Chivunk foi homologado

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Chivunk foi homologado

#76 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 02, 2023 7:48 pm

dersonmig escreveu: Sex Jun 02, 2023 4:21 am
FCarvalho escreveu: Qua Mai 31, 2023 2:54 pm Se tivessem deixado o projeto inteiro nas mãos da Agrale, que é uma empresa e tem expertise para isso, talvez tivéssemos um produto acabado e pronto hoje. E operacional, com custos adequados ao que se propõe.
Aliás, esse projeto é tão antigo quanto outros que não saíram do lugar, sofrendo de incontingência orçamentária ano após ano até quase a insolvência, sendo mantidos por pura teimosia do exército.
O problema da agrale é que ela não evoluiu seus produtos. A família G2 do Marruá não tem nada significativo em relação ao G1. Isso tem também ligação com o EB que não solicita mudanças no projeto gera ROB para veículos posteriores. O AM-41 é um exemplo de um projeto mal executado...
Esse é o problema. Não há mercado no país que justifique a Agrale fazer mudanças efetivas em seus modelos que não estejam embasadas em demandas solicitadas pelas ffaa's. E como está todo mundo satisfeito com os Marruá do jeito que estão, bola pra frente.

Aliás, FAB e MB/CFN praticamente não sabem o que é o Marruá e família. Os raros que existem em ambas as forças foram comprados, sei lá, por piedade ou curiosidade. Nem sequer deram-se o trabalho de pedir à empresa desenvolver modelos próprios a si. O que só mostra, também, a completa inépcia do MD em gestar os interesses públicos em relação à BIDS.

O EB sozinho tem mais de 20 mil veículos motorizados. E por incrível que pareça, muitos estão com média de idade acima de 10 anos de uso. Isso em qualquer empresa significa prejuízo certo. Nas ffaa's significa que a manutenção está muito bem obrigado e não precisa comprar nada novo.

Quantos anos dura um veículo motorizado militar sendo usado regularmente em atividade fora de estrada e sendo pressionado constantemente em seus limites?

A resposta está em apenas duas gerações de Marruá, lançado pela primeira vez em 2004. Apenas duas gerações. Quantas gerações de Land Hover já tivemos nós últimos 20 anos?




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Re: Chivunk foi homologado

#77 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jun 05, 2023 11:26 am

só não há demanda pq a Agrale cobra em um AM300 cabine simples quase 400 mil reais, um preço justo faria com que muitos fazendeiros do meio oeste e norte comprassem esses veículo ao invés de versões 4x4 da Hylux e S-10 para enfrentar as agruras dessas regiões e digo não aguentam muito tempo, um veículo parrudo desses para a lida seria um sonho para esse mercado.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Chivunk foi homologado

#78 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 05, 2023 3:48 pm

A Agrale trabalha com nichos de mercado. A empresa é seletiva neste aspecto, porque tem produtos para os quais na prática não existe concorrentes em iguais condições no Brasil. E como o mercado dela é muito restrito, principalmente empresas, fica fácil ela manter na altura os preços, vide a especialidade dos veículos que fabrica, normalmente voltados a emprego fora de estrada.

A AM-200 G2 pode chegar a custar mais caro que uma RAM 3500, a atual queridinha dos fazendeiros ricos do centro oeste. Mas para o que essa nova classe rica do campo quer, para além de um veículo bruto que aguente as condições fora de estrada, é também o luxo e o conforto que só as pick up urbanas oferecem. Isso as RAM oferecem de sobra, mas passam longe, muito longe do que a Agrale está disposta a botar na sua pick up que fique por um preço aceitável.

Para fazer determinados trabalhos sujos, o pessoal ainda prefere as urbanas com menos equipamentos por que fazem o trabalho e custam bem menos de comprar e manter. Algo que a Agrale não se interessa em fazer porque vende e obtém retorno financeiro com a produção anual das AM-200 G2. que é literalmente quase que artesanal. Aliás, nem o EB comprou as AM-200 mesmo sendo uma puta pick up fora de estrada. Mas conta-se aos milhares as Mitsubishi L-200, Ranger, S-10 e até Amarok.

Aliás, uma das coisas que a Agrale não se interessa em fazer é entrar de cabeça no mercado civil off road com seus Marruá, visto que a empresa não tem condições de oferecer, por exemplo, o mesmo nível de sofisticação e desempenho com os seus veículos que se encontra em um Jeep ou Land Hover por aí a preços competitivos. Se o EB comprasse mil veículos a cada dois ou 3 anos, até daria para pensar, mas com uma linha de produção que se propõe apenas algumas dezenas, quiçá centenas, com muita sorte, é impossível a empresa competir com marcas estrangeiras estabelecidas aqui há anos e um público cativo.

Aliás, uma Land Hover Explorer 4x4 nova no Brasil pode custar mais de 800 mil reais, e vende que é uma beleza. Quanto custaria uma AM-21 ou AM-200 cabine dupla modelo SUV 4x4 com tudo e mais um pouco que o carro inglês oferece?

Fazendo umas simples contas de padaria, se fosse para equipar todas as OM da FAB e MB com a família Marruá, toda ela, sem deixar nenhuma de fora, temos um mercado potencial para mais de 10 mil veículos. Mas pergunta para os cmtes da FAB e MB se eles querem botar dinheiro na Agrale para equipar suas respectivas forças... :roll:

Não vou falar nem do EB que só compra da Agrale a troco de caixa, quando precisa, ou quer trocar os modelos mais antigos que foram dados como perda total ou não podem ser recuperados.




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Re: Chivunk foi homologado

#79 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 16, 2023 7:17 am

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"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Chivunk foi homologado

#80 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 16, 2023 3:13 pm

Dá para fazer a mesma coisa aqui com o Chinvunk em todas as ffaa's. Mas um produto que saiu das entranhas do CTEx, e até hoje não consegue sair da fase de prototipagem, dificilmente será adotado pelo CFN ou FAB por pura e simples birras institucionais.
Enfim, sem que se consiga arrumar alguém na iniciativa privada que queira assumir os riscos da produção deste veículo, nada feito. Vai continuar com chapa de ônibus e tão bem equipado quanto um jeep Willys da GM II.




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