Salvo engano, em 2024 sai o novo planejamento estratégico da força aérea sueca. Então veremos o que eles vão dizer do Gripen F. Por enquanto, tudo em suspenso em relação a novos pedidos.knigh7 escreveu: ↑Dom Abr 02, 2023 11:44 pm Mas eu acredito, Carvalho, que a Flygvapnet irá, no futuro encomendar a versão "F" nem que seja para formar 1 esquadrão. A própria SAAB indica que deva ter um segundo tripulante, operador do sistemas. Mas não é suspresa pois caças com a finalidade de realizarem guerra eletrônica, leva um segundo tripulante.
A Força Aérea sueca vai tentar realizar essa atividade com o "E" e vai ser o mesmo caso com a tela WAD. Queriam aquelas 3 telinas padrão até virem a WAD mais desenvolvida, funcionando na AEL. Vão ver plotos da FAB fazendo missões de ataque eletrônico, tirando mais proveito das capacidades da versão biposta, agindo de forma mais eficiente, e aí os suecos vão querer um lote de "F".
Mas eu concordo contigo que a essas alturas, dispor do modelo biplace internamente no lugar dos C\D que devem começar a dar baixa nos próximos anos pode ser uma oportunidade para a SAAB. E como a produção dele vai ser por lá mesmo.
A própria falta de vendas externas para outros clientes pode dar motivos para esta opção. Os +90 Gripen C\D ainda em operação duram até 2035, pelo que se diz. Isto pode indicar, também, novos lotes, embora menores, durante a próxima década caso não haja uma alternativa viável, e caseira, de 5a G em vista.
E tem o fato de que a FAB é na prática a única, e ainda exclusiva, operadora estrangeira do Gripen E\F. Com apenas 8 unidades encomendadas, o custo destes caças no modelo biplace pode não ser exatamente atrativo para um caça leve. Assim, creio que quantidades maiores terão que ser negociadas fim de tornar o modelo além de atraente, economicamente viável. Do contrário é um tiro no pé.
Aquelas 4 unidades adicionais que se diz ter sido autorizadas seriam um bom começo. Aliás, podemos chegar a 9 caças adicionais no contrato atual. Dispor de todos como biplace poderia ajudar a dar um empurrãozinho na decisão sueca por adquirir o modelo em uma operação de compra conjunta. Afinal, são eles que estão fazendo o trabalho quase todo. Então sabem muito bem do que ele será efetivamente capaz. Bom para eles, e bom para nós, também. Afinal, não temos perspectivas de curto prazo para um segundo lote mesmo. E 17 Gripen F para a FAB é muito melhor do que nada. Pelo menos até 2026. E dá para pagar a conta.