JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#13471 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 16, 2022 2:21 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Nov 16, 2022 1:57 pm
Fontes sul coreanas dizem que o KF-21 será equipado com muitos sistemas ocidentais, e também com uma boa carga de material de empresas sul coreanas, como o radar AESA que se espera seja instalado.
No caso do Gripen E\F, a sua arquitetura de sistemas é feita para evoluir ao longo do tempo sem precisar de MLU, como já é de praxe da família de caças da SAAB. Mas isso é algo que também ainda vamos ter que ver como funciona aqui, já que para isso, é necessário uma fonte de recursos permanente e regular de longo prazo, coisa que não existe aqui.
Mas se funcionar, os F-39 da FAB a nível de eletrônica irão permanecer por muitos anos ainda no mesmo nível dos caças furtivos que estão aí e os que ainda estão por dar as caras.
A única "vantagem" do KF-21 frente ao Gripen E\F será a sua menor visibilidade, desde que sem equipamentos externos. Com eles, o caça sueco continua sendo tão bom ou melhor que ele.
A ver.




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Re: JAS-39 Gripen

#13472 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 18, 2023 5:37 pm

Deu xabú na Índia.

Saab cancela acordo com Adani para construir caças na Índia

https://www.cavok.com.br/saab-cancela-a ... s-na-india




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Re: JAS-39 Gripen

#13473 Mensagem por Túlio » Qua Jan 18, 2023 9:08 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 18, 2023 5:37 pm Deu xabú na Índia.

Saab cancela acordo com Adani para construir caças na Índia

https://www.cavok.com.br/saab-cancela-a ... s-na-india
114 caças (mais do que Suécia e Brasil juntos); masss...
(...) desde que o Ministério da Defesa indiano permitisse à Saab deter 74% da entidade de fabricação (...)
Mas deixa, Sueco é bonzinho... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: JAS-39 Gripen

#13474 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 19, 2023 8:46 am

A SAAB não se ajuda também.




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Re: JAS-39 Gripen

#13475 Mensagem por Túlio » Qui Jan 19, 2023 2:22 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jan 19, 2023 8:46 am A SAAB não se ajuda também.
Devem ter achado que, como aqui funcionou, funcionaria lá também; e isso lhes custou "apenas" 114 caças... [033]




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Re: JAS-39 Gripen

#13476 Mensagem por Strike91 » Qui Jan 19, 2023 4:37 pm

Túlio escreveu: Qua Jan 18, 2023 9:08 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jan 18, 2023 5:37 pm Deu xabú na Índia.

Saab cancela acordo com Adani para construir caças na Índia

https://www.cavok.com.br/saab-cancela-a ... s-na-india
114 caças (mais do que Suécia e Brasil juntos); masss...
(...) desde que o Ministério da Defesa indiano permitisse à Saab deter 74% da entidade de fabricação (...)
Mas deixa, Sueco é bonzinho... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

A Saab e sua já recorrente "estratégia" de oferecer e cobrar uma fortuna para a transferência de tecnologia para empresas de propriedade dela mesmo!! [005]
No Brasil funcionou... Aparentemente na Índia eles tiveram um mínimo de bonsenso! (Modo irônico ativado!!)




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Re: JAS-39 Gripen

#13477 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 19, 2023 6:02 pm

Pelo que eu entendi, esse limite é reconhecido e aceito por todos os candidatos. E não me lembro de norte americanos, russos e franceses serem tão melhores assim em transferência de tecnologia do que os suecos. Ademais, como dito no texto da matéria, faz parte da concorrência e tem referencial jurídica nas leis do país. Então, a priori, se não estou errado, eles não estão fazendo nada demais. Ou alguém aqui viu os russos ensinando o "pulo do gato" com os Su-30MKI...

De qualquer forma, o que os suecos estão tentando fazer é disputar uma concorrência marcada por idas e vindas, e por muita burrocracia e corrupção, marca genérica de todos os processos de aquisição indianos no setor de defesa. Se vão conseguir é outra coisa.




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Re: JAS-39 Gripen

#13478 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 19, 2023 6:10 pm

Strike91 escreveu: Qui Jan 19, 2023 4:37 pm A Saab e sua já recorrente "estratégia" de oferecer e cobrar uma fortuna para a transferência de tecnologia para empresas de propriedade dela mesmo!! [005]
No Brasil funcionou... Aparentemente na Índia eles tiveram um mínimo de bonsenso! (Modo irônico ativado!!)
Goste-se ou não do Gripen ou do modelo de contrato assinado com a SAAB, fato é que há mais de 300 engenheiros envolvidos no processo de montagem do caça sueco no Brasil, com a Embraer e outras empresas brasileiras envolvidas no negócio atestando isso de forma clara e pública.
A SAAB estruturas não é nacional, mas os empregados dela são, inclusive os engenheiros. Os da Akaer e Embraer idem. Os oficiais e praças especialistas da FAB também.
Enfim, isso de dizer que estão transferindo tecnologia para eles mesmos por causa de um CNPJ se for analisado seriamente não se justifica.
Como já disse aqui muitas vezes, o Gripen não é uma compra de prateleira. Se fosse, estaríamos voando F-16, F-18, Rafale ou Su-35, e até Mig-29 há muito tempo.
E novamente, ninguém dá de graça tudo o que conseguiu a duras penas por esforço próprio. Nem pagando. Se quisermos ir além do que estamos recebendo, das duas, uma, ou desenvolvemos nós mesmos, ou então pagamos mais ainda para ter o que não nos oferecem. Se é que oferecem.




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Re: JAS-39 Gripen

#13479 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Jan 20, 2023 4:45 pm

Quem não tem Gripen caça com Tejas.




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Re: JAS-39 Gripen

#13480 Mensagem por Túlio » Sex Jan 20, 2023 5:29 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jan 19, 2023 6:10 pm


Goste-se ou não (...) do modelo de contrato assinado com a SAAB, fato é que há mais de 300 engenheiros envolvidos no processo de montagem do caça sueco no Brasil, com a Embraer e outras empresas brasileiras envolvidas no negócio atestando isso de forma clara e pública.
A SAAB estruturas não é nacional, mas os empregados dela são, inclusive os engenheiros. Os da Akaer e Embraer idem. Os oficiais e praças especialistas da FAB também.
Analisemos então: qual a nacionalidade dos Engenheiros, Técnicos e pessoal militar nos tempos dos IKL e das Niterói (anos 70 aos 90) montados PRODUZIDOS no Brasil? E o que tivemos mesmo que fazer neste século para ter novos subs e uns arremedos de Fragatas? Ah é, PAGAR (CARO) PARA APRENDER TUDO DE NOVO!

Mas peraí, onde foi parar toda aquela expertise? [085] [085] [085] [085]

Já o AMX, quase 1/3 do qual desenvolvido e fabricado PELA E NA EMBRAER, com real transferência de tecnologia, rendeu frutos. Mas se fores inferir (pelo que vemos acontecer) o tipo de contrato do Gripen, está muito mais para o da Imperial do que para o da FAB naqueles tempos.
FCarvalho escreveu: Qui Jan 19, 2023 6:10 pm Como já disse aqui muitas vezes, não é uma compra de prateleira. Se fosse, estaríamos voando F-16, F-18, Rafale ou Su-35, e até Mig-29 há muito tempo.
Nãooooooo, não é nãooooo, tanto que o F, que IA ser DESENVOLVIDO aqui, não vai ser mais, por quê? PORQUE NÃO! E é só um derivado a ser feito a partir do que fosse aprendido com o E.
FCarvalho escreveu: Qui Jan 19, 2023 6:10 pm E novamente, ninguém dá de graça tudo o que conseguiu a duras penas por esforço próprio. Nem pagando. Se quisermos ir além do que estamos recebendo, das duas, uma, ou desenvolvemos nós mesmos, ou então pagamos mais ainda para ter o que não nos oferecem. Se é que oferecem.
Aqui concordo, tanto que nos tempos do FX levei paulada de tudo quanto é lado ao afirmar que um F-5 feito aqui até o último parafuso seria muito mais garantido do que o melhor supercaça cheio de insumos estrangeiros e sobre o qual só soubéssemos o que nos deixassem saber.

Mas tá bão, vamos ver se desenvolvem o tale de MICLA e com este, em alguma versão, conseguindo atingir um alcance de sei lá, uns mil km, SE poderá ser integrado ao "nosso" caça, aí eu calo a boca.




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Re: JAS-39 Gripen

#13481 Mensagem por EduClau » Sex Jan 20, 2023 6:27 pm

Mais fácil entubarem uns RBS-15 (Taurus esquece) como cala boca e assim matar o MICLA.

:roll:




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Re: JAS-39 Gripen

#13482 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 21, 2023 6:30 pm

Túlio escreveu: Sex Jan 20, 2023 5:29 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jan 19, 2023 6:10 pm Goste-se ou não (...) do modelo de contrato assinado com a SAAB, fato é que há mais de 300 engenheiros envolvidos no processo de montagem do caça sueco no Brasil, com a Embraer e outras empresas brasileiras envolvidas no negócio atestando isso de forma clara e pública.
A SAAB estruturas não é nacional, mas os empregados dela são, inclusive os engenheiros. Os da Akaer e Embraer idem. Os oficiais e praças especialistas da FAB também.
Analisemos então: qual a nacionalidade dos Engenheiros, Técnicos e pessoal militar nos tempos dos IKL e das Niterói (anos 70 aos 90) montados PRODUZIDOS no Brasil? E o que tivemos mesmo que fazer neste século para ter novos subs e uns arremedos de Fragatas? Ah é, PAGAR (CARO) PARA APRENDER TUDO DE NOVO!

Queres mesmo comparar a situação do contrato do Gripen E assinado em pleno século XXI, com projetos que foram desenvolvidos há 60\50 anos atrás :?: Oras, o Brasil de 1967 e 1984 é o mesmo de 2014 e 2023 :?: A BIDS e suas capacidades ainda são as mesmas :?:
O projeto do AMX só foi possível na Embraer porque ele começou lá atrás no Bandeirante, passando pelo Xavante, e outros tantos modelos que fomentaram o caminho para ele. E depois disso, quantos AMX nós exportamos mesmo:?: Quantos a FAB comprou ao longo de uma década e meia:?:
O projeto das Niterói teve sequência no desenvolvimento da Classe Inhaúma, e deveria ter continuidade na Classe Barroso, e depois dela outra classe em seguida, com a pretensão de se chegar em até 16 navios originalmente. Mas o que foi que aconteceu mesmo neste meio tempo :?: Quantos foram construídos mesmo :?:
Idem para os IKL, que não tiveram transferência de tecnologia no seu contrato, que no geral foi uma compra de prateleira, com apenas algumas injunções na capacidade do AMRJ e da MB em fazer a manutenção deles no país, e olhe lá. Até os PMG dependiam da boa vontade da TKMS ajudar a fazer o serviço. Do contrário, nada feito. E não tínhamos e não preparamos ninguém aqui para fazer isso.
Agora o que se vê é exatamente são as consequências de tudo isso aí, omissão, irresponsabilidade, indiferença, falta de continuidade, regularidade, verbas, etc.
Não dá para por a culpa só nas ffaa's por todos os erros cometidos até aqui. O Gripen E está sendo uma (nova) tentativa de corrigir alguns erros do passado. Pode não ser perfeito, mas foi o melhor que se conseguiu face à realidade da BIDS hoje no país.


Mas peraí, onde foi parar toda aquela expertise? [085] [085] [085] [085]

Já o AMX, quase 1/3 do qual desenvolvido e fabricado PELA E NA EMBRAER, com real transferência de tecnologia, rendeu frutos. Mas se fores inferir (pelo que vemos acontecer) o tipo de contrato do Gripen, está muito mais para o da Imperial do que para o da FAB naqueles tempos.
FCarvalho escreveu: Qui Jan 19, 2023 6:10 pm Como já disse aqui muitas vezes, não é uma compra de prateleira. Se fosse, estaríamos voando F-16, F-18, Rafale ou Su-35, e até Mig-29 há muito tempo.
Nãooooooo, não é nãooooo, tanto que o F, que IA ser DESENVOLVIDO aqui, não vai ser mais, por quê? PORQUE NÃO! E é só um derivado a ser feito a partir do que fosse aprendido com o E.
A transferência da produção do Gripen F para a SAAB na Suécia se deu mediante um quadro extremamente restritivo de verbas alocadas anualmente ao projeto FX, e que de outra forma, não teria acontecido caso o orçamento da FAB para o mesmo fosse contemplado na sua íntegra. Mas isso é culpa só da FAB, não é mesmo. :roll:
O desenvolvimento do modelo biposto continua e a Embraer e outras empresas estão envolvidas nele até o pescoço, que apesar de uma suposta simplicidade de projeto, não é verdadeiro afirmar que é só o caso de esticar o monoposto e colocar mais um assento. E ao contrário da sua afirmação, a Embraer está aprendendo várias coisas sobre o projeto de um caça que se dependesse de si mesma, ira levar algumas décadas para tirar vantagens disso em sua linha de produtos.
Aliás, pergunto novamente, quem está obrigando a Embraer a participar do projeto do Gripen E\F da FAB :?:
Ela ainda é uma empresa privada que visa lucro em suas operações. Se o Gripen E e F fosse realmente um mau negócio para ela, com certeza já teriam caído fora, ou a SAAB simplesmente teria declinado de qualquer participação da empresa neste processo, e feito tudo ela mesma. Afinal, para que gastar tempo e dinheiro treinando gente alheia se tudo isso poderia ser feito mais rápido, simples e barato na Suécia com trabalhadores e engenheiros suecos
:?:
FCarvalho escreveu: Qui Jan 19, 2023 6:10 pm E novamente, ninguém dá de graça tudo o que conseguiu a duras penas por esforço próprio. Nem pagando. Se quisermos ir além do que estamos recebendo, das duas, uma, ou desenvolvemos nós mesmos, ou então pagamos mais ainda para ter o que não nos oferecem. Se é que oferecem.
Aqui concordo, tanto que nos tempos do FX levei paulada de tudo quanto é lado ao afirmar que um F-5 feito aqui até o último parafuso seria muito mais garantido do que o melhor supercaça cheio de insumos estrangeiros e sobre o qual só soubéssemos o que nos deixassem saber.
Mas tá bão, vamos ver se desenvolvem o tale de MICLA e com este, em alguma versão, conseguindo atingir um alcance de sei lá, uns mil km, SE poderá ser integrado ao "nosso" caça, aí eu calo a boca.
As decisões na defesa quanto a aspecto estratégicos são feitas em conjunto entre MD, ffaa's, governo e poder político. É assim em qualquer país civilizado normal.
Aqui infelizmente os militares decidem quase tudo sozinhos e não gostam de ser questionados por ninguém sobre suas decisões. Da mesma forma que os políticos temem e odeiam ao mesmo tempo militares falando de política, assim também estes não se sentem nem um pouco confortáveis, são arredios até, cada vez que um paisano resolve dar pitaco em "seus negócios".
Então, se vamos ter um míssil com 300km, 1 mil kms, ICMB's e até um torpedo nuclear, isto diz menos respeito ao que os militares queiram ou achem necessário ou não, do que a sociedade através dos meios institucionais decidam ou escolham. Eles são executores e não decisores do que é melhor para a nossa defesa. Só tem um detalhe, no Brasil, ninguém fora da caserna decide ou quer decidir nada em matéria de defesa, considerado assunto (exclusivo) de militares... :roll:
Então, já que só tem tu(militares), vai tu mesmo. :|
Ademais, o atual governo como bem sabes tem um viés nacionalista desenvolvimentista. Vimos isso nas duas gestões anteriores. O que se pode esperar agora é um repeteco do que foi o começo dos anos 2000 na defesa. Se vai dar certo ou não, veremos. Em 2026 tu podes me cobrar.
abs




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Re: JAS-39 Gripen

#13483 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 21, 2023 6:35 pm

EduClau escreveu: Sex Jan 20, 2023 6:27 pm Mais fácil entubarem uns RBS-15 (Taurus esquece) como cala boca e assim matar o MICLA.
:roll:
A Alte Olsen acabou de apresentar os projetos estratégicos da MB para o presidente. Dentre eles, o MANSUP, que tem no planejamento a sua versão lançada do ar, o MANAER. E se deixar, terá versões também lançadas de submarinos e de plataformas em terra.
A Avibras explanou outro dia que está desenvolvendo a versão anti navio do MTC e também de lançamento do ar.
O atual governo já demonstrou a intenção - se vai passar disso é outra coisa - de promover os projetos das forças, pois também ajuda a gerar emprego e renda no país, além dos ganhos óbvios em tecnologia e logística interna.
Vamos ter que aguardar para saber o que será colocado no Gripen E\F da FAB. A priori se deve buscar soluções na BIDS como reza a PND e END. Se forem levadas a sério, claro.
Enfim, mais alguns anos, e com os investimentos corretos, e permanentes, um míssil anti navio para o Gripen E vai ser só questão de tempo. E de vontade, também.
A ver.




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Re: JAS-39 Gripen

#13484 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 26, 2023 2:29 pm

Sérvia não quer mais MiG-29 e foca nos Rafales franceses
Originalmente, a Sérvia queria comprar mais 6 caças MiG 29s. Agora esses planos foram abandonados.

https://www.cavok.com.br/servia-nao-que ... -franceses

Mais uma chance para o Gripen E\F, já que os franceses com certeza serão pressionados pela casa branca para não fornecer seu caça aos sérvios.
Difícil acreditar que os franceses deem o braço a torcer, mas vender caças novos e entregar nos prazos requeridos por Belgrado também é um desafio a ser visto.
Neste meio, o Gripen E pode ser uma alternativa mais palatável todos os lados, já que é um caça que "não mete medo em ninguém". :twisted:




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Re: JAS-39 Gripen

#13485 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Fev 26, 2023 10:50 pm

A França é completamente imunte às pressões da Casa Branca pro fornecimento dos Rafale à Sérvia. Tudo o que depende é da atitude dos mesmos para com a Bósnia.




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