Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Esqueçam FA-50. A FAC quer caças de verdade e não aceitará nada menos. A ver o que o governo consegue arrumar pra eles.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Essa novela colombiana vai ter o mesmo desfecho da canadense, vão ciscar pra todo lado, mas no final, vão pro colo dos EUA.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Com o que os EUA estão cobrando por cada F-16 novo?! É complicado. Ofereceram aqueles da RDAF, que em termos tecnológicos, são piores que o Kfir.
Estou curioso para ver a FAC "operando" Rafale.
Abraços,
Wesley
Estou curioso para ver a FAC "operando" Rafale.
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"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Não confio no MD e muito menos no MRE atuais. São completamente inéptos em relação à BIDS, e pior, parecem competir um com o outro, no sentido de tentar "mostrar serviço ao patrão" a fim de manter 'o emprego'. E no final, acabam sabotando um ao outro. E o chefe nem aí, já que é, por si, outro completamente inépto e passional.
Vamos ver se nós damos sorte e os mascates da SAAB e Embraer conseguem trazer esse negócio para o Brasil. No que depender o governo por aqui, estamos ferrados e mal pagos.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
O empurrãozinho pode vir de outro ministro: Luiz Marinho. Não podemos esquecer do lobby feito pelo mesmo durante o governo Dilma.
Abraços,
Wesley
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
O lobby com certeza vai existir, e de todos os lados envolvidos no desenvolvimento e produção do Gripen E\F no Brasil.
Se ele será organizado e terá força concretamente para fazer MD e MRE trabalharem juntos de forma a amparar a proposta da SAAB\Embraer junto à FAC, e ao governo colombiano são outros quinhentos.
Com apenas 16 unidades dá para oferecer o Gripen por preços bem módicos que caibam no bolso. E essa é a principal preocupação dos brigadeiros por lá. Mas até que se saiba o quanto eles irão investir nesta nova etapa do processo, ficamos a ver o que será oferecido por cada concorrente.
Como já disse aqui antes, em termos de off set, tot e logística Gripen E\F pode ter uma proposta imbatível. E o governo brasileiro não por falta do que oferecer, tem nas mãos a capacidade de convencer os militares colombianos a fazer mais do que uma simples compra com o caça sueco.
Mas eu tenho cá minhas dúvidas que a atual gestão tenha competência e responsabilidade à altura para fechar esse negócio.
Quiçá interesse.
Se ele será organizado e terá força concretamente para fazer MD e MRE trabalharem juntos de forma a amparar a proposta da SAAB\Embraer junto à FAC, e ao governo colombiano são outros quinhentos.
Com apenas 16 unidades dá para oferecer o Gripen por preços bem módicos que caibam no bolso. E essa é a principal preocupação dos brigadeiros por lá. Mas até que se saiba o quanto eles irão investir nesta nova etapa do processo, ficamos a ver o que será oferecido por cada concorrente.
Como já disse aqui antes, em termos de off set, tot e logística Gripen E\F pode ter uma proposta imbatível. E o governo brasileiro não por falta do que oferecer, tem nas mãos a capacidade de convencer os militares colombianos a fazer mais do que uma simples compra com o caça sueco.
Mas eu tenho cá minhas dúvidas que a atual gestão tenha competência e responsabilidade à altura para fechar esse negócio.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Esse é o país que alguns aqui consideram como sendo um exemplo de seriedade em se tratando de defesa...
1- O requerimento original previa a aquisição de 24 caças;
2- Como o orçamento de US$ 921 milhões era insuficiente, reduziram para 16 unidades;
3- Segundo o comandante da FAC a menor proposta é de "2.224 millones de euros" (que o pessoal acredita ser da Saab);
4- Parece que o atual governo não está disposto a colocar mais dinheiro no projeto;
5- A solução encontrada foi "comprarse solamente los equipos necesarios para ser usados en los aviones que estén operativos".
Tirem suas conclusões.
Abraços,
Wesley
Resumo:El Senado de Colombia aborda la compra de aviones de combate que remplacen al Kfir
Unos de los citados fue el Comandante de la Fuerza aérea Colombiana, el general Luis Carlos Córdoba, quien aclaró que, a pesar de haberse previsto inicialmente la necesidad de contar con 24 aeronaves, la nueva solicitud de la institución es por solo 16 unidades, existiendo a la fecha dos propuestas por 2.600 y 2.224 millones de euros, pero que podrían bajar al comprarse solamente los equipos necesarios para ser usados en los aviones que estén operativos, haciendo referencia a que algunos equipos podrían ser usados por las células aptas para volar.
https://www.defensa.com/colombia/senado ... lacen-kfir
1- O requerimento original previa a aquisição de 24 caças;
2- Como o orçamento de US$ 921 milhões era insuficiente, reduziram para 16 unidades;
3- Segundo o comandante da FAC a menor proposta é de "2.224 millones de euros" (que o pessoal acredita ser da Saab);
4- Parece que o atual governo não está disposto a colocar mais dinheiro no projeto;
5- A solução encontrada foi "comprarse solamente los equipos necesarios para ser usados en los aviones que estén operativos".
Tirem suas conclusões.
Abraços,
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
pq o gripen? sera que é desse avião que os brigadeiros la pensam? temos que parar de achar que o gripen é a solução magica para todos os paises do mundo;;;;e se precisarem de um caça pesado? lembre-se, cada pais tem sua necessidade, colombia nao é Brasil.FCarvalho escreveu: ↑Seg Abr 03, 2023 1:43 pm O lobby com certeza vai existir, e de todos os lados envolvidos no desenvolvimento e produção do Gripen E\F no Brasil.
Se ele será organizado e terá força concretamente para fazer MD e MRE trabalharem juntos de forma a amparar a proposta da SAAB\Embraer junto à FAC, e ao governo colombiano são outros quinhentos.
Com apenas 16 unidades dá para oferecer o Gripen por preços bem módicos que caibam no bolso. E essa é a principal preocupação dos brigadeiros por lá. Mas até que se saiba o quanto eles irão investir nesta nova etapa do processo, ficamos a ver o que será oferecido por cada concorrente.
Como já disse aqui antes, em termos de off set, tot e logística Gripen E\F pode ter uma proposta imbatível. E o governo brasileiro não por falta do que oferecer, tem nas mãos a capacidade de convencer os militares colombianos a fazer mais do que uma simples compra com o caça sueco.
Mas eu tenho cá minhas dúvidas que a atual gestão tenha competência e responsabilidade à altura para fechar esse negócio.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Porque trata-se simplesmente de negócios @avc1
Nada mais.
Temos uma linha de montagem aqui e várias empresas, e empregos, para dar conta. E só os 36 caças da FAB não vão dar conta no longo prazo.
Exportar é sempre bom. E melhor ainda se o comprador tiver como uma de suas bases de apoio a indústria aeronáutica no Brasil. Simples assim.
Não se trata do que eles querem ou pensam, mas do que nós queremos e pensamos para o caça que será o principal vetor da FAB nos próximos 40 anos, pelo menos. Ficar só entre nós e os suecos não é lá uma ideia muito empolgante.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
A oferta estadunidense aos colombianos, segundo um meio local:
sdsLa primera oferta es para 24 aviones F16c, que tienen un valor de 108,14 millones de dólares cada uno más su componente de entrenamiento, simuladores y mantenimiento por 3 años, lo que implicaría la llegada de contratistas americanos de Lockheed Martin para operar todo este componente.
Esta oferta en total es de 4 mil 202 millones de dólares, es decir unos 18,95 billones de pesos, y estipulan la llegada de los 3 primeros aviones en 2028, 17 en 2029 y los últimos 4 en el 2030.
...
La segunda oferta es por 16 aviones F-16 por un valor de 112 millones de dólares cada uno pero con todo incluido la propuesta llega a los 3 mil 132 millones de dólares, equivalente a unos 14,12 billones de pesos.
https://caracol.com.co/2023/05/09/esta- ... e-combate/
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
A SAAB não precisa nem dar as caras pra não perder a viagem.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
F-16, mesmo o V/Block 07, por entre USD 109-112 milhões é palhaçada, ainda mais se tratando de compra de prateleira. Eu fosse os Colombianos, assim como sugiro pros Chilenos, iria atrás de F-18 de estoque ou mesmo F-18 Europeus que devem dar baixa, como Espanhóis, Suíços e Finlandeses, enquanto fazia leasing de Gripen C mesmo. Parece que a República Tcheca não irá renovar, então aproveita esses e faz leasing, melhor do que ser assaltados a sangue frio.
O Gripen C/D seguraria bem as pontas e futuramente os F-18 daria uma baita capacidade contra os Sukhois e de quebra capacidade anti-navio, que os Colombianos precisam demais.
É praticamente o preço dos nossos Gripens, com ToT e armamento incluso.
O Gripen C/D seguraria bem as pontas e futuramente os F-18 daria uma baita capacidade contra os Sukhois e de quebra capacidade anti-navio, que os Colombianos precisam demais.
É praticamente o preço dos nossos Gripens, com ToT e armamento incluso.
- FCarvalho
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Se os números apresentados na proposta norte americana forem estes mesmos, então penso que o Gripen E/F tem sérias chances por lá observando a questão financeira. Tecnicamente o caça sueco não deixa nada a dever a F-16 e Rafale.
O problema colombiano é preço, prazos e custos. E neste aspecto, bem, Saab e Embraer parece estão fazendo o dever de casa ao trazer para a inauguração da linha de produção em GPX autoridades colombianas e de outros países para mostrar in loco o que são capazes de oferecer e garantir na sua proposta.
Novamente. É um trabalho de formiguinha entre MD, MRE, PR, e outros órgãos civis e militares que podem tornar a proposta sueco-brasileira não apenas a melhor, mas a única capaz de fato a atender na íntegra todas as demandas da FAC. Principalmente quanto a prazos.
A ver.
O problema colombiano é preço, prazos e custos. E neste aspecto, bem, Saab e Embraer parece estão fazendo o dever de casa ao trazer para a inauguração da linha de produção em GPX autoridades colombianas e de outros países para mostrar in loco o que são capazes de oferecer e garantir na sua proposta.
Novamente. É um trabalho de formiguinha entre MD, MRE, PR, e outros órgãos civis e militares que podem tornar a proposta sueco-brasileira não apenas a melhor, mas a única capaz de fato a atender na íntegra todas as demandas da FAC. Principalmente quanto a prazos.
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