UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Suetham
Sênior
Sênior
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 613 vezes

Re: UCRÂNIA

#9166 Mensagem por Suetham » Ter Mar 14, 2023 9:17 pm

prp escreveu: Ter Mar 14, 2023 3:42 pm Dizem que o Su27 deu um totozinho no drone. kkkkkkk
Imagem

Suetham
Sênior
Sênior

#9167 Mensagem por Suetham » Ter Mar 14, 2023 9:29 pm

gabriel219 escreveu: Ter Mar 14, 2023 5:28 pm Está rolando um boado de que pode ter sido um GlobalHawk.

Alguns apontam que havia um GlobalHawk, de designação FORTE10, voando próximo da região quando sumiu. Alguns dizem que pode ter sido o momento em que o transponder foi desligado. Havia também um P-8A voando no espaço aéreo com o FORTE10.
It appears that a US surveillance RQ4 Global Hawk drone, callsign “FORTE10” went missing at 8:40:58 CET (Central European Time). The drone flew within 18 nautical miles of the Russian coastline. It was cruising at an altitude of 52k feet.

There are many reasons to suspect that the drone from todays incident was not a Reaper given their rare usage in that area. Hawks have been spotted much more frequently. This is a much larger embarrassment for USA if this is the case.
Eu tenho o registro de vários momentos dos ativos ISR da OTAN, em nenhum deles estava o Reaper, embora eu posso ter perdido alguma operação em dado momento, mas isso não quer dizer que eu to afirmando que o Reaper não estava em operação como os já citados, mas eu desconheço o emprego deles por parte da OTAN nessa guerra. O que torna ainda mais estranho é agora essa reivindicação de ser um RQ-4, o que seria extremamente embaraçoso pra OTAN ter sido abatido pelos russos, ao fato de alegarem de ser um Reaper tornaria um pouco menos embaraçoso, mas ainda assim é muito preocupante isso, um dos lados vai confirmar essa história, ou os EUA com a postagem das imagens e gravações ou a Rússia com a recuperação dos destroços.

O Rybar postou esse mapa mostrando a rota do Reaper onde ele estava muito próximo de Sebastopol.
Imagem

Já o Flightaware diz que não houve dados nos últimos 14 dias para o FORTE10, mas esta conta pró-ucraniana relatou que o FORTE10 estava ativo há 6 dias no Mar Negro

Além disso, tivemos isso publicado e gravado hoje, visto o FORTE10 18 milhas de distância da Rússia

Goldfinger
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 91 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#9168 Mensagem por Goldfinger » Ter Mar 14, 2023 9:41 pm

Alguém sabe me dizer de que região do Brasil é o sotaque desse "mercenário brasileiro" ?

------------------------------------
Do you expect me to talk?
No, Mr. Bond. I expect you to die.
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2385 vezes

#9169 Mensagem por gabriel219 » Ter Mar 14, 2023 9:50 pm

@Suetham pois é e se confirmar a história dos Romenos tentando recuperar junto com um P-8A, faria sentido ser um RQ-4, pois o Reaper em si não é algo tão sensível pro EUA além de suas propriedades Stealth, inclusive o EUA tentou liberar Reaper pra Ucrânia, mas acabou havendo problemas entre o Pentágono e o Congresso.

Se foi um GlobalHawk, quem mais vai sorrir são os Chineses, embora não sei também se os Iranianos não botaram a mão naquele GlobalHawk que teria sido derrubado no Golfo, perto do estreito de Ormuz.

Pela manobra do Su-27 contra esse drone, creio que a intenção dos Russos fosse derrubar e recuperar o máximo possível dele, sem usar metralhadoras ou mísseis, que queimaria componentes que fossem de interesse.

Só saberemos se foi um Reaper ou um RQ-4 se os Russos liberarem.

Suetham
Sênior
Sênior

#9170 Mensagem por Suetham » Ter Mar 14, 2023 10:13 pm

gabriel219 escreveu: Ter Mar 14, 2023 9:50 pm @Suetham pois é e se confirmar a história dos Romenos tentando recuperar junto com um P-8A, faria sentido ser um RQ-4, pois o Reaper em si não é algo tão sensível pro EUA além de suas propriedades Stealth, inclusive o EUA tentou liberar Reaper pra Ucrânia, mas acabou havendo problemas entre o Pentágono e o Congresso.

Se foi um GlobalHawk, quem mais vai sorrir são os Chineses, embora não sei também se os Iranianos não botaram a mão naquele GlobalHawk que teria sido derrubado no Golfo, perto do estreito de Ormuz.
Eu acho que seria enviado ao Irã, os russos já afirmaram que os iranianos são bons em engenharia reversa nos armamentos ocidentais e supostamente enviariam a eles, até mesmo porque a China já tem o seu equivalente Global Hawk operacional desde 2019 - pelo menos, inclusive já acompanhou um CCG TIco que transitava no Estreito de Taiwan.
https://nationalinterest.org/blog/buzz/ ... iser-69881
gabriel219 escreveu: Ter Mar 14, 2023 9:50 pm Pela manobra do Su-27 contra esse drone, creio que a intenção dos Russos fosse derrubar e recuperar o máximo possível dele, sem usar metralhadoras ou mísseis, que queimaria componentes que fossem de interesse.

Só saberemos se foi um Reaper ou um RQ-4 se os Russos liberarem.
Eu concordo. Ao que tudo indica, se realmente for verdade que estava a menos de 100 km de Sebastopol, talvez os russos realmente tivessem essa abordagem em tentar recuperá-lo integralmente, pelo menos sua principal fuselagem com todo o recheio eletrônico dentro dele.

gabriel219
Sênior
Sênior

#9171 Mensagem por gabriel219 » Ter Mar 14, 2023 10:38 pm

Os Russos construíram um drone semelhante ao que os Ucranianos fazem com a adaptação deles com um PG-7V, aqui sendo uma ogiva de ponta oca construída sob um drone de baixo custo.

Aliás os Iranianos enviam os Shaheds nos Il-76 para a Rússia. Dizem que os Russos devem iniciar a fabricação desses meios em seu solo a partir de Abril ou Maio. Isso abrirá uma margem grande entre fabricação nacional e recebimento via Irã, o que pode proporcionar aos Russos uma grande quantidade desses drones e uma alta disponibilidade dele para uso.

Hoje vejo que os Russos ainda estão bem atrás dos Ucranianos em termos de Loitering, mas parece estarem correndo atrás.

Há uma expectativa dos Russos receberem Dragons da China. Parece que a China já estaria fornecendo munições aos Russos, embora fossem para artilharia. Até agora, apenas Irã está fornecendo diretamente munições aos Russos em troca dos Su-35 e das munições capturadas da OTAN. Dizem que a Coréia do Norte também estaria fornecendo munição aos Russos, mas já complica devido a logística, teriam que enviar da China ou via barco para Vladyvostok.

gabriel219
Sênior
Sênior

#9172 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 15, 2023 8:45 am

Era um Reaper mesmo, mas fiquem atentos ao sensor...

Parece que o Embaixador Russo no EUA chegou a cagar na cabeça do StDep e teria reiterado que outros drones serão abatidos se causar insegurança a ativos Russos, segundo alguns interlocutores da WH.

Não sei se é verdade ou se foi pra tanto, mas o encontro não saiu nada bem, isso é um fato.

Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#9173 Mensagem por Guilherme » Qua Mar 15, 2023 9:56 am

Imagem

gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#9174 Mensagem por gusmano » Qua Mar 15, 2023 11:30 am

gabriel219 escreveu: Qua Mar 15, 2023 8:45 am

Parece que o Embaixador Russo no EUA chegou a cagar na cabeça do StDep e teria reiterado que outros drones serão abatidos se causar insegurança a ativos Russos, segundo alguns interlocutores da WH.

Não sei se é verdade ou se foi pra tanto, mas o encontro não saiu nada bem, isso é um fato.
:shock: :shock:
Os russos divulgaram esse video?

abs

gusmano
Sênior
Sênior

#9175 Mensagem por gusmano » Qua Mar 15, 2023 11:32 am

Goldfinger escreveu: Ter Mar 14, 2023 9:41 pm Alguém sabe me dizer de que região do Brasil é o sotaque desse "mercenário brasileiro" ?

kkkk

Novela da record tem atuação melhor.

abs

gabriel219
Sênior
Sênior

#9176 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 15, 2023 11:46 am

gusmano escreveu: Qua Mar 15, 2023 11:30 am :shock: :shock:

abs
Sim, apareceu em OSINT e TG pró-Russo 30 minutos depois do encontro entre o Departamento de Estado Americano e o Embaixador Russo, ainda ontem. Não acho que seja coincidência.

Eu esperei até ter fontes melhores hoje, mas parece que publicaram pra zuar com os Americanos, pra dar enfase ao sensor.

O que me assusta é aquele sensor no Reaper. O que a EUCOM estava pensando? Chineses e Iranianos devem ter tido um orgasmo.

Aliás, já há provas de que os Russos não só recuperaram os destroços, como um navio guincho foi acionado em Sevastopol ANTES da dita queda do Reaper, ao que indica dados da OSINT.

gusmano
Sênior
Sênior

#9177 Mensagem por gusmano » Qua Mar 15, 2023 3:45 pm

Se isso ocorreu mesmo, jogada de gênio dos Russos com potencial reflexo concreto absurdo para um futuro a médio/longo prazo.

Já os americanos,já já vão adotar um botão de auto destruição kkkk

gabriel219
Sênior
Sênior

#9178 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 15, 2023 3:52 pm

A AFU tentou uma ofensiva em Polohy, vilarejo em Zaporizhzhia ocupado pela RF, com destacamento do Exército:

Parece que os Ucranianos foram pegos numa Killzone e foram atacados por artilharia e ATGMs. Imagino que isso tenha sido uma sondagem por parte dos Ucranianos.

Polohy é a primeira linha de defesa da linha Tokmak-Chernihivka-Bilmak. Pelo que se entende, as imagens acima foram feitas próximo de Dorozhnianka, há alguns Kms de Polohy.

É por ali que se espera uma ofensiva de primavera-verão da AFU. É dito que a AFU tem reunido uma grande quantidade de tropas em Huliapole, a poucos km de Polohy.

Goldfinger
Intermediário
Intermediário

#9179 Mensagem por Goldfinger » Qua Mar 15, 2023 3:55 pm

gusmano escreveu: Qua Mar 15, 2023 11:30 am
gabriel219 escreveu: Qua Mar 15, 2023 8:45 am

:shock: :shock:

abs
Considerando o que foi apresentado nesses últimos 12 meses, a resolução desse vídeo é incomumente boa para um vídeo russo.
Vamos ver se os EUA vão divulgar algo. Se eles estão afirmando que a colisão danificou uma das pás da hélice, suponho que a colisão foi filmada pelo próprio drone.

Goldfinger
Intermediário
Intermediário

#9180 Mensagem por Goldfinger » Qua Mar 15, 2023 4:20 pm

gabriel219 escreveu: Qua Mar 15, 2023 11:46 am O que me assusta é aquele sensor no Reaper. O que a EUCOM estava pensando?
Que a inteligência potencialmente obtida é mais valiosa que o impacto de uma eventual captura do equipamento?

Responder