A linha de produção do F-16, mesmo no block 70, sabe-se não irá muito mais longe. Tem encomendas apenas para esta década, e mesmo assim bem limitadas. E se não arrumarem mais nada neste meio tempo, ela simplesmente fecha, já que a USAF não está mais comprando modelos novos, apenas fazendo o retrofit dos block mais antigos.Túlio escreveu: ↑Dom Jan 22, 2023 10:44 amContinuo cético sobre os EUA deixarem pra Coreano o F-5 do século XXI, cuja linha de montagem estaria sendo aberta mais ou menos na época em que a do F-16 começasse a ficar sem encomendas (claro, por outro lado a LM ainda teria algo a ganhar - royalties, já que o concorrente é da BOEING)...
Um F-50 seria a alternativa para países como as Filipinas, que não tem tantos recursos assim para colocar na defesa, apesar das questões internas, e externas, agora com a China. Ele com certeza teria mercado no oriente médio, Africa e América do Latina, provavelmente. E mesmo assim, o que se diz por aí é que o país estaria interessado no KF-X, apesar da concorrência entre Gripen E e F-16V.
Os sul coreanos me parece só irão se aventurar em propor esta versão mono do seu LIFT, primeiro, se encontrar mercado concreto para ele no médio e longo prazo, e segundo, se ele não for motivo de concorrência predatória com o seu KF-X, de acordo com questões de custos e operacionalidade. Há países que não teriam problema em operar ambos, mas há de se considerar que a maioria se veria na posição de ter de escolher entre um e outro, e neste aspecto, com a evolução que vemos aí dos caças de 5a G, é muito provável que os sul coreanos não queiram dar esse tiro no pé em relação ao KF-X, que tem possibilidades de mercado no longo prazo muito maiores que um eventual T-50 monoposto.
A ver.