TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6309 vezes
Agradeceram: 6658 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84946 Mensagem por Túlio » Ter Fev 21, 2023 9:09 pm

FCarvalho escreveu: Ter Fev 21, 2023 8:06 pm Se for esse mesmo o caso, então nós sifu em mais esta. Mas realmente é algo estranho, visto que a produção aqui da fuselagem dianteira foi muito alardeada quando do primeiro modelo pronto.
Infelizmente não temos ninguém no país interessado em olhar estes detalhes e fazer as perguntas cabíveis a quem de direito na FAB.
Mas é sempre aquele negócio, "já que só tem tu, então vai tu mesmo".
A ver se no próximo lote, se houver, não somos tão lerdos e parvos, ou omissos por interesse.
Não vejo com tanto pessimismo: nem com os Thunderbolts estivemos tão à frente de toda a América Latina (pelo menos em caças) como estaremos em mais uns poucos anos, com meros 36 Gripen (e pode ser tudo 39E sem IRST, pra mim tá bão igual) do jeito que vamos estar ali pela segunda metade desta década.

E a EMBRAER não precisa da SAAB pra ser EMBRAER (onde estava a SAAB na hora de fazer o 390? ST?)... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2386 vezes

#84947 Mensagem por gabriel219 » Qua Fev 22, 2023 12:04 am

Eu imagino que a maior coisa que o Gripen trará será tecnologias como fusão de dados e inteligência artificial que poderá nos proporcionar um UCAV no futuro, que poderia operar de forma autônoma em ambiente EW carregado, com link cortado da aeronave-mãe.

Fora outras coisas. De toda forma, um segundo lote dos Gripens é bem vindo, pois teremos 24 disponíveis, no máximo.

Um número como 54 Gripens, podendo ter 48 deles 24/7, já estaria mais do que bom.

Mais que isso, só investindo em UCAV, talvez com Turcos, Israelenses ou talvez melhor ainda, Indianos.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1184 vezes
Agradeceram: 715 vezes

#84948 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Fev 22, 2023 10:08 am

gabriel219 escreveu: Qua Fev 22, 2023 12:04 am Eu imagino que a maior coisa que o Gripen trará será tecnologias como fusão de dados e inteligência artificial que poderá nos proporcionar um UCAV no futuro, que poderia operar de forma autônoma em ambiente EW carregado, com link cortado da aeronave-mãe.

Fora outras coisas. De toda forma, um segundo lote dos Gripens é bem vindo, pois teremos 24 disponíveis, no máximo.

Um número como 54 Gripens, podendo ter 48 deles 24/7, já estaria mais do que bom.

Mais que isso, só investindo em UCAV, talvez com Turcos, Israelenses ou talvez melhor ainda, Indianos.
O desenvolvimento de um UCAV para operação com o Gripen seria o verdadeiro Spin Off do Programa FX-2 (fusão de dados e inteligência artificial). 8-]

Um segundo lote de Gripens (total de 66) mais 66 UCAVs e iríamos ultrapassar àquele número dos primórdios do FX-2, que mencionava 120 unidades do futuro caça. Só que agora numa versão bem mais moderna de uma Força Aérea!

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2386 vezes

#84949 Mensagem por gabriel219 » Qua Fev 22, 2023 1:22 pm

@FIGHTERCOM os Israelenses e os Indianos estão doidos por UCAV, já há alguns programas deles mas nada de concreto ainda. Os Israelenses não precisam agora por causa dos F-35 e os Indianos estão focando em outros problemas, especialmente no seu Exército.

Porém, nada a perder teria o Brasil de se encontrar com Israel e Índia e propor um programa conjunto de drones, que vá desde Loitering sob licença e o trunfo seja desenvolvimento de um UCAV, com tecnologias adquiridas do programa Gripen e do que a IAI já estudou sob o assunto. A Índia precisa muito de um UCAV e eles sabem disso, possuem um programa nisso.

De quebra, garantiríamos a montagem dos KC-390 em solo Indiano - porra, liberamos meia dúzia pros Tugas, 40 pros Indianos é até um favor - e compramos BrahMos em troca.

66 Gripens me parece um bom número. Dá pra mobilizar 4 esquadrões de 17 aeronaves para que cada esquadrão tenha ao menos 12/14 aeronaves operacionais.

É só o GF se mobilizar, mas parece que não ninguém assumiu até agora depois que o Bolsonaro saiu.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3264 vezes

#84950 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 22, 2023 1:55 pm

Túlio escreveu: Ter Fev 21, 2023 9:09 pm
Não vejo com tanto pessimismo: nem com os Thunderbolts estivemos tão à frente de toda a América Latina (pelo menos em caças) como estaremos em mais uns poucos anos, com meros 36 Gripen (e pode ser tudo 39E sem IRST, pra mim tá bão igual) do jeito que vamos estar ali pela segunda metade desta década.
E a EMBRAER não precisa da SAAB pra ser EMBRAER (onde estava a SAAB na hora de fazer o 390? ST?)... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Eu tenho ainda cá para mim que a Embraer jamais teria se dado o trabalho de se inserir, e permanecer, no FX-2 se ela efetivamente não tivesse algo concreto a ganhar em termos de conhecimento. Afinal, projetar e produzir um jato subsônico como o AMX e Xavante é uma coisa, outra bem diferente é um Gripen E\F. Se a empresa está satisfeita com o que tem conseguido angariar através de sua participação no FX-2, isto ainda vamos ver no futuro. De qualquer forma, apertar parafuso com certeza não é uma das atividades com que ela está satisfeita. E nem é para menos.

Quanto a frotas de caças, de um jeito de outro o tal segundo lote sai. Se neste ou em outro governo qualquer vamos ver. O último Gripen E\F chega em 2027. Para manter a linha aberta aqui, ou confirmam aquelas 4 unidades adicionais para entregar em 2028, ou então fazem um novo contrato entre 2025 e 2026 para não interromper o processo produtivo. O caça leva entre 18 e 24 meses para ficar pronto.

Suspeito que nada além de dois lotes - a ver ainda os números deste último - serão a única coisa que a FAB verá em termos de renovação da frota de caças. Como eles irão desdobrar esta quantidade pelas OM operacionais que existem hoje, fica a pergunta. Provavelmente teremos mais grupos de caça do que vetores para operar. Diminuir o números de unidades por esquadrão não seria necessariamente uma novidade para a FAB. Afinal, hoje são apenas 4 unidades de caça. Nada demais para quem se propõe chegar a no máximo parcas sessenta e poucas unidades.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#84951 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 22, 2023 2:20 pm

Outro dia um oficial graduado da FAB disse que os Gripen E\F no contrato FX-2 saíram por US$ 55 milhões a unidade. O que eu sinceramente desconfio. Mas supondo que este valor foi de fato o pago por cada um, dos US$ 4,5 bilhões de dólares empenhados no negócio à época, cerca de US$ 1.98 bilhões dizem respeito apenas aos caças. Os outros US$ 2,5 bi é o que estamos pagando efetivamente pela tal transferência de tecnologia, off set e produção no país.

Se mantivermos as mesmas condições para o próximo contrato, extraindo a questão das tot's e off set, e tudo o mais do contrato inicial, então há de se admitir que uma eventual compra significativa de novos Gripen E\F podem manter, em tese, os valores cobrados por unidade perto do que foi o contrato inicial. Ser o mesmo valor é impossível, dada as diferenças de condições econômicas e financeiras de uma década atrás. Hoje se diz por aí de em diversas fontes abertas que o Gripen E custa cerca de US$ 85 milhões a unidade. Se com tudo que tem direito ou pelado, eu não sei dizer. Tomando como base este número, os 26 aviões a mais propalados na gestão anterior da FAB custariam em torno de US$ 2,13 bilhões, mais alguns trocados por material de apoio, logística e manutenção. Com o caça sendo operado aqui, não sei se seria o caso de incluir CLS em um novo contrato. Se fossem os números apontados do contrato anterior, teremos que investir aproximadamente US$ 1.43 bilhão ou pouco mais que isso considerando os adendos contratuais.

De fato, seja um valor ou outro, ou qualquer coisa entre eles, e até acima ou abaixo, continua sendo uma conta salgada demais para a FAB neste momento, e pelo que os números da economia do país indicam, vai continuar sendo no curto e médio prazo. Difícil imaginar quem em 2024, ano de eleições municipais, o GF se importe em arrumar um novo contrato para a FAB, visto os interesses em outros assuntos ditos "mais importantes". Resta saber se nos estertores da atual gestão sobrará tempo, oportunidade, e principalmente, vontade em investir valores que sempre serão contestados em qualquer momento na vida pregressa da política eleitoral nacional. Como disse no post anterior ao @Túlio, qualquer chance deste novo lote ser assinado ainda neste governo tem prazo de validade até no máximo 2026 se quisermos manter as linhas de produção na Embraer abertas, e não ter de pagar o mico de fechar tudo, para depois reabrir novamente, pagando extras por isso, também.

Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Fev 24, 2023 3:20 am, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#84952 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 23, 2023 12:51 pm

Se isso aqui fosse uma país sério. Sonhando acordado. :roll:

GDA - 36 > Anápolis
1o GAVCa (1o\2o Esq)- 36 > Santa Cruz
1o\4o GAv Pacau - 18 Manaus
1o\14o GAv Pampa - 18 Canoas
1o\10o GAv Poker - 18 Santa Maria
3o\10o GAv Centauro - 18 Santa Maria
1o\16o GAvCa Adelphi - 18 Santa Cruz

E no que dependesse de mim:

1o\5o GAv Rumba - 18 > Natal
2o\5o GAv Joker - 18 > Natal

Como eu organizaria:

GDA - 36 > Anápolis

1o GAVCa - 36 > Santa Cruz

1o\4o GAv Pacau - 18 Belém

1o\14o GAv Pampa - 18 Santa Maria

1o\10o GAv Poker - 18 Manaus
3o\10o GAv Centauro - 18 Manaus

1o\16o GAvCa Adelphi - 18 Campo Grande

1o\5o GAv Rumba - 18 > Natal
2o\5o GAv Joker - 18 > Natal

O Pacau e o Adelphi foram extintos. Os esquadrões do 5o Gav são de treinamento, operando Bandeirante e Super Tucano.

Se houvesse culhão neste e em qualquer outro governo, e principalmente nos comandos da FAB, como se pode ver acima, a demanda para Gripen E\F seria, no mínimo, de 126 unidades, podendo chegar a 198 caças. E nada menos do que aquele primeiro seria aceitável para compor uma defesa aérea de verdade, e não esse fake que temos hoje, meramente ilustrativo e representativo para ficar brincando de "força aérea expedicionária" jogando avião para um lado e outro sempre que, eventualmente, algo acontecer.

Há mas vai meter medo na galera da vizinhança. Quem bom, é para isso mesmo que eles servem. E não estou falando só da vizinhança ao lado. Isso se chama dissuasão.

Mas claro, sempre podemos optar por manter três dúzias e dizer que está tudo bem, que somos da paz, que nossos vizinhos são pobres mas são legais, que o Brasil queridinho de todo mundo lá fora, e que nada de mal jamais vai nos acontecer, a não ser que esteja na agenda das próximas eleições... :?

Carpe Diem
arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

#84953 Mensagem por arcanjo » Qua Mar 01, 2023 2:15 pm

Saab inaugura escritório em Anápolis para apoio à operação do Gripen
Um novo escritório da Saab foi inaugurado em dezembro para acompanhar as atividades da Força Aérea Brasileira (FAB) e os funcionários da Saab que atuam na Base Aérea de Anápolis (BAAN). À Saab em Foco, Åsa Juskär, gerente geral do escritório, contou quais serão as atividades no local e a importância de estar próximo ao cliente.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKnISKmO8JZc_20-iRkBYz8zjJrkdKrrMNx2g6KjRMWGdpp9L7G9sWze0TSES6xRIxi6m2HKj0O20gaQWj_bw0CR6TuNhk37UkAOUF2uBXGJB1h5HOgeRbm8L8ydeWqO6Ni3-ZV8o455Q5M988YeQslx-PqTsaF3b-XRyK89L8D1bG_nXpmaXyds6dxw/s1280/FjiqTr7XgAIGwGs.jpeg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... polis.html

abs.

arcanjo

Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

#84954 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Mar 01, 2023 5:36 pm

Já estou em contato com eles pra uma visita hehehehe

Juliano Lisboa
Avançado
Avançado

#84955 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Mar 02, 2023 5:56 pm

FAB 4101 pousou em Anápolis hoje...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#84956 Mensagem por Túlio » Qui Mar 02, 2023 6:23 pm

Juliano Lisboa escreveu: Qui Mar 02, 2023 5:56 pm FAB 4101 pousou em Anápolis hoje...

Com ou sem IRST??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Eu sei, eu sei............... [003] [003] [003] [003]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Juliano Lisboa
Avançado
Avançado

#84957 Mensagem por Juliano Lisboa » Sex Mar 03, 2023 8:00 am

É um mala mesmo kkkkkkkkkkkkkkk.

Mas sua lógica serve tanto pro IRST, como para o Meteor e para Iris-T. Como ninguém viu eles no Gripen eles não existem e não foram comprados.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

#84958 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Mar 03, 2023 6:53 pm

IRST de Schrodinger, existe e não existe ao mesmo tempo. E Meteors o suficiente pra um dia de combate.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#84959 Mensagem por Túlio » Sex Mar 03, 2023 8:26 pm

IRST de Schrödinger foi sodas! [003] [003] [003] [003]

Olha só onde eu aprendi o que era isso:

[018] [018] [018] [018]

Morcego_Wilton

#84960 Mensagem por Morcego_Wilton » Seg Mar 06, 2023 6:02 pm

LEVANDO EM CONTA ESTAS INFORMAÇÕES:
A Saab foi contratada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para o desenvolvimento futuro de aeronaves de caça. O contrato, de aproximadamente 250 milhões de coroas suecas, inclui estudos sobre futuras capacidades de combate aéreo.

De acordo com a Saab, que anunciou o contrato com a FMV nesta quarta-feira (01), o estudo é de natureza preparatória e seu objetivo é ampliar o trabalho sobre como as futuras capacidades aéreas de combate podem ser desenvolvidas e realizadas.

“Estou muito satisfeito por termos recebido este pedido, que permite o desenvolvimento de capacidades futuras”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.

https://www.aeroflap.com.br/saab-vai-es ... s-de-caca/
Trata-se da união dos projetos Tempest, liderado pelos britânicos, com o F-X, lançado pelo Japão. A Suécia, que chegou a participar de estudos preliminares, deixou a parceria recentemente.

https://www.airway.com.br/reino-unido-i ... a-geracao/
Me parece, que o BR vai continuar muito tempo ainda com os suecos, não era o caso de ja assinar essa parada logo?

Responder