Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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#1036
Mensagem
por FIGHTERCOM » Dom Jan 08, 2023 2:33 pm
Lucubus escreveu: ↑Sex Dez 30, 2022 8:49 am
o Erich Saumeth foi espulso do ZM. Existe um problema antigo, diria pessoal entre o ZM e o infodefense, houve um problema tambem com o foro colombiano do Saumeth egos e mais egos
Ele voltou a postar lá, será que foi perdoado?
Segundo ele, o pessoal da Dassault estaria na Colômbia negociando um novo contrato.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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#1037
Mensagem
por Túlio » Dom Jan 08, 2023 2:46 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Jan 08, 2023 2:33 pm
Lucubus escreveu: ↑Sex Dez 30, 2022 8:49 am
o Erich Saumeth foi espulso do ZM. Existe um problema antigo, diria pessoal entre o ZM e o infodefense, houve um problema tambem com o foro colombiano do Saumeth egos e mais egos
Ele voltou a postar lá, será que foi perdoado?
Segundo ele, o pessoal da Dassault estaria na Colômbia negociando um novo contrato.
Abraços,
Wesley
Que eu saiba ele não foi expulso e nem mesmo suspenso, seu último post tinha sido tipo aquelas birutagens do
FINBACK (o Talha Argentino
) tipo "
me voy del foro"...
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#1040
Mensagem
por Túlio » Ter Jan 10, 2023 6:46 pm
Pois eu continuo a apostar neste, e não só para a FAC:
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#1041
Mensagem
por FIGHTERCOM » Qua Jan 11, 2023 12:25 pm
Túlio escreveu: ↑Ter Jan 10, 2023 6:46 pm
Pois eu continuo a apostar neste, e não só para a FAC:
Se Argentina, Colômbia e Peru tivessem só um milésimo se senso de integração, poderiam pensar numa aquisição conjunta, afinal 3x24 = 72. Mas deixa pra lá...
Abraços,
Wesley
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#1042
Mensagem
por Túlio » Qua Jan 11, 2023 12:44 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 12:25 pm
Túlio escreveu: ↑Ter Jan 10, 2023 6:46 pm
Pois eu continuo a apostar neste, e não só para a FAC:
Se Argentina, Colômbia e Peru tivessem só um milésimo se senso de integração, poderiam pensar numa aquisição conjunta, afinal 3x24 = 72. Mas deixa pra lá...
Abraços,
Wesley
A Argentina (que de 12 baixou pra 10, depois pra 8) já foi vetada pelo UK; os dois outros realmente estariam bem, considerando o seu entorno.
Claro, deves notar que é uma ARTE, no hay FA-50 com AMRAAM ou qualquer outro BVR integrado mas, com M2032 ou especialmente M2052 (ambos previstos para este block que não sai nunca), iDerby ou iDerby-ER, estes Treinadores se passando por cazas seriam muita coisa na região.
Aliás, a Colômbia, se arrumasse alguma coisa que quebrasse o galho como AEW, estaria até em vantagem contra os supercaças do tempo do guaraná de rolha e de operacionalidade duvidosa que tem a Venezuela.
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#1043
Mensagem
por FCarvalho » Qua Jan 11, 2023 12:52 pm
Meu caro amigo
@Túlio, vulgo careca do lavrado
, a FAC e o MD colombiano já deixaram claro esta questão dos LIFT a jato, comoo sendo tratadas em esfera diferente e separada da compra dos caças. Os LIFT até o momento são para substituir os antigos A-37, que eles também usam, ou usavam, como vetor COIN, e treinador avançado. Mas a realidade é que la plata no hay.
Por enquanto esse assunto está aguardando uma resolução da compra dos novos caças, que pode ser que saia ou não este ano. Assim que isto estiver resolvido, a FAC irá voltar o seu interesse para os LIFT novamente. Por outro lado, a assunção do novo governo aqui pode ter influência sobre esta escolha da FAC, visto que os ST eram à época um concorrente natural para tal substituição dos vetustos aviões norte americanos.
A ver.
Carpe Diem
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#1044
Mensagem
por FCarvalho » Qua Jan 11, 2023 12:59 pm
Túlio escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 12:44 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 12:25 pm
Se Argentina, Colômbia e Peru tivessem só um milésimo se senso de integração, poderiam pensar numa aquisição conjunta, afinal 3x24 = 72. Mas deixa pra lá...
Abraços,
Wesley
A Argentina (que de 12 baixou pra 10, depois pra 8) já foi vetada pelo UK; os dois outros realmente estariam bem, considerando o seu entorno.
Claro, deves notar que é uma ARTE, no hay FA-50 com AMRAAM ou qualquer outro BVR integrado mas, com M2032 ou especialmente M2052 (ambos previstos para este block que não sai nunca), iDerby ou iDerby-ER, estes Treinadores se passando por cazas seriam muita coisa na região.
Aliás, a Colômbia, se arrumasse alguma coisa que quebrasse o galho como AEW, estaria até em vantagem contra os supercaças do tempo do guaraná de rolha e de operacionalidade duvidosa que tem a Venezuela.
O Peru não tem programa de LIFT no momento. O problema deles é a substituição dos Mirage e Mig-29 no médio prazo.
A Colômbia já expliquei no post acima. A FAA não recebe nada que tenha um parafuso, tinta ou selo britânico.
No Brasil este jato não se cria tão cedo. Não antes de a FAB saber exatamente se ele será necessário para complementar ou substituir os A-29 em Natal e\ou no 3o Gav. Mas isso só vamos saber lá para o final da década.
Primeiro tem que ver um MLU para os ST da FAB, mais importante, a meu ver.
Quanto a um vetor AEW para a FAC, temos isso aqui, que caberia bem no orçamento e na capacidade de operação deles.
Temos um bom 'influencer' agora junto aos vizinhos.
Carpe Diem
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#1045
Mensagem
por Túlio » Qua Jan 11, 2023 1:42 pm
Nobre
@FCarvalho, vou tentar responder aos dois posts:
1 - QUERER é uma coisa,
PODER é outra bem diferente, e
PRECISAR PRA ONTEM se decide com
custo-benefício (ou propina, claro); e a não ser que a principal
commodity de ambos (matéria-prima pra
Farinha de Fada ) suba fortemente e de maneira sustentável no mercado internacional
e passe a pagar imposto, sua "melhor" opção perante o FA-50 seria algum caça véio e já bastante defasado, para até o fim desta década estarem tendo que resolver de novo o mesmíssimo problema.
2 - Tás zuanu, né? Esse bicho que a EMBRAER está bolando com a ELTA, RAFAEL e/ou sei lá mais quem deve custar os olhos da cara, quem tem $$$ pra isso também tem pra F-16 novinho, o que não é de modo algum o caso; falo de pegar um radar tipo aquele que a MIRJ pretendia usar em uma das suas excentricidades mais
DOIDAS, acho que o
Searchwater ou algo do tipo, e adaptar em algum, sei lá, avião
EXECUTIVO (de segunda mão, claro), turboprop ou mesmo turbofan.
É pra aprender a usar e desenvolver táticas e estratégias para emprego (e incidentalmente ficar em grande vantagem sobre os FLANKER dos venecas); depois, quando
la guita aparecer, já saberiam exatamente o que procurar e ainda por cima teriam pessoal muito bem treinado, pronto para absorver rapidamente os novos meios.
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#1046
Mensagem
por FIGHTERCOM » Qua Jan 11, 2023 2:48 pm
Túlio escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 12:44 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 12:25 pm
Se Argentina, Colômbia e Peru tivessem só um milésimo se senso de integração, poderiam pensar numa aquisição conjunta, afinal 3x24 = 72. Mas deixa pra lá...
Abraços,
Wesley
A Argentina (que de 12 baixou pra 10, depois pra 8) já foi vetada pelo UK; os dois outros realmente estariam bem, considerando o seu entorno.
Claro, deves notar que é uma ARTE, no hay FA-50 com AMRAAM ou qualquer outro BVR integrado mas, com M2032 ou especialmente M2052 (ambos previstos para este block que não sai nunca), iDerby ou iDerby-ER, estes Treinadores se passando por cazas seriam muita coisa na região.
Aliás, a Colômbia, se arrumasse alguma coisa que quebrasse o galho como AEW, estaria até em vantagem contra os supercaças do tempo do guaraná de rolha e de operacionalidade duvidosa que tem a Venezuela.
Eu acrescentei a Argentina devido a possibilidade do UK levantar o veto referente ao F-16, diante de uma ameça do JF-17. Lógico, são apenas conjecturas, pois nem mesmo o Peru tem um plano de aquisição de caças no momento. Só vontade mesmo. Então, se vai liberar o F-16, libera logo o FA-50. A FAA ainda ficaria na coleira.
Uma aquisição conjunta poderia ser o empurrão necessário $$$ para homologar o iDerby ou iDerby-ER. Só faltaria arrumar um vetor AEW para começar a brincar novamente de Força Aérea.
Mas como eu disse, deixa pra lá... a união por essas bandas não é nada pragmática.
Abraços,
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#1047
Mensagem
por Túlio » Qua Jan 11, 2023 3:29 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 2:48 pm
Túlio escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 12:44 pm
A Argentina (que de 12 baixou pra 10, depois pra 8) já foi vetada pelo UK; os dois outros realmente estariam bem, considerando o seu entorno.
Claro, deves notar que é uma ARTE, no hay FA-50 com AMRAAM ou qualquer outro BVR integrado mas, com M2032 ou especialmente M2052 (ambos previstos para este block que não sai nunca), iDerby ou iDerby-ER, estes Treinadores se passando por cazas seriam muita coisa na região.
Aliás, a Colômbia, se arrumasse alguma coisa que quebrasse o galho como AEW, estaria até em vantagem contra os supercaças do tempo do guaraná de rolha e de operacionalidade duvidosa que tem a Venezuela.
Eu acrescentei a Argentina devido a possibilidade do UK levantar o veto referente ao F-16, diante de uma ameça do JF-17. Lógico, são apenas conjecturas, pois nem mesmo o Peru tem um plano de aquisição de caças no momento. Só vontade mesmo. Então, se vai liberar o F-16, libera logo o FA-50. A FAA ainda ficaria na coleira.
Comentei isso na época, tanto aqui quanto lá: deixar (até AJUDAR) a Argentina a adquirir FA-50 seria totalmente favorável aos bifes, eis que, conociendo el Modus Operandi de los Hermanos, iam ficar com ele como seu "caça" até esgotar a vida útil (mas noticiando todo mês algum novo "multirrol" a NÃO ser adquirido) e com zero ou quase isso de armamento "inteligente". Só pra começar, o custo de manutenção militar das Malvinas se reduziria um bocado, talvez nem precisasse mais de caças, no máximo uma que outra bateria de Rapier ou CAMM (Sky Sabre).
Já Peru e Colômbia, começando com mais ou menos uma dúzia cada e aí sim, mais modernos e com sensores e armamento como os acima mencionados, bastaria acrescentar um "semi-AEW" cada e já estariam se aprontando para tempo$ melhore$.
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 2:48 pm
Uma aquisição conjunta poderia ser o empurrão necessário $$$ para homologar o iDerby ou iDerby-ER. Só faltaria arrumar um vetor AEW para começar a brincar novamente de Força Aérea.
Mas como eu disse, deixa pra lá... a união por essas bandas não é nada pragmática.
Abraços,
Wesley
Entre Peru e Colômbia nem sei de maiores contratempos: Equador sim, já teve treta recente com ambos (Cenepa e ataque aéreo/aeromóvel aos narcos que se abrigavam em território Equatoriano). E fica nisso, pois no resto da AS não sei de mais nenhum cliente em potencial (exceto se estiverem fazendo
DOAÇÕES, que nisso o UY tá sempre ligado
).
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#1048
Mensagem
por gabriel219 » Qua Jan 11, 2023 10:28 pm
Lembrando aos dois que, segundo rumores, a propriedade intelectual do FA-50 é da Lockheed Martin e esse é o principal motivo pro Block não sair nunca, pois seria relativamente simples integrar radares e BVR no FA-50, algo que os Sul-Coreanos são capazes de fazer, porém algo de errado ocorre e esse rumor me parece ter uma ponta de verdade, se não for por completo.
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#1049
Mensagem
por Túlio » Qua Jan 11, 2023 10:37 pm
gabriel219 escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 10:28 pm
Lembrando aos dois que, segundo rumores, a propriedade intelectual do FA-50 é da Lockheed Martin e esse é o principal motivo pro Block não sair nunca, pois seria relativamente simples integrar radares e BVR no FA-50, algo que os Sul-Coreanos são capazes de fazer, porém algo de errado ocorre e esse rumor me parece ter uma ponta de verdade, se não for por completo.
Um ponto que apoia tua tese e que já mencionei várias vezes: o F-50 monoplace já nasceu morto, e duvido muito que A COREIA DO SUL ache ruim ter o F-5 (caça de pobre) do século XXI.
BTW, o original (ABCDEF) vendeu umas 2500 unidades, senão mais.
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#1050
Mensagem
por Viktor Reznov » Qui Jan 12, 2023 12:19 am
gabriel219 escreveu: ↑Qua Jan 11, 2023 10:28 pm
Lembrando aos dois que, segundo rumores, a propriedade intelectual do FA-50 é da Lockheed Martin e esse é o principal motivo pro Block não sair nunca, pois seria relativamente simples integrar radares e BVR no FA-50, algo que os Sul-Coreanos são capazes de fazer, porém algo de errado ocorre e esse rumor me parece ter uma ponta de verdade, se não for por completo.
Bem, diz a Polônia que parte dos FA-50 que eles comprarão virão com capacidade BVR, e em quantidade menor um certo número sem capacidade BVR só pra servir como aeronave de ataque leve. Veremos se dessa vez sai ou não, ou se a LockMart ainda continua colocando empecilhos à integração do AMRAAM.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.