Marinha de Portugal
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Re: Marinha de Portugal
Operação conjunta apreende duas embarcações e identifica sete indivíduos
A Marinha Portuguesa, a Autoridade Marítima Nacional e a Força Aérea Portuguesa, realizaram na tarde de ontem uma operação conjunta em águas internacionais a Sul de Portugal, da qual resultou a apreensão de duas embarcações de alta velocidade e na identificação de sete indivíduos, cinco de nacionalidade marroquina e dois de nacionalidade espanhola, por suspeitas de participação em atividade de narcotráfico.
24 DE MARÇO DE 2023, 09:50
Durante uma monitorização efetuada por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, foram detetadas duas embarcações suspeitas de participação em atividades de narcotráfico, tendo-se verificado que não possuíam conjunto de identificação, nome, nem bandeira o que levou a apreensão das mesmas e à condução dos seus tripulantes para o porto mais perto para posterior identificação. Nas embarcações encontravam-se ainda 58 jerricans de combustível vazios.
A abordagem às embarcações foi realizada por duas embarcações de alta velocidade, uma pertencente à Marinha, e operada por Fuzileiros, e outra da Polícia Marítima. Como medida cautelar, os sete indivíduos foram transportados para Faro para posterior identificação, bem como as embarcações foram apreendidas, tendo sido contatado o Ministério Público para posteriores diligências.
https://www.marinha.pt/pt/media-center/ ... iduos.aspx
A Marinha Portuguesa, a Autoridade Marítima Nacional e a Força Aérea Portuguesa, realizaram na tarde de ontem uma operação conjunta em águas internacionais a Sul de Portugal, da qual resultou a apreensão de duas embarcações de alta velocidade e na identificação de sete indivíduos, cinco de nacionalidade marroquina e dois de nacionalidade espanhola, por suspeitas de participação em atividade de narcotráfico.
24 DE MARÇO DE 2023, 09:50
Durante uma monitorização efetuada por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, foram detetadas duas embarcações suspeitas de participação em atividades de narcotráfico, tendo-se verificado que não possuíam conjunto de identificação, nome, nem bandeira o que levou a apreensão das mesmas e à condução dos seus tripulantes para o porto mais perto para posterior identificação. Nas embarcações encontravam-se ainda 58 jerricans de combustível vazios.
A abordagem às embarcações foi realizada por duas embarcações de alta velocidade, uma pertencente à Marinha, e operada por Fuzileiros, e outra da Polícia Marítima. Como medida cautelar, os sete indivíduos foram transportados para Faro para posterior identificação, bem como as embarcações foram apreendidas, tendo sido contatado o Ministério Público para posteriores diligências.
https://www.marinha.pt/pt/media-center/ ... iduos.aspx
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Re: Marinha de Portugal
f.. escreveu: Decorreu hoje no auditório da Escola Naval, uma comunicação descendente de SEXA ALM CEMA, com a participação de todos os comandantes/diretores/chefes acompanhados dos seus Sargento + antigo e Praças + antigos.
SEXA ALM CEMA, transmitiu-nos o PSIT acerca dos processos que circulam entre CEMA e a tutela.
Assim, de um modo geral o que foi-nos comunicado o seguinte:
· PESSOAL:
o Já estamos em números deficitários no que respeita às praças, é necessário inverter estes números, melhorando o recrutamento, a seleção e trabalhando na retenção.
o Para o recrutamento e seleção, estão a ser criadas novas formas mais simples e facilitadoras, no sentido de poder abranger mais gente.
o Para a retenção, existem vários projetos, já em marcha, e com previsão em meados de 2024, que passo a identificar:
§ Atualização das tabelas suplementares para valores atuais (suplemento de embarque, gratificações, etc)
§ Aprovação da tabela de embarque dita “zero” e do suplemento de serviço de escala (está para breve a aprovação)
§ Alteração das regras da escala de embarque, retirando todas as alíneas e garantindo uma maior equidade na taxa de esforço (trabalho está já a ser desenvolvido na SP)
§ Criação do Serviço naval – marinheiro forma-se como serviço naval e depois vai-se especializando nas diversas áreas
§ Obras nas cobertas da base, criando mais capacidade e com melhor qualidade nas instalações, para o pessoal (inicio durante 2023 com a duração prevista de 12 meses)
§ Criação da aldeia naval, espaço com cerca de 90 habitações T0 e T1 (tipo bugalows), para poder albergar famílias mais desfavorecidas ou sem capacidade de comprar/arrendar casa (pormenores mais concretos serão mais tarde divulgados…para já, espera-se o inicio da obra em 2024
§ Criação nas antigas cobertas 9 e 10 de uma creche que apoie os filhos dos militares (também em modo de apoio social, com um valor bastante reduzido e sendo gerido em modo cooperativa – a DAS está a estudar o processo no sentido de viabilizar este projeto – ainda sem data para edificação)
§ CEMA informou que este ano só vamos conseguir contribuir com 1 pelotão para o plano Hefesto (combate e prevenção aos fogos)
· MATERIAL:
o Valor para a manutenção dos meios navais foi aumentado desde 2022, garantido nos próximos anos valores que podem ir até aos 100 milhões, em caso de necessidade
o Aprovados projetos para a construção dos seguintes navios:
§ LFC – Para render as LFC e aas LFR atuais (sem quantidade nem prazo ainda)
§ 6 NPO’s – Inicio da construção este ano, previsão de entrega dos 2 primeiros em 2026 e depois 1 por ano até 2030
§ Manter as 2 FF a navegar até 2026, com alteração nas condições de habitabilidade.
§ Navio Polivalente: Com capacidade de reabastecimento e projeção de forças (navio mais pequeno e sustentável – 2026)
§ Navio do PRR: Projeto já aprovado, mas ainda com contornos burocráticos a resolver, este navio tenciona ser o mais automatizado possível e com capacidade de efetuar um largo espectro de missões
§ 4 fragatas operacionais (MLU das VG em marcha, por forma a termos 2 BDIAS e 2 VGAM)
o Autorização da MDN para se poder efetuar reparações fora do AA. Atualmente existe um contrato plurianual, que nos vincula e obriga a solicitar ao AA a reparação dos nossos meios, a partir de agora, a Marinha está autorizada a efetuar outras procuras no mercado, por forma a termos os meios disponíveis para cumprir missões…durante mais tempo.
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Re: Marinha de Portugal
Cá estaremos para ver quanto disso será realidadecabeça de martelo escreveu: ↑Sex Mar 24, 2023 2:07 pmf.. escreveu: Decorreu hoje no auditório da Escola Naval, uma comunicação descendente de SEXA ALM CEMA, com a participação de todos os comandantes/diretores/chefes acompanhados dos seus Sargento + antigo e Praças + antigos.
SEXA ALM CEMA, transmitiu-nos o PSIT acerca dos processos que circulam entre CEMA e a tutela.
Assim, de um modo geral o que foi-nos comunicado o seguinte:
· PESSOAL:
o Já estamos em números deficitários no que respeita às praças, é necessário inverter estes números, melhorando o recrutamento, a seleção e trabalhando na retenção.
o Para o recrutamento e seleção, estão a ser criadas novas formas mais simples e facilitadoras, no sentido de poder abranger mais gente.
o Para a retenção, existem vários projetos, já em marcha, e com previsão em meados de 2024, que passo a identificar:
§ Atualização das tabelas suplementares para valores atuais (suplemento de embarque, gratificações, etc)
§ Aprovação da tabela de embarque dita “zero” e do suplemento de serviço de escala (está para breve a aprovação)
§ Alteração das regras da escala de embarque, retirando todas as alíneas e garantindo uma maior equidade na taxa de esforço (trabalho está já a ser desenvolvido na SP)
§ Criação do Serviço naval – marinheiro forma-se como serviço naval e depois vai-se especializando nas diversas áreas
§ Obras nas cobertas da base, criando mais capacidade e com melhor qualidade nas instalações, para o pessoal (inicio durante 2023 com a duração prevista de 12 meses)
§ Criação da aldeia naval, espaço com cerca de 90 habitações T0 e T1 (tipo bugalows), para poder albergar famílias mais desfavorecidas ou sem capacidade de comprar/arrendar casa (pormenores mais concretos serão mais tarde divulgados…para já, espera-se o inicio da obra em 2024
§ Criação nas antigas cobertas 9 e 10 de uma creche que apoie os filhos dos militares (também em modo de apoio social, com um valor bastante reduzido e sendo gerido em modo cooperativa – a DAS está a estudar o processo no sentido de viabilizar este projeto – ainda sem data para edificação)
§ CEMA informou que este ano só vamos conseguir contribuir com 1 pelotão para o plano Hefesto (combate e prevenção aos fogos)
· MATERIAL:
o Valor para a manutenção dos meios navais foi aumentado desde 2022, garantido nos próximos anos valores que podem ir até aos 100 milhões, em caso de necessidade
o Aprovados projetos para a construção dos seguintes navios:
§ LFC – Para render as LFC e aas LFR atuais (sem quantidade nem prazo ainda)
§ 6 NPO’s – Inicio da construção este ano, previsão de entrega dos 2 primeiros em 2026 e depois 1 por ano até 2030
§ Manter as 2 FF a navegar até 2026, com alteração nas condições de habitabilidade.
§ Navio Polivalente: Com capacidade de reabastecimento e projeção de forças (navio mais pequeno e sustentável – 2026)
§ Navio do PRR: Projeto já aprovado, mas ainda com contornos burocráticos a resolver, este navio tenciona ser o mais automatizado possível e com capacidade de efetuar um largo espectro de missões
§ 4 fragatas operacionais (MLU das VG em marcha, por forma a termos 2 BDIAS e 2 VGAM)
o Autorização da MDN para se poder efetuar reparações fora do AA. Atualmente existe um contrato plurianual, que nos vincula e obriga a solicitar ao AA a reparação dos nossos meios, a partir de agora, a Marinha está autorizada a efetuar outras procuras no mercado, por forma a termos os meios disponíveis para cumprir missões…durante mais tempo.
Uma coisa é certa, o capitão Iglo já faz propaganda como qualquer bom político
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Re: Marinha de Portugal
Hora de fazer lobby e oferecer umas FCTs pros patrícios, aproveitar que estão gostando dos produtos zucas:
Lulaaa, chama o Costa prum cafézinho!!
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Re: Marinha de Portugal
@FCarvalho , esse é o seu momento garoto!
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Marinha de Portugal
Vou dar ideia aqui, ano que vem lança a Tamandaré, logo as provas e ali por 2025 dá pra fazer um pedido conjunto de um Batch II: 2 MB + 2 MP.
Redondo!
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Re: Marinha de Portugal
Se aumentar o grau de participação da Embraer, até que o PS aceitava de braços abertos. Seriam uns excelentes substitutos para os futuros NPO 3ª Série (talvez com algumas alterações para melhora-lo).
Os atuais:
Os que eram para vir:
Os NPO de 3ª Série apresentam várias melhorias em relação às duas primeiras séries ao nível dos sistemas de propulsão (elétrica com propulsores azimutais), ao sistema de defesa própria, ao sistema de lançamento de torpedos e aos equipamentos de Command, Control, Communications, Computers, Intelligence and Survillance (C4IS).
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Re: Marinha de Portugal
Se alguma vez vierem a existir
Mas para Portugal comprar navios vossos, é só a Embraer alinhar no negócio, ainda temos de ampliar a BNL porque os navios não vão caber lá
Mas para Portugal comprar navios vossos, é só a Embraer alinhar no negócio, ainda temos de ampliar a BNL porque os navios não vão caber lá
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Re: Marinha de Portugal
O NRP Mondego P592 da Marinha de Guerra Portuguesa encontra-se atracado no Porto do Caniçal, concelho de Machico, Ilha da Madeira.
Os Motores Principais do navio, estão os 2 inoperacionais,
o que foi reparado avariou, e o outro também avariou,
navio ficou sem propulsão.
Geradores estão inoperacionais,
navio sem energia. sem luz, água e alimentação.
Refeições compradas no supermercado Pingo Doce (prato do dia).
Guarnição desloca-se à delegação marítima a fim de fazer as necessidades e higiene diária,..etc. que se situa a um kilómetro de distância. .
Todos os géneros alimentares perecíveis que se encontravam nas camaras figorificas foram deitados ao lixo.
A guarnição encontra-se bastante apreensiva.
fonte t v i
Os Motores Principais do navio, estão os 2 inoperacionais,
o que foi reparado avariou, e o outro também avariou,
navio ficou sem propulsão.
Geradores estão inoperacionais,
navio sem energia. sem luz, água e alimentação.
Refeições compradas no supermercado Pingo Doce (prato do dia).
Guarnição desloca-se à delegação marítima a fim de fazer as necessidades e higiene diária,..etc. que se situa a um kilómetro de distância. .
Todos os géneros alimentares perecíveis que se encontravam nas camaras figorificas foram deitados ao lixo.
A guarnição encontra-se bastante apreensiva.
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Re: Marinha de Portugal
Que fase hein?!
Não sei quanto à MP, mas do lado de cá do Atlântico, a MB foi uma péssima gestora de programas, vide o vexame dos KC2 e A4. Resolveu brincar de TopGun e esqueceu da sua atividade primária. Bem, o resultado vocês já sabem.
Abraços,
Wesley
Não sei quanto à MP, mas do lado de cá do Atlântico, a MB foi uma péssima gestora de programas, vide o vexame dos KC2 e A4. Resolveu brincar de TopGun e esqueceu da sua atividade primária. Bem, o resultado vocês já sabem.
Abraços,
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Re: Marinha de Portugal
Submarino Arpão realiza a sua maior viagem no Atlântico Sul
O NRP Arpão largou esta manhã da Base Naval de Lisboa para participar na Iniciativa Mar Aberto, no Atlântico sul, até ao início de agosto.
04 DE ABRIL DE 2023, 11:04
Durante 120 dias de missão o NRP Arpão irá percorrer mais de 13.000 milhas, realizar cerca de 2.500 horas de navegação e visitar dois continentes e cinco países: Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Angola e Marrocos, contribuindo para o estreitamento das relações de cooperação militar e diplomáticas entre Portugal e cada um dos países visitados, com especial enfoque nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se realizará na África do Sul e contará com a presença do Presidente da República.
O NRP Arpão será o primeiro submarino português a realizar uma missão deste tipo, sendo também a primeira vez que um submarino nacional cruza a linha do equador, tendo para isso posto à prova a capacidade logística operacional da Marinha.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, entre outras entidades.
O submarino Arpão tem uma guarnição de 35 militares e é comandado pelo capitão-de-fragata Taveira Pinto.
https://www.marinha.pt/pt/media-center/ ... -4879.aspx
O NRP Arpão largou esta manhã da Base Naval de Lisboa para participar na Iniciativa Mar Aberto, no Atlântico sul, até ao início de agosto.
04 DE ABRIL DE 2023, 11:04
Durante 120 dias de missão o NRP Arpão irá percorrer mais de 13.000 milhas, realizar cerca de 2.500 horas de navegação e visitar dois continentes e cinco países: Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Angola e Marrocos, contribuindo para o estreitamento das relações de cooperação militar e diplomáticas entre Portugal e cada um dos países visitados, com especial enfoque nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se realizará na África do Sul e contará com a presença do Presidente da República.
O NRP Arpão será o primeiro submarino português a realizar uma missão deste tipo, sendo também a primeira vez que um submarino nacional cruza a linha do equador, tendo para isso posto à prova a capacidade logística operacional da Marinha.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, entre outras entidades.
O submarino Arpão tem uma guarnição de 35 militares e é comandado pelo capitão-de-fragata Taveira Pinto.
https://www.marinha.pt/pt/media-center/ ... -4879.aspx