Estou para ver isso...E os ST então...Deve ser para patrulhar a amazónia europeiaP44 escreveu: ↑Ter Abr 25, 2023 1:33 pm A Embraer acha ...
https://www.defense-aerospace.com/embra ... rial-base/The agreement, signed in the presence of the Presidents of Brazil and Portugal, commits Embraer to help Portugal develop its defense industrial base by taking on additional work on the C-390 transport aircraft and the A-29N Super Tucano, a light attack aircraft Embraer thinks is needed by NATO countries
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Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Este, e nenhum outro governo anterior, se comprometeu, e não tem a mínima intenção de fazê-lo, no sentido de mudar o status quo do orçamento da Defesa. Sem isso, imaginar que a FAB possa alterar positivamente as encomendas do KC-390 é uma ideia praticamente nula.Viking escreveu: ↑Ter Abr 25, 2023 2:44 pmEm minha opinião o numero de KC 390 deveria no mínimo retornar aos 28 previstos originariamente e ter um cronograma menos dilatado com entregas de pelo menos dois aviões por ano. O Brasil e um país continental e com uma necessidades logísticas compatível com seu território. Além disto a perspectiva e que a instabilidade mundial não arrefeça tão cedo.knigh7 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 6:56 pm Uma atualização:
O cronograma de recebimento do KC-390 para a FAB foi alongado para até 2.036, com 1 aeronave sendo entregue por ano até completar 19 unidades.
Divulgação no site da T&D na data de hoje:
https://tecnodefesa.com.br/presente-e-f ... as-da-fab/
Sds
Mais um alongamento no prazo, e mais uma redução na quantidade de aviões a serem recebidos por ano é não apenas sintoma de um orçamento cada vez mais inviável, mas sobretudo, revelador da falta de importância real que o poder político empresta à Defesa e consequentemente à BIDS, apesar da verborragia oficial.
Se deixar, a FAB diminui mais ainda o número de KC-390 a fim de tentar garantir orçamento para outros programas que possui.
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Re: Sobre o KC-390
O financiamento dos 36 Gripens atuais adentra a década de 2030. Pagamos ao ano mais de R$1 bilhão (fica entre R$1,2biR$1,4bi). Se nós precisamos de um segundo lote para esta década pois os F-5M serão desativados até 2029 (e os A-1M sairão antes...). Então precisamo agregar esse novo ficanciamento para cerca de 30 unidades cujas prestações anuais certamente irão chegar a R$1 bi.Viking escreveu: ↑Ter Abr 25, 2023 2:44 pmknigh7 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 6:56 pm Uma atualização:
O cronograma de recebimento do KC-390 para a FAB foi alongado para até 2.036, com 1 aeronave sendo entregue por ano até completar 19 unidades.
Divulgação no site da T&D na data de hoje:
https://tecnodefesa.com.br/presente-e-f ... as-da-fab/
Em minha opinião o numero de KC 390 deveria no mínimo retornar aos 28 previstos originariamente e ter um cronograma menos dilatado com entregas de pelo menos dois aviões por ano. O Brasil e um país continental e com uma necessidades logísticas compatível com seu território. Além disto a perspectiva e que a instabilidade mundial não arrefeça tão cedo.
Sds
Ou seja, de onde que nós iremos tirar R$1 bi a mais só para esse projeto? E as outras 2 forças tem projetos estrategicos. Se fluxo financeiro permanecer como está o SISFRON será concluido em 2060. A MB só de multa e custos de renegociação contratual do PROSUB já pagou mais de R$ 500 milhões.
Para a aquisição de um novo lote de Gripens a FAB vai ter de procurar uma solução dentro do orçamento dela.
"ah mas político prometeu, tá na END blá blá blá". Eu limpo a bunda com essas coisas. Faz 30 anos que eu acompanho essa m...Estou mais do que escaldado. A gente vai continuar sendo "classe C" em termos de orçamento para investimento. E com viés de "D"...
Editado pela última vez por knigh7 em Qua Abr 26, 2023 5:51 am, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390
Se passaram para 2036 a última entrega e diminuíram para 1 unidade produzida ao ano para a FAB, no mínimo é porque ela tem ciência de que a Embraer pode absorver mais esta mudança no cronograma da produção, tendo em vista possíveis exportações no curto e médio prazo como tem se comentado à exaustão nos últimos tempos. Por enquanto a linha está\estará ocupada com a produção e entrega de 3 ou 4 aviões por ano considerando Portugal, Hungria, Holanda, e a própria FAB, até 2030 e\ou pouco além. Depois disso, sobra o contrato indiano que pode ser, literalmente, a salvação da lavoura do projeto KC-390.
Restaria torcer, e muito, para que hajam novas vendas para a Suécia, e Europa, ainda que poucas unidade, se concretizem de forma a permitir a viabilidade financeira minimamente aceitável da linha de produção em Gavião Peixoto. Sem encomendas dos países árabes, e da Índia, que podem ser feitas às dezenas por cada um, é pouco provável que a Embraer consiga manter o projeto em dia no que diz respeito ao equilíbrio financeiro do mesmo.
Mas, como disse acima, se a empresa aceitou mais esta bola nas costas da FAB, no mínimo é porque ela consegue se virar bem sem ela, contando com novas vendas mais adiante. Neste aspecto, se tudo o que se diz sobre possíveis vendas do KC-390 se confirmarem, a FAB vai virar um esqueleto no armário do programa que não fede e nem cheira. Aliás, só lucra com ele.
A ver.
Restaria torcer, e muito, para que hajam novas vendas para a Suécia, e Europa, ainda que poucas unidade, se concretizem de forma a permitir a viabilidade financeira minimamente aceitável da linha de produção em Gavião Peixoto. Sem encomendas dos países árabes, e da Índia, que podem ser feitas às dezenas por cada um, é pouco provável que a Embraer consiga manter o projeto em dia no que diz respeito ao equilíbrio financeiro do mesmo.
Mas, como disse acima, se a empresa aceitou mais esta bola nas costas da FAB, no mínimo é porque ela consegue se virar bem sem ela, contando com novas vendas mais adiante. Neste aspecto, se tudo o que se diz sobre possíveis vendas do KC-390 se confirmarem, a FAB vai virar um esqueleto no armário do programa que não fede e nem cheira. Aliás, só lucra com ele.
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Re: Sobre o KC-390
Também acho pouco provável o policiamento aéreo da "amazônia européia", tendo em vista que aí quase não tem florestas. Mais crível é vocês quererem policiar dos outros (América do Sul e Africa), afinal ninguém supera os europeus no trato ($$$) de florestas nativas.joaolx escreveu: ↑Ter Abr 25, 2023 3:11 pmEstou para ver isso...E os ST então...Deve ser para patrulhar a amazónia europeiaP44 escreveu: ↑Ter Abr 25, 2023 1:33 pm A Embraer acha ...
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Estão parecendo nossos vizinhos argentinos. Estou começando a achar que os argentinos cruzaram ultramar e descobriram Lisboa. Só isso para explicar essa geração arrogante.
Abraços,
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Re: Sobre o KC-390
Caso tudo desse errado nas vendas do KC-390 para o exterior - algo que obviamente não irá acontecer - e o programa corresse perigo real de fechar, deixar mais um belo prejuízo financeiro para a FAB e GF, e dar um pé na bunda de um monte de engenheiros e operários especializados na Embraer, se poderia apelar ao questionamento acima que comentei.FCarvalho escreveu: ↑Qua Abr 19, 2023 7:08 pm Andei pensando aqui com os meus botões. Se aquela regra dos 25% para mais ou para menos funciona para o contrato do Gripen E, também deve funcionar para o KC-390, correto?
Se sim, o contrato original assinado para 28 unidades poderia chegar até 35 unidades caso a FAB assim desejasse.
Como o atual dispõe apenas de 15 aviões, supõe-se que o máximo que poderemos obter dele seriam 18 a 19 unidades, ou podemos aumentar ainda no mesmo contrato os números encomendados até chegar àquelas três dezenas e meia
Ou seria necessário fazer uma nova compra, e um novo contrato?
Não que sair de 15 unidades para 35 seja algo impossível ao erário público tupiniquim, já que temos mais do que provas concretas de que em se tratando de Brasil, quando o Estado quer, o dinheiro aparece.
Por outro lado, se no médio e longo prazo a economia vier a colaborar com o orçamento da FAB, pode ser que esta possibilidade de aumentar novamente as encomendas do avião possam se tornar exequíveis.
Se os brigadeiros pensarem, também, no EB e MB em relação às suas necessidades transporte tático, 35 aviões não pode ser considerado um número excessivo. Pelo contrário. Claro, se houver orçamento para suportar tal frota na FAB sem prejuízo das demais missões primárias.
A ver.
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Re: Sobre o KC-390
Errado, mas tão errado que até dói. Neste momento temos mais área florestal do que na idade média, mas vamos fingir que não erraste novamente em relação à Europa.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Abr 30, 2023 10:07 amTambém acho pouco provável o policiamento aéreo da "amazônia européia", tendo em vista que aí quase não tem florestas. Mais crível é vocês quererem policiar dos outros (América do Sul e Africa), afinal ninguém supera os europeus no trato ($$$) de florestas nativas.
Quantas vezes já foi explicado aqui no fórum que:E ainda querem nos dar lição de moral.
Estão parecendo nossos vizinhos argentinos. Estou começando a achar que os argentinos cruzaram ultramar e descobriram Lisboa. Só isso para explicar essa geração arrogante.
Abraços,
Wesley
1 - O problema não se coloca com a aquisição do KC-390, mas sim como ela foi feita e quando foi feita.
2 - O governo socialista não abre a bolsa para nada relacionado com a Defesa, isso explica a quantidade de tempo que as nossas Fragatas demoraram a ser modernizadas, os nossos Helicópteros da Marinha e muitas outras coisas.
3 - O mesmo governo socialista em tudo o que envolve a Embraer não só assina contrato, como em caso de necessidade até reforça o investimento (tal como aconteceu no caso do KC-390).
Mais alguma coisa, ou vais continuar a lamentar a existência dos Europeus e a sua prepotência?
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Re: Sobre o KC-390
Military Qualify on KC-390
May. 05, 2023
(Source: Portuguese Air Force; issued May 04, 2023)
https://www.defense-aerospace.com/portu ... F%20photo)
The Air Force has new military personnel receiving theoretical KC-390 training.
Since the beginning of April, six Loadmasters have started theoretical qualification, later joined by four pilots, six Electroavionics Engineers and six Electromechanics.
The theoretical qualification is being given at Embraer Brasil's facilities, in Sao José dos Campos, and is expected to be completed by the end of May.
It should be recalled that Portugal acquired five KC-390 aircraft and a simulator in 2019, and the first Portuguese crew successfully completed the qualification course in November 2021.
The first Portuguese State aircraft landed in Beja last October, and is currently in the NATO equipment integration phase and certified by the National Aeronautical Authority, before delivery to the Air Force.
-ends-
https://www.defense-aerospace.com/portu ... er-kc-390/
May. 05, 2023
(Source: Portuguese Air Force; issued May 04, 2023)
https://www.defense-aerospace.com/portu ... F%20photo)
The Air Force has new military personnel receiving theoretical KC-390 training.
Since the beginning of April, six Loadmasters have started theoretical qualification, later joined by four pilots, six Electroavionics Engineers and six Electromechanics.
The theoretical qualification is being given at Embraer Brasil's facilities, in Sao José dos Campos, and is expected to be completed by the end of May.
It should be recalled that Portugal acquired five KC-390 aircraft and a simulator in 2019, and the first Portuguese crew successfully completed the qualification course in November 2021.
The first Portuguese State aircraft landed in Beja last October, and is currently in the NATO equipment integration phase and certified by the National Aeronautical Authority, before delivery to the Air Force.
-ends-
https://www.defense-aerospace.com/portu ... er-kc-390/
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Re: Sobre o KC-390
Sério? A verdade dói?! Desculpa ofender seus sentimentos.cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Mai 06, 2023 8:10 amErrado, mas tão errado que até dói. Neste momento temos mais área florestal do que na idade média, mas vamos fingir que não erraste novamente em relação à Europa.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Abr 30, 2023 10:07 am
Também acho pouco provável o policiamento aéreo da "amazônia européia", tendo em vista que aí quase não tem florestas. Mais crível é vocês quererem policiar dos outros (América do Sul e Africa), afinal ninguém supera os europeus no trato ($$$) de florestas nativas.
Mas diz aí, é algo que se compare à uma Amazônia Brasileira? Coloca aqui qual a proporção dessas tais "florestas" em relação ao território português!
Novamente, é sério mesmo?!cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Mai 06, 2023 8:10 amQuantas vezes já foi explicado aqui no fórum que:E ainda querem nos dar lição de moral.
Estão parecendo nossos vizinhos argentinos. Estou começando a achar que os argentinos cruzaram ultramar e descobriram Lisboa. Só isso para explicar essa geração arrogante.
Abraços,
Wesley
1 - O problema não se coloca com a aquisição do KC-390, mas sim como ela foi feita e quando foi feita.
2 - O governo socialista não abre a bolsa para nada relacionado com a Defesa, isso explica a quantidade de tempo que as nossas Fragatas demoraram a ser modernizadas, os nossos Helicópteros da Marinha e muitas outras coisas.
3 - O mesmo governo socialista em tudo o que envolve a Embraer não só assina contrato, como em caso de necessidade até reforça o investimento (tal como aconteceu no caso do KC-390).
Mais alguma coisa, ou vais continuar a lamentar a existência dos Europeus e a sua prepotência?
Porque eu lembro de portugueses soltando foguetes quando da instalação da Airbus em Portugal. Coisas do tipo: "Faltam 5 dias para a inauguração! "
Agora compare com os comentários desses mesmos portugueses quando foram feitos os anúncios da Embraer. O problema não é a empresa e tão pouco os seus produtos, mas sim a origem. Isso salta aos olhos.
Permite um conselho? De gente prepotente nesse mundo já basta os argentinos, entra nessa pilha não que é muito feio.
E digo mais, tomara que a Embraer venda uma fazenda e uma fábrica de iogurtes para a FAP!
Abraços,
Wesley
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Re: Sobre o KC-390
Mas eu estou a debater com um adulto ou com uma criança? Talvez devêssemos debater o porquê o Saara não ter floresta, ou o interior da Austrália ser muito mais desertificada do que o litoral. Ah espera, o clima e o o número de habitantes façam alguma diferença?! Quantos habitantes há em toda amazónia brasileira?FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Mai 06, 2023 8:35 am
Sério? A verdade dói?! Desculpa ofender seus sentimentos.cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Mai 06, 2023 8:10 am
Errado, mas tão errado que até dói. Neste momento temos mais área florestal do que na idade média, mas vamos fingir que não erraste novamente em relação à Europa.
Mas diz aí, é algo que se compare à uma Amazônia Brasileira? Coloca aqui qual a proporção dessas tais "florestas" em relação ao território português!
Isto parece um continente sem florestas?
https://goo.gl/maps/mNCT9wymET94Mycy7
Não foram os Portugueses, fui eu! E porquê? Porque é uma fábrica de que o investidor (Airbus) não vai vender à primeira dificuldade e vai continuar a investir e a dar retorno à economia nacional.FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Mai 06, 2023 8:35 amNovamente, é sério mesmo?!cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Mai 06, 2023 8:10 am
Quantas vezes já foi explicado aqui no fórum que:
1 - O problema não se coloca com a aquisição do KC-390, mas sim como ela foi feita e quando foi feita.
2 - O governo socialista não abre a bolsa para nada relacionado com a Defesa, isso explica a quantidade de tempo que as nossas Fragatas demoraram a ser modernizadas, os nossos Helicópteros da Marinha e muitas outras coisas.
3 - O mesmo governo socialista em tudo o que envolve a Embraer não só assina contrato, como em caso de necessidade até reforça o investimento (tal como aconteceu no caso do KC-390).
Mais alguma coisa, ou vais continuar a lamentar a existência dos Europeus e a sua prepotência?
Porque eu lembro de portugueses soltando foguetes quando da instalação da Airbus em Portugal. Coisas do tipo: "Faltam 5 dias para a inauguração! "
Agora compare com os comentários desses mesmos portugueses quando foram feitos os anúncios da Embraer. O problema não é a empresa e tão pouco os seus produtos, mas sim a origem. Isso salta aos olhos.
Permite um conselho? De gente prepotente nesse mundo já basta os argentinos, entra nessa pilha não que é muito feio.
E digo mais, tomara que a Embraer venda uma fazenda e uma fábrica de iogurtes para a FAP!
Abraços,
Wesley
Sabes as fábricas da Embraer em Évora? Pois, já não são da Embraer, agora pertencem a um grupo Espanhol que tem vindo a aumentar o número de funcionários.
Re: Sobre o KC-390
Pitaco aqui, meio OT mas os moderadores podem mover a discussão para um tópico mais apropriado. Sobre florestas na Europa:
https://ec.europa.eu/eurostat/web/produ ... 20210321-1
Louvável, mas se vê que a maior parte das áreas florestadas se concentram nos países do norte, áreas geladas e com baixo potencial agrícola (se eu estiver errado me corrijam). Outro ponto que é pouco considerado é que o continente já está territorialmente estabilizado quanto à extração de recursos (politicamente ainda estão longe disso como já coloquei antes, basta ver as guerras continentais que não tem fim, mas esse é outro assunto) e o que lhes falta de produtos primários importa de outros lugares, indiretamente são responsáveis pelo dano ambiental no resto do mundo por isso se criam mecanismos de compensação como os créditos de carbono.
Esse processo de 'estabilização extracional', digamos assim, já pode ser percebido em outros lugares, no sudeste brasileiro (e litoral do nordeste também, acredito) que são as áreas mais antigas de extração por exemplo, a mata atlantica que foi devastada até restar um 4% da cobertura original vem apresentando um tímido processo de crescimento nas últimas décadas.
Sds
https://ec.europa.eu/eurostat/web/produ ... 20210321-1
Louvável, mas se vê que a maior parte das áreas florestadas se concentram nos países do norte, áreas geladas e com baixo potencial agrícola (se eu estiver errado me corrijam). Outro ponto que é pouco considerado é que o continente já está territorialmente estabilizado quanto à extração de recursos (politicamente ainda estão longe disso como já coloquei antes, basta ver as guerras continentais que não tem fim, mas esse é outro assunto) e o que lhes falta de produtos primários importa de outros lugares, indiretamente são responsáveis pelo dano ambiental no resto do mundo por isso se criam mecanismos de compensação como os créditos de carbono.
Esse processo de 'estabilização extracional', digamos assim, já pode ser percebido em outros lugares, no sudeste brasileiro (e litoral do nordeste também, acredito) que são as áreas mais antigas de extração por exemplo, a mata atlantica que foi devastada até restar um 4% da cobertura original vem apresentando um tímido processo de crescimento nas últimas décadas.
Acompanhando isso a fauna também aparece, percepção pessoal: passei a ver animais que quando criança só via no zoo: capivaras, quatis, cachorro do mato, veado, jaguatirica, jararaca, tucanos, araras, jacus e muitos outros animais já vi na área onde temos uma chácara aqui em S. Paulo a tão só 40 km da capital. Até onça parda foi filmada a poucas centenas de metros da propriedade (o que, diga-se, acabou com meu sossego de fazer observações com meu telescópio a noite e sozinho, vai que o bicho aparece e me pega distraído e agachado).Mata Atlântica: área de floresta cresceu 7% em 20 anos
No ano 2000, a extensão de florestas era de quase 34 milhões de hectares, agora passa de 37 milhões
https://www.band.uol.com.br/noticias/jo ... s-16352319
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Re: Sobre o KC-390
Em Portugal:
Não queiram comparar um país colonizado à 500 anos e nascido à 200, com outro que existe à quase 900 e com povos há milénios. No meu concelho temos duas áreas de grande dimensão em que são reserva e inclui uma reserva do lobo Ibérico, no entanto temos cada vez mais população, e as casas a serem construídas mais parecem cogumelos devido à procura. Também temos um antigo povoamento que existiu à cerca de 5000 anos com vestígios de artefactos do quotidiano (olaria, pedra lascada e polida, osso trabalhado, metal e restos de alimentação), áreas habitacionais (cabanas) e estruturas defensivas. Temos uma ponte romana, etc.Ao longo da história, a dimensão da área florestal em Portugal variou muito. A primeira avaliação formal data de 1874, na sequência do trabalho do militar Gerardo Pery, publicado em “Geografia e Estatística Geral de Portugal e Colónias como um Atlas”. Nesse ano, a área de floresta estimada rondava os 640 mil hectares, ou seja, cerca de 7% da área total de Portugal. Este valor reflete o processo de desflorestação para a construção naval nos finais do século XV e início do século XVI, a necessidade de produzir alimentos, a emigração e as guerras.
A partir de 1886, foram criadas as bases dos Serviços Florestais e deu-se início à reflorestação de áreas incultas e à fixação de dunas com pinheiros (Pinus spp.).
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Re: Sobre o KC-390
cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Mai 06, 2023 11:34 am Em Portugal:
Não queiram comparar um país colonizado à 500 anos e nascido à 200, com outro que existe à quase 900 e com povos há milénios. No meu concelho temos duas áreas de grande dimensão em que são reserva e inclui uma reserva do lobo Ibérico, no entanto temos cada vez mais população, e as casas a serem construídas mais parecem cogumelos devido à procura. Também temos um antigo povoamento que existiu à cerca de 5000 anos com vestígios de artefactos do quotidiano (olaria, pedra lascada e polida, osso trabalhado, metal e restos de alimentação), áreas habitacionais (cabanas) e estruturas defensivas. Temos uma ponte romana, etc.
É, e tudo isto feito com o NOSSO OIRO!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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