Um esquadrão com aeronaves F-5 deverá ser implantado em Nata

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

FX

#31 Mensagem por Túlio » Sex Ago 12, 2005 9:35 pm

Não resta dúvida a quase nenhum de nós, patriotas, que a solução correta é um caça inteiramente nacional ou, alternativamente, desenvolvido em conjunto com um país mais experiente ou ainda, em último caso, produzido sob licença. Agora, simplesmente importar não vai dar em nada, pelo amor de Deus, se o pau pegar, nos embargam e o atrito operacional ligeirinho nos corta as asas...definitivamente. Eles levam a Amazônia, os campos de petróleo, o Pantanal e até o penico da minha mãe e nenhum de nós vai poder fazer nada além de passeatas e chorar bastante.




Vinícius Martins
Júnior
Júnior
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Jul 18, 2005 12:05 am
Localização: Natal - RN

#32 Mensagem por Vinícius Martins » Sex Ago 12, 2005 9:55 pm

O tulio vc viajou um pouco hein hehehehe mas sobre o assunto não tem como o Brasil fazer um caça de ultima geração os de 4ª já eh muito improvavel imagine um estilo EF2000, F-22 e outros. O preço nem se fala....




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Viagem...

#33 Mensagem por Túlio » Sex Ago 12, 2005 10:06 pm

Amigo Vinícius
Sabes quanto o governicho FHC gastou só para salvar bancos falidos, no fim dos anos 90? SESSENTA BILHÕES DE REAIS só para os públicos como o Banespa, que depois foi privatizado a preço de banana. Para os bancos privados foram mais VINTE E OITO BILHÕES DE REAIS o que, tudo somado e convertido em dólares da época, sem corrigir, daria em torno de quase TRINTA BILHÕES!!!! Como o programa foi emergencial, até então não havia verba e, como se viu, ela apareceu ligeirinho. Pergunto: com METADE dessa grana toda, e não de uma só vez, como foi então, daria ou não para desenvolver o que estou sugerindo? Os russos adorariam nos ajudar, eles estão desesperados por divisas... E agora então, em tempos de mensalão, dizer que não há dinheiro para a Defesa é meio gozado, pois para corrupção há, e bastante.
Abração




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#34 Mensagem por The Baaz » Sex Ago 12, 2005 11:24 pm

Mais um dizendo que os russos são santos :roll:.

Bom o FHC pode ter gastado tudo isso com os bancos, mas o fato é, que comparando com o Mula, ele fez muito, mas muito mais pelas FA's.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#35 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Ago 13, 2005 12:42 am

A-29 escreveu:Concordo que o desenvolvimento de um caça nacional sairia muito caro, apesar de talvez até termos demanda para tanto. Afinal seria precisos cerca de 200 aviões para equipar todos os nossos esquadrões de caça.


Não chega a tanto. A FAB já chegou a cogitar 120 aeronaves. Caiu pra 108, agora fala-se em 78.

Mas e a fabricação sob licença? Não seria viável? Canadá, Suiça e Espanha já produziram F-5. Alguém sabe de um caso mais recente e quais os custos envolvidos???


Fabricação sob licença está muito longe de trazer qualquer independência. O termo fabricação sob licença não significa produzir 100% dos componentes no local. Claro que é melhor do que simplesmente comprar pronto. Mas o custo de abrir uma linha de montagem é alto. A demanda tem que fazer valer o investimento. Além disso, não há caças de última geração disponíveis para produção sob licença, salvo, talvez, e somente talvez, um aeronave russa não necessariamente de última geração.

----------------------

tulio escreveu:Não resta dúvida a quase nenhum de nós, patriotas, que a solução correta é um caça inteiramente nacional ou, alternativamente, desenvolvido em conjunto com um país mais experiente ou ainda, em último caso, produzido sob licença. Agora, simplesmente importar não vai dar em nada, pelo amor de Deus, se o pau pegar, nos embargam e o atrito operacional ligeirinho nos corta as asas...definitivamente. Eles levam a Amazônia, os campos de petróleo, o Pantanal e até o penico da minha mãe e nenhum de nós vai poder fazer nada além de passeatas e chorar bastante.


A solução correta é um caça inteiramente nacional? É claro que sim. Mas vamos manter os pés no chão. Nem a China que investe incomparavelmente mais em defesa do que nós tem isso, que dirá o Brasil. O máximo que podemos sonhar em conseguir é participar do PAK-FA.

Amigo Vinícius
Sabes quanto o governicho FHC gastou só para salvar bancos falidos, no fim dos anos 90?


Sei e isso não vem ao caso. O dinheiro já foi.

Pergunto: com METADE dessa grana toda, e não de uma só vez, como foi então, daria ou não para desenvolver o que estou sugerindo?


Com 15 bilhões de dólares dá pra fazer um bom trabalho sim. Mas quem em sã consciência imagina poder contar com esse dinheiro?

E agora então, em tempos de mensalão, dizer que não há dinheiro para a Defesa é meio gozado, pois para corrupção há, e bastante.


Mas é a realidade! Tem dinheiro pra tudo mas esse dinheiro não vai ser gasto com defesa. Não adianta espernear. O Brasil vai ser obrigado a investir em defesa, mas não é dessa forma. Como você vai enterrar 15 bilhões em um caça? Caça que pode sair já ultrapassado! Você se esquece que defesa é muito mais que caças? Que tem toda uma Força Aérea precisando de equipamentos, toda uma Marinha com navios cinqüentenários, um Exército sem um míssil AAé decente e um fuzil com quase 50 anos de serviço! Vamos cair na real, caro amigo! Com 15 bilhões você faz um belo programa de reequipamento para as três Forças com benefícios a indústria nacional e autonomia das Forças.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Cmdt :Tomy Frankys
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jun 20, 2005 5:23 pm

#36 Mensagem por Cmdt :Tomy Frankys » Sáb Ago 13, 2005 1:04 am

É Verdade Vinicius ...tbm estou de acordo,Com 15 bilhões da para fazer um Belo reequipamento !!!

Nosso Amigo ai esta fora da realidade :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Exagero

#37 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 13, 2005 7:26 am

É, pessoal
Acho que me empolguei um pouco, é maluquice querer gastar (investir)tudo só num caça, o fato é que precisamos de TUDO, os safados que nos governam estão pouco ligando para Defesa, aparecendo o dele$, o resto que se dane. Na realidade, só quis - e quero e sempre vou querer - demonstrar que, se formos simplesmente importar mais um caça, tanto faz qual vai ser pois, na hora do 'vamos ver', todos vão parar logo pela falta de peças. Quanto ao dinheiro que 'já foi', só quis demonstrar que, se 'eles' quisessem, apareceria tanto quanto fosse necessário. Não me achem pedante ou sabichão, só quero ajudar. Creio sinceramente que, com o tempo, toda a turma da Net que se interessa realmente por Defesa, pela nossa quase inexistente Soberania, pela nossa Amazônia, pode e irá terminar influenciando a cambada do andar de cima, podemos incomodar um bocado se quisermos e posso apostar que, mais dia, menos dia, passaremos a ser levados em conta.
Abração




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#38 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Ago 13, 2005 9:30 am

Túlio, espero que você esteja certo e que possamos um dia poder ter nossas opiniões levadas em consideração pelos governos.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#39 Mensagem por Arthur » Sáb Ago 13, 2005 11:07 am

Me ajudem por favor....

A FAB hoje possui 44 F-5E e 3 F-5F, alocados no 1º GavCa em Santa Cruz e no 1º/14º GAV de Canoas, correto? O 2º GavCa (Esquadrão "Rompe o Mato") de Santa Cruz não mais existe, certo?

Com a compra de mais 5 F-5E e 4 F-5F seriam então 49 F-5E e 7 F-5F para serem alocados em Santa Cruz, em Canoas e no Esquadrão Pacau em Natal, sendo que os -F ficariam em Natal e os -E ficariam distribuídos entre Canoas e Santa Cruz, dando 7 aviões para servirem em Natal e 49 (+- 24 por esquadrão) para servirem em Canoas e em Santa Cruz.

Ou seja, não seriam 16-17 F-5 por esquadrão de combate (como dito em mensagens anteriores) e sim 24-25 F-5 para cada esquadrão, não seria?

Até mais,

Arthur




Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#40 Mensagem por nemesis » Sáb Ago 13, 2005 11:34 am

não tenho certeza.... mais o 2/1º GavCa existe mais se chama jambock!!!

1º GDA - f-x2
2º GDA - m-2000c
3º GDA - f-x2

mesmo o 3º GDA não chegando a existi, a fab vai cai em outra ciranda de roda...... vai manter dois tipos diferentes de caças em suas linhas... parece que os nossos militares ainda preferem contidade do que qualidade!! de que adianta 54 amx, 47 f-5 e ainda mais o F-X2 e ainda o mirage-2000C!!!!!! devia se como os canadenses.... que tem uns 90 f-18 operacionais e pronto!! não precisa mais que isso...
abraço




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#41 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Ago 13, 2005 12:18 pm

Que seje gasto 5 bilhões no desenvolvimento de um caça. Se conseguissemos mais um paíse envolvido (África do Sul). Ficaria 2,5 bi para cada um.

Cada aeronave poderia sair por uns 30 mi. Se os russos vão fazer uma aeronave de 5ª geração que pode sair por uns 35 mi acho que uma aeronave com mão de obra barata (brasileira) e de 4ª geração equivalente a um M2000 ou um F-16 custaria em torno disto.

Se comprarmos 180 aeronaves (FAB e MB) se o segundo país comprasse 180 então seriam 360 aeronaves. Mais do que o Rafale para a França.

Sendo uma aeronave boa, tendo de repente os mísseis sul africanos disponíveis, tendo um radar com um bom alcance e sendo barata de manter poderiamos vender para vários países da América Latina, da África, do Oriente Médio, da Ásia, Oceania e quem sabe até para a Europa (pouco provável).


180 para Brasil + 180 para África do Sul
total de 360 aviões.
360 x 30 = 10,8 bi
+ 5 bi do desenvolvimento
total = 15,8 bi

dividido em 2 = 7,9 bi para cada um

7,9 bi dividido por 180 aeronaves = 43 mi cada aeronave.

De repente poderiamos ter uma aeronave como o Rafale por um valor próximo disto. O Rafale seria uma aeronave melhor, mas eu sou muito mais ter um caça nacional que pode ser inteiramente produzido aqui, os armamentos podem ser produzidos aqui (parceria com a África do Sul).

E ainda poderiamos ganhar uma grana vendendo para outros países.

É claro que seria difícil, levaria alguns anos, mas na minha opinião valeria a pena.

Sem falar que poderiamos ter ajuda de Israel, da Rússia. (pagando eles ajudam). Ou quem sabe Israel não se interesse em entrar na parceria também, ou algum outro país.

Acho esta a melhor opção. Por que mesmo no Pak Fa a transferência seria pequena. O caça seria excelente, mas muita coisa seria importada da Rússia.

No caça nacional, desenvolveriamos radares, turbinas, etc.

Qualquer dificuldade pode ser vencida com um pouco de dinheiro e um pouco de inteligência.

Se temos dificuldades com a turbina, oferece para uma empresa que tem conhecimento se ela não quer produzir as turbinas no Brasil.

Acho que quase todas aceitariam.

-----------------------

Pelo que sei são 43 F-5E + 3 F-5F
com mais 9

seriam 7 F-5F em Natal

e 48 F-5E divididos nos esquadrões restantes.

Acho que poderiam dividir em 3 grupos e deslocar um para a Amazônia.

Ficaria 16 em Canoas
16 em Santa Cruz
16 em Boa Vista (3º GDA)
12 Mirage em Porto Velho (2º GDA)
16 Rafale em Anápolis (1º GDA)

alguma coisa assim...




yuri
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 214
Registrado em: Seg Jul 07, 2003 10:34 am
Localização: São Paulo
Agradeceram: 5 vezes

#42 Mensagem por yuri » Sáb Ago 13, 2005 12:58 pm

Bom pessoal essa questao de caça nacional acho que é desejo de todos aqui do forum porem sejamos realistas isso é IMPROVAVEL nas condições atuais do pais e de seu governantes que nÃO se preocupam realmente com as forças armadas ( vide o sucatão 2000-C ).

Portanto parem de sonhar :? :? :? :?

Agora esse negocio de caso de guerra haveria embargo de armamentos não procede pois é claro que elles vão querer vender mais armamentos para fazer dinheiro é claro!

Valeu!




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#43 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 13, 2005 1:37 pm

Um caça nacional de ultima geração seria muito caro de ser desenvolvido e receberia poucas encomendas né? Então vamos esquecer os caças, vamos desenvolver UCAVs, algo simples, só decola realiza a missão e volta para a base, não tem um piloto para bolar estratégias complicadas e nem super-performace, mas o desenvolvimento foi barato e o custo unitário é baixo e por isso podemos comprar grandes quantidades (1000 ou mais), o que acham?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#44 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Ago 13, 2005 2:37 pm

Arthur escreveu:A FAB hoje possui 44 F-5E e 3 F-5F, alocados no 1º GavCa em Santa Cruz e no 1º/14º GAV de Canoas, correto? O 2º GavCa (Esquadrão "Rompe o Mato") de Santa Cruz não mais existe, certo?


Não. O 1° Gav Ca mantém-se com dois esquadrões, o 1°/1° "Jambock" e o 2°/1° "Pif-Paf".

Sendo assim, são de 16 a 17 aeronaves por esquadrão.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinícius Martins
Júnior
Júnior
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Jul 18, 2005 12:05 am
Localização: Natal - RN

#45 Mensagem por Vinícius Martins » Sáb Ago 13, 2005 2:47 pm

nemesis escreveu:não tenho certeza.... mais o 2/1º GavCa existe mais se chama jambock!!!

Vinicius Pimenta escreveu:O 1° Gav Ca mantém-se com dois esquadrões, o 1°/1° "Jambock" e o 2°/1° "Pif-Paf".


Nemesis e Vinicius, o 2º/1º GavCa não se chama nenhum dos dois citado a cima e sim Rompe Mato. Pif Paf é o CallSign.

Abraços




Responder