UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 786
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceu: 466 vezes
Agradeceram: 222 vezes

Re: UCRÂNIA

#9076 Mensagem por LM » Sex Mar 03, 2023 1:56 pm





Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13884
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2385 vezes

Re: UCRÂNIA

#9077 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 03, 2023 2:47 pm

Ao que indica, a AFU está retirando as tropas regulares de Bakhmut a pé e explodindo as pontes, enquanto enchem a cidade de reservistas das Defesas Territoriais e mercenários para ficar à mercê dos Russos.

Pelos vídeos que vi, os Soldados estão saindo a pé de Bakhmut. Isso significa que o equipamento pesado, inclusive veículos, foi destruído, retirado antes da ofensiva ao Norte ou durante ela ou está sendo deixado pra trás.

Isso eu tiro de TGs pró-Ucrânia, inclusive algo curioso aparece por lá frequentemente. Segundo esse pessoal, a OTAN - leia-se EUA - estaria pressionando a Ucrânia para fazer uma ofensiva em 2 meses, na Primavera, caso os Russos não acabe por lançar uma.

Ultimamente os Ucranianos estão alocando bastante material em Mykolaiv, Kherson e Odessa recentemente recebeu um reforço blindado. Então é provável que, dentro de 2 meses, os Ucranianos escolham fazer uma ofensiva, seja contra a Transnistria ou contra a Criméia.

Pela lógica, o mais fácil e de valor estratégico seria na Transnistria, com uma quantidade menor de tropas e armazena o maior arsenal Sovietico existente, o que ajudaria a Ucrânia de forma incomensurável. Já contra a Criméia, é muito, mas muito mais difícil. Os Russos possuem dezenas de milhares de tropas lá, com blindados e aviação própria, defesa AAe densa e artilharia mais densa ainda, tanto que anda destruindo uma penca de equipamentos entre Ocharkiv até Kherson, hoje foi reportado uma série de ataques.

Ao Norte acho impossível depois da falha que foi em Kremmina e agora com Kupyansk ameaçada. Em Zaporizizhia poderia ser, mas parece que os Russos estão avançando bem agora contra Ugledar e Marynka está quase dominada. Uma Wedge em Zaporizhzhia, visando Melitopol, é provável mas igualmente difícílima como uma ofensiva contra a Criméia por Kherson.

O que eu vejo é que talvez essa seja a última ofensiva Ucraniana, pois a OTAN está chegando ao limite do que pode financiar e enviar a eles. Sem a OTAN, a Ucrânia teria caído a muito tempo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#9078 Mensagem por Túlio » Sex Mar 03, 2023 5:33 pm

E mais um zuca leva fumo por ir se fresquear nas guerras dos outros... 🙄






“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13884
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2385 vezes

Re: UCRÂNIA

#9079 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 03, 2023 7:20 pm





Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9618
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 613 vezes

Re: UCRÂNIA

#9080 Mensagem por Suetham » Sáb Mar 04, 2023 8:36 am

gabriel219 escreveu: Qui Mar 02, 2023 4:57 pm @Suetham eu vi essa reportagem e fui analisar tudo, continuo achando uma idiotice completa da Ucrânia insistir em um plano de tomar a Criméia. Eu achava que era apenas narrativa, mas eles tem movido vários equipamentos para Kherson, que simplesmente estão servindo de alvo para os Russos do outro lado da margem do Dniper. Além disso, teriam que achar um ponto seguro para transpor uma quantidade gigantesca de equipamento, o que não conseguiram fazer direito com o Inhulets, quando Kherson era ocupada nas duas ofensivas que tentaram, com o Dniper é muito pior.

Mesmo que cortem as comunicações da Criméia, os Russos ainda possuem Melitopol e trens que passam nessa região para abastecer tropas que estão nas áreas do Oblast de Kherson que são ocupadas, como Nova Kakhovka.

Todo o ponto que os Ucranianos levantam para fazer observações está sendo atingido por ATGM, além de batedores com lanchas - procurando possíveis pontos de formar uma cabeça-de-ponte - sendo atingidos, drones sendo derrubados.

Os Russos colocaram minas vários pontos da margem do Dniper, assim limitando demais os possíveis pontos de desembarque para a AFU. Fora que a AFU não tem infraestrutura para apoiar uma operação dessa, nem se recebessem todos os PT-91, Abrams, Challenger II e Leopards 2 e 1, já que estão precisando demais desses meios no Donbass.

Pra quem acompanhou o massacre que foi as duas tentativas de ofensiva contra Kherson, que falharam e custou caro demais a AFU, não há qualquer sentido em por em prática esse plano, perdendo vários equipamentos de graça só na tentativa de implantar esses equipamentos em Kherson, Ocharkiv e Kozatsk.
Se eles avançarem para a costa e cortarem a península de Kherson, podem destruir a ponte da Crimeia com os Himars(até lá, eu ainda não excluí o envio de ATACMS) ou até mesmo com mísseis antinavio. Isso isolará completamente a Crimeia do reabastecimento russo. Eles cairão em semanas sem um tiro sob cerco.

A frente peninsular é o fator decisivo no conflito como um todo agora. Se a Ucrânia puder avançar para o mar de Azov, eles vencerão a guerra. Tendo isso em mente, também já vejo até afirmações sobre uma suposta ofensiva ucraniana em direção a Mariupol.
Viper PT escreveu: Qui Mar 02, 2023 7:39 pm
Suetham escreveu: Qua Mar 01, 2023 10:56 am
Eu tenho reparado agora que os russos mudaram sua abordagem em relação ao emprego de helicópteros do VKS. Os russos parecem ter mudado o emprego combinado de uma dupla de helicópteros de mesma função para uma dupla de helicópteros de emprego e funções diferentes, o Ka-52 é um heli de reconhecimento armado, o Mi-28 é o verdadeiro tanque voador do VKS. Os próprios ucranianos relataram isso(https://archive.ph/kWPbY). Eu vi isso agora em Avdiivka e Vulhedar. Anteriormente, eles não usavam em conjunto o Havoc com o Alligator. Antes usavam uma dupla Ka-52, embora empregassem o Mi-28 em algumas ocasiões, a maioria delas escoltando Mi-8 e outros helis de transporte. Isso parece ter mudado, agora empregam Mi-28 em conjunto com Ka-52 em qualquer tipo de missão, até mesmo porque eles se complementam.
Eles sempre foram bons em show’s aéreos e em desfiles
Na praça vermelha…
Na prática são uma desilusão…..
Eu nunca pensei que a Ucrânia aguentasse 15 ( quinze dias)

Começou a invasão ao fim do primeiro dia o Zelensky disse que precisava de munição, não de um avião para fugir…
Eu pensei:" pronto! vai ser um massacre» não aguenta uma semana……
Enganei-me completamente….
E não é pela excepcional força da Ucrânia… com umas forças armadas à data da invasão 20 vezes mais pequenas….
É incompetência pura e dura!
As movimentações Russas são um completo desprezo pela vida dos seus soldados…..para as chefias não valem nada!

Aos olhos de um ocidental não passam de neandertais tentando perceber como se faz fogo!

A velha tática russa da segunda guerra mundial : Ter mais soldados que o inimigo balas!!

O inimigo tem 10 mil mísseis anti tanque? No problem!!
Enviamos 10 mil e 1 tanques!!

Eles agora conquistam Backmut…. Mas a que preço? Quantas dezenas de milhar morreram ali? Quanto equipamento? Para avancçar 10, 20 km? Desde Agosto de 2022??
A longo prazo é insustentável…..
Numa coisa Ucrânia e Putin estão de acordo!: nenhum se importa com o número de baixas Russas!
Toma mais uma aqui pra vc.



Aparentemente, o caça Su-34 do espaço aéreo sobre Yenakiyevo (distrito de Gorlovsky) lançou mísseis nas posições inimigas, foi atingido por um míssil antiaéreo deles próprios - por engano.
Imagem
Yenakiyevo está localizado 20 km atrás das linhas de frente, então a única explicação é realmente o fogo amigo.
Considerando o fato de que aeronaves ucranianas perto da linha de frente fornecendo CAS são raras e quase nunca cruzam a linha de frente e qualquer aeronave a 20 km dentro do próprio território deve ser russa. Os vídeos não mostram muito, mas parece ser muito alto para MANPADS ou Striela. Portanto, é Osa/Tor ou Buk que são ativos de nível de divisão/corpo que têm seus sistemas de comando integrados com o restante em rede o suficiente para evitar tais incidentes. Não deve ter havido nenhuma coordenação das defesas aéreas para que o abate acontecesse ou simplesmente falha no sistema IFF. Isso ocorre após um ano de guerra e vários tiroteios de fogo amigo já ocorridos.
Embora isso tbm tenha acontecido com bastante frequência com os americanos em um ambiente muito menos intenso.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_f ... 80%932011)
Túlio escreveu: Sex Mar 03, 2023 5:33 pm E mais um zuca leva fumo por ir se fresquear nas guerras dos outros... 🙄


I$$O. Inclusive essa é uma afirmação de alguns deles. Parece que pagam bem.
Quer ir pra lá não? Vc continuaria ativo como mod no DB pq tem papai Musk, vai postar conteúdos exclusivos aqui pra comunidade DB e ainda por cima vai ganhar $$$$ por isso, se bobear, ainda vai ganhar um monte de seguidor no Twitter. Só vejo vantagens!!! kk




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9618
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 613 vezes

Re: UCRÂNIA

#9081 Mensagem por Suetham » Sáb Mar 04, 2023 8:56 am

Para as discussões sobre munições, Perun fez um bom vídeo discutindo a logística de reabastecimento para a Ucrânia e como a Rússia está se saindo:


Números IISS de 2021, Rússia:
4.684 peças de artilharia pesada (AR e AP) e 180 morteiros pesados ​​(rebocadas e autopropulsadas de 120 mm) e 876 MLRS operacionais.

12.415 peças de artilharia pesada e 3.320 MLRS em armazenamento, além de 1.540 morteiros armazenados.

Na Ucrânia, afirma-se que a Rússia está usando aprox. 2000-3000 peças de artilharia.

A chave é se o exército russo pode ou não criar apoio logístico para, digamos, 120.000 projéteis por dia, em vez de 60.000. Eles podem retomar o que resta das regiões anexadas e reivindicar uma vitória política intermediária com uma abordagem conservadora para uma construção.

Uma abordagem mais intensiva seria finalmente usar brigadas e divisões na Ucrânia, isso exigiria manobras de grande escala, mas não vejo isso ocorrendo pela Rússia. Porém, se eles fizerem treinamento completo como brigadas e divisões (havia notícias de que a 3ª Divisão Motorizada concluiu o treinamento na Belarus alguns meses atrás), eles podem supostamente abrir uma outra frente com essa nova estrutura de força e é isso que será feito a longo prazo.


Este é o processo de reparo e modernização dos tanques T-72M na fábrica do Excalibur Army na República Tcheca antes de serem enviados para a Ucrânia.


Visita à JSC "61 fábrica de reparos blindados" em São Petersburgo


Vídeo interessante sobre o uso do MiG-31 na Ucrânia. Aparentemente, eles têm sido empregados mais extensivamente do que o relatado inicialmente, disparando até 6 R-37M por dia sobre a Ucrânia às vezes.


Aqui está uma postagem no Twitter onde os obituários da Ucrânia são referenciados. Parece mais de 100 mil mortes confirmadas, mas sem data ou muito mais. Estou interessado em saber quem compilou os dados. Presumo que seja de uma fonte em russo, pois nada aparece no Google. O "H4B" no canto parece cirílico.

https://archive.ph/3UG9S Russo-Ukrainian War: Schrodinger’s Offensive

https://archive.ph/H2q49 Ukraine asks EU for 250,000 artillery shells a month
Segundo a publicação, em carta aos seus colegas dos estados membros da UE, Reznikov escreve que devido a problemas de abastecimento da AFU, apenas um quinto dos projéteis que poderiam usar são disparados. Segundo ele, em média, a Ucrânia disparava 110.000 projéteis de 155 mm por mês - um quarto da quantidade usada pela Rússia.
"Reznikov writes that artillery plays a “crucial role in eliminating the enemy’s military power”. On average Ukraine was firing 110,000 155mm-calibre shells a month, he says — a quarter of the amount used by Russia.
“If we were not limited by the amount of available artillery shells, we could use the full ammunition set, which is 594,000 shells per month,” he said, referring to the capacity of the artillery systems available to Ukraine. “According to our estimates, for the successful execution of battlefield tasks, the minimum need is at least 60 per cent of the full ammunition set, or 356,400 shells per month.”
Defence analysts say Kyiv has more than 300 artillery systems, mostly donated by allies."




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9618
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 613 vezes

Re: UCRÂNIA

#9082 Mensagem por Suetham » Sáb Mar 04, 2023 9:21 am

Suetham escreveu: Qua Mar 01, 2023 10:56 am
prp escreveu: Dom Fev 26, 2023 6:54 pm
Eu tenho reparado agora que os russos mudaram sua abordagem em relação ao emprego de helicópteros do VKS. Os russos parecem ter mudado o emprego combinado de uma dupla de helicópteros de mesma função para uma dupla de helicópteros de emprego e funções diferentes, o Ka-52 é um heli de reconhecimento armado, o Mi-28 é o verdadeiro tanque voador do VKS. Os próprios ucranianos relataram isso(https://archive.ph/kWPbY). Eu vi isso agora em Avdiivka e Vulhedar. Anteriormente, eles não usavam em conjunto o Havoc com o Alligator. Antes usavam uma dupla Ka-52, embora empregassem o Mi-28 em algumas ocasiões, a maioria delas escoltando Mi-8 e outros helis de transporte. Isso parece ter mudado, agora empregam Mi-28 em conjunto com Ka-52 em qualquer tipo de missão, até mesmo porque eles se complementam.
KA-52 vs Mi-28

- Qual carro é melhor?

Essa questão geralmente começou a surgir nas disputas de "especialistas" em vários fóruns temáticos e nos comentários sobre vários recursos, especialmente após o início da OMS.

Como já escrevi anteriormente em um dos artigos, a comparação dessas duas máquinas é desprovida de significado, porque Embora ambos sirvam para destruir a mão -de -obra e o equipamento blindado do inimigo, de uma maneira ou de outra helicóptero tem suas vantagens e desvantagens para o "oponente" e, também, existem várias tarefas específicas.
Eu não vejo o objetivo de comparar o LTX, porque Isso já foi treinado um milhão de vezes e certas características de cada uma são selecionadas devido a certas condições pelos designers (e há longe de trabalhar por lá)

Os motores de ambas as plataformas giratórias são idênticos VK-2500, mas apenas no dia 28 uma pequena parte da energia vai para o trailer (parafuso de direção), o que dá a vantagem do KA-52 no teto estático, mas é tão importante ?
Nos dois helicópteros, os motores são espaçados um do outro, o que garante a eficiência da operação de um dos motores, quando o foguete entra no segundo.
Sim, devido à ausência do trailer, o "Alligator" não é terrível pelo vento lateral - isso é sem dúvida uma vantagem (no mar e nas montanhas, principalmente)
Em termos de manobrabilidade, o KA-52 está à frente do "noite", mas com manobras íngremes no esquema coaxial (de parafuso duplo), há uma "sobreposição de lâminas" por causa da qual já houve vários desastres.
Mas o KA-52 não possui esse sistema para a sobrevivência da tripulação (características da cabine Mi-28, mais detalhes no artigo), mas há uma "catapulta" que nem sempre pode ser aplicada e não foi Usado com tanta frequência para distribuí -lo para uma vantagem indiscutível (embora isso seja definitivamente + na minha opinião).
A pistola Mi-28 recebe um setor de bombardeio muito maior (devido à sua mobilidade), mas no KA-52 está próximo ao centro das massas, o que afeta a maior precisão do tiro.
"Night Hunter" lança um "ataque" a 6 km e o 52º "Whirlwind" aos 10, mas a segunda orientação a laser, que o inimigo pode usar, para se esconder atrás do objeto, e o "ataque" da equipe de rádio, O que deixa menos chance para o inimigo sob uma tentativa de "fechar".
O complexo de mira no dia 28 é melhor, o que fornece orientações mais eficazes com baixa visibilidade.
Se você fizer uma fantástica batalha aérea entre o MI-28 e o KA-52, será mais importante levar em consideração o fato de que está atrás da "alça" do helicóptero, e não "qual helicóptero é mais frio".

Na verdade, todo esse texto (com uma breve comparação dos dois helicópteros "nano") com o fato de que a comparação é inútil.

Agora, na SMO, esses helicópteros são usados ​​em pares, em um par bem equilibrado, porque O Ka-52 não tem vantagens sobre o Mi-28 (e vice-versa), e se tem de alguma forma, essas vantagens são compensadas por outros fatores de seu “oponente”. O Ka-52 possui armas mais eficazes, enquanto o Mi-28 possui equipamentos de busca e troca de informações mais avançados.
O Night Hunter tem o papel de uma espécie de batedor, transmitindo dados para o 52º antes e depois de seu ataque, enquanto o Alligator recebe o papel de cobertura, que complementa o ataque do primeiro com seu sistema de armas.
Equilíbrio é melhor do que qualquer característica única. E enquanto há um debate insaciável nos fóruns e chats sobre quem é mais legal / melhor, esse casal no campo de batalha continua destruindo todos os tipos de alvos, ajudando-se e complementando-se.
Existem muitas combinações táticas e elas são sempre escolhidas para uma missão de combate específica.

PS:
Após um uso mais extenso do Mi-28NM, será possível compará-lo com o Ka-52, até que o Ka-52M brilhe no horizonte, mas por enquanto ... descrevi tudo acima.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9618
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 613 vezes

Re: UCRÂNIA

#9083 Mensagem por Suetham » Sáb Mar 04, 2023 9:24 am

https://www.rand.org/blog/2023/01/weekl ... ry-27.html
Avoiding a Long War in Ukraine, Gun Violence, Migrant Surges: RAND Weekly Recap

https://www.rand.org/blog/2023/02/conse ... tlook.html
Consequences of the War in Ukraine: A Bleak Outlook for Russia

https://www.rand.org/blog/2023/02/conse ... ation.html
Consequences of the War in Ukraine: Escalation

https://www.rand.org/blog/2023/02/conse ... raine.html
Consequences of the War in Ukraine




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13884
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2385 vezes

Re: UCRÂNIA

#9084 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 04, 2023 12:31 pm

@Suetham não é tão fácil assim, a Criméia não é Kherson. A quantidade de munição e depósitos de munição na Criméia é o suficiente para aguentar semanas, talvez meses de conflito, além de várias bases aéreas e pistas secundárias na própria Criméia.

A AFU teria que estabelecer uma cabeça de ponte sólida para que possa empregar o HIMARS na ponte em Kench e ainda não poder destruir as pontes de conexão com a península, para que não comprometa as linhas de comunicação, usando as pontes móveis do Dniper para a Península, isso considerando ainda que consigam passar por todas as defesas Russas e suportar artilharia.

No primeiro sinal de pontes móveis ou desembarque numa Ofensiva da AFU, vai chover Kalibr e Lancet no lugar, fora MLRS. A Ucrânia não tem como suprimir a artilharia naquele campo.

Em Zaporizhzhia, acho mais lógico mas igualmente difícil. É uma planície aberta, ruim para ambos os lados avançar ali. Depois de estabelecidas as defesas na região, os únicos que conseguiram imprimir qualquer resultado foram os Russos agora em Ugledar, a muito custo.

Os Ucranianos fizeram duas ofensivas e cinco contra-ataques desde que os Russos se estabeleceram lá, todos falharam por ficarem extremamente expostos a artilharia e a aviação.




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3156
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: UCRÂNIA

#9085 Mensagem por Guilherme » Sáb Mar 04, 2023 5:46 pm

Real combat footage from a Russian POV. Forests near Kremennaya.
"Samara Legion", 🅾️ Group.

Vídeo aqui: https://rumble.com/v2bqite-real-combat- ... raine.html




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13884
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2385 vezes

Re: UCRÂNIA

#9086 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 04, 2023 8:24 pm

Não imaginava que os Russos possuiam Orion operacional e o porque de eu ver somente agora. Será que Iranianos ou Chineses deram uma ajuda para ele ser operacional?

Tem 1.440 km de alcance, com 24 horas de autonomia e era previsto utilizar Vikhr. Se puderem, os Russos possuem uma ótima arma para caçar os HIMARS e isso explicaria a precisão nas informações obtidas para ataques bem além das linhas de contato.





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13884
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2385 vezes

Re: UCRÂNIA

#9087 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 05, 2023 5:39 am

O que eu acho que vai ocorrer:

Junto com os 28 Challenger 2 e 66 Leopard 2, além dos AS-90, PT-91, M2A2, Scorpion e o fornecimento de Pontoon Bridge, os 10 mil Ucranianos que estavam treinando retornarão e os Ucranianos tentaram segurar Russos e Wagner no Oblast de Donetsk, logo após a queda iminente de Bakhmut, que provavelmente causará uma paralisia nas tropas Russas e após isso uma tentativa de expansão, como foi na chamada "Flor de Popasna" ou os Russos podem descansar a Wagner e utilizar as tropas que terminaram o treino na Belarus pra expandir esse T.O.

Enquanto isso, com a pressão gigantesca, a Ucrânia tentará uma Ofensiva por Zaporizhzhia, possivelmente explorando Orikhiv e Ugledar, se ainda tiver as mãos ali - Russos chegaram no entorno da cidade há três dias usando SU - pra tentar fazer uma pinça contra Mariupol, só que ai vejo três problemas:

1) Cidades antes de Mariupol e dificuldade logística: até aonde pude me aprofundar, cidades como Tokmak, Volnovakha e Bilmak viraram grandes HUBs logísticos, junto com o maior deles que é Melitopol, quase tudo passa por lá e Berdyansk. E ai eu começo a ver problemas em como os Ucranianos conseguirão manter linhas de suprimentos espaçadas, considerando que eles passaram as primeiras defesas dos Russos, seja por vitória ou feigned retreat dos Russos, ainda ficarão com o flanco exposto para o território Russo, com a retaguarda para o Donestk e o flanco esquerdo para Kherson ocupado e a Criméia, situação semelhante ao que os Russos tiveram nos primeiros dias de combate após Gostomel.

Ainda há outras várias cidades e vilarejos que, como demonstrada na ofensiva anterior em Zaporizhzhia, os Russos fortificaram bem, com outras mais a frente sem qualquer proteção para poder usarem e abusarem da feigned retreat.

M2A2, PT-91 e Leopard 2A5/A6 trarão bastante vantagem frente a T-62M, T-72BV e T-80BV - lembrando que os Russos estão dando um Upgrade emergencial ao T-72BV com o termal do T-62M, que ao menos é de 2a geração e consegue ser ameaça a estes devido a 3BM-42 e a 3BM-60, principalmente - mas Leopard 2A4 e Challenger II não possuem larga vantagem frente a esses, quase nenhuma se considerar T-72B3 e T-80BVM, perdem se considerar T-72B3M e T-90M. Considerando que podem dominar até com facilidade os PT-91, mas o Challenger II e o Leopard 2, pode apostar que não.


Leopard 1 eu até tiro daqui, junto com os M-55. Esses ai servem mais pra posições defensivas, assim como é os T-62M pros Russos. Tentar ver primeiro e ter a sorte de atingir um bom tiro, considerando que, no caso do T-62M, ao menos ele possui visão térmica de segunda geração.

O que poderia fazer a diferença seria um incremento substancial na capacidade de artilharia, o que será em forma dos AS-90, o que acho muito pouco, considerando todos a serem usados.

2) Quantidade e qualidade de tropas: considerando que a AFU teve que retirar tropas que estavam na fronteira com a Belarus e tropas que estavam em Kharkiv, o que proporcionou uma contraofensiva Russa nas florestas de Kremmina e hoje estão a poucos km novamente de Kupyansk, quais tropas a AFU pretenderia empregar?

As melhores estavam defendendo Bakhmut, Ugledar - que recebeu reforços após a ofensiva limitada Russa - e Kharkiv, especialmente a 17a, 92a e 93a, que devem estar só o osso, quais tropas sobram, além das 10 mil que treinaram fora?

Penso em tropas cansadas e debilitadas ou no massivo emprego de mercenários e tropas da Defesa Territorial. Também podem deslocar tropas mais profissionais que estão em Mykolaiv, Odessa, Rivne e Kiev, que fazem defesa contra uma possível incursão pela Belarus ou através dela.
Isso poderá comprometer as defesas em múltiplos frontes ou mesmo deixar o ataque com uma grande quantidade de tropas semi-profissionais contra as melhores dos Russos, que são tropas da VDV estacionadas na Criméia, se recuperando após retraírem de Kherson e enfrentarem três Ofensivas. Já a outra é a MPR, que está baseada em Sevastopol, mas a maior parte está em Berdyansk e Mariupol, hoje combatendo, parte dela, em Ugledar.

3) Terreno e tempo: considerando os dois fatores acima, os Ucranianos não estão aptos a fazer uma blitzkrieg e chegar em Mariupol ou mesmo Melitopol em semanas, sem falar cercar a cidade, combater, tomar e manter as linhas de comunicação firmes.

Há muitos pequenos rios que dificultaria a transposição dos carros de combate, todos eles não sendo anfíbios exceto os que a Ucrânia possui, como BMPs e BTRs. Precisarão da engenharia ou terão que usar rotas previsíveis para serem mais rápidos.

Zaporizhzhia é uma planice eterna, cortada por cidades e pequenos rios e riachos, perfeito para a artilharia e aviação fazer o que puderem com quem estiver atacando. Os Ucranianos não conseguem suprimir e não será com AS-90 que conseguirão na região, o que deixa eles muito a mercê de Feigned Retreat e artilharia Russa, além da aviação e do poder marítimo, que pode atacar com uma chuva de Kalibr em cidades como Orikhiv ou Pokrovske, conhecido HUB logístico da AFU, forçando uma parada por destruição de pontos de armazenamento e reservas. Isso ocorreu em uma das Ofensivas em Mykolaiv.

O tempo é outro problema, pois os Russos possuem bastante reserva, daqui a alguns meses terão T-72BV modernizados, junto com mais T-72B3M mais modernizado, mais T-90M e outros T-80BVM, além do Exército na Belarus e tropas que já possuem na região. Quanto maior o tempo, mais propenso é a dano grave da artilharia e mais reforços o inimigo colocará no campo.

O que vejo é que haverá uma Ofensiva e a chance dela ser bem sucedida é baixa, com o problema de custar a Guerra pra Ucrânia, pois se tiver baixas pesadas ali, são baixas que não dão pra recuperar. Não são apenas T-72M1, T-64BV, BMP-1 e tropas de segundo escalão como utilizado em Kherson e Huliapole, mas sim equipamentos que fazem inveja até a nós, Brasileiros.

Quanto a desviar tropas da VDV e deixar Criméia somente com Brigadas Motorizadas e Spetnaz, não vejo problema. Ao menor sinal de que passarão a ponte de Kherson - se é que é transponível - basta explodi-la ou em Nova Kakhova. Qualquer tentativa de usar ponte móvel pelo Dniper é pedir ATGM ou Krasnopol durante o percurso. Só vejo cenário de infantaria leve transpondo o rio em barcos, sem apoio de blindado.

Essa ofensiva poderá começar por uma transposição dessa para tentar enganar os Russos quanto a Zaporizhzhia, mas não vejo como não ser Zaporizhzhia e não vejo como ter sucesso algo desse tipo, mas haverá e até os Russos já sabem.




Avatar do usuário
Goldfinger
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sáb Fev 12, 2011 3:44 pm
Agradeceu: 91 vezes
Agradeceram: 53 vezes

Re: UCRÂNIA

#9088 Mensagem por Goldfinger » Seg Mar 06, 2023 12:03 pm

Suetham escreveu: Qua Mar 01, 2023 10:59 am
Guilherme escreveu: Seg Fev 27, 2023 2:27 pm

Eu li fontes russas e ucranianas dizendo que esse avião foi atacado em Minsk, mas não vi vídeos ou fotos dos destroços.
Um grupo bielorusso assumiu a autoria do ataque, o alvo era realmente o A-50, faz sentido porque existem poucos em serviço no VKS, mas parece que o ataque não foi um sucesso, a aeronave não foi destruída ou danificada resultado pelos ataques. Ontem tinha feito uma busca disso e fiz uma varredura em comunidades OSINTs em busca de um registro via satélite ou mesmo de fotos registradas por amadores:
Dois vídeos diferentes mostrando drones POUSANDO no A-50. No primeiro vídeo o drone pouso em cima do radome de radar, decolou e se afastou. No segundo vídeo a transmissão parece interromper logo após o drone pousar no radome de SATCOM.

Pela quantidade distinta de neve é possível concluir que várias horas (ou dias) passaram entre os dois vídeos







------------------------------------
Do you expect me to talk?
No, Mr. Bond. I expect you to die.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13884
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2385 vezes

Re: UCRÂNIA

#9089 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 06, 2023 2:55 pm

Russos estão colocando mais tropas no Norte, em Kharkiv, para aproveitar o vácuo que a AFU deixou ao retirar as tropas nessa região para defesa de Bakhmut.



Em Bakhmut, os Russos mudaram as táticas. Estão bombardeando as duas estradas de terra remanescentes contra as tropas da AFU em retirada de Bakhmut. Muitas tropas estão caminhando em terreno fora das estradas para evitar os bombardeios, que está atingindo severamente qualquer coluna de blindados. Recentementr um vídeo de uma companhia inteira da Ucrânia sendo dizimada pela artilharia Russa em uma dessas estradas.



Com isso, os Russos estão voltando sua atenção para dois pontos: o primeiro é tomar a cidade e o segundo é abandonar o cerco a cidade e avançar na direção de Chasov Yar com a Wagner, que não está sendo substituída pelo Exército Russo, que está na reserva neste ponto.

Provavelmente veremos uma batalha por Chasov Yar e Konstantinovka nas próximas semanas.

Isso colocará uma pressão imensa na AFU, que pretende lançar uma ofensiva na primavera. Hoje, um dos chefes da DPR relatou que a AFU está mirando Melitopol numa ofensiva de Primavera e, na minha opinião, é o mais óbvio. Não dá pra chegar na Criméia ou em Mariupol ignorando Melitopol, que é a maior base de operações Russas em toda a Guerra excluindo a Criméia.

Hoje, as melhores tropas da AFU estão ocupadas na região de Bakhmut.

Houve também avanços na área do Donetsk e Adveenvka. Essa última, me parece que as tropas "Vostok" e "Sparta" da DPR está fazendo movimentos para cercar a cidade e cortar as linhas de comunicação. Recentemente os Russos enviaram tropas para apoiar a DPR e obteve avanços.

Pra mim, os Russos se preparam pra ofensiva Ucraniana em Zaporizhzhia, visto que em Kherson e Kharkiv não é possível, vai se esforçar pra capturar Ugledar e Mariinka antes da Ofensiva e ocupar as tropas da AFU em Kupyansk e futuramente Chasov Yar e Konstantinovka. Hoje as melhores tropas da AFU já estão presas em Ugledar, região de Bakhmut e agora sendo enviadas para Kupyansk, então fico tentando pensar que tropas a AFU utilizará para a ofensiva na primavera.

Se a AFU remover as melhores tropas que ainda restam pra ofensiva, vai gerar um vácuo enorme na defesa de algumas regiões, como já demonstrado que mercenários e Brigadas de Defesa Territorial não são capazes de enfrentar tropas Russas, mesmo na defesa de fortalezas como era Bakhmut e seu entorno. Usá-las nessa futura ofensiva está fora de questão, pois vão enfrentar a MPR e a VDV, além de possivelmente os regulares da Rússia, que estão treinando a meses na Belarus - aposto que os Russos os usarão para uma contra-ofensiva - em Zaporizhzhia.

EDIT:


Componente aéreo da Wagner anda atacando Chasov Yar desde a manhã de ontem, provavelmente bombardeando tropas que se retiraram de Bakhmut e o caminho idem. Há muitos vídeos de TGs Ucranianos de destroços de veículos e até um T-64BV e um T-72M1 nas rotas secundárias usadas para retirar as tropas de Bakhmut.

Berislav, em Kherson, vem sendo marretada pelos Russos. Possivelmente concentração de material da AFU.




Morcego_Wilton

Re: UCRÂNIA

#9090 Mensagem por Morcego_Wilton » Seg Mar 06, 2023 5:00 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mar 06, 2023 2:55 pm Russos estão colocando mais tropas no Norte, em Kharkiv, para aproveitar o vácuo que a AFU deixou ao retirar as tropas nessa região para defesa de Bakhmut.......................................................................................................................,

Componente aéreo da Wagner anda atacando Chasov Yar desde a manhã de ontem, provavelmente bombardeando tropas que se retiraram de Bakhmut e o caminho idem. Há muitos vídeos de TGs Ucranianos de destroços de veículos e até um T-64BV e um T-72M1 nas rotas secundárias usadas para retirar as tropas de Bakhmut.

Berislav, em Kherson, vem sendo marretada pelos Russos. Possivelmente concentração de material da AFU.
Daqui pra frente tem muito degelo, alguém sabe dizer pra quando o chão endurece novamente? Qualquer ofensiva grande só deve ocorrer depois que a lama passar.




Responder