ISLAMISMO

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#61 Mensagem por Paisano » Qua Dez 07, 2005 1:05 pm

Um sentido para a vida*

Fonte: http://www.jb.com.br

Não se trata de sociólogo, filósofo ou teólogo, mas de policial, o autor de uma das frases mais concisas sobre as razões da expansão do terrorismo islâmico na Europa. Ao comentar a ação da belga Muriel Degauque, que morreu no Iraque, ao explodir artefato que levava no corpo, um alto oficial do Setor de Antiterrorismo da Polícia Belga, Alain Grignard, disse ao jornalista Craig Smith, do New York Times: ''São pessoas que buscam, na religião, como a do Islã, um caminho para o exercício da solidariedade''.

Muriel nasceu e foi criada como católica, em região pobre da Bélgica, com uma economia fundada no carvão e na pequena siderurgia. Para ajudar um turco a obter residência, casou-se com ele por dois anos. Conheceu um argelino que a converteu ao islamismo e casou-se com um filho de pai belga e mãe marroquina. Isso pode explicar a adesão ao islamismo, mas não basta para levar ao martírio a jovem e bela mulher de 39 anos.

A visão comum que se tem do islamismo é a de que as mulheres vivem sob a opressão masculina, submetidas à poligamia, em regime de quase escravidão. Não obstante tudo isso, os serviços de informação da Europa estão certos de que outras européias, de milhares que são relacionadas com muçulmanos, seguirão o exemplo de Muriel. Provavelmente, de acordo com o policial belga, a Europa tenha perdido o senso da solidariedade. Não há mais, como havia nos anos 60 e 70, os movimentos de apoio às utopias revolucionárias da América do Sul e da África. Parecem já distantes da razão ocidental as gerações que se destacaram na luta pela igualdade e pela liberdade, com as brigadas internacionais contra o franquismo, e na resistência ao fascismo e ao nazismo, e no apoio aos movimentos revolucionários para a descolonização da África e da Ásia e às guerrilhas latino-americanas. Che Guevara parece ter sido o último herói daqueles anos gloriosos do século passado, em que se buscava construir um novo Ocidente, fraterno e solidário.

A cultura muçulmana é, desde as cruzadas, malvista e mal-entendida pela nobreza e pela hierarquia católica. Durante os quase 1.400 anos da nova religião, o desenvolvimento histórico foi marcado pelas guerras e pelo desconhecimento mútuo. Somente nos últimos dois séculos, o Oriente Médio passou a ser visto com mais atenção pela Europa do Norte, embora os países do Sul do continente tivessem convivido bem com os muçulmanos em muitas ocasiões históricas. A influência islâmica sobre o Ocidente é muito mais poderosa, do que a cristã sobre o Oriente Médio. Durante a Idade Média, coube aos árabes recuperar o pensamento greco-romano e o conhecimento científico e difundi-los nos países europeus. Há pouco tempo, o cardeal Biffi previa que, dentro de algum tempo, a Europa recuperaria o cristianismo ou se tornaria muçulmana - mas, com um nome ou com outro, Deus não a desertaria. Podemos ter outra leitura da advertência do cardeal de Bolonha: a Europa voltará a ser humanista, pelo menos da forma precária que era antes, tenha esse humanismo o nome que tiver. Os homens necessitam de oferecer e receber solidariedade, chave da sobrevivência da espécie, mesmo que essa solidariedade seja maculada pelo horror periódico das guerras.

Se o cristianismo de hoje não oferece a essa solidariedade a interpretação correta de seus textos, e se a fé não se encarna em atos reais, é natural que se busquem outros caminhos. O cristianismo continua sendo, para a razão ocidental, o melhor testemunho de amor e de fraternidade, e o seu grande inimigo não é o Islã.

O inimigo moderno tanto do cristianismo, quanto do islamismo, é a transformação do egoísmo e da ambição em sistema capitalista alucinado, no qual o mercado, e não os templos, o mercado, e não a razão, move os demônios do ódio racial e da ''guerra infinita''. É necessário impor limites éticos ao fundamentalismo do dinheiro. Se algumas pessoas não encontram o caminho da solidariedade na vida, é possível que venham a buscá-lo na morte - como parece ter feito a belga Muriel Degauque. A sua pode não ter sido a melhor causa, mas foi, enfim, uma causa.

*Mauro Santayana




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#62 Mensagem por Guilherme » Qua Dez 07, 2005 1:23 pm

O mercado não é formado apenas por empresas (pequenas, médias, grandes, multinacionais) ou investidores bilionários. O mercado é formado também pelas pessoas que realizam compras em supermercados e em lojas, que contratam serviços de profissionais liberais, que investem seu dinheiro em ações, que compram imóveis. A participação dessas pessoas tem um impacto enorme no mercado, vide os níveis de consumo em um país como o Brasil: bilhões são gastos em eletrodomésticos, roupas, alimentos, serviços, etc. O mercado é um cenário de troca, de investimentos, onde as pessoas contratam serviços e compram produtos, que lhe são oferecidos por empresas e prestadores de serviços. Nós somos o mercado também.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#63 Mensagem por rodrigo » Qua Dez 07, 2005 4:01 pm

Muito bonita a romantização que o Mauro Santayana faz do terrorismo. Devia morar em um país islâmico e usufruir da liberdade de expressão e de imprensa lá reinantes. Sobre o cristianismo, ele nunca existiu na prática, e já foi mais radical inclusive que o islamismo, mas evoluiu e aprendeu que não adianta buscar fiéis na marra, tem que respeitar os diferentes. No dia em que os islâmicos aprenderem a lição, viverão mais em paz, se não entrarem em destruição mútua com os EUA antes.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Tripeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 718
Registrado em: Qui Set 29, 2005 6:22 pm

#64 Mensagem por Tripeiro » Qua Dez 07, 2005 4:18 pm

Que disparate de texto. Os textos destes "iluminados" seriam para rir, não fosse o terrorismo um assunto demasiado sério.




Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#65 Mensagem por Patton » Qua Dez 07, 2005 8:48 pm

P44 escreveu:
E agora, para governar uma planeta tao diverso como a nossa, a unica coisa que pode efitivamente fazer isto e' de fato um governo totalitarianista, semelhantes a Uniao Sovietica.


Acho que esse governo foi empossado em Washington, no ano 2000, através de Eleições Fraudulentas...


E' mesmo? Voce quer explicar como a Eleicao do 2000 era fraudulenta?

E sobre o governo "totalitarianista" do Bush, voce ja' foi jogado na cadeia por ter dito coisas contra o Bush? Os pessoas que protestarem contra ele e a guerra no Iraque forum todos massacurados nas ruas? Cindy Sheehan e o Michael Moore forum jogados na cadeia esperando seus execucoes por ter feito espressoes contra "O Estado?" Minha nossa...eu moro aqui e nunca percebei que morei numa estado totalitarianista, obrigdo por ter abrido meus olhos. [sarcasmo] :roll:

by the way,

George W. Bush tornou-se o Presidente oficialmente no dia 20 de Janeiro, 2001.




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5233
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

#66 Mensagem por delmar » Qua Dez 07, 2005 11:00 pm

Muriel nasceu e foi criada como católica, em região pobre da Bélgica, com uma economia fundada no carvão e na pequena siderurgia. Para ajudar um turco a obter residência, casou-se com ele por dois anos. Conheceu um argelino que a converteu ao islamismo e casou-se com um filho de pai belga e mãe marroquina. Isso pode explicar a adesão ao islamismo, mas não basta para levar ao martírio a jovem e bela mulher de 39 anos.



Acho que o Santayana está viajando ou delirando. Está na mesma tese de "matar por amor", considerar que explodir uma bomba, cometendo suícidio para matar pessoas, como sendo um ato de "solidariedade". Qualquer análise psicológica do perfil desta mulher vai indicar uma personalidade doente. Tentar encontrar, no transtorno de comportamento, uma causa nobre, até políticamente correta, é muita desonestidade ou ignorância.

Saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#67 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 02, 2006 6:20 pm

02/01/2006 - 15h36
Irã fecha jornal e proíbe publicação feminina

da Reuters, em Teerã

O governo iraniano ordenou nesta segunda-feira o fechamento de um jornal diário e baniu uma publicação feminina, na primeira medida severa contra a imprensa desde que o presidente Mahmoud Ahmadinejad tomou posse em agosto de 2005.

"O Conselho Supervisor da Imprensa concordou com o fechamento temporário dos periódicos 'Asia' e 'Nour-e Banovan' e ordenou o envio desses casos para a corte", comunicou o Ministério da Cultura, na proibição, cuja cópia foi obtida pela agência Reuters.

Nenhuma razão foi citada pelo fechamento e proibição embora um jornalista do diário econômico "Asia" tenha dito que o periódico recebeu um alerta nos últimos meses por imprimir fotografias de mulheres vestidas de uma forma considerada inapropriada. O periódico "Nour-e Banovan", voltada para o público feminino, nem chegou a circular.

Mais de 100 publicações foram fechadas pelo governo iraniano desde 2000 embora muitos tenham reaberto sobre diferentes nomes.

A jornalista Isa Saharkhiz disse que o governo raramente ordenava os fechamentos, uma prática mais comum do poder judiciário.

"O Conselho Supervisor raramente ordenava o fechamento de um jornal. A proibição pelo conselho indica uma nova ordem de pressão sobre a imprensa", disse ela à Reuters.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 1130.shtml




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#68 Mensagem por Don Pascual » Seg Jan 02, 2006 9:10 pm

E tem gente que ainda acha que o Ahmadinejad é algum tipo de heroi :roll:




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#69 Mensagem por rodrigo » Ter Jan 24, 2006 11:15 pm

24/01/2006 - 15h20
Irã bloqueia acesso a site de notícias da BBC
da BBC Brasil

O governo iraniano vem bloqueando acesso ao site de notícias em persa do Serviço Mundial da BBC desde domingo.

O tráfego de leitores de dentro do Irã caiu drasticamente desde que o bloqueio teve início, há três dias.

O governo não deu nenhuma explicação oficial.

A BBC expressou preocupação com a ação, dizendo que ela vai privar muitos iranianos de uma respeitada fonte de informação.

Popular

A empresa disse que vai requisitar oficialmente que o acesso ao site seja restabelecido.

O serviço persa da BBC é o mais acessado dos sites da BBC escritos em outras linguas que não o inglês, com cerca de 30 milhões de páginas impressas por mês.

A medida iraniana não afetou as transmissões radiofônicas, tanto em persa como em inglês, feitas pela BBC no Irã.

O site em inglês da BBC também não foi censurado no país.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ ... 0285.shtml




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#70 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jan 27, 2006 8:56 pm

rodrigo escreveu:24/01/2006 - 15h20
Irã bloqueia acesso a site de notícias da BBC
da BBC Brasil

Atitudes de uma verdadeira Democracia...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#71 Mensagem por rodrigo » Qui Fev 02, 2006 11:38 am

02/02/2006 - 10h41
Palestinos cercam escritório da União Européia em Gaza
da BBC Brasil

Um grupo de palestinos armados cercou nesta quinta-feira os escritórios da União Européia na Cidade de Gaza, em um protesto contra as charges do profeta Muhammad [Maomé] publicadas em diversos jornais europeus.

Até quarenta homens armados estiveram envolvidos no protesto. Eles pertenciam ao movimento Jihad Islâmico e a um pequeno grupo ligado ao partido político Fatah.

Os manifestantes dispararam tiros para o ar e então colocaram um aviso no portão dizendo que os escritórios ficariam fechados até a França, a Dinamarca e a Noruega pedirem desculpas pela publicação das charges.

Os homens armados advertiram que se sua demanda não fosse atendida, os escritórios seriam atacados.

Advertência

Anteriormente, dois outros grupos militantes baseados em Gaza haviam advertido todos os cidadãos franceses, dinamarqueses e noruegueses a deixar os territórios palestinos.

Diplomatas franceses disseram que estão avaliando a seriedade da ameaça, e funcionários do consulado dinamarquês dizem que mantiveram negociações com importantes líderes islâmicos num esforço para neutralizar a crise.

As charges provocaram protestos em todo o mundo muçulmano, mas a reação tem sido particularmente intensa em Gaza.

A ameaça de violência, porém, vem de grupos bastante pequenos, e acredita-se que apenas um grupo muito pequeno de pessoas possa estar por trás das últimas ações para intensificar a tensão.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ ... 0546.shtml

Imagem




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#72 Mensagem por rodrigo » Seg Fev 06, 2006 12:11 pm

Ministro libanês renuncia após ataques em Beirute


Embaixada dinamarquesa foi saqueada antes de ser incendiada
O ministro do Interior do Líbano, Hassan Sabeh, renunciou ao cargo depois que a embaixada da Dinamarca no país foi atacada e incendiada neste domingo em protesto de muçulmanos contra a publicação de charges do profeta Maomé (ou Mohammed) em jornais europeus.
"Coloquei meu cargo à disposição”, disse o ministro após uma reunião de governo.

A polícia do país inicialmente conseguiu conter os manifestantes com o uso de gás lacrimogêneo, mas depois foi vencida pela multidão, que saqueou o prédio antes de incendiá-lo.

A embaixada estava vazia no momento do ataque, mas vários manifestantes e policiais acabaram feridos durante o tumulto.

Pelo menos 170 pessoas foram presas devido ao incidente.

O governo libanês condenou os ataques, mas o governo dinamarquês pediu aos cidadãos do país que deixassem o Líbano o mais rápido possível.

Síria

O protesto em Beirute é o último de uma série nos últimos dias contra as charges, publicadas originalmente por um jornal dinamarquês em setembro.

No Afeganistão, milhares de pessoas participaram de protestos em todo o país. Em Mihtarlam, na província de Laghman, a polícia disparou para o alto para dispersar os manifestantes.

No sábado, as embaixadas da Dinamarca e da Noruega em Damasco, na Síria, também haviam sido atacadas por manifestantes. O edifício onde estava a representação dinamarquesa, incendiado, também abrigava as embaixadas da Suécia e do Chile.

Os governos da Dinamarca e da Noruega condenaram os ataques às suas embaixadas na Síria e recomendaram que todos os seus cidadãos deixassem o país.

Paras as duas nações européias, a inação das autoridades sírias permitiu que os ataques acontecessem.

Prisão

Também no sábado, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o governo do país vai considerar se cortará relações comerciais com países de jornais que publicaram as charges.

As charges apareceram inicialmente no jornal dinamarquês Jyllands-Posten em setembro e foram posteriormente republicadas por jornais de países como Alemanha, Itália, Holanda e Espanha – todos dizendo estar exercendo seu direito à livre expressão.

O editor de um jornal jordaniano que republicou as charges que ofenderam muitos muçulmanos foi preso no sábado.

Jihad Momani já havia sido demitido na sexta-feira e foi acusado de insulto religioso de acordo com a lei de imprensa do país.

O jornal em que Momani trabalhava, Shihan, publicou três das charges e um editorial que questionava se os protestos realizados por muçulmanos era justificado.

"Muçulmanos do mundo todo, sejam razoáveis", escreveu Momani. "O que traz mais preconceito contra o Islã, essas charges ou fotografias de seqüestradores cortando a garganta de um refém ou um homem-bomba que se explode durante uma cerimônia de casamento em Amã?".

Em carta de desculpas após sua demissão, Momani disse que não tinha a intenção de ofender ninguém.

Críticas

Ainda no sábado, o Vaticano criticou a publicação das charges. Por meio de seu porta-voz, Joaquin Navarro-Vals, disse que o direito à liberdade de expressão não implica no direito de ofender crenças religiosas.

"É necessário ter respeito mútuo se os países querem viver em paz."

Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha também criticaram os jornais europeus que republicaram as charges.

Em Washington, o Departamento de Estado Americano descreveu os desenhos como ofensivos e acrescentou que não é aceitável incitar ódio étnico ou religioso.

O ministro das Relações Exteriores britânico, Jack Straw, disse que a liberdade de expressão não confere um comprometimento com o insulto.

Imagem
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... esep.shtml




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#73 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Fev 11, 2006 6:04 pm

Einsamkeit escreveu:Eu tenho amigos muculmanos e convivo muito bem com eles, e se for por amaldiçoar alguem ninguem ganha dos israelenses, eles sim odeiam os arabes de morte.

no conflito meu apoio vai claramente aos palestinos e arabes, que veem suas terras invadidas.

Sim,


Israel desde muito tempo iniciou uma Cruzada para eliminar da face da Terra os Árabes, além é claro de iniciarem várias Guerras para destruír seus países...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: ISLAMISMO

#74 Mensagem por Suetham » Qui Jun 29, 2023 9:50 pm

Não sabia onde colocar, procurei Suécia e tantos outros títulos e não achei um adequado.





Responder