Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2650 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2461 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jan 05, 2023 2:27 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Dez 16, 2022 11:28 am
FCarvalho escreveu: Sex Dez 16, 2022 10:45 am A depende de quantos aviões para treino avançado se precise na FAP, 12 aviões estariam mais do que bom para as necessidades que se tem, sejam no treinamento ou para eventuais deslocamentos para outros lugares, sem comprometer a base.
Não estou querendo apor soluções prontas, mas apenas aludir ao fato que o ST oferece hoje mais benefícios no conjunto da obra do que a adoção de diferentes vetores para cada tipo de missão a meu ver.
Se chegar aos 10 já digo que foi um caso corrupção, já que a quantidade de aviões deste género para a FAP é relativamente reduzido. São formados poucos muito pouco PILAV.
CJ escreveu:
S escreveu: Bom dia e bom ano !

https://www.jn.pt/nacional/governo-espe ... 80299.html

Em Abril, será assinado o contrato formal de 12 EMB-314 "Super Tucano".... (em off)....
Pode-se considerar um dado quase certo a compra de 12 unidades do Embraer EMB-314 Super Tucano pela Força Aérea Portuguesa, com o contrato muito possivelmente a ser assinado em Abril aquando da deslocação do novo PR brasileiro ao nosso país. Provavelmente com toda a pompa e circunstância na OGMA, em Alverca.

Ao que parece (e é o que corre neste momento) deverão ser todas bilugares, e consequentemente não haverá diferenciação entre células para treino avançado e para apoio aéreo próximo (vulgo, CAS). Também o esquema de pintura estará a ser delineado, e embora algo parecido com o SEA até pudesse ser eventualmente apropriado para o cenário/terreno onde se pensa utilizar a aeronave em missões de cariz ofensivo, é também altamente provável que venha a ser em tons de cinza.
Mantenho o que disse.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6396 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2462 Mensagem por Túlio » Qui Jan 05, 2023 3:03 pm

Se for verdade eu caio duro: o @FCarvalho, é de justiça dizer, foi O ÚNICO que vi acreditando neste estranho negócio, assim, meu caríssimo, vai ou não vai ter IRST nos Gripen BR? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Já ao nosso WOKE, o @cabeça de martelo eu pergunto: não teria a presença do futuro Presidente da metrópole, o Zé Sócas, a ver com o negócio? Ele entende de avião? Quer me parecer que ele entende só de... 🤑 🤑 🤑 🤑




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4863
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 646 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2463 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jan 05, 2023 4:40 pm

Estou surpreso com essa decisão, se for mesmo verdade... :shock:

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36607
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2464 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 06, 2023 1:53 am

Meu caro @Túlio o seu amado IRST nós Gripen da FAB estão em processo de maquiagem para as fotos. :twisted:

Quanto a está venda dos ST, faço votos que se realize. Vai ajudar muito em outros possíveis negócios na Europa.

Se novos ou usados, veremos.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2650 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2465 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 06, 2023 8:15 am

FIGHTERCOM escreveu: Qui Jan 05, 2023 4:40 pm Estou surpreso com essa decisão, se for mesmo verdade... :shock:

Abraços,

Wesley
Por cá todos dizem que a Embraer tem o governo português no bolso. Por isso é que eu e o P44 já falamos aqui no fórum de as vossas futuras Fragatas para a Marinha Portuguesa. Tudo é possível quando envolve a Embraer.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6396 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2466 Mensagem por Túlio » Sex Jan 06, 2023 9:33 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 06, 2023 8:15 am
FIGHTERCOM escreveu: Qui Jan 05, 2023 4:40 pm Estou surpreso com essa decisão, se for mesmo verdade... :shock:

Abraços,

Wesley
Por cá todos dizem que a Embraer tem o governo português no bolso. Por isso é que eu e o P44 já falamos aqui no fórum de as vossas futuras Fragatas para a Marinha Portuguesa. Tudo é possível quando envolve a Embraer.

Ó @FCarvalho, os F-16 de lá já tão BEM velhotes, será que não iam uns Gripen...? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

(Deve ser sodas ter que sair do bolso da LM e pular pó da EMB, uns zucas de mrd :evil: :evil: :evil: :evil: )




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2650 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2467 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 06, 2023 9:39 am

Túlio escreveu: Sex Jan 06, 2023 9:33 am
cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 06, 2023 8:15 am

Por cá todos dizem que a Embraer tem o governo português no bolso. Por isso é que eu e o P44 já falamos aqui no fórum de as vossas futuras Fragatas para a Marinha Portuguesa. Tudo é possível quando envolve a Embraer.

Ó @FCarvalho, os F-16 de lá já tão BEM velhotes, será que não iam uns Gripen...? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

(Deve ser sodas ter que sair do bolso da LM e pular pó da EMB, uns zucas de mrd :evil: :evil: :evil: :evil: )
O que é fu.... é ver as Forças Armadas na penúria e as poucas aquisições que se fazem com valores astronómicos vão para coisas que não fazem sentido.

Se as mesmas vêm do Brasil, dos EUA ou de Marte é indiferente.

Ah, antes que esqueça, o que se fala é que vamos ter KC390, C130 (a serem vendidos ou usados no combate a incêndios florestais) e ainda 2 A400M para deixar a Airbus contente já que fizeram um bom investimento em Portugal e para contentar os parceiros Europeus.

Faz as contas o que isso representa para o orçamento da Defesa e num país que tem uma falta brutal de PILAV! :evil:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4863
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 646 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2468 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Jan 06, 2023 11:06 am

Túlio escreveu: Sex Jan 06, 2023 9:33 am
cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 06, 2023 8:15 am

Por cá todos dizem que a Embraer tem o governo português no bolso. Por isso é que eu e o P44 já falamos aqui no fórum de as vossas futuras Fragatas para a Marinha Portuguesa. Tudo é possível quando envolve a Embraer.

Ó @FCarvalho, os F-16 de lá já tão BEM velhotes, será que não iam uns Gripen...? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

(Deve ser sodas ter que sair do bolso da LM e pular pó da EMB, uns zucas de mrd :evil: :evil: :evil: :evil: )
Se Lula emplacar o Gripen lá na Colômbia, eu não dúvido de mais nada [003] [003] [003]

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6396 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2469 Mensagem por Túlio » Sex Jan 06, 2023 11:32 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 06, 2023 9:39 am
Túlio escreveu: Sex Jan 06, 2023 9:33 am


Ó @FCarvalho, os F-16 de lá já tão BEM velhotes, será que não iam uns Gripen...? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

(Deve ser sodas ter que sair do bolso da LM e pular pó da EMB, uns zucas de mrd :evil: :evil: :evil: :evil: )
O que é fu.... é ver as Forças Armadas na penúria e as poucas aquisições que se fazem com valores astronómicos vão para coisas que não fazem sentido.

Se as mesmas vêm do Brasil, dos EUA ou de Marte é indiferente.

Ah, antes que esqueça, o que se fala é que vamos ter KC390, C130 (a serem vendidos ou usados no combate a incêndios florestais) e ainda 2 A400M para deixar a Airbus contente já que fizeram um bom investimento em Portugal e para contentar os parceiros Europeus.

Faz as contas o que isso representa para o orçamento da Defesa e num país que tem uma falta brutal de PILAV! :evil:
Acho que esse lance WOKE acabou de vez com teu conhecido SENSO DE HUMOR: eu estava ZOANDO, POWS!!! [033]

-390: sabes muito bem qual é a minha opinião a respeito, e vem de antes de o contrato sequer ser assinado; idem Super Tucano (se assinarem), BTW;

-130: creio que tu mesmo postaste que ia ser feito COM VERBAS DA UE, não de Portugal;

-400M: algo assinado? Verbas da FAP ou da UE?

Por fim, Pilotos: a FAB também só tem uns gatos pingados para Gripen, faz o quê? FORMA OUTROS, ORAS! Triste é ser como a FAA, que tem Piloto demais e avião de menos...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2650 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2470 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 06, 2023 11:59 am

Túlio escreveu: Sex Jan 06, 2023 11:32 am
cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 06, 2023 9:39 am

O que é fu.... é ver as Forças Armadas na penúria e as poucas aquisições que se fazem com valores astronómicos vão para coisas que não fazem sentido.

Se as mesmas vêm do Brasil, dos EUA ou de Marte é indiferente.

Ah, antes que esqueça, o que se fala é que vamos ter KC390, C130 (a serem vendidos ou usados no combate a incêndios florestais) e ainda 2 A400M para deixar a Airbus contente já que fizeram um bom investimento em Portugal e para contentar os parceiros Europeus.

Faz as contas o que isso representa para o orçamento da Defesa e num país que tem uma falta brutal de PILAV! :evil:
Acho que esse lance WOKE acabou de vez com teu conhecido SENSO DE HUMOR: eu estava ZOANDO, POWS!!! [033]
Eu sei POWS!!!
-390: sabes muito bem qual é a minha opinião a respeito, e vem de antes de o contrato sequer ser assinado; idem Super Tucano (se assinarem), BTW;
Pois, mas eu até apoio a aquisição dos KC390, mas agora vamos ter os ditos, mais C130 e A400m?!
-130: creio que tu mesmo postaste que ia ser feito COM VERBAS DA UE, não de Portugal;
Só os equipamentos de navegação e comunicações relacionados Espaço Aéreo Europeu, tudo o resto é dinheiro do contribuinte.


-400M: algo assinado? Verbas da FAP ou da UE?
Não está nada assinado, é apenas algo que se anda a falar à muito e está relacionado com o que eu falei acima.
Por fim, Pilotos: a FAB também só tem uns gatos pingados para Gripen, faz o quê? FORMA OUTROS, ORAS! Triste é ser como a FAA, que tem Piloto demais e avião de menos...[/Justificar]
Se fosse tudo tão simples... há poucas vagas, e há ainda mais a saírem para entrarem para a aviação civil do que a chegarem. Os PILAV preferem indemnizar o estado do que ficar na FAP. A culpa está nos salários muito mais elevados da aviação civil e no fato de que o poder politico pensa que pode empurrar o problema com a barriga esta questão.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6396 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2471 Mensagem por Túlio » Sex Jan 06, 2023 12:21 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 06, 2023 11:59 am
Pois, mas eu até apoio a aquisição dos KC390, mas agora vamos ter os ditos, mais C130 e A400m?!
-130: creio que tu mesmo postaste que ia ser feito COM VERBAS DA UE, não de Portugal;
Só os equipamentos de navegação e comunicações relacionados Espaço Aéreo Europeu, tudo o resto é dinheiro do contribuinte.

Se eu procurar creio que encontro opinião tua BEM CONTRA; e eu nem sabia desse lance da UE, assim, adquirir mais um ou dois daqueles que a Espanha andava praticamente dando de presente (só o Uruguay levou dois já modernizados, e são KC) e depois pagar apenas parte da modernização seria mil vezes melhor negócio, IMHO.

PS.: CONTRIBUINTE é quem, voluntariamente e quando bem lhe aprouver, contribui para com alguém ou alguma coisa; quem é obrigado a fazê-lo é PAGADOR DE IMPOSTOS (taxpayer), pois falta-lhe poder optar.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2650 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2472 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 06, 2023 1:56 pm

Estás a concentrar-te no surpéfulo, a questão (para mim) não é se adquire-se ou não o KC390 ou se moderniza-se os C130, eu aceito tudo, desde que tenha lógica.

O problema é que a lógica é apenas encher os bolsos a uns, ou satisfazer os grupos partidários de outros. Nada do que se está a decidir é a favor da FAP, ou do contribuinte Português.

O governo do Costa neste momento mais parece o governo do Trump, caiem mais de 10 Secretários de Estado ou Ministros, ora dizem uma coisa ora dizem outra... é ridiculo!!!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4863
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 646 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2473 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Jan 06, 2023 2:18 pm

Túlio escreveu: Sex Jan 06, 2023 11:32 am

Por fim, Pilotos: a FAB também só tem uns gatos pingados para Gripen, faz o quê? FORMA OUTROS, ORAS! Triste é ser como a FAA, que tem Piloto demais e avião de menos...
Acho que rola uma permuta hein... a adaptação dos hermanos seria facilitada uma vez que os mesmos já se sentem europeus. [003]

Sem mencionar que a FAA tá louquinha num F-16. :twisted:

Se a negociação for boa, a FAP pode levar de brinde alguns Pampa III para que momento nostálgico do Alpha-Jet.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
joaolx
Sênior
Sênior
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Agradeceram: 91 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2474 Mensagem por joaolx » Sex Jan 13, 2023 3:41 pm

Sinceramente espero que não caiam na cagada de comprar os ST




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54819
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2318 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2475 Mensagem por P44 » Sex Jan 13, 2023 6:39 pm

joaolx escreveu: Sex Jan 13, 2023 3:41 pm Sinceramente espero que não caiam na cagada de comprar os ST
Aparentemente já está decidido, e será assinado com pompa e circunstância em abril aquando da visita do salvador da pátria, para mais uma foto op com o monhé, tal como foi a vinda do Kápacê, que veio cá pousar para a fotografia e voltou logo para o Brasil.
Os tentáculos da Embraer no PS não páram, enfim. Mais uma negociata de trafulhice agora encabeçada pelo delfim do Sócrates...

Por isso venham lá às Tamandaré, entre qualquer coisa e nada já estou por tudo

Ah, e o mais engraçado é que os ST são para usar na RCA

Gostava de saber o que há lá de tão bom para tantos sacrifícios em prol dessa nação, quando cá nos falta tudo e mais alguma coisa.

É como o Zaire, há cinco anos(!!!!) em missão de turismo, ups, cooperação com São Tomé

Depois não há dinheiro para 2 Marlin para os 2 NPOs menos antigos




Triste sina ter nascido português 👎
Responder