Strike91 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:55 pm
Leonardo M-346 AJT: um treinador leve para a transição dos pilotos ao F-39 Gripen da FAB
Por Luiz Padilha
A Força Aérea Brasileira (FAB), após um longo período sem ter um caça moderno para a defesa de nosso espaço aéreo, finalmente começou a receber seus novíssimos caças F-39E Gripen da Saab. Com a chegada dos novos caças, abriu-se um debate se a FAB precisa ou não de um treinador leve para a transição de seus pilotos entre o A-29 Super Tucano e o F-39E Gripen.
Atualmente, os pilotos do A-29 Super Tucano passam a voar o A-1BM antes de seguir para o F-5M e voar supersônico, porém, as aeronaves A-1AM/BM, pela idade, não devem ter uma vida muito longa e quando pararem de voar, deixará um hiato entre o A-29 e o F-39E Gripen.
A FAB, caso opte por obter um treinador leve, tem no mercado algumas opções como o M-346AJT da Leonardo; o T-50 Golden Eagle da KAI; e o T-7A Red Hawk da Boeing. Dos três citados, vamos abordar o M-346 AJT da Leonardo, que possui características que podem ser muito úteis para a transição dos pilotos do A-29 para o F-39E Gripen.....
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... pen-da-fab
Em minha modesta e polêmica opinião, se a força aérea tivesse visão estratégica e o projeto de caça leve/treinador avançado Hürjet da Turquia fosse um desenvolvimento mais "maduro", seria o candidato ideal para o futuro treinador avançado e lift da FAB!!
O mesma ja conta com participação e conhecimento da indústria brasileira no desenvolvimento no projeto e produção da aeronave, é uma aeronave já pensada para preparar os pilotos para um caça de quinta geração no "estado da arte" e alternativa de caça leve de ataque, tem até previsão para ter uma futura versão Naval.... Seria coerente uma produção/montagem local da aeronave em solo nacional e até co-desenvolvimento.
A aeronave Hürjet da Turkish Aerospace realizou seu primeiro voo hoje. A Defense Industry Agency (SSB) compartilhou informações oficiais sobre o voo.
O Hürjet decolou às 4h35, horário Zulu (7h35 na Turquia) e permaneceu no céu por 26 minutos. O Hürjet atingiu uma altitude de 14.000 pés em seu primeiro voo de teste.
A aeronave alcançou uma velocidade no ar de 250 nós. A aeronave completou seu envelope de voo conforme planejado e todos os sistemas funcionaram bem. O Hürjet foi projetado para voar até 45.000 pés de altitude e velocidade de 1,4 Mach.