Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4872
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 650 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6976 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Mar 16, 2023 11:35 am

FCarvalho escreveu: Qua Mar 15, 2023 6:00 pm
FIGHTERCOM escreveu: Qua Mar 15, 2023 8:32 am
E o pronunciamento, teve?! :twisted:
Ainda no aguardo do documento do EB mencionando Guaranis para exportação. :mrgreen:
Abraços,
Wesley
Escreve uma cartinha carinhosa para o Zé Múcio. Que sabe ele atende os teus desejos. :mrgreen:
Quem sabe ele tem o maior prazer em te atender. [003]
Que bom que entendeu que não é possível, ficaria triste se você insistisse naquela ideia de criar factóides onde não existem. :twisted:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36803
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6977 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 17, 2023 12:53 pm

Alguém aí faz ideia de quando começa a homologação REVO do KC-390 com os Gripen E?
Com apenas um único avião sendo recebido por ano, vai ficar difícil para os 5 existentes darem conta de todo o processo restante de integração e homologação de missões que restam fazer.
Era para serem 2 por ano, mas o PLOA 2023 aparentemente não corresponde ao que teria sido acordado.
Ademais, a Embraer continua com 2 unidades, uma delas pertencente à FAB, e parece que não usa para muita coisa, já que os aviões de linha é que são enviados para as feiras mundo afora.
Do jeito que a coisa tá, seria bom questionar se já não era hora de devolver o primeiro de série para a FAB, visto que as demandas só aumentam, mas a frota não acompanha o mesmo rítmo. E os C-130H saem de linha finalmente em 2024, conforme se divulgado pela FAB.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13645
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6978 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 19, 2023 7:35 am

Parece que a Embraer aprendeu com os erros da SAAB e irá propor uma JV com a HAL para construir partes do KC-390 na Índia. O programa não é mais para até 40 aeronaves e sim de 40 a 80 aeronaves!

https://idrw.org/embraer-expected-to-se ... -with-hal/

O MD e o GF tem que ir com tudo pra assegurar esse contrato, 40-80 aeronaves é muita coisa e essa JV é a melhor coisa pra nós e pra Índia, pois possibilitará muitos projetos em conjunto com a HAL, talvez até a DRDO se meta nisso, como eu já estaria propondo que o fizesse.

Pra mim, as trocas na compra seriam óbvias: participação no DRDO Ghatak e aquisição do BrahMos-NG para equipar nossos SSKs e o Gripen.

A Lockheed não tem como oferecer essas condições a Índia, logo o KC-390 só perde essa competição por incompetêncoa Brasileira ou uma propina extremamente gorda da Lockheed.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36803
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6979 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 19, 2023 2:49 pm

Entre os competidores do certame indiano, que visa aeronaves do porte do Hércules, apenas o KC-390 pode oferecer o que os indianos pedem em termos de transferência de tecnologia, e mais algum off set, se for o caso. Isso, claro, se a ideia for mesmo um cargo com até as vinte e poucas toneladas como mencionado.

A Embraer está com os dois pés dentro deste contrato. A Índia provavelmente irá chegar nas 80 unidades a depender do que for negociado. Será um contrato de mais de 10 bilhões de dólares. Temos muitas coisas para ver na BID indiana que nos interessam a fim de obter parcerias para os produtos que temos e, principalmente, para os que ainda não temos, e precisamos.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38308
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2661 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6980 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mar 21, 2023 11:40 am

Expliquem-me uma coisa, se o governo Português comprou 5 KC-390, para quê adquirir 6 plataformas de trabalho para o novo Sistema de armas KC-390, ainda por cima por ajuste direto (sem concurso público) à JORMAX por 14.440,41€?

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/result ... 0&ext=.pdf

6?!

Não quero entrar em teorias da conspiração, mas há muito que se diz que o nosso caríssimo governo vai adquirir um sexto KC-390 e os Super Tucano.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2452
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 708 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6981 Mensagem por EduClau » Ter Mar 21, 2023 1:06 pm

Mais kacê não sei, mas pelos tucanos estão na peleja com nossa antiga provincia rebelde que nos foi deixada por vós:

Portugal, a un paso de hacerse con los aviones Super Tucano brasileños que quiere Uruguay

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... -2023-2034

8-]




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4872
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 650 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6982 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Mar 21, 2023 2:34 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Mar 21, 2023 11:40 am Expliquem-me uma coisa, se o governo Português comprou 5 KC-390, para quê adquirir 6 plataformas de trabalho para o novo Sistema de armas KC-390, ainda por cima por ajuste direto (sem concurso público) à JORMAX por 14.440,41€?

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/result ... 0&ext=.pdf

6?!

Não quero entrar em teorias da conspiração, mas há muito que se diz que o nosso caríssimo governo vai adquirir um sexto KC-390 e os Super Tucano.
Acredito que essa foi a maneira encontrada para reavermos parte do ouro retirado daqui da época do Brasil Colônia. Chegou a nossa vez se oferecer "espelhinhos" para Portugal.

Abraços,

Wesley
PS: Zoeira mode on [003]




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4872
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 650 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6983 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Mar 21, 2023 2:36 pm

EduClau escreveu: Ter Mar 21, 2023 1:06 pm Mais kacê não sei, mas pelos tucanos estão na peleja com nossa antiga provincia rebelde que nos foi deixada por vós:

Portugal, a un paso de hacerse con los aviones Super Tucano brasileños que quiere Uruguay

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... -2023-2034

8-]
A sorte de Portugal é que o Guarani pertence à IDV. Fosse da Embraer, seria a aposentadoria precoce do Pandur. :lol:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6984 Mensagem por hotm » Ter Mar 21, 2023 6:55 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Mar 21, 2023 2:36 pm
EduClau escreveu: Ter Mar 21, 2023 1:06 pm Mais kacê não sei, mas pelos tucanos estão na peleja com nossa antiga provincia rebelde que nos foi deixada por vós:

Portugal, a un paso de hacerse con los aviones Super Tucano brasileños que quiere Uruguay

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... -2023-2034

8-]
A sorte de Portugal é que o Guarani pertence à IDV. Fosse da Embraer, seria a aposentadoria precoce do Pandur. :lol:


Abraços,

Wesley

este ST sao semi novos com poucas horas de voo ?

se for um bom negocio pq não ?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60824
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6423 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#6985 Mensagem por Túlio » Ter Mar 21, 2023 7:08 pm

hotm escreveu: Ter Mar 21, 2023 6:55 pm
este ST sao semi novos com poucas horas de voo ?

se for um bom negocio pq não ?
Porque Portugal, até onde sei, precisa tanto de Super Tucano quanto uma galinha precisa de tetas, é simplesmente um meio que não tem uso nem faz sentido operacional nenhum.

Mais DOIDO que isto só o Brasil, que precisa e muito deles, querer vendê-los.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36803
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6986 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 22, 2023 1:30 am

Do jeito que a FAB está desesperada aqui por recursos, tá valendo qualquer negócio.
Abriram mão de 9 KC-390, Gripen F produzido aqui, UCAV, STOUT, H225M, e por aí vai.
Vender Super Tucano encostado por falta de verba é galho fraco.
Quero ver é comprar novos.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6987 Mensagem por hotm » Qua Mar 22, 2023 6:08 am

eu acho que para substituir os apha jet esta bem bom
em vez de comprar pc 21 novos sem armas ou algo mais caro que venha uns bons ST.
ainda conseguem dar apoio aproximado.

"Vender Super Tucano encostado por falta de verba é galho fraco."
mas ja estão a algum tempo encostados pelo que se le aqui?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36803
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6988 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 22, 2023 12:56 pm

hotm escreveu: Qua Mar 22, 2023 6:08 am eu acho que para substituir os apha jet esta bem bom
em vez de comprar pc 21 novos sem armas ou algo mais caro que venha uns bons ST.
ainda conseguem dar apoio aproximado.

"Vender Super Tucano encostado por falta de verba é galho fraco."
mas ja estão a algum tempo encostados pelo que se le aqui?
Estão encostados porque a FAB não tem recursos para manter toda a frota atual, menos de 80 unidades, salvo engano, das 99 originais encomendadas; mas não estão à venda no mercado externo oficialmente. A FAB não os está vendendo de fato. Vender ou não é um negócio de oportunidade que está nas mãos do MD e do governo. Se aparecer, melhor. Arruma-se uns trocados. Se não, fica como está.

É lamentável dizer que o 'caça' em maior número que a FAB possui sequer conseguem ser operados na íntegra em termos quantitativos.

Se é assim com meros turbohelices, dá para entender o porquê de andarem dizendo que 26 Gripen a mais está de ótimo tamanho para formar dois esquadrões... :oops:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60824
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6423 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#6989 Mensagem por Túlio » Qui Mar 23, 2023 12:36 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mar 22, 2023 12:56 pm
hotm escreveu: Qua Mar 22, 2023 6:08 am eu acho que para substituir os apha jet esta bem bom
em vez de comprar pc 21 novos sem armas ou algo mais caro que venha uns bons ST.
ainda conseguem dar apoio aproximado.

"Vender Super Tucano encostado por falta de verba é galho fraco."
mas ja estão a algum tempo encostados pelo que se le aqui?
Estão encostados porque a FAB não tem recursos para manter toda a frota atual, menos de 80 unidades, salvo engano, das 99 originais encomendadas; mas não estão à venda no mercado externo oficialmente. A FAB não os está vendendo de fato. Vender ou não é um negócio de oportunidade que está nas mãos do MD e do governo. Se aparecer, melhor. Arruma-se uns trocados. Se não, fica como está.

É lamentável dizer que o 'caça' em maior número que a FAB possui sequer conseguem ser operados na íntegra em termos quantitativos.

Se é assim com meros turbohelices, dá para entender o porquê de andarem dizendo que 26 Gripen a mais está de ótimo tamanho para formar dois esquadrões... :oops:
Deixa ver se entendi: então setenta e poucos turboprops com CPFH de uns USD 800 não podem ser mantidos operacionais, mas 26 caças (extras) com CPFH umas dez vezes maior (ou mais) aí sim, podem, seria isso? [091] [091] [091] [091]

PS.: qual a chance de um Gripen abater uma avioneta de los narcos sem matar ninguém? 🤔




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13645
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6990 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 23, 2023 1:30 pm

A USAF irá dar baixa nos A-29 e não duvidaria deles ir parar na FAP.




Responder