gabriel219 escreveu: ↑Ter Abr 18, 2023 10:29 pm
O J-10C não possui um sistema de fusão de dados e troca de informações como o Gripen, isso já faz com que o Gripen seja muito superior ao J-10C no cenário ar-ar;
Agora fiquei curioso quanto a essa conclusão, eu não vi ninguém tendo alguma confirmação em relação em cima disso. Tudo o que vi no J-10C em termos de fusão de dados de sensores com postagens públicas sejam de exercícios ou até mesmo de análises independentes, sugerem indicar que os caças chineses não ficam assim tão atrás com relação a essa área, pelo contrário, eles conseguem efetuar tanto a integração de dados e informações com caças russos legados Su-30MKK da PLAAF(
https://archive.ph/0D0FO) quanto que vimos que eles possuem sistemas que podem realizar a integração com caças e aeronaves ocidentais(
https://archive.ph/dsFSu), leia-se aqui o Paquistão(PAF), via através do Link-17, com o próprio J-10CP também incluído. Outro exemplo de que não vejo tanta inferioridade assim em relação ao Gripen E é o capacete HMD(
https://archive.ph/UNt0x) do piloto do caça chinês, basicamente com os mesmos tipos de recursos do que o piloto do Gripen E, o J-10C receberia as informações e dados dos diversos sensores da aeronave, incluindo o IRST ou de terceiros como uma das matérias postadas demonstra.
O que o J-10C é realmente muito inferior com relação a essa fusão de dados diretamente não seja o sistema de integração em si, mas os sensores, pois a suíte eletrônica do Gripen é MUITO superior a do J-10C, mesmo com o J-10C também recebendo suítes ECM/DECM/ESM/RWR/MAWS e/ou pods, eles não colocam muita ênfase no recheio eletrônico, para isso, os chineses estão criando a aeronave focado na guerra eletrônica com o J-10D, fazendo a mesma coisa que fizeram com o J-16 criando a partir deste, o J-16D, assim como fizeram a mesma coisa com relação ao J-15 da PLANAF, criando a versão de GE J-15D, sendo assim, eles planejam criar uma formação aérea 3:1, para cada caça de GE(J-10D/J-15D/J-16D) são atribuídos 3 caças legados(J-10/J-15/J-16).
gabriel219 escreveu: ↑Ter Abr 18, 2023 10:29 pm
O desempenho não permite velocidade supercruise, o que é extremamente importante não apenas devido a economia de combustível, mas manobras defensivas e ofensivas, como ter uma taxa de "quebra" muito mais rápida em tempo de resposta, recuperação de energia para readquirir o alvo após fazer a "quebra" defensiva e também imprimir uma velocidade maior para impulsionar o míssil; e
O Gripen E consegue supercruise a velocidades mach 1,1 com uma carga ar-ar, ou seja, no máximo 4 AAMs. Isso não muda muita coisa para ser bem franco, até porque para diminuir o quoeficiente de arrasto aerodinâmico para manter essa velocidade supercruise, não poderá carregar tanques alijáveis e bombas/mísseis ar-terra, teria que ser uma configuração de combate totalmente limpa, além disso, essa capacidade não é crítica na maioria dos perfis de missões em que vale a pena fazer o supercruise por período decente e mesmo assim ainda gasta muito combustível, não tanto quanto usando o pós-combustor claramente, mas ainda assim gasta. Inclusive, se formos nos basear pelo que diz a USAF, nem em velocidade supercruise o Gripen E estaria, isto porque da parte deles, eles definem como regime de voo supersônico, aeronaves que atingem velocidade superiores a mach 1,2, porque a intento, existem alguns caças que com uma certa carga, também a uma certa altura e também configuração como o F-15, podem atingir a mesma velocidade de mach 1 a 1,1 sem o uso do pós-combustor.
O J-10C talvez tenha o mesmo desempenho "supercruise" de um F-35, seria uma capacidade de manter o "supercruise" por meros segundos ou não mais do que 1 minuto de duração e invariavelmente nas mesmas velocidades que o Gripen E, até porque aqui são soluções alternativas, a solução da entrada DSI por exemplo do J-10C reduz o peso do caça, aliviando a complexidade e melhora significativamente o RCS frontal, mas vem a um custo aceitável no desempenho supersônico e supercruise em relação a outros projetos, a compensação de desempenho foi aceitável para o F-35 e J-10, mas não aceitável para o Rafale, Typhoon, Gripen e/ou F-22. Em relação ao J-10C, especificamente se falarmos do WS-10B, o motor melhora consideravelmente o desempenho do caça. O empuxo máximo do F-414 do Gripen é de 22 mil lbf(98 kN), o WS-10B do J-10C é de 31 mil lbf(138 kN), embora o peso vazio do Gripen E seja de apenas 6,8 ton, muito mais leve que as 8,8 ton do J-10C, a diferença entre os 16,5 ton do Gripen E totalmente carregado e do J-10C de 19,2 ton totalmente carregado é compensado pelo motor chinês de maior potência, não atoa que a relação empuxo/peso sejam iguais entre ambos os caças, o desempenho em si em regimes de voo supersônico do J-10C é inferior, mas não tão inferior como se supõe em relação ao Gripen E, não sou eu quem digo isso, analistas corroboram com isso como Justin Bronk do RUSI.
gabriel219 escreveu: ↑Ter Abr 18, 2023 10:29 pm
O PL-15 já é inferior ao Meteor só por ter um motor de pulso-duplo contra um Ramjet. Por mais que os alcances sejam próximos, a diferença é que o motor do Meteor possui uma conservação de energia muito maior, o que limita a possibilidade de "quebra" de rota do alvo, aumentando a chance do míssil conseguir chegar ao "pit-point", onde a chance de interceptação do alvo aumenta e também aumenta a ZNE. Além da Zona de Não Escape, isso proporciona ao Meteor ter um MAR muito pequeno, fazendo com que a aeronave a ser atingida dependa somente dos decoys para se salvar.
De acordo. Só que o PL-15 ainda detém um grande NEZ por causa da segunda fase de impulso, ao contrário por exemplo do AIM-120D, na qual a velocidade cai de mach 4+ a 0, o PL-15 com o foguete de impulso duplo permite ao míssil uma velocidade terminal maior, não sustentada quanto ao Meteor claramente, o NEZ do PL-15 é claramente inferior ao do Meteor, mas não creio que seja tão expressivo a ponto de afirmarem serem o dobro ou triplo, o que eu acho arbitrariamente ridículo. A propulsão ramjet claramente potencializa o Meteor a ser mais letal no estágio terminal do voo, mas por outro lado, o buscador AESA do PL-15 daria a ele uma melhor chance de travar o alvo correto por causa da sua capacidade EECM contra o conjunto GE e chamarizes dos caças inimigos.
gabriel219 escreveu: ↑Ter Abr 18, 2023 10:29 pm
Aqui estamos falando de Gripen E vs J-10C da PLAAF. O J-10C de exportação é bem abaixo da versão operada pelos Chineses, inclusive o próprio PL-15E. Segundo informações, a diferença para o PL-15 e pro PL-15E é que ele utiliza o radar 9B-1348 e o motor do PL-12, que não é de pulso duplo, não possibilitando que ele possa acionar os motores perto do alvo, aumentando as chances de interceptação.
Se colocar o J-10CE para competir com o Gripen E, seria ainda pior para o caça chinês de exportação, na realidade, o desempenho em si do J-10CE é comparado ao J-10B atual, mas a China dá a possibilidade de realizar quaisquer incrementos tecnológicos de subsistemas e até sistemas principais ocidentais, o caso do Paquistão remete a isso, mas ainda assim, entre optar pelo J-10CE tendo o Gripen E como opção, ninguém em sã consciência escolheria o J-10CE livremente a menos que isso lhe fosse imposto, o que não é o caso do Brasil, pelo menos por enquanto e espero que permaneça assim a depender desse novo governo.
Sobre o PL-15E, ele invariavelmente é uma versão modernizada do PL-12, o PL-15E assim como o PL-12 usam motor de pulso duplo, embora não utiliza o mesmo radar do PL-12(AMR-1), já que o PL-15E conta com um seeker AESA.
https://asiatimes.com/2021/10/pl-15e-ch ... s-to-kill/