EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 466
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 124 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6496 Mensagem por Poti » Qua Jul 05, 2023 11:08 am

Túlio escreveu: Ter Jul 04, 2023 8:17 pm
gabriel219 escreveu: Qui Jun 29, 2023 8:06 am
Então deixa eu ver se entendi: é só crença minha que a economia Argentina está fodida e eles não possui condições de quitar dívida com ninguém, sendo que até pra imprimir a própria moeda eles recorrem à Casa da Moeda Brasileira e ainda sim devem para a Casa da Moeda? Beleza kkkkkkk.

Mas se a Argentina não deve nós no BNDES, então está tranquilo, dá pra emprestar de boas já que eles deverem até a Mãe pra o mundo inteiro e O FATO a crença minha de que eles possuem uma dívida per capita quase 4x maior que a nossa é são só detalhes. O Brasil nem precisa mesmo do dinheiro do BNDES e até mesmo o EB tem dinheiro o suficiente para botar a fábrica da Iveco pra trabalhar em ritmo máximo, não fica comprando a conta gotas, não é?

É cada uma...
Quando, sobre coisas que entendo (ETF e IBOV, p ex) bem, o cara só fala abobrinha, imagina sobre outras que também conheço (Bld).

Dae fica sodas... [003] [003] [003] [003]
Continuo achando que vale vender para Argentina, via BNDES para a Argentina. Só vamos vender Blindado para países ruim de grana ou oriente médio. Argentina é um dos nossos maiores parceiros econômicos. E ainda aguardo as informações sobre bilhões em calote ao BNDES e outros bancos ou instituições do Estado brasileiro. Estou falando sério, mudo de opinião na hora.
E Túlio, você é um apaixonado (por bitcoins).




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13551
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6497 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 05, 2023 11:22 am

Deve ser muito alucinógeno ou tem fetiche por ver o dinheiro dos próprios impostos sendo dado a título de nada a outro país.

"Ain, Max EllUs Num dEvI pRu BÊENEDÊÉSSI" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 466
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 124 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6498 Mensagem por Poti » Qua Jul 05, 2023 11:28 am

gabriel219 escreveu: Qua Jul 05, 2023 11:22 am Deve ser muito alucinógeno ou tem fetiche por ver o dinheiro dos próprios impostos sendo dado a título de nada a outro país.

"Ain, Max EllUs Num dEvI pRu BÊENEDÊÉSSI" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Las fuentes señor... Eu trouxe dados para você sobre endividamento externo. Continuo achando que você está na crença.
Obvio que Argentina está mal das pernas, mas traga as fuentes do que afirma. Se não pode continuar com esse tipo de frase
"Ain, Max EllUs Num dEvI pRu BÊENEDÊÉSSI" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK".




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13551
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6499 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 05, 2023 11:36 am

Poti escreveu: Qua Jul 05, 2023 11:28 am Las fuentes señor... Eu trouxe dados para você sobre endividamento externo. Continuo achando que você está na crença.
Obvio que Argentina está mal das pernas, mas traga as fuentes do que afirma. Se não pode continuar com esse tipo de frase
"Ain, Max EllUs Num dEvI pRu BÊENEDÊÉSSI" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK".
Passo a passo da megalomania:

Eu digo que a Argentina está quebrada :arrow: você diz que é crença minha e pede fontes :arrow: você trás um link em que afirma que a Argentina tá quebrada/devendo pra Deus e o mundo :arrow: você diz que a Argentina está quebrada é somente crença minha e pede mais fontes.

Mas está bem:

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2 ... lexo.ghtml
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... chao.shtml
https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/d ... s-em-2022/
https://www.ceicdata.com/pt/indicator/a ... ominal-gdp

Meu texto inicial:
gabriel219 escreveu: Ter Jun 27, 2023 10:06 am Vão doar Guaranis pra Argentina, pois nunca irão pagar o BNDES, como já não pagam o que deve ao Brasil. E tem doente mental aplaudindo.
Por algum motivo essa minha fala foi associada a "Argentina deve ao BNDES".

Talvez eu devesse criar um vídeo explicando um post para alguém que, por ventura, possa ter um QI abaixo de 30.

Dívidas da Argentina com o Brasil? Projeto da VALE, Casa da Moeda e por ai vai. Vamos dar títulos de empréstimo via BNDES a um país que deve a alma ao FMI e a vários outros credores, cuja reserva externa está no valor de US$ 30 Bilhões.




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 466
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 124 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6500 Mensagem por Poti » Qua Jul 05, 2023 11:58 am

gabriel219 escreveu: Qua Jul 05, 2023 11:36 am
Poti escreveu: Qua Jul 05, 2023 11:28 am Las fuentes señor... Eu trouxe dados para você sobre endividamento externo. Continuo achando que você está na crença.
Obvio que Argentina está mal das pernas, mas traga as fuentes do que afirma. Se não pode continuar com esse tipo de frase
"Ain, Max EllUs Num dEvI pRu BÊENEDÊÉSSI" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK".
Passo a passo da megalomania:

Eu digo que a Argentina está quebrada :arrow: você diz que é crença minha e pede fontes :arrow: você trás um link em que afirma que a Argentina tá quebrada/devendo pra Deus e o mundo :arrow: você diz que a Argentina está quebrada é somente crença minha e pede mais fontes.

Mas está bem:

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2 ... lexo.ghtml
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... chao.shtml
https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/d ... s-em-2022/
https://www.ceicdata.com/pt/indicator/a ... ominal-gdp

Meu texto inicial:
gabriel219 escreveu: Ter Jun 27, 2023 10:06 am Vão doar Guaranis pra Argentina, pois nunca irão pagar o BNDES, como já não pagam o que deve ao Brasil. E tem doente mental aplaudindo.
Por algum motivo essa minha fala foi associada a "Argentina deve ao BNDES".

Talvez eu devesse criar um vídeo explicando um post para alguém que, por ventura, possa ter um QI abaixo de 30.

Dívidas da Argentina com o Brasil? Projeto da VALE, Casa da Moeda e por ai vai. Vamos dar títulos de empréstimo via BNDES a um país que deve a alma ao FMI e a vários outros credores, cuja reserva externa está no valor de US$ 30 Bilhões.
Sugiro que releia minhas mensagens. Sempre concordamos que Argentina tem dívida externa importante. Dar dados sobre dívida externa da Argentina não responde ao meu questionamento a você. Eu mesmo postei aqui dados da Argentina. Você está encaminhando dados que mostram grande dívida externa o que concordamos. Mas a questão não é essa, mostre o quanto ela deve ao Brasil, não somente BNDES, para não exportarmos para ela.
Mostrar que Argentina tem dívida externa , como disse, dá 6000 doletas per capita. Bem mais que Brasil, e na mesma ordem de grandeza que muitos outros países.
Logo, la fuentes sobre o que eles não nos pagaram...
E antes de fazer vídeo, tente reler as coisas. :)
Depois faça o vídeo!




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13551
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6501 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 05, 2023 4:10 pm

Poti escreveu: Qua Jul 05, 2023 11:58 am Sugiro que releia minhas mensagens. Sempre concordamos que Argentina tem dívida externa importante. Dar dados sobre dívida externa da Argentina não responde ao meu questionamento a você. Eu mesmo postei aqui dados da Argentina. Você está encaminhando dados que mostram grande dívida externa o que concordamos. Mas a questão não é essa, mostre o quanto ela deve ao Brasil, não somente BNDES, para não exportarmos para ela.
Mostrar que Argentina tem dívida externa , como disse, dá 6000 doletas per capita. Bem mais que Brasil, e na mesma ordem de grandeza que muitos outros países.
Logo, la fuentes sobre o que eles não nos pagaram...
E antes de fazer vídeo, tente reler as coisas. :)
Depois faça o vídeo!
Cara, não enche, que devolutiva ridícula é essa?

Você está simplesmente defendendo emprestar pra um país fodido porque sim e teu único argumento é que ela não deve ao BNDES. E outra, a dívida com a nossa Casa da Moeda e o golpe que deram na Vale são de conhecimento público, não sou mordomo de preguiçoso.

Se for assim, por que tu não pega o dinheiro que tu tem e empresta a um mendigo? Ora, ele não te deve um real, então com toda certeza ele vai te pagar, segundo a sua lógica.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60698
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6502 Mensagem por Túlio » Qui Jul 06, 2023 3:51 pm

IMHO o que o @Poti está dizendo e o que o @gabriel219 não está entendendo pode ser sintetizado por isto (negritos e itálicos do original, sublinhados meus):

"(…) el BNDES se ha comprometido un crédito, un crédito que estaría casi la totalidad de la compra y tendría buenas condiciones, pero ese requiere de reaseguros y estamos. Y estamos en la parte de reaseguros que implica el trabajo de un banco argentino-brasilero y eso se esta trabajando. Hemos tenido apoyo de ello. Y estamos trabajando con el Banco Nación para otra parte del reaseguro. Estamos bastante avanzados en la negociación financiera, porqué como ustedes comprenderán para muchos la compra del vehículo Guarani, primero es fundamental para el Ejército. Un transporte blindado a ruedas con capacidad de desplazamiento. Es un número grande. Y, además, lo hace un aliado estratégico como el Brasil. Lo hace un vecino lo cual permite una serie de facilidades para la parte del mantenimiento, repuestos, etc. Y tercero son vehículos que tienen partes argentinas, partes significativas como el motor que se hace en Córdoba. Asi que todo nos lleva a pensar que eso va a concluir positivamente."

https://www.zona-militar.com/2023/07/04 ... argentino/

No primeiro sublinhado, é ressaltada a potencial dependência estratégica da Argentina em relação ao Brasil, o que, "no meu tempo", seria impensável (só imaginem se o então poderosíssimo EA iria comprar Cascavel e/ou Urutu [049] ); no segundo o FATO de que os motores - e não são partes desprezíveis - já vêm de lá desde os começos deste Programa.

PS.: sugiro que tiremos de vez a cabeça da campanha eleitoral, que acabou ano passado, já era, e foquemos no que vem por aí. Vai evitar que gente que já anda pela bola 8 leve fumo, se me entendem... :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 54 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6503 Mensagem por angelogalvao » Qui Jul 06, 2023 4:11 pm

Eu não entendo esta preocupação com o BNDES financiando a compra dos Guaranis da Argentina, vocês realmente tem medo de calote da Argentina? Vejam bem, melhor do que um país pagando em dia uma dívida com o Brasil é um país endividado e com pagamentos em atraso com o Brasil. Eu não sou nada a favor a este tipo de real politik estratégica, pois acredito que uma Argentina forte, uma América Latina forte, e integrada é melhor para o Brasil, porém, se a realidade trágica se impor e nosso vizinhos não conseguirem honrar suas dividas, nós ganharíamos ainda mais, seja em maior influencia no país vizinho, seja em acordos de compensação, etc. Não tem como perder neste negocio! Único que perde é a Argentina se não conseguir honrar a divida!

Tenham a Ucrânia como parâmetro. Vocês acham que eles tem condições de pagar a divida da guerra? Claro que não! Sabe como eles vão pagar? Abrindo as pernas completamente para seus fiadores ocidentais... Não vai existir empresa ou recurso ucraniano que não seja controlado por empresas americanas e europeias nos próximos 300 anos. Toda e qualquer riqueza gerada no que sobrar da Ucrânia no pós guerra não ficará na mão dos ucranianos, mas irá vazar para as mãos dos fiadores daquele pais falido. Este é o mundo real!!! Se preocupar com "calote" e vazamento do "dinheiro do contribuinte" para a Argentina é uma preocupação minúscula na minha humilde opinião!




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13551
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6504 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 06, 2023 4:25 pm

angelogalvao escreveu: Qui Jul 06, 2023 4:11 pm Eu não entendo esta preocupação com o BNDES financiando a compra dos Guaranis da Argentina, vocês realmente tem medo de calote da Argentina? Vejam bem, melhor do que um país pagando em dia uma dívida com o Brasil é um país endividado e com pagamentos em atraso com o Brasil. Eu não sou nada a favor a este tipo de real politik estratégica, pois acredito que uma Argentina forte, uma América Latina forte, e integrada é melhor para o Brasil, porém, se a realidade trágica se impor e nosso vizinhos não conseguirem honrar suas dividas, nós ganharíamos ainda mais, seja em maior influencia no país vizinho, seja em acordos de compensação, etc. Não tem como perder neste negocio! Único que perde é a Argentina se não conseguir honrar a divida!

Tenham a Ucrânia como parâmetro. Vocês acham que eles tem condições de pagar a divida da guerra? Claro que não! Sabe como eles vão pagar? Abrindo as pernas completamente para seus fiadores ocidentais... Não vai existir empresa ou recurso ucraniano que não seja controlado por empresas americanas e europeias nos próximos 300 anos. Toda e qualquer riqueza gerada no que sobrar da Ucrânia no pós guerra não ficará na mão dos ucranianos, mas irá vazar para as mãos dos fiadores daquele pais falido. Este é o mundo real!!! Se preocupar com "calote" e vazamento do "dinheiro do contribuinte" para a Argentina é uma preocupação minúscula na minha humilde opinião!
Angelo, eu entendi essa parte e @Túlio eu entendi, mas volto a repetir o que eu disse a duas páginas atrás e vou colocar em negrito algumas perguntas.
  • Qual vantagem estratégica temos sobre países como Angola, Venezuela e Cuba?
  • Alguém consegue me apontar qual influência tivemos nesses países e qual foi a retaliação que fizemos a eles por se recusarem a quitar dívidas?
  • Quais foram os ativos de devedores que confiscamos nessas mais de duas décadas de dívida com o BNDES?
Agradeço quem conseguir me listar as ações e como amarramos esses países a nossos caprichos pois agora são devedores, igual Europeus e Americanos fazem. Se quiser, pode começar @Túlio.

Se não tiver nenhuma ação - e suspeito que não, mas vá que eu seja burro demais e aqui só tem iluminado - só estamos pegando dinheiro que poderia ser utilizado para comprar Guaranis e UT-30BR2 pro EB e estamos simplesmente "emprestando" a fundo vazio para países muy compañeros por alinhamento político e interesses escusos.

Eu não estou nem falando em não usar o BNDES como financiador de compras na área de defesa, o problema é emprestar pra um país que não consegue emitir a própria moeda para comprar 152 viaturas quando nós temos o EB tendo que fazer cortes atrás de cortes no número de Guaranis por não ter dinheiro pra comprar. Aliás não somente emprestar à fundo vazio, mas também emprestar e não ter absolutamente nenhuma sanção.

Quer dizer, ao menos ACHO que não teve nenhuma, eu espero, nas respostas - se quiserem, claro -, os exemplos de medidas que tomamos contra os países devedores e as influências que conseguimos realizar naqueles mesmos.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36533
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3157 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6505 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 07, 2023 2:48 pm

Gabriel, tentes olhar a coisa pelo seguinte prisma: quantas VBTP Guarani poderemos vender a mais lá fora para países bons pagadores e\ou com bala na agulha depois deste negócio de 156 unidades para os hermanos, que inclui versões PC e VBCI, que nem existem no EB?

Notar, não estamos falando de unidades, estamos falando de um negócio na casa da centena de unidades. Isso no mercado de defesa mundial é muita coisa. A nível de América Latina é quase incomensurável historicamente.

A compra do exército argentino vai abrir inúmeras possiblidades de vendas posteriores de todas as demais versões hora propostas no planejamento do Projeto Guarani no futuro a médio e longo prazo para o próprio EA, como para outros países interessados. E isso é um fator que a IDV leva muito em consideração, fora a questão dos royalties que virão para o bolso do EB.

O Guarani pode não ser o melhor VBTP do mundo, mas é o que temos para agora, e é nosso. Fabricamos e mexemos neles do jeito que quiser. E podemos ir delimitando as dependências de acordo com o avanço do programa. Mas para isso é preciso dinheiro em caixa rolando, tanto da IDV como do exército. Neste sentido, exportações podem e devem ser exploradas em todos os seus aspectos. Inclusive as que gerem riscos financeiros.

Como disse outro dia aqui, esse negócio aparentemente ruim para o erário público pode ser a tábua de salvação para o programa como um todo, e fornecer o impulso necessário que faltava para mais gente lá fora sair do armário e sentar-se à mesa conosco ou com os italianos e negociar os seus veículos.

Vender para o Iraque, por exemplo, poderia nos render não 156 unidades, mas umas 1560 unidades de todos os tipos, tal é a necessidade e forma que eles negociam seus ativos de defesa. E vamos por aí. Impossível? Não. Difícil? Como sempre. Mas como somos nós que queremos\precisamos vender, o primeiro passo tem que ser sempre nosso.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13551
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6506 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 07, 2023 3:14 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jul 07, 2023 2:48 pm Gabriel, tentes olhar a coisa pelo seguinte prisma: quantas VBTP Guarani poderemos vender a mais lá fora para países bons pagadores e\ou com bala na agulha depois deste negócio de 156 unidades para os hermanos, que inclui versões PC e VBCI, que nem existem no EB?

Notar, não estamos falando de unidades, estamos falando de um negócio na casa da centena de unidades. Isso no mercado de defesa mundial é muita coisa. A nível de América Latina é quase incomensurável historicamente.

A compra do exército argentino vai abrir inúmeras possiblidades de vendas posteriores de todas as demais versões hora propostas no planejamento do Projeto Guarani no futuro a médio e longo prazo para o próprio EA, como para outros países interessados. E isso é um fator que a IDV leva muito em consideração, fora a questão dos royalties que virão para o bolso do EB.

O Guarani pode não ser o melhor VBTP do mundo, mas é o que temos para agora, e é nosso. Fabricamos e mexemos neles do jeito que quiser. E podemos ir delimitando as dependências de acordo com o avanço do programa. Mas para isso é preciso dinheiro em caixa rolando, tanto da IDV como do exército. Neste sentido, exportações podem e devem ser exploradas em todos os seus aspectos. Inclusive as que gerem riscos financeiros.

Como disse outro dia aqui, esse negócio aparentemente ruim para o erário público pode ser a tábua de salvação para o programa como um todo, e fornecer o impulso necessário que faltava para mais gente lá fora sair do armário e sentar-se à mesa conosco ou com os italianos e negociar os seus veículos.

Vender para o Iraque, por exemplo, poderia nos render não 156 unidades, mas umas 1560 unidades de todos os tipos, tal é a necessidade e forma que eles negociam seus ativos de defesa. E vamos por aí. Impossível? Não. Difícil? Como sempre. Mas como somos nós que queremos\precisamos vender, o primeiro passo tem que ser sempre nosso.
Se tais versões, como PC e VBCI, nem existem no EB, por qual motivo vamos emprestar dinheiro via BNDES pra um país que é sabido que não irá pagar, não porque não irá querer somente - também - mas porque não tem a capacidade, ao invés de simplesmente pegarmos o mesmo empréstimo do BNDES e usar para adquirir mais Guaranis e versões dele pro Exército?

Os blindados indo pro EB ou indo pra Argentina, o dinheiro vai vim do mesmo lugar, é dinheiro em caixa. Então que vantagem é essa que podemos emprestar pra Argentina e não pro próprio Exército para adquirir viaturas?

Vou repetir as perguntas que fiz no outro post pra complementar, que são simples:

  • Qual vantagem estratégica temos sobre países como Angola, Venezuela e Cuba?

  • Alguém consegue me apontar qual influência tivemos nesses países e qual foi a retaliação que fizemos a eles por se recusarem a quitar dívidas?

  • Quais foram os ativos de devedores que confiscamos nessas mais de duas décadas de dívida com o BNDES?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36533
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3157 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6507 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 07, 2023 7:26 pm

Não sei se vocês notaram, mas no pedido ucraniano está descrito o pedido de fornecimento de veículos de transporte e ambulância em qualquer quantidade até 450 unidades. Os ditos bldos seriam operados pela guarda nacional e pelo ministério de urgência ucraniano.

Bom, na descrição do documento é feito alusão ao uso exclusivo dos bldos em missões de resgate de pessoal e transporte de feridos, e não em operações de combate. Mas, então porque pediram, também, a versão de transporte, se a intenção era obter ambulâncias blindadas para uso exclusivo em missões humanitárias?

Notar também que a guarda nacional hoje na Ucrânia exerce papel direto nos combates, possuindo unidades em ação praticamente ao longo de toda a linha de frente, além de fazer o apoio às unidades da guarda de fronteira, também totalmente militarizada e equipada enquanto tal.

Me parece sensato observar que para o papel que a guarda de fronteira e guarda nacional da Ucrânia realizam hoje, atividades secundárias e de apoio ao combate, e principalmente, policiais e de manutenção da ordem internas, os VBTP Guarani se adaptariam muito bem ao tipo de emprego que ambas organizações realizam. Ao menos no modelo básico do veículo, que possui proteção balística básica para suportar fogo de armas leves, minas, IED e estilhaços de artilharia.

Mas, enfim, como visto no texto da matéria, a negativa foi apenas mais um perrengue entre o partido do governo e seus asseclas em cargos públicos do que uma decisão lastreada em diplomacia, civil ou militar, ou política externa. Fica para a próxima. Se houver.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13551
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6508 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 07, 2023 7:40 pm

@FCarvalho mas é óbvio que iriam usar os Guaranis em operações de combate, a própria Ucrânia estava usando ônibus escolar e ambulância pra transporte de tropas pouco atrás das linhas de contato, imagine um Guarani.

Por isso que falei antes: se a OTAN se responsabilizar em ser os patrocinadores e ainda fiadores de multas caso a AFU utilize os Guaranis em combate e/ou faça modificações para que ele comporte até uma simples Mtr Lv, eu topo agora em vender até o dobro de Guaranis.

Acho que os Russos nem chiariam, se nós fechássemos várias compras com eles, inclusive VVEK-1400, oferecido pra Angra III, até porque o Guarani não fara a menor diferença para os Russos.

Mas e ai, achas que algum país da OTAN vai topar pagar os Guaranis e depois as multas por quebra de contrato?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36533
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3157 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6509 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 07, 2023 11:57 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jul 07, 2023 3:14 pm Se tais versões, como PC e VBCI, nem existem no EB, por qual motivo vamos emprestar dinheiro via BNDES pra um país que é sabido que não irá pagar, não porque não irá querer somente - também - mas porque não tem a capacidade, ao invés de simplesmente pegarmos o mesmo empréstimo do BNDES e usar para adquirir mais Guaranis e versões dele pro Exército?
Os blindados indo pro EB ou indo pra Argentina, o dinheiro vai vim do mesmo lugar, é dinheiro em caixa. Então que vantagem é essa que podemos emprestar pra Argentina e não pro próprio Exército para adquirir viaturas?
Vou repetir as perguntas que fiz no outro post pra complementar, que são simples:
  • Qual vantagem estratégica temos sobre países como Angola, Venezuela e Cuba?

  • Alguém consegue me apontar qual influência tivemos nesses países e qual foi a retaliação que fizemos a eles por se recusarem a quitar dívidas?

  • Quais foram os ativos de devedores que confiscamos nessas mais de duas décadas de dívida com o BNDES?
A questão é que os recursos para os Guarani vem única e exclusivamente do orçamento do EB definido nas PLOA anuais, onde via de regra, anualmente são cortados os valores que o EB pede a si para investimento.
Claro, sem considerar os eventuais royalties recebidos por exportações que se consiga, até agora vistos a conta gotas para Filipinas, Líbano, e um país africano que não lembro o nome.
Esta venda para os argentinos mal ou bem vai prover estes royaties que o EB precisa, e diz-se, irá ser usado no apronto das VBE que estão aí com os RO e RTLI definidos, como a PC, Amb, Morteiro e Engenharia, dentre outras.
O uso dos Guarani com a UT30 BR2 seguirá em frente com a modernização da torre, e cuja versão será entregue apenas no final do contrato, assim como a versão PC. Neste sentido, temos tempo para finalizar o desenvolvimento e exportar tais veículos para o EA já prontos e certificados por aqui mesmo, já que o EB também pretende comprá-los.
Enfim, não é o melhor negócio do mundo, mas o EB precisa dele para poder tirar ao menos as VBE que já tem os requisitos prontos, apenas esperando os recursos para sair do papel.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36533
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3157 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6510 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 08, 2023 12:16 am

gabriel219 escreveu: Sex Jul 07, 2023 7:40 pm @FCarvalho mas é óbvio que iriam usar os Guaranis em operações de combate, a própria Ucrânia estava usando ônibus escolar e ambulância pra transporte de tropas pouco atrás das linhas de contato, imagine um Guarani.
Por isso que falei antes: se a OTAN se responsabilizar em ser os patrocinadores e ainda fiadores de multas caso a AFU utilize os Guaranis em combate e/ou faça modificações para que ele comporte até uma simples Mtr Lv, eu topo agora em vender até o dobro de Guaranis.
Acho que os Russos nem chiariam, se nós fechássemos várias compras com eles, inclusive VVEK-1400, oferecido pra Angra III, até porque o Guarani não fara a menor diferença para os Russos.
Mas e ai, achas que algum país da OTAN vai topar pagar os Guaranis e depois as multas por quebra de contrato?
Os ucranianos tem um problema gigantesco de logística, principalmente em relação à mobilidade de suas forças armadas e para-militares, e mesmo de segurança pública, médicas e apoio humanitário. Para resolver este problema, já que exército nenhum vai a qualquer lugar de estômago vazio ou sem um veículo de transporte, o bom senso manda que nós já tivéssemos oferecido a eles a família Marruá completa, inclusive em versões de emprego civil, já que tudo por lá está em falta. Como disse outro dia, no mínimo venderíamos a eles uns 5 mil veículos, com sobras para mais.

No entanto, nós não fizemos nada em nome de uma suposta neutralidade que nunca tivemos. E essa conversa furada de que jipes e veículos leves seriam usados contra os russo é no mínimo risível. Ou seja, a BIDS que se lasque. Se vira.

E sim, os russos pouco se importam se nós exportamos para os Ucranianos. Esta guerra não é por conquista de território e nem nada, mas a sobrevivência do regime russo tal como ele é conhecido hoje. O Kremlin tem muita palha para queimar nesta guerra por anos a fio, e ninguém fora ou dentro da Rússia tem culhão para questionar isso. E nem vai. Seria mesmo apenas uma simples questão de compensá-los com outros negócios que lhes fosse de interesse conosco. E nós temos, como sempre, muito mais a comprar deles na área da defesa do que eles de nós sob qualquer aspecto ou setor da economia. É o velho uma mão lava a outra. Já fizemos isso antes, não seria novidade fazer de novo. Mas perdemos mais essa oportunidade de favorecer a BIDS e a PDI nacional por proselitismo político-ideológico e hipocrisia pseudo diplomática.

Tenho cá para mim que se este negócio fosse fechado amanhã, os ucranianos só começariam a receber estes blindados no mínimo ano que vem, e daí para frente. Até lá muita água já teria passado debaixo da ponte dessa guerra. E com certeza os Guarani não fariam exatamente a grande diferença para o resultado final, seja para um lado ou outro. Ademais, a IDV com certeza não fecharia um negócio com eles sem as devidas garantias financeiras, afinal, seria ela a ter de investir na linha de produção do bldo para a Ucrânia, inclusive as VBE solicitada que ainda não estão prontas.

Enfim, com certeza alguém iria segurar mais essa ponta para os ucranianos, e não seríamos exatamente nós a levar prejuízo neste negócio, já que a fábrica é italiana, e os donos também. Difícil acreditar que o governo italiano arrumaria um jeito de por uma e suas maiores empresas de defesa em uma saia justa como esta.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder