Túlio escreveu: ↑Sex Mai 26, 2023 12:30 pm
FCarvalho escreveu: ↑Sex Mai 26, 2023 12:08 pm
Os pilotos da FAB levaram 6 meses para fazer a transição para os Gripen C/D. Isso os tornou aptos a pilotar o caça. Proficiência é outra coisa.
Mas os ucranianos não tem tempo e condições para se dar esse luxo.
E isso terá um impacto no teatro aéreo para eles.
Mas é um risco que eles devem aceitar.
Na verdade os casos me parecem bem similares: tanto a FAB quanto a Ucrânia não iriam mandar noobs quando têm muitos Pilotos experientes em aeronaves inferiores, assim, é apenas dominar o que o Gripen, no caso, tem e faz a mais e melhor do que F-5M, AMX, MiG-29 e Su-24; o resto os caras já sabem como fazer, tipo voo em diferentes formações, táticas aéreas, manobras em combate, etc...
Não tenho certeza se a força aérea ucraniana tem tantos pilotos experientes assim para dispersar por meio mundo para formação em novos vetores. Mas em princípio, mesmo que se envie pessoal já adestrado e operacional, uma coisa é pilotar em missões reais um Mig-29A\UB de primeira geração, outra é fazer o mesmo com um Gripen C\D. São padrões muito diferentes de performace, desempenho, gestão de informações, comunicações, características de brifing, etc. Tudo é bem diferente. Não digo que seja impossível, mas é pouco provável que se consiga tirar tudo de proveito que o caça pode oferecer quando se está aprendendo, literalmente, a usá-lo a partir de missões reais, em que não há espaço para erros, por menores que sejam.
E mesmo que voem por seis meses os caças, é como eu disse, podem até aprender a operar, mas proficiência é um caminho mais longo, e que precisa de tempo para entender e integrar-se pilotos e máquinas. E eles não tem isso. Meter a cara em um Gripen E contra um Su-35 apenas apostando na capacidade dos pilotos, e do caça, me parece um erro crasso. Mas eles não tem outras opções.
O pessoal do GDA, salvo engano, vai passar por mais 2 a 3 meses para se adaptarem ao Gripen E contando com muitas horas de simulador antes de pegarem os caças de verdade. O "FOC" dos pilotos nos F-39E ainda demora um bom tempo. E ainda vão ter que fazer um tipo de ground school review mesmo se tratando "do mesmo caça" já voado na Suécia.
Aliás, eu fico curioso em saber quantos Gripen E os suecos receberam desde 2019, já que aqui temos em mãos 7 unidades, com 6 no GDA e 1 em GPX. Eles não tem o mesmo problema de falta de recursos e de vergonha na cara em relação a receber os seus que eu saiba. Isto posto, me admira a afirmação deles de possuir apenas 96 Gripen C\D nos seus esquadrões, quando sabemos a SAAB já está entregando os modelos E há pelo menos 4 anos.
Lembro-me que certa vez tempos atrás alguém disse lá no tópico do FX que a SAAB tinha mais de 10 aeronaves em linha de produção. Já faz tempo que li essa afirmação. Duvido que eles tenham menos de uma dezena de unidades ativas do Gripen E na força aérea. E não me parece oferecer qualquer vantagem efetiva enviar meia dúzia de caças para a Ucrânia apenas para dizer que está colaborando com o país.
Há sim, Suécia e Rússia andaram estes dias expulsando funcionários diplomáticos reciprocamente, inclusive com o fechamento de consulados dos dois lados. E os suecos nem estão na OTAN ainda.