FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18753
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1967 vezes
- Agradeceram: 2495 vezes
Re: FAB NEWS
Presente e futuro: Um panorama dos programas da FAB
Por João Paulo Moralez -abr 24, 2023
Para entender este contexto, fizemos algumas perguntas para a FAB sobre os atuais e futuros programas. Confira.
https://tecnodefesa.com.br/presente-e-f ... as-da-fab/
Por João Paulo Moralez -abr 24, 2023
Para entender este contexto, fizemos algumas perguntas para a FAB sobre os atuais e futuros programas. Confira.
https://tecnodefesa.com.br/presente-e-f ... as-da-fab/
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13906
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18753
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1967 vezes
- Agradeceram: 2495 vezes
Re: FAB NEWS
Não, a FAB está correlacionando a desativação dos A-1M com o Gripen:gabriel219 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:48 pm Será que a FAB está com a ideia de substituir o AMX pelo M346?
Os caças AMX têm previsão de operação até o ano de 2025. Ajustes poderão ocorrer, tendo em vista as capacidades que este vetor possui, e em função do próprio amadurecimento da implantação do F-39 Gripen.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13906
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
Re: FAB NEWS
Então qual é o sentido dessa aeronave, já que foi dito que o A-29 consegue realizar uma transição satisfatória?knigh7 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:52 pmNão, a FAB está correlacionando a desativação dos A-1M com o Gripen:gabriel219 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:48 pm Será que a FAB está com a ideia de substituir o AMX pelo M346?
Os caças AMX têm previsão de operação até o ano de 2025. Ajustes poderão ocorrer, tendo em vista as capacidades que este vetor possui, e em função do próprio amadurecimento da implantação do F-39 Gripen.
- Strike91
- Avançado
- Mensagens: 364
- Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
- Agradeceu: 58 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Re: FAB NEWS
Leonardo M-346 AJT: um treinador leve para a transição dos pilotos ao F-39 Gripen da FAB
Por Luiz Padilha
A Força Aérea Brasileira (FAB), após um longo período sem ter um caça moderno para a defesa de nosso espaço aéreo, finalmente começou a receber seus novíssimos caças F-39E Gripen da Saab. Com a chegada dos novos caças, abriu-se um debate se a FAB precisa ou não de um treinador leve para a transição de seus pilotos entre o A-29 Super Tucano e o F-39E Gripen.
Atualmente, os pilotos do A-29 Super Tucano passam a voar o A-1BM antes de seguir para o F-5M e voar supersônico, porém, as aeronaves A-1AM/BM, pela idade, não devem ter uma vida muito longa e quando pararem de voar, deixará um hiato entre o A-29 e o F-39E Gripen.
A FAB, caso opte por obter um treinador leve, tem no mercado algumas opções como o M-346AJT da Leonardo; o T-50 Golden Eagle da KAI; e o T-7A Red Hawk da Boeing. Dos três citados, vamos abordar o M-346 AJT da Leonardo, que possui características que podem ser muito úteis para a transição dos pilotos do A-29 para o F-39E Gripen.....
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... pen-da-fab
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18753
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1967 vezes
- Agradeceram: 2495 vezes
Re: FAB NEWS
A FAB numa das palestras na LAAD disse que isso seria alvo de estudos futuros:gabriel219 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:54 pmEntão qual é o sentido dessa aeronave, já que foi dito que o A-29 consegue realizar uma transição satisfatória?knigh7 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:52 pm
Não, a FAB está correlacionando a desativação dos A-1M com o Gripen:
Os caças AMX têm previsão de operação até o ano de 2025. Ajustes poderão ocorrer, tendo em vista as capacidades que este vetor possui, e em função do próprio amadurecimento da implantação do F-39 Gripen.
https://www.aereo.jor.br/2023/04/23/laa ... as-gripen/
O que certos jornalistas andam falando a favor do M-346 para a FAB é absurdo. O Caiafa, por exemplo, chega a repetir informação sobre o assunto que já foi desmentida em nota da FAB.
É um imenso desfio saber o motivo que jornalistas especializados em Defesa aprontam essas coisas. Vocês vão ter que adivinhar.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Abr 24, 2023 9:17 pm, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18753
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1967 vezes
- Agradeceram: 2495 vezes
Re: FAB NEWS
Esse site aí é o pior dentre todos os de Defesa. É só um canal de propaganda de empresas e braço da Comunicação Social da MB.Strike91 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:55 pm
Leonardo M-346 AJT: um treinador leve para a transição dos pilotos ao F-39 Gripen da FAB
Por Luiz Padilha
A Força Aérea Brasileira (FAB), após um longo período sem ter um caça moderno para a defesa de nosso espaço aéreo, finalmente começou a receber seus novíssimos caças F-39E Gripen da Saab. Com a chegada dos novos caças, abriu-se um debate se a FAB precisa ou não de um treinador leve para a transição de seus pilotos entre o A-29 Super Tucano e o F-39E Gripen.
Atualmente, os pilotos do A-29 Super Tucano passam a voar o A-1BM antes de seguir para o F-5M e voar supersônico, porém, as aeronaves A-1AM/BM, pela idade, não devem ter uma vida muito longa e quando pararem de voar, deixará um hiato entre o A-29 e o F-39E Gripen.
A FAB, caso opte por obter um treinador leve, tem no mercado algumas opções como o M-346AJT da Leonardo; o T-50 Golden Eagle da KAI; e o T-7A Red Hawk da Boeing. Dos três citados, vamos abordar o M-346 AJT da Leonardo, que possui características que podem ser muito úteis para a transição dos pilotos do A-29 para o F-39E Gripen.....
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... pen-da-fab
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13906
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
Re: FAB NEWS
Não é muito difícil não, lembra de jornalista defendendo MMBT aqui fraudando sua própria matéria ao usar métricas equivocadas de tonelagem e ignorando fatos históricos até a um tempo atrás? Pois é!
O "patrocínio" está comendo solto.
- italo clay
- Intermediário
- Mensagens: 304
- Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 18 vezes
Re: FAB NEWS
primeiro a FAB deve mandar pilotos para trinar na escola IFTS na italia e analisar o resultado, sendo positivo deve adquirir suas próprias aeronavesgabriel219 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:48 pm Será que a FAB está com a ideia de substituir o AMX pelo M346?
CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
- italo clay
- Intermediário
- Mensagens: 304
- Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 18 vezes
Re: FAB NEWS
gabriel219 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:54 pmEntão qual é o sentido dessa aeronave, já que foi dito que o A-29 consegue realizar uma transição satisfatória?knigh7 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 8:52 pm
Não, a FAB está correlacionando a desativação dos A-1M com o Gripen:
Os caças AMX têm previsão de operação até o ano de 2025. Ajustes poderão ocorrer, tendo em vista as capacidades que este vetor possui, e em função do próprio amadurecimento da implantação do F-39 Gripen.
isso foi dito quando tínhamos F-5 e AMX com o Gripen o cenário é diferente
CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38030
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
Sem dúvida que a introdução do Gripen E\F trará mudanças significativas para a questão do treinamento da FAB. E ela se dividirá em duas: o treinamento em Natal, onde os A-29 são utilizados como treinadores avançados, já que até então os cadetes só voaram os T-27 Tucano, e a formação de líder de esquadrilha, que é feita nos esquadrões do 3o Gav, assim como o acumulo de horas operacionais bem como se aprende sobre o gerenciamento de sistemas do avião em diversas fases do voo e tipos de missão.
Aonde entra um jato nesta conta, é o que FAB vai ter que responder a si mesma.
Aonde entra um jato nesta conta, é o que FAB vai ter que responder a si mesma.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18753
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1967 vezes
- Agradeceram: 2495 vezes
Re: FAB NEWS
Sobre isso, perguntamos: Em termos da aviação de treinamento, a FAB busca hoje alguma solução para o T-25 Universal? Qual seria? Modernização ou substituição? Poderia detalhar a solução e os prazos? Resposta: O T-25 “Universal” é uma aeronave cujo projeto remonta a década de 1960 e que começou a operar na FAB em 1971. Atualmente a frota de aeronaves apoia a instrução básica na Academia da Força Aérea. A modernização ou substituição dessa aeronave encontra-se em estudo no âmbito do Estado-Maior da Aeronáutica.
https://tecnodefesa.com.br/presente-e-f ... as-da-fab/