JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#13501 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 19, 2023 2:56 pm

knigh7 escreveu: Sex Mar 17, 2023 5:45 pm
Túlio escreveu: Sex Jan 20, 2023 5:29 pm
Nãooooooo, não é nãooooo, tanto que o F, que IA ser DESENVOLVIDO aqui, não vai ser mais, por quê? PORQUE NÃO! E é só um derivado a ser feito a partir do que fosse aprendido com o E.
O Brasil trabalha no desenvolvimento da versão "F" há 8 anos (é 70cm maior que a "E" e terá de ter a mesma autonomia. Não é fácil). O Comandante da FAB disse em maio do ano passado que a fabricação da versão biposta não mais realizada aqui para diminuir os custos.
Talvez uma forma de tentar "baratear" os custos do Gripen F seria comprar as 9 unidades adicionais possíveis do contrato no modelo biposto, totalizando 17 aviões. Talvez isso fosse um ponto de inflexão para trazer a produção para a Embraer. Com apenas 8 unidades é realmente fora de questão montá-los aqui.
Ademais, para quem precisa urgentemente formar pilotos, o biplace seria muito mais importante do que querer montar os mono em maior quantidade aqui. Se para cada Gripen E montado aqui fossem montados 2 Gripen F já ficava de bom tamanho.
É urgente a formação de mais caçadores para o GDA.




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Re: JAS-39 Gripen

#13502 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 19, 2023 7:39 pm

FCarvalho escreveu: Dom Mar 19, 2023 2:56 pm
Talvez uma forma de tentar "baratear" os custos do Gripen F seria comprar as 9 unidades adicionais possíveis do contrato no modelo biposto, totalizando 17 aviões. Talvez isso fosse um ponto de inflexão para trazer a produção para a Embraer. Com apenas 8 unidades é realmente fora de questão montá-los aqui.
Ademais, para quem precisa urgentemente formar pilotos, o biplace seria muito mais importante do que querer montar os mono em maior quantidade aqui. Se para cada Gripen E montado aqui fossem montados 2 Gripen F já ficava de bom tamanho.
É urgente a formação de mais caçadores para o GDA.
O Comandante citou apenas os custos mas na minha opinião não é o único fator.

Não obstante o pacote de modernização dos C/D oferecido pela SAAB utilize alguns sistemas do "E", eles ainda vão ser inferiores eletronicamente.

A SAAB está desenvolvendo a versão de guerra eletrônica do Gripen e recomenda que tenha um segundo tripulante, ou seja, que seja o F.
A apresentação ocorreu há 2 anos atrás, não posso divulgá-la na íntegra pois é restrita.

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Vai ficar mais fácil para a SAAB convencer o Governo e Força Aérea da Suécia a comprá-la se forem fabricadas lá. E quanto maior o número de células do "F" melhor para nós.




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Re: JAS-39 Gripen

#13503 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 19, 2023 11:13 pm

Suponho que como ambos modelos, E e F podem ser fabricados tanto lá como cá, dá para negociar as quantidades.

Um segundo grande lote de Gripen E para a força aérea sueca parece cada vez mais distante, apesar da situação atual. Porém, a retirada paulatina dos C/D mais antigos talvez force no médio e longo prazo a opção pelo modelo biplace F, já que ele será totalmente operacional e não apenas para conversão. E não seria necessário uma grande quantidade, seja da versão de EW ou da operacional.
Um segundo lote da FAB com apenas 26 unidades, dependendo da evolução dessa proposta da SAAB, pode determinar quantos F a mais serão comprados. Um dos esquadrões do 10o Gav poderia assumir está função especializada, já que também fazem isso hoje, ou faziam, não sei, as missões de reconhecimento tático na FAB.
A ver.




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Re: JAS-39 Gripen

#13504 Mensagem por Energys » Ter Mar 21, 2023 12:39 am

Túlio escreveu: Seg Fev 27, 2023 2:12 pmIRST (se é que já tem :twisted: )
Muito exigente o estimado colega.
Eu ainda me pergunto se tem RADAR.
Cala-te boca! [011]

Att.




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Re: JAS-39 Gripen

#13505 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 21, 2023 1:28 pm

Se os suecos comprarem o biposto do Gripen, uma ideia seria trocar os 8 F + 9 opcionais por Gripen E e encomendar o suposto segundo lote de 26 unidades tudo no modelo F, e fábricar aqui.

Ficariam 45 E e 26 F na FAB.

Até que não seria ruim essa distribuição. Com mais alguns opcionais desse novo contrato dá para dispor de uma frota relativamente aceitável.




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Re: JAS-39 Gripen

#13506 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 12, 2023 3:49 am

Segundo as últimas notícias geradas recentemente sobre o Gripen E, a SAAB está envolvida em tratativas oficiais para a venda do caça na América do Sul junto à FAC - Força Aérea Colombia e à FAP - Força Aérea Peru.

No caso do vizinho andino, a princípio a ideia é substituir Mirage 2000 mais antigos e, posteriormente os Mig-29, dos quais apenas parte da frota foi atualizada. Não se descarta a compra de aviões usados ou mesmo a oferta de modelos C/D novos de fabrica.

Os peruanos também analisam propostas - ainda não oficiais - da Europa e USA, assim como da Coreia do Sul.

Até o momento não há prazos ou cronogramas oficiais de parte da FAP que definam um processo seletivo público aberto a todos os interessados. Aguarda-se autorização do governo para iniciar o processo seletivo oficial, ainda a depender do quanto se disporá a investir nesta aquisição.

Se o Gripen E/F lograr êxito na Colômbia além de um segundo lote para a FAB, as chances do caça sueco aumentam exponencialmente junto à FAP. Novamente, trabalho de formiguinha entre MD, MRE, PR e demais interessados aqui. E quanto antes começar, melhor.




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Re: JAS-39 Gripen

#13507 Mensagem por Strike91 » Sex Mai 26, 2023 4:00 am

Pilotos ucranianos seram treinados em caças Gripens...
Provavelmente em um futuro próximo veremos F-16s e Gripens nas cores da Ucrânia!




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Re: JAS-39 Gripen

#13508 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mai 26, 2023 8:40 am

Me parece que os EUA estão segurando os F-16 com "medo" do avião virar pato na Ucrânia nas mãos de pilotos inferiores aos russos.
Será que esse treinamento "a jato" que estão dando para os pilotos ucranianos vai ser suficiente para que consigam brigar com Su-35 russos nas mãos de pilotos muito mais preparados?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: JAS-39 Gripen

#13509 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2023 12:08 pm

Os pilotos da FAB levaram 6 meses para fazer a transição para os Gripen C/D. Isso os tornou aptos a pilotar o caça. Proficiência é outra coisa.
Mas os ucranianos não tem tempo e condições para se dar esse luxo.
E isso terá um impacto no teatro aéreo para eles.
Mas é um risco que eles devem aceitar.




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Re: JAS-39 Gripen

#13510 Mensagem por Túlio » Sex Mai 26, 2023 12:30 pm

FCarvalho escreveu: Sex Mai 26, 2023 12:08 pm Os pilotos da FAB levaram 6 meses para fazer a transição para os Gripen C/D. Isso os tornou aptos a pilotar o caça. Proficiência é outra coisa.
Mas os ucranianos não tem tempo e condições para se dar esse luxo.
E isso terá um impacto no teatro aéreo para eles.
Mas é um risco que eles devem aceitar.
Na verdade os casos me parecem bem similares: tanto a FAB quanto a Ucrânia não iriam mandar noobs quando têm muitos Pilotos experientes em aeronaves inferiores, assim, é apenas dominar o que o Gripen, no caso, tem e faz a mais e melhor do que F-5M, AMX, MiG-29 e Su-24; o resto os caras já sabem como fazer, tipo voo em diferentes formações, táticas aéreas, manobras em combate, etc...




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Re: JAS-39 Gripen

#13511 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2023 1:35 pm

Túlio escreveu: Sex Mai 26, 2023 12:30 pm
FCarvalho escreveu: Sex Mai 26, 2023 12:08 pm Os pilotos da FAB levaram 6 meses para fazer a transição para os Gripen C/D. Isso os tornou aptos a pilotar o caça. Proficiência é outra coisa.
Mas os ucranianos não tem tempo e condições para se dar esse luxo.
E isso terá um impacto no teatro aéreo para eles.
Mas é um risco que eles devem aceitar.
Na verdade os casos me parecem bem similares: tanto a FAB quanto a Ucrânia não iriam mandar noobs quando têm muitos Pilotos experientes em aeronaves inferiores, assim, é apenas dominar o que o Gripen, no caso, tem e faz a mais e melhor do que F-5M, AMX, MiG-29 e Su-24; o resto os caras já sabem como fazer, tipo voo em diferentes formações, táticas aéreas, manobras em combate, etc...
Não tenho certeza se a força aérea ucraniana tem tantos pilotos experientes assim para dispersar por meio mundo para formação em novos vetores. Mas em princípio, mesmo que se envie pessoal já adestrado e operacional, uma coisa é pilotar em missões reais um Mig-29A\UB de primeira geração, outra é fazer o mesmo com um Gripen C\D. São padrões muito diferentes de performace, desempenho, gestão de informações, comunicações, características de brifing, etc. Tudo é bem diferente. Não digo que seja impossível, mas é pouco provável que se consiga tirar tudo de proveito que o caça pode oferecer quando se está aprendendo, literalmente, a usá-lo a partir de missões reais, em que não há espaço para erros, por menores que sejam.

E mesmo que voem por seis meses os caças, é como eu disse, podem até aprender a operar, mas proficiência é um caminho mais longo, e que precisa de tempo para entender e integrar-se pilotos e máquinas. E eles não tem isso. Meter a cara em um Gripen E contra um Su-35 apenas apostando na capacidade dos pilotos, e do caça, me parece um erro crasso. Mas eles não tem outras opções.

O pessoal do GDA, salvo engano, vai passar por mais 2 a 3 meses para se adaptarem ao Gripen E contando com muitas horas de simulador antes de pegarem os caças de verdade. O "FOC" dos pilotos nos F-39E ainda demora um bom tempo. E ainda vão ter que fazer um tipo de ground school review mesmo se tratando "do mesmo caça" já voado na Suécia.

Aliás, eu fico curioso em saber quantos Gripen E os suecos receberam desde 2019, já que aqui temos em mãos 7 unidades, com 6 no GDA e 1 em GPX. Eles não tem o mesmo problema de falta de recursos e de vergonha na cara em relação a receber os seus que eu saiba. Isto posto, me admira a afirmação deles de possuir apenas 96 Gripen C\D nos seus esquadrões, quando sabemos a SAAB já está entregando os modelos E há pelo menos 4 anos.

Lembro-me que certa vez tempos atrás alguém disse lá no tópico do FX que a SAAB tinha mais de 10 aeronaves em linha de produção. Já faz tempo que li essa afirmação. Duvido que eles tenham menos de uma dezena de unidades ativas do Gripen E na força aérea. E não me parece oferecer qualquer vantagem efetiva enviar meia dúzia de caças para a Ucrânia apenas para dizer que está colaborando com o país.

Há sim, Suécia e Rússia andaram estes dias expulsando funcionários diplomáticos reciprocamente, inclusive com o fechamento de consulados dos dois lados. E os suecos nem estão na OTAN ainda.




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Re: JAS-39 Gripen

#13512 Mensagem por Túlio » Sex Mai 26, 2023 1:52 pm

Nobre @FCarvalho, o gap tecnológico entre o Gripen C/D e o MiG-29 não deve ser tão grande quanto o do E/F; há até desvantagens, pois os caras vão sentir falta do IRST e de alguma manobrabilidade(*), p ex.

(*) - Nunca vi Gripen fazendo a Cobra.




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Re: JAS-39 Gripen

#13513 Mensagem por angelogalvao » Sex Mai 26, 2023 2:13 pm

FCarvalho escreveu: Sex Mai 26, 2023 12:08 pm Os pilotos da FAB levaram 6 meses para fazer a transição para os Gripen C/D. Isso os tornou aptos a pilotar o caça. Proficiência é outra coisa.
Mas os ucranianos não tem tempo e condições para se dar esse luxo.
E isso terá um impacto no teatro aéreo para eles.
Mas é um risco que eles devem aceitar.
6 meses para o basico do basico. Nem começaram o treinamento avançado ainda!




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Re: JAS-39 Gripen

#13514 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2023 5:09 pm

Túlio escreveu: Sex Mai 26, 2023 1:52 pm
Nobre @FCarvalho, o gap tecnológico entre o Gripen C/D e o MiG-29 não deve ser tão grande quanto o do E/F; há até desvantagens, pois os caras vão sentir falta do IRST e de alguma manobrabilidade(*), p ex.
(*) - Nunca vi Gripen fazendo a Cobra.
A diferença entre um Gripen C e o Mig-29A é como sair de um Spitfire direto para um Phantom. Tem reloginhos ainda em ambos, mas funcionalidades e perspectivas totalmente diferentes de voar os dois aviões.

Voar em si o Gripen C não será um problema para os pilotos ucranianos, mas entender, e usar operacionalmente na íntegra toda a lógica de ação integrada dos vários sistemas a bordo, isto sim, será um baita problema. Algo que não tivemos aqui por causa dos A-29 e dos F-5EM. Os ucranianos não terão essa sorte. Vão ter que aprender na marra, ou morrer tentando, literalmente.

A Ucrânia quer trocar seus caças menos pela defesa aérea do país do que pela inserção direta e inequívoca dos países ocidentais no conflito. Até porque, assim como material para o exército e marinha não podem ser usados para atacar o território russo, idem para os mísseis e bombas usados em qualquer F-16 ou Gripen C que lhes cair nas mãos. E essa limitante imposta pelos seus "aliados ocidentais" é na prática impedir que a força aérea ucraniana defenda seu território, a não ser que os russos estejam dentro dele, o que obviamente não acontece já que as defesas AAe são um obstáculo comum aos dois lados. E ninguém quer perde ativos preciosos como caças por causa de um Manpad, por exemplo.

Aliás, o uso de caças ocidentais pela Ucrânia não irá modificar o status quo do terreno. Se muito vão se dar o trabalho de tentar atrapalhar os ataques seguidos de mísseis russos, e talvez, se lhes for oferecido, mísseis anti navio para tentar embotar a vida da marinha russa no mar negro, o que também é bem complicado.

Enfim, como é que se faz defesa aérea de um país se eu não posso atirar nos meus adversários só porque eles não estão dentro do meu território? E se ele não entra, mas está me atacando, como vou fazer para me defender?

Complicada a vida dos brigadeiros ucranianos. :roll: :roll:




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Re: JAS-39 Gripen

#13515 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2023 5:11 pm

angelogalvao escreveu: Sex Mai 26, 2023 2:13 pm
FCarvalho escreveu: Sex Mai 26, 2023 12:08 pm Os pilotos da FAB levaram 6 meses para fazer a transição para os Gripen C/D. Isso os tornou aptos a pilotar o caça. Proficiência é outra coisa.
Mas os ucranianos não tem tempo e condições para se dar esse luxo.
E isso terá um impacto no teatro aéreo para eles.
Mas é um risco que eles devem aceitar.
6 meses para o basico do basico. Nem começaram o treinamento avançado ainda!
É o chamado pé e mão. Aprender a voar a aeronave sem incorrer em erros que possam comprometer a segurança de piloto e caça.
A chamada integração homem-máquina essa ainda vai demorar para acontecer.
E isso só vamos conseguir com muitas horas de voo nos Gripen E e nos simuladores.
Se a FAB tiver grana para bancar tudo isso.




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