tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#5851 Mensagem por gabriel219 » Qui Mai 25, 2023 8:49 pm

Acho muito provável que o escolhido seja o CV90. Oficiais Intermediários do EB tem extrema rejeição a VBCI que não transportem um GC completo, de 11 (3 tripulantes + 8 combatentes), o que, na minha opinião, poderiam ser 9 combatentes, com a tropa desembarcada ter seu próprio Sgt, tal qual a Panzergranadiere, com maior flexibilidade, enquanto o Cmd do VBCI mantém maior atenção no gerenciamento da sua viatura. No CV90 é possível isso.

Só espero que a ideia do CV90120-T seja sumariamente descartada.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39186
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2781 vezes

Re: tanques e blindados

#5852 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 26, 2023 6:48 am

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#5853 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 26, 2023 2:30 pm

Coitado de quem for operar o Leo 1. Eu preferia estar num T-62 capturado ou num M55.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: tanques e blindados

#5854 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2023 2:56 pm

gabriel219 escreveu: Qui Mai 25, 2023 8:49 pm Acho muito provável que o escolhido seja o CV90. Oficiais Intermediários do EB tem extrema rejeição a VBCI que não transportem um GC completo, de 11 (3 tripulantes + 8 combatentes), o que, na minha opinião, poderiam ser 9 combatentes, com a tropa desembarcada ter seu próprio Sgt, tal qual a Panzergranadiere, com maior flexibilidade, enquanto o Cmd do VBCI mantém maior atenção no gerenciamento da sua viatura. No CV90 é possível isso.

Só espero que a ideia do CV90120-T seja sumariamente descartada.
A Bae Systems está apostando alto na sua proposta para o CV-90 no Brasil. Tanto que fez algo pouco comum para o EB, que é trazer para testar in loco aqui novos produtos antes de comprá-los. Este é um fator muito positivo para a empresa, que já tem ligações com a modernização dos M-113 e M-109A5 por aqui. E pelo que se sabe, está todo mundo satisfeito até agora com os serviços prestados pela empresa. Ponto para os suecos\britânicos. O bldo sueco é o grande concorrente a ser batido na VBC Fuz.

Quem quiser se habilitar a tentar concorrer com ele vai ter que fazer muito mais que mostrar alguns pdf e wallpapers e levar o pessoal verde oliva para passear.




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39186
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2781 vezes

Re: tanques e blindados

#5855 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 27, 2023 12:43 pm

gabriel219 escreveu: Sex Mai 26, 2023 2:30 pm Coitado de quem for operar o Leo 1. Eu preferia estar num T-62 capturado ou num M55.
Armed Forces of Ukraine tested Leopard 2A6 tanks received from Portugal on Soviet-made T-62MV

Imagem

Western received by Ukraine Tanks until they participate in battles, Kyiv keeps them in reserve, but this will not last long, the counteroffensive of the Armed Forces of Ukraine is ahead. In the meantime, Ukrainian tankers are training to hit Russian tanks.

According to Ukrainian resources, the Armed Forces of Ukraine tested the Leopard 2A6 tanks received from Portugal, there are three of them in the Ukrainian army. There are 18 more similar tanks transferred by Germany, but they are not mentioned in the publication. The Soviet-made T-62MV tank, allegedly captured, was chosen as targets. From what distance the Leopard 2A6 MBT was fired, as well as other details of the shooting are not given, it is only stated that in the end the German shells pierced the Soviet armor.
Completed training, personally examined by General Kovalchuk. We're moving east
- said one of the Ukrainian tankers.

Imagem

It is assumed that the shooting was carried out with DM-53 or DM-63 shells of 120 mm caliber, which are included in the ammunition load of Leopard 2 tanks.

To date, the Armed Forces of Ukraine are armed with 21 Leopard 2A6 main battle tanks, three of them were supplied by Portugal, the rest - by Germany. All equipment was delivered to Ukraine in March of this year. The Armed Forces of Ukraine do not have more tanks of this modification, the bulk of the rest are Leopard 2A4. There was still an opportunity to get Leopard 2A6 from Greece, but the Greeks resisted and refused to transfer the equipment to Kyiv.

Reports of the appearance of German tanks on the line of contact appear from time to time, but there has not yet been reliable data.

https://en.topwar.ru/217935-vsu-protest ... dstva.html




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#5856 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 27, 2023 12:49 pm

@cabeça de martelo, meu véio, falei os Leopard 1, não do 2. São completamente inadequados ao cenário do Ucraniano;




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39186
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2781 vezes

Re: tanques e blindados

#5857 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 27, 2023 1:23 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mai 27, 2023 12:49 pm @cabeça de martelo, meu véio, falei os Leopard 1, não do 2. São completamente inadequados ao cenário do Ucraniano;
EU não gostava de estar dentro de um Leopard 1 na Ucrânia, mas se os T62 podem ser usados em missões de apoio à Infantaria, porque é que os Leopard 1 também não podem ser usados nessa função? Sim eu tenho noção que os T62 têm uma blindagem muito superior, mas os Ucranianos felizmente têm muitas outras opções.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39186
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2781 vezes

Re: tanques e blindados

#5858 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 27, 2023 1:34 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#5859 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 27, 2023 10:18 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Mai 27, 2023 1:23 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Mai 27, 2023 12:49 pm @cabeça de martelo, meu véio, falei os Leopard 1, não do 2. São completamente inadequados ao cenário do Ucraniano;
EU não gostava de estar dentro de um Leopard 1 na Ucrânia, mas se os T62 podem ser usados em missões de apoio à Infantaria, porque é que os Leopard 1 também não podem ser usados nessa função? Sim eu tenho noção que os T62 têm uma blindagem muito superior, mas os Ucranianos felizmente têm muitas outras opções.
Esse é o ponto, justamente a blindagem dele, a parte mais grossa é 70 mm, o que permite qualquer IFV Russo penetrar ele. Lembro do teste Australiano com 20 mm e a lateral da torre atravessou de uma ponta a outra.

Quanto ao Leopard 2A8, eu sinceramente acho que o Trophy precisa de um upgrade urgente se a OTAN quiser adotar ele em massa, pois vai ser questão de tempo pros Russos desenvolver eu pegar do Irã mísseis com capacidade Top-Attack ou mesmo do uso de dois mísseis contra o Trophy no mesmo ângulo, com um intervalo entre sua recarga.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#5860 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 30, 2023 4:27 am





Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39186
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2781 vezes

Re: tanques e blindados

#5861 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 30, 2023 8:57 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
tatamovitch
Júnior
Júnior
Mensagens: 78
Registrado em: Qua Set 12, 2007 2:46 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: tanques e blindados

#5862 Mensagem por tatamovitch » Ter Mai 30, 2023 9:58 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Mai 27, 2023 1:23 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Mai 27, 2023 12:49 pm @cabeça de martelo, meu véio, falei os Leopard 1, não do 2. São completamente inadequados ao cenário do Ucraniano;
EU não gostava de estar dentro de um Leopard 1 na Ucrânia, mas se os T62 podem ser usados em missões de apoio à Infantaria, porque é que os Leopard 1 também não podem ser usados nessa função? Sim eu tenho noção que os T62 têm uma blindagem muito superior, mas os Ucranianos felizmente têm muitas outras opções.
Justamente o conteúdo do video do link abaixo. Na função CC vs. CC o Leopard2 (como o Challenger2) é superior, mas o video afirma que este tipo de combate na atual guerra da Ucrania é minimo e não constitui a maioria do emprego dos CCs. Assim, a versão Leopard1A5 que possui um sistema de controle de tiro, EMES18, selelhante ao Leopard2 com visão noturna e capacidade de disparar munição APFSDS pode ser util no esforço de guerra Ucraniano. O Leopard1A5 possui vantagens como a maior mobilidade (justamente pelo menor peso), maior persistencia em operações justamente por requerer menor manutenção e apoio logisto o que faz muita diferença em operações continuadas e possui uma maior velocidade a ré que modelos mais antigos de CCs russos, proporcionando assim uma maior chance de sobrevivencia em combate justamente por não precisar manobrar para se evadir...

<<

Sds




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#5863 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 30, 2023 10:36 pm

tatamovitch escreveu: Ter Mai 30, 2023 9:58 pm
cabeça de martelo escreveu: Sáb Mai 27, 2023 1:23 pm

EU não gostava de estar dentro de um Leopard 1 na Ucrânia, mas se os T62 podem ser usados em missões de apoio à Infantaria, porque é que os Leopard 1 também não podem ser usados nessa função? Sim eu tenho noção que os T62 têm uma blindagem muito superior, mas os Ucranianos felizmente têm muitas outras opções.
Justamente o conteúdo do video do link abaixo. Na função CC vs. CC o Leopard2 (como o Challenger2) é superior, mas o video afirma que este tipo de combate na atual guerra da Ucrania é minimo e não constitui a maioria do emprego dos CCs. Assim, a versão Leopard1A5 que possui um sistema de controle de tiro, EMES18, selelhante ao Leopard2 com visão noturna e capacidade de disparar munição APFSDS pode ser util no esforço de guerra Ucraniano. O Leopard1A5 possui vantagens como a maior mobilidade (justamente pelo menor peso), maior persistencia em operações justamente por requerer menor manutenção e apoio logisto o que faz muita diferença em operações continuadas e possui uma maior velocidade a ré que modelos mais antigos de CCs russos, proporcionando assim uma maior chance de sobrevivencia em combate justamente por não precisar manobrar para se evadir...

<<

Sds
O problema é onde irão operar. Em Zaporizhzhia e na parte central do Donbass, a maior parte das perdas por carros de combate é artilharia e o Leo 1 é vulneráveis até a 122 mm caindo a 10 metros dele já o imobilizaria se não o pior. Nessa região, algumas fontes citam combates entre VBCs nunca distância média entre 1000--1500 metros, com vantagem dos Russos pelos optrônicos e maior coordenação ISR ou IRVA. Um T-90M pode ter feito o abate mais longe da história com um ATGM na região, 5060 m, se realmente foi um T-62BV mas aparentemente era. Há um suposto recorde do Challenger I a 5100 m, mas nunca vi confirmação disso, só de um T-55 a 4500 m.

Já em Kharkiv e meio Norte de Donbass, fica bem pior. Os combates são menos de 600 metros, quase corpo a corpo. Neste caso, um IFV já é um perigo gigantesco ao Leopard 1.

Se eles dispararem HESH, eu usaria o Leopard 1 assim como os.Russos estão utilizando os T-55 e os T-64 sem modernização, como Tiro Indireto ou mesmo SPG/MGS em casos de menor intensidade - sem presença de carros inimigos - mas duvido a a AFU faça isso, apesar dos Ucranianos saberem fazer isso, já que essa doutrina foi desenvolvida da URSS ainda na época da entrada em servico do T-54.

Outros T-54 Russos estão recebendo torres manuais S-60. Os Russos tem testado bastante o calibre 57 mm no conflito, especialmente por esse ser o futuro calibre dos principais IFVs Russos.

O Leopard 1, mesmo como.suporte, é totalmente inadequado. Centauro B1 e o AMX 10 são muito superiores por serem menores e mais móveis nesse caso, para apoio a infantaria. A parte mais blindada do Leo 1 é 70 mm e é uma pequena parte, 17⁰ na parte frontal da torre, se co siderar outros componentes chega a 84 mm pelo ângulo. O resto, em média, é 47 mm. Em todas as imagens que vimos de combates aproximados dos Russos, há presença de VBC em apoio. Se o Leo 1 for usado como.SPG/MGS absolutamente qualquer um VBC ou até VCBI vai mandar ele pra jogar no Vasco ao Norte. No Sul, o problema é o que eu havia falado acima. No típico da Ucrânia postei uma série de vídeos dos Russos atingindo tropas pequenas de reconhecimento em Zaporizhzhia por causa da alta quantitade de IRVA na região.

Outro principal inimigo dos Leopards 1 serão os FPVs com ogivas PG-7. Basicamente em qualquer lugar que acertar, o Leo I vai de Exército Brasileiro.

Mesmo os T-55 e os T-62 sendo uma porcaria de blindagem, ainda possuem uma blindagem bem superior ao Leopard. Dificilmente veremos um T-62, mesmo modernizado, enfrentando Leo 2 ou Challenger 2, a não ser um tiro de oportunidade com GLGM, que na Ucrânia vimos Arkan em um T-62 capturado, o que é capaz de imobilizar um Leopard 2A6 frontalmente e destruir um Challenger II, dependendo de onde acertem. Detalhe é que nenhum dos dois possuem LWR.




Editado pela última vez por gabriel219 em Qua Mai 31, 2023 12:25 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#5864 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 31, 2023 12:22 am

Tirando a parte que ele fala sobre a produção de APFSDS Russo, que eu entendo que ele deve ter falado mais com o coração achando que os Russos só produzem 3BM42 pra baixo, com produção em massa de 3BM60 e 3BM59, o primeiro visto em mais de 7 fotos diferentes na Ucrânia, é um MMBT leve interessante para Montanha, Ilhas e CFN. Basicamente em nada inspirou o MPF, que é mais uma gambiarra pra algo que o EB vem tentando a décadas cobrir a lacuna do Sheridan.





Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6813
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: tanques e blindados

#5865 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Mai 31, 2023 12:49 am





I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Responder