Eu creio que ao soltar esta informação ao PR, sabendo que a coisa iria ganhar o público, a BID, e certamente setores políticos ligados à Defesa e a indústria, a FAB vislumbra conseguir duas coisas: uma e mais óbvia, comprar quantos SkyCourrier puder no curto prazo, e dois, conseguir fazer o governo abrir a mão para financiar qualquer um dos projetos que tem aí apresentados.
A modernização dos C-95 ainda é muito recente, e os aviões tem sobras de horas de voo por no mínimo mais 10 anos. Então, tempo é algo que temos para resolver isso se a segunda opção for a escolhida pelo governo. Há conquanto um dado interessante e que já deixei aqui no fórum: em que estado, de verdade, se encontram os C-95M da FAB
Até o ano passado ninguém na FAB ou fora dela falava em substituir Bandeirante no curto prazo. Agora do nada virou uma urgência. Por quê Tem alguma coisa aí que não se encaixa.
De qualquer forma, ainda sou de opinião que o governo atual não irá simplesmente abrir a carteira para a FAB comprar avião lá fora se houver a possibilidade de fazer isso com um produto nacional. E o MD, digo, o ministério, tem plena ciência de todos os projetos existentes neste sentido. A END é bem clara em relação a este aspecto. Se ela tem, ou terá, alguma relevância neste caso, ainda veremos.
Novamente, há um componente político que não estás levando em conta nesta questão. O história sempre dá voltas. O que não seria nenhuma novidade em termos de Brasil.