TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Talvez no que dependesse só da FAB sim, para nós seria um ótimo negócio e poria alguma previsibilidade no planejamento.Morcego_Wilton escreveu: ↑Seg Mar 06, 2023 6:02 pm LEVANDO EM CONTA ESTAS INFORMAÇÕES:A Saab foi contratada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para o desenvolvimento futuro de aeronaves de caça. O contrato, de aproximadamente 250 milhões de coroas suecas, inclui estudos sobre futuras capacidades de combate aéreo.
De acordo com a Saab, que anunciou o contrato com a FMV nesta quarta-feira (01), o estudo é de natureza preparatória e seu objetivo é ampliar o trabalho sobre como as futuras capacidades aéreas de combate podem ser desenvolvidas e realizadas.
“Estou muito satisfeito por termos recebido este pedido, que permite o desenvolvimento de capacidades futuras”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.
https://www.aeroflap.com.br/saab-vai-es ... s-de-caca/Me parece, que o BR vai continuar muito tempo ainda com os suecos, não era o caso de ja assinar essa parada logo?Trata-se da união dos projetos Tempest, liderado pelos britânicos, com o F-X, lançado pelo Japão. A Suécia, que chegou a participar de estudos preliminares, deixou a parceria recentemente.
https://www.airway.com.br/reino-unido-i ... a-geracao/
Mas não depende só da força aérea.
Ademais, para um país que já detonou duas vezes, e quase uma terceira, o cronograma de recebimento dos seus caças, e ainda por cima vive as turras ano após ano com o orçamento para manter o projeto minimamente em ordem, não sei se teríamos muito a oferecer em uma eventual parceria com os suecos em um novo caça.
A não ser passar mais vergonha do que já passamos agora tentando manter as contas de míseras 36 unidades em dia.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Interessante a mudança do alcance eficaz do missil AA quando a aeronave começa a manobrar (a partir de 4:45) .Aim For The Top escreveu: ↑Sex Mar 10, 2023 12:00 pm Esse vídeo mostra um pouco do funcionamento do WAD do gripen.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pensando aqui com os meus botões. Por que será que a FAB depois de anos do Gripen E ter sido escolhido como caça padrão tem apenas 3 pilotos habilitados no mesmo, dez anos depois da sua escolha.
É sabido que haveria vários pilotos fazendo a conversão na Suécia, com os Gripen D, mas, isso não explica de todo o fato de recebermos a primeira unidade em 2019, com mais 4 chegando nos anos subsequentes, e mesmo assim, tão somente 3 pilotos se tornaram operacionais no modelo E.
Não sei o que há por trás dessa dicotomia de termos mais caças que pilotos para voar neles, mas é algo que tem de ser questionado.
Se fosse o caso, como agora estamos vendo, por que não adiantaram o recebimento dos simuladores antes mesmo de ter aqui o primeiro de série?
Ou ainda, prevendo que haveria problemas com a formação de pilotos, por que não privilegiaram oo Gripen F em seu apronto?
Enfim, tem muita coisa que precisa ser explicada, mas que não foi sequer questionada por quem de ofício. A começar pelo MD.
É sabido que haveria vários pilotos fazendo a conversão na Suécia, com os Gripen D, mas, isso não explica de todo o fato de recebermos a primeira unidade em 2019, com mais 4 chegando nos anos subsequentes, e mesmo assim, tão somente 3 pilotos se tornaram operacionais no modelo E.
Não sei o que há por trás dessa dicotomia de termos mais caças que pilotos para voar neles, mas é algo que tem de ser questionado.
Se fosse o caso, como agora estamos vendo, por que não adiantaram o recebimento dos simuladores antes mesmo de ter aqui o primeiro de série?
Ou ainda, prevendo que haveria problemas com a formação de pilotos, por que não privilegiaram oo Gripen F em seu apronto?
Enfim, tem muita coisa que precisa ser explicada, mas que não foi sequer questionada por quem de ofício. A começar pelo MD.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pensando em uma versão "bombada" do Gripen E para a segunda metade do século XXI.
Será que cola?
https://blog.geaerospace.com/technology ... roduction/
https://prattwhitney.com/products-and-s ... gines/F135
Será que cola?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Um novo coração para o Gripen BR
https://www.ajaishukla.com/2015/07/firs ... ve-in.html
A possibilidade de o F414EE vir a ser escolhido para mover o AMCA, daria à GE um mercado cativo de mais de 400 motores, apenas para a IAF. Se for considerado o Tejas Mk II, a demanda passa das 600 unidades somente naquele país.
Conquanto, a negativa norte americana em autorizar o desenvolvimento conjunto com os indianos é algo que realmente vai na contramão da verborragia diplomática do Departamento de Estado em relação a processos cooperativos tecnológicos e industriais com a Índia. E mina de certa forma qualquer tentativa norte americana no sentido de vender seus produtos por lá, o que, também, me parece um tiro no pé.
Certo é que os indianos não irão abrir mão de seus próprios interesses nacionais, leia-se Rússia, para dar conta das vontades e idiossincrasias do tio Sam na Ásia central. Como se diz, "amigos, amigos, negócios a parte".
Mas, caso a GE possa vir a autorizada a fazer este investimento, é algo que penso podemos olhar para o futuro, já que não precisaríamos colocar um tostão em PDI do motor, apenas fazer as verificações de engenharia de praxe para ver como ficaria o F414EE em um Gripen E\F, e se o custo x benefício valeria a pena. A meu ver, creio que é uma relação interessante e vantajosa em um suposto Gripen E block II.
A ver.
https://www.ajaishukla.com/2015/07/firs ... ve-in.html
A possibilidade de o F414EE vir a ser escolhido para mover o AMCA, daria à GE um mercado cativo de mais de 400 motores, apenas para a IAF. Se for considerado o Tejas Mk II, a demanda passa das 600 unidades somente naquele país.
Conquanto, a negativa norte americana em autorizar o desenvolvimento conjunto com os indianos é algo que realmente vai na contramão da verborragia diplomática do Departamento de Estado em relação a processos cooperativos tecnológicos e industriais com a Índia. E mina de certa forma qualquer tentativa norte americana no sentido de vender seus produtos por lá, o que, também, me parece um tiro no pé.
Certo é que os indianos não irão abrir mão de seus próprios interesses nacionais, leia-se Rússia, para dar conta das vontades e idiossincrasias do tio Sam na Ásia central. Como se diz, "amigos, amigos, negócios a parte".
Mas, caso a GE possa vir a autorizada a fazer este investimento, é algo que penso podemos olhar para o futuro, já que não precisaríamos colocar um tostão em PDI do motor, apenas fazer as verificações de engenharia de praxe para ver como ficaria o F414EE em um Gripen E\F, e se o custo x benefício valeria a pena. A meu ver, creio que é uma relação interessante e vantajosa em um suposto Gripen E block II.
A ver.
Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Mar 22, 2023 1:22 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Terça-feira eu vou na base e pergunto pra vc.
FCarvalho escreveu: ↑Sex Mar 17, 2023 1:11 pm Pensando aqui com os meus botões. Por que será que a FAB depois de anos do Gripen E ter sido escolhido como caça padrão tem apenas 3 pilotos habilitados no mesmo, dez anos depois da sua escolha.
É sabido que haveria vários pilotos fazendo a conversão na Suécia, com os Gripen D, mas, isso não explica de todo o fato de recebermos a primeira unidade em 2019, com mais 4 chegando nos anos subsequentes, e mesmo assim, tão somente 3 pilotos se tornaram operacionais no modelo E.
Não sei o que há por trás dessa dicotomia de termos mais caças que pilotos para voar neles, mas é algo que tem de ser questionado.
Se fosse o caso, como agora estamos vendo, por que não adiantaram o recebimento dos simuladores antes mesmo de ter aqui o primeiro de série?
Ou ainda, prevendo que haveria problemas com a formação de pilotos, por que não privilegiaram oo Gripen F em seu apronto?
Enfim, tem muita coisa que precisa ser explicada, mas que não foi sequer questionada por quem de ofício. A começar pelo MD.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Cara, vc ta enxergando problema onde nao tem. Eles tiveram que aprender ingles, foram treinados nos manuais dos suecos, tiveram que aprender neles, tiveram que voltar e traduzir e adaptar uma CARALHADA de manual de uma doutrina que não é deles, tiveram que esperar o aivão acabar a certificação antes de voltar a voar, tiveram que voltar para Suecia só para fazer a transição para o Gripen E, tiveram que esperar o simulador ficar pronto no Brasil para continuar o treinamento aqui, tem sistemas que ainda nao esta certificado, como ar-solo, tão criando doutrina em guerra eletrônica, que é algo que nao manjam nada....FCarvalho escreveu: ↑Sex Mar 17, 2023 1:11 pm Pensando aqui com os meus botões. Por que será que a FAB depois de anos do Gripen E ter sido escolhido como caça padrão tem apenas 3 pilotos habilitados no mesmo, dez anos depois da sua escolha.
É sabido que haveria vários pilotos fazendo a conversão na Suécia, com os Gripen D, mas, isso não explica de todo o fato de recebermos a primeira unidade em 2019, com mais 4 chegando nos anos subsequentes, e mesmo assim, tão somente 3 pilotos se tornaram operacionais no modelo E.
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Se fosse o caso, como agora estamos vendo, por que não adiantaram o recebimento dos simuladores antes mesmo de ter aqui o primeiro de série?
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Enfim, tem muita coisa que precisa ser explicada, mas que não foi sequer questionada por quem de ofício. A começar pelo MD.
A primeira leva de treinamento é sempre a mais demorada.. Eu trabalho com produtos de TI, esta primeira leva de treinamento é o chamado Train-the-Trainer. É algo complexo pra caralho... Depois o negocio anda...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
@angelogalvao, para tudo isso aí e mais um pouco existe há vários anos na FAB o grupo Fox.
A transição de um piloto para o Gripen E pode ser feita em 6 meses, entre teoria e prática. E não sou eu que disse isso.
Então, eu não estou criando problema nenhum, estou apenas questionando um fato. E só.
A transição de um piloto para o Gripen E pode ser feita em 6 meses, entre teoria e prática. E não sou eu que disse isso.
Então, eu não estou criando problema nenhum, estou apenas questionando um fato. E só.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom dia, como a realidade é diferente das conjecturas...
Fui ba base ontem Túlio. Seus IRST já estão aqui em Anápolis guardadinhos, não foram instalados porque ainda não estão sendo usados, pecinha cara pra caramba.
Pilotos Suecos estão aqui pra dar treinamento aos pilotos.
Estão voando muito, mesmo com chuva.
Doutrina sendo feita.
Avião só recebe elogios.
Fui ba base ontem Túlio. Seus IRST já estão aqui em Anápolis guardadinhos, não foram instalados porque ainda não estão sendo usados, pecinha cara pra caramba.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Estou desconfiado que foi voce que vazou meu post para meu primo! heheheJuliano Lisboa escreveu: ↑Qua Mar 22, 2023 8:35 am Bom dia, como a realidade é diferente das conjecturas...
Fui ba base ontem Túlio. Seus IRST já estão aqui em Anápolis guardadinhos, não foram instalados porque ainda não estão sendo usados, pecinha cara pra caramba.
Pilotos Suecos estão aqui pra dar treinamento aos pilotos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom saber que não estão parados esperando o trem passar.Juliano Lisboa escreveu: ↑Qua Mar 22, 2023 8:35 am Bom dia, como a realidade é diferente das conjecturas...
Fui ba base ontem Túlio. Seus IRST já estão aqui em Anápolis guardadinhos, não foram instalados porque ainda não estão sendo usados, pecinha cara pra caramba.
Pilotos Suecos estão aqui pra dar treinamento aos pilotos.
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Muito obrigado pelas informações @Juliano Lisboa
abs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Do tópico do SAAB Gripen. Respondendo ao @knigh7. Para se pensar nas alternativas.FCarvalho escreveu: ↑Ter Mar 21, 2023 1:28 pm Se os suecos comprarem o biposto do Gripen, uma ideia seria trocar os 8 F + 9 opcionais por Gripen E e encomendar o suposto segundo lote de 26 unidades tudo no modelo F, e fabricar aqui.
Ficariam 45 E e 26 F na FAB.
Até que não seria ruim essa distribuição. Com mais alguns opcionais desse novo contrato dá para dispor de uma frota relativamente aceitável.
Já que não vamos chegar nos números propostos originalmente do FX2, pode-se pensar no que é possível fazer com o melhor que a eterna falta de recursos do orçamento consegue fazer com o que foi aventado nos últimos 3 anos.
O segundo lote poderia chegar a 6 ou 7 unidades opcionais, das 26 citas, totalizando 32\33 unidades.
Não deve ser nenhuma panacéia poder dispor de até 88 Gripen E\F. Espero.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bingo kkkkkkkkkkangelogalvao escreveu: ↑Qua Mar 22, 2023 12:28 pmEstou desconfiado que foi voce que vazou meu post para meu primo! heheheJuliano Lisboa escreveu: ↑Qua Mar 22, 2023 8:35 am Bom dia, como a realidade é diferente das conjecturas...
Fui ba base ontem Túlio. Seus IRST já estão aqui em Anápolis guardadinhos, não foram instalados porque ainda não estão sendo usados, pecinha cara pra caramba.
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