg Jul 17, 2023 6:33 am

eligioep escreveu: Seg Jul 17, 2023 6:32 am
Strike91 escreveu: Qui Jul 13, 2023 11:21 pm ............................................
Em live hoje no Canal do Caiafa a respeito do protótipo do Cascavel modernizado, o mesmo falando sobre o Centauro 2 informou via fontes da IDV italiana, que ainda não foram mandado duas viaturas do protótipo Centauro 2 BR para teste de aceitação no país, porque o EB solicitou a Iveco e Otomera alterações no veículo, como retirar o sistema de "autoload" (carregamento automática) das torre HITFACT, trocando para carregamento manual com a adição de de mais um ocupante para realizar está função e a "simplificação" de alguns sistemas eletrônicos de auto-proteção do blindado, a fim de diminuir o custo do carro e sua manutenção!!! Se confirmar esta informação, é bizarro !!!
O Caiafa Master viajou na maionese...... Nada disso!




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3033 Mensagem por eligioep » Seg Jul 17, 2023 6:41 am

gabriel219 escreveu: Sáb Jul 15, 2023 4:49 pm É inacreditável que a opinião de um Militar do EB é sobre família horizontal sendo que vimos que os próprios Ucranianos dizem que não há como usar uma viatura com blindagem leve para operações ofensivas, por mais que o poder de fogo dele seja alto, mas não, sabemos mais do que países que estão guerreando neste momento: https://tecnodefesa.com.br/opiniao-nova ... -exercito/
.................................................
Não foi pedida a tua opinião ou análise do meu texto/opinião. Aliás, nem foi publicado aqui.
Enquanto eu me baseio em fatos, em situações reais, vividas e ocorrendo, na realidade, em fontes oficiais, você vive no mundo da lua, no Mundo de Alice, não sabe e não conhece nada de fato, apenas teoria.
Teus comentários, e posts, fizeram a maioria dos foristas daqui se afastarem.

Vai lá, te junta ao nine, que é teu ídolo, usa teu boné de mst, mostra a tua verdadeira cara......

A tua opinião ou análise, vale menos que a do meu cachorro!




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13547
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3034 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 17, 2023 7:50 am

eligioep escreveu: Seg Jul 17, 2023 6:32 am
Strike91 escreveu: Qui Jul 13, 2023 11:21 pm ............................................
Em live hoje no Canal do Caiafa a respeito do protótipo do Cascavel modernizado, o mesmo falando sobre o Centauro 2 informou via fontes da IDV italiana, que ainda não foram mandado duas viaturas do protótipo Centauro 2 BR para teste de aceitação no país, porque o EB solicitou a Iveco e Otomera alterações no veículo, como retirar o sistema de "autoload" (carregamento automática) das torre HITFACT, trocando para carregamento manual com a adição de de mais um ocupante para realizar está função e a "simplificação" de alguns sistemas eletrônicos de auto-proteção do blindado, a fim de diminuir o custo do carro e sua manutenção!!! Se confirmar esta informação, é bizarro !!!
O Caiafa Master viajou na maionese...... Nada disso!
Eu estimei o mesmo, Elígio, pois não faz nenhum sentido já que o "desconto" que o Exército teria é baixo demais tendo em vista o ganho deste quatro tripulante.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13547
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3035 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 17, 2023 8:02 am

eligioep escreveu: Seg Jul 17, 2023 6:41 am Não foi pedida a tua opinião ou análise do meu texto/opinião. Aliás, nem foi publicado aqui.
Enquanto eu me baseio em fatos, em situações reais, vividas e ocorrendo, na realidade, em fontes oficiais, você vive no mundo da lua, no Mundo de Alice, não sabe e não conhece nada de fato, apenas teoria.
Teus comentários, e posts, fizeram a maioria dos foristas daqui se afastarem.

Vai lá, te junta ao nine, que é teu ídolo, usa teu boné de mst, mostra a tua verdadeira cara......

A tua opinião ou análise, vale menos que a do meu cachorro!
Pois é, não esperava menos do que isso kkkkkkk. Meu ídolo, o Lula? Acho que não me conhece, mas ora, não seja ruim com ele, afinal como você irá prestar continência e se humilhar a ele todos os dias, falando essas coisas por trás dele? Aliás queria entender que sanha é essa de me chamar de petista, talvez seja a maior ofensa que me proferiu, mas acho curioso, seria o que isso, Teoria do Espelho? Afinal, eu não sirvo ao Lula, já você...

Mas é muito triste em que perdeu uma excelente oportunidade para ensinar a idiotas como eu é doutrina de combate da Rússia e como países com tradição estão migrando de carros de combate de 60 toneladas para os de 40-50 toneladas, pois os seus atuais estão muito pesados.

Mas deixa eu ser claro a ti numa coisa: você não tem o direito, dever e nem os culhões pra tentar se quer levantar a hipótese de qualquer um, seja eu ou outro forista, emitir opiniões com base na sua. Não confunda a bolha que você vive com o mundo real, não pense que somos jornalistas mulheres e você fazendo a segurança do Maduro.

Todos são absolutamente livres pra discordar, opinar ou qualquer que seja a intenção.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3036 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 17, 2023 5:42 pm

eligioep escreveu: Seg Jul 17, 2023 6:32 am
Strike91 escreveu: Qui Jul 13, 2023 11:21 pm ............................................
Em live hoje no Canal do Caiafa a respeito do protótipo do Cascavel modernizado, o mesmo falando sobre o Centauro 2 informou via fontes da IDV italiana, que ainda não foram mandado duas viaturas do protótipo Centauro 2 BR para teste de aceitação no país, porque o EB solicitou a Iveco e Otomera alterações no veículo, como retirar o sistema de "autoload" (carregamento automática) das torre HITFACT, trocando para carregamento manual com a adição de de mais um ocupante para realizar está função e a "simplificação" de alguns sistemas eletrônicos de auto-proteção do blindado, a fim de diminuir o custo do carro e sua manutenção!!! Se confirmar esta informação, é bizarro !!!
O Caiafa Master viajou na maionese...... Nada disso!
Os nossos Centauros terão autoloader, @eligioep ?




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3037 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 17, 2023 8:36 pm

@eligioep , boa noite.

Mesmo com todo o aparato de apoio ao combate que consiga atacar relativamente à distância, é necessário ter um carro de combate que fique dentro do círculo de fogo do inimigo e tenha uma proteção suficiente para suportar boa parte do impactos.

Na invasão Iraque os americanos tinham 240 Apaches, caças "on-station" para CAS, uma Artilharia completa.
Mesma assim o Joseph Dickman expunha os Abrams da divisão dele.

É por isso que os novos projetos de MBT, como o AbramsX, o EMBT, o KF51 Panther, o Leopard 2A8 são bem protegidos.

Nem o Exército da Suécia preteriu o Leopard 2 no lugar CV90120T, viatura apresentada em 2006.

Nós sabemos das restições orçamentarias do EB, mas se nós adotarmos um MMBT, que tem uma blindagem inferior, qual será a tática mágica e inédita que o nosso Exército vai ter de enfrentar numa guerra sem uma viatura que seja capa de avançar e suportar o fogo adversário em combate aproximado, já que nem americanos, franceses, alemães, suecos, britânicos, japoneses, coreanos, turcos e mais...
Imagem

e mais...

Imagem

NÃO SABEM??




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3038 Mensagem por Viking » Seg Jul 17, 2023 11:34 pm

knigh7 escreveu: Seg Jul 17, 2023 8:36 pm @eligioep , boa noite.

Mesmo com todo o aparato de apoio ao combate que consiga atacar relativamente à distância, é necessário ter um carro de combate que fique dentro do círculo de fogo do inimigo e tenha uma proteção suficiente para suportar boa parte do impactos.

Na invasão Iraque os americanos tinham 240 Apaches, caças "on-station" para CAS, uma Artilharia completa.
Mesma assim o Joseph Dickman expunha os Abrams da divisão dele.

É por isso que os novos projetos de MBT, como o AbramsX, o EMBT, o KF51 Panther, o Leopard 2A8 são bem protegidos.

Nem o Exército da Suécia preteriu o Leopard 2 no lugar CV90120T, viatura apresentada em 2006.

Nós sabemos das restições orçamentarias do EB, mas se nós adotarmos um MMBT, que tem uma blindagem inferior, qual será a tática mágica e inédita que o nosso Exército vai ter de enfrentar numa guerra sem uma viatura que seja capa de avançar e suportar o fogo adversário em combate aproximado, já que nem americanos, franceses, alemães, suecos, britânicos, japoneses, coreanos, turcos e mais...
Imagem

e mais...

Imagem

NÃO SABEM??

Em minha opinião os generais brasileiros acreditam que nunca vão conduzir verdadeiras operações de guerra. Desta forma a obtenção de novos carros de combate tem como de fato os seguintes objetivos:
1. Propiciar inicialmente viagens e diárias para conhecer as opções existentes e posteriormente outras para participar de intercâmbios, treinamentos ...etc;
2. Manter em atividade OM's e suas estruturas de comando funcionando e justificando a existência de oficiais generais, estados maiores...etc;
3. Vender para o público externo, totalmente leigo, a existência de pessoas profissionais e preocupadas com a Defesa da nação, justificando assim a suas próprias existências;
4. realizar desfiles.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sds




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3039 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 17, 2023 11:59 pm

O problema que está ocorrendo o EB é parecido com que eu vi num outro fórum e cheguei a mencionar no "Forças Aéreas" sobre a discussão de aeronaves para CAS. O debate se arrastava por umas 11 páginas porque eles queriam a uma solução de 1 modelo de aeronave. Seria ótimo para a racionalzação. Mas é claro que nunca chegavam a um consenso. Porque simplesmente é impossível. Há situações em que helicópteros tenham de fazer essa função, outras situações por aeronaves de asa fixa.

Se o EB tomar a decisão de ter a familia SL horizontal (portanto CC com IFV e suas variantes baseadas num mesmo chassis), ele pode ganhar na logística, ser fácil para se deslocar em períodos de paz pelo país, distribir em desflipes do 7 e Setembro pelo país. Mas vai ter dificuldades entormes num conflito, que é para isso que as FFAA existem.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13547
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3040 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 18, 2023 8:56 am

@knigh7 louvo sua tentativa, mas se você não for respondido com xingamentos ou coisas como "você não tem experiência de campo, só entende da parte teórica" - ai me pergunto, quantas guerras ou conflitos esse cara já travou? Acho que a mesma quantidade que a minha, ZERO - você não vai obter a resposta.

Veja que o próprio exemplo que citaste, mesmo com o Iraque contanto com T-72 sem capacidade de combate noturno adequado e até diurno, frente ao que a Coalizão tinha, com munição a muito ultrapassadas, como 3BM13 e 3BM22, o EUA insistiu em equipar o máximo de M1A1 com o kit HA, não apenas para dar sobrevivência à tripulação caso fossem atingidos, mas também para dar capacidade de sobrevivência aos carros de combate, sendo capazes de suportar um primeiro disparo e conseguissem responder e continuar combatendo. Aqui na AL temos a presença de adversários prováveis com M735A1 (Argentina) e 3BM42 (Venezuela), que mesmo não sendo munições modernas, arrebentam qualquer IFV por ai, até mesmo o Puma, talvez os únicos que suportem sejam o Namer e o T-15, que são derivados de VBCs.

Mas não é só o problema quanto a APFSDS, mas quanto a HEAT, munição de artilharia, minas, além da própria viatura em si, há problemas na viatura em si, pois um IFV é construído pra possuir muito espaço interno com um nível de blindagem adequado, já a construção de um MBT é completamente o oposto.

Então assim, é torcer pra que isso seja uma opinião pessoal, pois se o Exército tem essas opiniões baseadas em erros crassos como errar por 40 anos a doutrina de combate da SV e outra fantasia como "países tradicionais estão tendendo a adotar carros de combate com 40-50 toneladas frente aos de 50-70" estamos mais fodidos do que qualquer um poderia imaginar.

Viaturas como o CV90120-T existem há décadas, desde o FMC.




Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Jul 18, 2023 9:15 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1177
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 222 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3041 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Jul 18, 2023 9:07 am

Temos que ser realistas e, dada a nossa limitação de recursos, investir em SMEM para as hipóteses de emprego que se vislumbre, ainda que remotamente, para um horizonte de aproximadamente 40 anos (presumindo ser essa a vida útil máxima de qualquer SMEM que venha a ser adquirido).

Nesse horizonte de tempo, em que situação teremos que empregar um MBT? Alguém vislumbra uma grande invasão do TN pelas fronteiras sul e oeste, ou um desembarque de tropas inimigas no nosso litoral?

Em relação a força expedicionária, só vejo a participação do Brasil no nosso entorno estratégico, de modo que o uso de MBT é pouco provável.

Eu só vislumbro, por mais remoto que possa parecer, uma invasão na foz do Amazonas e em RR por uma coligação europeia (OTAN), sobre o pretexto de defender a floresta e nações indígenas que se declarem independentes. Nessa situação os EUA não nos apoiarão. Em qualquer outra situação (invasão pela Rússia, China, etc) teremos ajuda.

Nesse cenário, qual o tipo de VBC-CC precisaremos e em que quantidade? Um MMBT pode atender? Isso é que tento extrair e avaliar dessas discussões.




Editado pela última vez por RobsonBCruz em Qui Jul 20, 2023 8:27 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13547
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3042 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 18, 2023 9:25 am

RobsonBCruz escreveu: Ter Jul 18, 2023 9:07 am Temos que ser realistas e, dada a nossa limitação de recursos, investir em SMEM para as hipóteses de emprego que se vislumbre, ainda que remotamente, para um horizonte de aproximadamente 40 anos (presumindo ser essa a vida útil máxima de qualquer SMEM que venha a ser adquirido).

Nesse horizonte de tempo, em que situação teremos que empregar um MBT? Alguém vislumbra uma grande invasão do TN pelas fronteiras sul e oeste, ou um desembarque de tropas inimigas no nosso litoral.

Em relação a força expedicionária, só vejo a participação do Brasil no nosso entorno estratégico, de modo que o uso de MBT é pouco provável.

Eu só vislumbro, por mais remoto que possa parecer, uma invasão na foz do Amazonas e em RR por uma coligação europeia (OTAN), sobre o pretexto de defender a floresta e nações indígenas que se declarem independentes. Nessa situação os EUA não nos apoiarão. Em qualquer outra situação (invasão pela Rússia, China, etc) teremos ajuda.

Nesse cenário, qual o tipo de VBC-CC precisaremos e em que quantidade? Um MMBT pode atender? Isso é que tento extrair e avaliar dessas discussões.
Mas ai é que está: além de um MMBT não atender, ainda é caro pra burro. A médica de VBCI vendidos por ai (Lynx, CV90 e por ai vai) foi de USD 15 milhões, ai vai uma torre como a Hitfact MkII que não custa menos que USD 5 milhões e ai estará pagando um custo igual ou até maior que um MBT por ai.

Se for olhar em caso de um conflito hipotético, um TAM Argentino disparar M735A1 no estado atual. Isso ai arrebenta qualquer IFV existente pelo mundo com seu nível de blindagem máximo possível, mesmo sendo um dos piores APFSDS em serviço no mundo. Se for contra a Venezuela, um 3BM42 vai perfurar a blindagem de um IFV e vai atingir o outro que tiver atrás.

Quanto a uso expedicionário, eu imagino que seja em situações em missões de paz, de baixa ou média intensidade e neste caso, teremos o Centauro II, que faz muito sentido que um MGS sob lagartas.

Se for invasão de coligação Europeia, a discussão deveria ser voltada para mísseis supersônicos e hipersônicos com ogivas nucleares e PEM, pois carros de combate serão apenas um detalhe.

Então o que digo é: se a ideia é ter uma Força de Choque para operações ofensivas de alta intensidade, que paguem pra ter um MBT e não um MGS travecão que vai acabar custando o mesmo, porém se a ideia é trabalhar somente com baixa e média intensidade, já teremos o Centauro II, pois esse espectro quem reinará é a Infantaria e, pra isso, meios de apoios à ela, que não é trabalho pra um MBT.

Porém a ideia aqui é justamente o primeiro trecho da frase acima, ainda possuir força de choque com MBTs, mas pra isso querem usar um MGS propagandístico chamado de MMBT e PIOR, usando a desculpa de que esse é o futuro e países tradicionais estão fazendo isso, quando não tem ninguém fazendo.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3043 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jul 18, 2023 9:31 am

eligioep escreveu: Seg Jul 17, 2023 6:41 am
gabriel219 escreveu: Sáb Jul 15, 2023 4:49 pm É inacreditável que a opinião de um Militar do EB é sobre família horizontal sendo que vimos que os próprios Ucranianos dizem que não há como usar uma viatura com blindagem leve para operações ofensivas, por mais que o poder de fogo dele seja alto, mas não, sabemos mais do que países que estão guerreando neste momento: https://tecnodefesa.com.br/opiniao-nova ... -exercito/
.................................................
Não foi pedida a tua opinião ou análise do meu texto/opinião. Aliás, nem foi publicado aqui.
Enquanto eu me baseio em fatos, em situações reais, vividas e ocorrendo, na realidade, em fontes oficiais, você vive no mundo da lua, no Mundo de Alice, não sabe e não conhece nada de fato, apenas teoria.
Teus comentários, e posts, fizeram a maioria dos foristas daqui se afastarem.

Vai lá, te junta ao nine, que é teu ídolo, usa teu boné de mst, mostra a tua verdadeira cara......

A tua opinião ou análise, vale menos que a do meu cachorro!
Ninguém precisa pedir permissão para opinar ou fazer análise neste fórum, como o próprio nome diz, é um fórum de debates, que fique muito claro isso.
Espero não ser necessário repetir isso novamente.
A opinião de cada um aqui vale o que vale para quem ler e não compete a membros do fórum julgar isso.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1177
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 222 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3044 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Jul 18, 2023 9:32 am

"MGS travecão" KKKKK




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1177
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 222 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3045 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Jul 18, 2023 9:44 am

Em relação a se um MMBT atende ou não nossas necessidades, não tenho como avaliar e discutir. Em relação ao custo comparado com um MBT raiz, é preciso avaliar não só o custo de aquisição como também o custo de operação ao longo do tempo. Presumo que um MBT de 70t dispenda um custo muito mais elevado com infraestrutura de apoio, transporte nos deslocamentos mais longos e com consumo de combustível do que um MMBT de 50t.

Ressalto que não defendo um MMBT ao invés de um MBT, apenas tento avaliar o que seria melhor para nós.




Responder