A Sérvia está sob embargo de armas da UE e USA desde as primeiras guerras de secessão da Iuguslavia nos começo dos anos 1990, e qualquer coisa para eles é vista com reticências, dado que o país jamais reconheceu o Kosovo, ou esqueceu a 'coça' que levou por causa disso da OTAN. Tanto que eles continuam até hoje sem receber sequer um parafuso do chamado mundo ocidental.Viktor Reznov escreveu: ↑Dom Fev 26, 2023 10:50 pm A França é completamente imunte às pressões da Casa Branca pro fornecimento dos Rafale à Sérvia. Tudo o que depende é da atitude dos mesmos para com a Bósnia.
Eles não reconhecem, e nunca irão reconhecer o Kosovo como país independente. Isto por si só basta para os franceses pensarem duas vezes antes de querer vender Rafale para eles. A probabilidade de terem de lutar contra seus próprios caças no futuro a longo prazo continua muito alta. É só ver os últimos acontecimentos por lá e por que a OTAN inda mantém tropas mais de 20 anos depois naquela região. Para não falar da Bósnia, que continua um rebotalho mal resolvido entre os três grupos populacionais que formam o país.
Ademais, outro dia receberam sistemas AAe e médio alcance\altura chineses. Mais um ponto contra o fornecimento de caças ocidentais.
A não ser o Gripen E\F que é visto como um caça "bonzinho" e inofensivo.
Se eu fosse a Embraer dava um chega em Belgrado para conversar com eles.