TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61482
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Caro @FCarvalho, para mim a grande cagada do (felizmente) defenestrado (e já foi tarde) cajuzinho foi dinamitar o UCAV de ataque: quatro deles com um Gripen F em data-link com E/R-99 fariam um estrago dos infernos!
Mas fazer o que, a cabeça dele nunca saiu dos anos 90...
Mas fazer o que, a cabeça dele nunca saiu dos anos 90...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá Túlio.Túlio escreveu: ↑Sex Jan 13, 2023 9:56 pmCaro @FCarvalho, para mim a grande cagada do (felizmente) defenestrado (e já foi tarde) cajuzinho foi dinamitar o UCAV de ataque: quatro deles com um Gripen F em data-link com E/R-99 fariam um estrago dos infernos!
Mas fazer o que, a cabeça dele nunca saiu dos anos 90...
Me parece que agora é só questão de tempo alguns dos projetos propostos pela Embraer nos últimos anos voltar a ser motivo de atenção pelo governo atual, passada a mais recente crise de existência entre planalto e caserna, quando mau começou o namoro. A FAB tem muitas prioridades, e sabe-se que o comandante Damasceno irá seguir quase que religiosamente o planejamento estratégico da força, de forma que ele o o alto comando não devem apresentar muitas novidades além daquelas medidas tomadas nos últimos tempos.
Se houver vontade, e condições($$), por parte do governo em algum momento no futuro, é possível que a partir do PLOA 2024 a solicitação do PR nos dê a possibilidade de verificar in loco qual tratamento dispensado será dado às necessidades reais das ffaa's. Se é algo concreto ou apenas mais uma jogada de marketing com os milicos, a saber.
Eu particularmente gostaria que fosse dada outra solução à produção dos Gripen F que não o seu envio para as linha de produção da SAAB na Suécia. Com apenas 8 unidades e com todo o trabalho envolvido de engenheiros brasileiros nele, talvez fosse o caso de tentar reverter esta decisão, desde que embasada técnica e profissionalmente, nada de canetada. Vejo o modelo F como um ponto de partida para outros avanços mais para frente pela nossa engenharia. Uma ideia que poderia contribuir com esta volta e seu ganho de escala e custos, seria a tomar a opção de 9 unidades do contrato atual como sendo modelos F, elevando para 17 unidades a serem montadas no Brasil, independente das negociações para um novo lote. Suponho que o segundo lote tenha como referencia a montagem de todos os caças no país, de forma a alimentar, custear, e justificar, o investimento feito na organização das linhas de montagem em GPX. E é também questão de dar-nos maior participação, e peso, nos negócios do Gripen E\F junto aos suecos.
O UCAV da Embraer vai sair em algum momento. Não não será no curto prazo. Primeiro temos que resolver alguns problemas básicos que é substituir a frota envelhecida de caças, renovar e planejar o futuro dos vetores AEW e ISR, a patrulha naval, e substituir parte da aviação de transporte leve, que ainda carece de solução. Para não falar dos Tucano e Universal, e de um bom MLU para os A-29. Se este governo se der o trabalho de garantir os recursos necessários para manter estes investimentos básicos na FAB, podemos nos dar por satisfeitos até 2026.
Carpe Diem
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4970
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1184 vezes
- Agradeceram: 715 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Endosso sua crítica!Túlio escreveu: ↑Sex Jan 13, 2023 9:56 pmCaro @FCarvalho, para mim a grande cagada do (felizmente) defenestrado (e já foi tarde) cajuzinho foi dinamitar o UCAV de ataque: quatro deles com um Gripen F em data-link com E/R-99 fariam um estrago dos infernos!
Mas fazer o que, a cabeça dele nunca saiu dos anos 90...
O mercado de drones poderia catapultar o Brasil (FAs) e empresas associadas para um novo patamar.
Depois daquele anúncio da Embraer, sonhava uma versão tupiniquim dessa imagem:
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13889
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O programa ainda dá para ser salvo, basta vontade da Força. Ainda estava em modo conceitual e, até então, não haviam sido financiados custos, então o desenvolvimento em si não havia sido iniciado.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu fico pensando onde é que vocês estão com a cabeça com isso de UCAV quando a FAB não tem verba sequer para dar mais do que míseras 80 horas-voo ano por piloto de caça.
Enquanto isso a aviação de transporte voa mais de 200 horas-ano. E não digo que isso seja ruim, pelo contrário. Mas deixa muito claro quais são as prioridades da força aérea e os critérios com os quais se distribuem recursos para a área operacional.
Afinal, o Gripen foi escolhido porque é baratinho e não assusta ninguém...
Façam as contas por favor e mantenham o pé no chão. E leiam o planejamento estratégico da força aérea aqui mesmo no tópico que criei sobre ele. Dá para perceber que UCAV não são prioridade e muito menos de interesse, neste momento, para a instituição, que já tem muitos problemas com coisas básicas para resolver do que ficar gastando dinheiro que não tem com soluções para satisfazer o egos de quem quer que seja.
Um passo de cada vez.
Enquanto isso a aviação de transporte voa mais de 200 horas-ano. E não digo que isso seja ruim, pelo contrário. Mas deixa muito claro quais são as prioridades da força aérea e os critérios com os quais se distribuem recursos para a área operacional.
Afinal, o Gripen foi escolhido porque é baratinho e não assusta ninguém...
Façam as contas por favor e mantenham o pé no chão. E leiam o planejamento estratégico da força aérea aqui mesmo no tópico que criei sobre ele. Dá para perceber que UCAV não são prioridade e muito menos de interesse, neste momento, para a instituição, que já tem muitos problemas com coisas básicas para resolver do que ficar gastando dinheiro que não tem com soluções para satisfazer o egos de quem quer que seja.
Um passo de cada vez.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tudo bem, ele é bonzinho. Não mete medo em ninguém.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61482
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Como que não? Eu tenho medo que ele se junte ao MSI!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Strike91
- Avançado
- Mensagens: 352
- Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 142 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61482
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
MOVIMENTO dos SEM IRST!!!
(((Só porque a gente caiu na arapuca dos Vikings não é motivo pá num ter SENSO DE HUMOR )))
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4970
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1184 vezes
- Agradeceram: 715 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Saab envía a Brasil el primer Gripen desmantelado para su ensamblaje en Embraer
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... smantelado
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Até agora nenhuma nova notícia sobre o Gripen F.
Outra coisa. A fuselagem dianteira não está sendo feita aqui na fábrica da SAE?
Por que estão mandando um avião inteiro então?
Outra coisa. A fuselagem dianteira não está sendo feita aqui na fábrica da SAE?
Por que estão mandando um avião inteiro então?
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61482
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se entendi direito o que tenho lido sobre isso ao longo dos anos, nobre @FCarvalho, eles fazem aqui, exportam pra lá e de lá reexportam então: win-win duplo... PARA ELES!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se for esse mesmo o caso, então nós sifu em mais esta. Mas realmente é algo estranho, visto que a produção aqui da fuselagem dianteira foi muito alardeada quando do primeiro modelo pronto.
Infelizmente não temos ninguém no país interessado em olhar estes detalhes e fazer as perguntas cabíveis a quem de direito na FAB.
Mas é sempre aquele negócio, "já que só tem tu, então vai tu mesmo".
A ver se no próximo lote, se houver, não somos tão lerdos e parvos, ou omissos por interesse.
Infelizmente não temos ninguém no país interessado em olhar estes detalhes e fazer as perguntas cabíveis a quem de direito na FAB.
Mas é sempre aquele negócio, "já que só tem tu, então vai tu mesmo".
A ver se no próximo lote, se houver, não somos tão lerdos e parvos, ou omissos por interesse.
Carpe Diem