Se isso aqui fosse uma país sério. Sonhando acordado.
GDA - 36 > Anápolis
1o GAVCa (1o\2o Esq)- 36 > Santa Cruz
1o\4o GAv Pacau - 18 Manaus
1o\14o GAv Pampa - 18 Canoas
1o\10o GAv Poker - 18 Santa Maria
3o\10o GAv Centauro - 18 Santa Maria
1o\16o GAvCa Adelphi - 18 Santa Cruz
E no que dependesse de mim:
1o\5o GAv Rumba - 18 > Natal
2o\5o GAv Joker - 18 > Natal
Como eu organizaria:
GDA - 36 > Anápolis
1o GAVCa - 36 > Santa Cruz
1o\4o GAv Pacau - 18 Belém
1o\14o GAv Pampa - 18 Santa Maria
1o\10o GAv Poker - 18 Manaus
3o\10o GAv Centauro - 18 Manaus
1o\16o GAvCa Adelphi - 18 Campo Grande
1o\5o GAv Rumba - 18 > Natal
2o\5o GAv Joker - 18 > Natal
O Pacau e o Adelphi foram extintos. Os esquadrões do 5o Gav são de treinamento, operando Bandeirante e Super Tucano.
Se houvesse culhão neste e em qualquer outro governo, e principalmente nos comandos da FAB, como se pode ver acima, a demanda para Gripen E\F seria, no mínimo, de 126 unidades, podendo chegar a 198 caças. E nada menos do que aquele primeiro seria aceitável para compor uma defesa aérea de verdade, e não esse fake que temos hoje, meramente ilustrativo e representativo para ficar brincando de "força aérea expedicionária" jogando avião para um lado e outro sempre que, eventualmente, algo acontecer.
Há mas vai meter medo na galera da vizinhança. Quem bom, é para isso mesmo que eles servem. E não estou falando só da vizinhança ao lado. Isso se chama dissuasão.
Mas claro, sempre podemos optar por manter três dúzias e dizer que está tudo bem, que somos da paz, que nossos vizinhos são pobres mas são legais, que o Brasil queridinho de todo mundo lá fora, e que nada de mal jamais vai nos acontecer, a não ser que esteja na agenda das próximas eleições...