TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6260 vezes
Agradeceram: 6610 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84901 Mensagem por Túlio » Seg Jan 09, 2023 12:05 pm

Wolfgang escreveu: Seg Jan 09, 2023 3:28 am Depois de ontem, USA xom receio de ceder GE F 414G para o Brasil. Parabéns.

E o Pro Sub vai entrar em parada.
Fuentes? Algo minimamente SÉRIO ou é só pasquim de AGITPROP mesmo?

Lembres, já te pedi pra parar com isso em Tópico-Fulcro, e não tenho como hábito pedir duas vezes a mesma coisa.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#84902 Mensagem por Wolfgang » Seg Jan 09, 2023 3:09 pm

Não foi minha intenção falar de política. Mas alertar que tudo vai entrar em revisão e vai ser um trabalho danado para fazer o pessoal lá entender o que está passando aqui. Fuentes? Sou de São Bernardo, digamos. Vieram recados claros.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#84903 Mensagem por Túlio » Seg Jan 09, 2023 3:33 pm

Wolfgang escreveu: Seg Jan 09, 2023 3:09 pm Não foi minha intenção falar de política. Mas alertar que tudo vai entrar em revisão e vai ser um trabalho danado para fazer o pessoal lá entender o que está passando aqui. Fuentes? Sou de São Bernardo, digamos. Vieram recados claros.
Cupincha, a treta não é falar de política; como já cansei de explicar, aqui e em outros tópicos, política é INDISSOCIÁVEL de temas de Defesa, pois é O ESTADO que faz a maioria das compras e banca a maioria dos programas; a treta é usar isso como desculpa para espalhar charlaiada e boataria PARTIDÁRIA, aí ferra tudo.

Já basta esse monte de boato fajuto sobre País que não tem $$$ nem pra comprar e manter LIFT, comprando supercaça Eurocanard top de linha: perde a graça debater birutagem... 🙄

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5639 vezes
Agradeceram: 3246 vezes

#84904 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 09, 2023 3:47 pm

Túlio escreveu: Sáb Jan 07, 2023 12:22 pm
FCarvalho escreveu: Sex Jan 06, 2023 1:48 am Guarani no EA agora é só questão de tempo e da grana do BNDES entrar.
Segundo lote vai sair até 2026 ou 2027. Resta saber a data exata.
Boa notícia esse negócio dos ST para a FAP. Vai ajudar em novas vendas na Europa.
O que ninguém nunca explica (pelo menos de maneira convincente) é de onde vai sair o tutu pra isso: já estouraram o tale de "teto de gastos", agora caminham para extingui-lo de vez: como se sairia um Brasil com dívida pública de uns 150% do PIB ou mais? Não somos os maiores credores do FED como o Japão, nem temos o BCE na retaguarda como Grécia e Itália, ou esqueceste de como estava há uns dez anos ou mais, no pavor de que um GREXIT pudesse desencadear o fim da UE? E aí está a Grécia, devendo o que não conseguirá pagar em séculos e ainda assim comprando Rafale pra poder se defender contra um "aliado" da OTAN.
Pra nós nunca teve este tipo de paraquedas: se quebrarmos ninguém vai $egurar a$ ponta$, apenas nos dão o véio FODAM-SE e voltamos direto pros anos 80 (ou esqueceste da Thatcher nos "aconselhando" a trocar "terras" - leia-se AMAZÔNIA - por dívidas?); e aí é que eu quero ver segundo lote de Gripen, milhares de Guaranis, MMBT, IFV e por aí vai... 💸
Há duas opções para o Guarani no EA. O BNDES, que nunca foi independente, e um ou mais bancos italianos, via governo de lá. Como nosotros agora somos todos cumpanheiros, é mais fácil arrebentarem aqui do que lá. Mas vamos esperar para ver como ficam as cenas dos próximos capítulos e qual será a reação chinesa. Eu faço votos de que o Guarani possa ter boa sorte na Argentina, porque isso favorece a BID por aqui em maior ou menor medida, e abre caminho para o LMV e talvez, o Centauro II com peças e insumos nacionais nele. A parte econômica é complicadíssima, mas não insolúvel.

O segundo lote do Gripen E\F na minha opinião só deve sair em 2026 ou 2027 a fim de o governo ganhar tempo para poder barganhar com a FAB. E até lá, se não houver nenhuma lambança macroeconomica de parte deles, é possível que ele venha a luz. É torcer para que dê certo. Como da primeira vez, contaremos com financiamento sueco de acordo com o nível da compra. De lambuja o atual governo ainda tem aquelas 9 unidades adicionais com as quais pode ir levando com a barriga o projeto até o final do mandato. E depois vê o que acontece.

Acho que é pouco provável que se faça na prática o que a ex-PR arrumou em termos de confusão com as contas públicas, o cenário atual e futuro no curto prazo é bem diferente. E os limites entre a irresponsabilidade e a insanidade fiscal e econômica são muito mais tênues agora do que antes. Um piscar de olhos e já era para a trupe dos cumpanhieiros. E eles sabem bem disso. Os ventos mudam muito rapidamente por aqui.

Já vamos estar no lucro se os projetos estratégicos de cada força forem mantidos em termos orçamentários. E penso, isso é uma necessidade mais do que nunca do governo, já que se pretende usar isso, também, como moeda de troca com os militares. Se vai dar certo, ou vai servir, veremos.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#84905 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 09, 2023 3:51 pm

Wolfgang escreveu: Seg Jan 09, 2023 3:28 am Depois de ontem, USA xom receio de ceder GE F 414G para o Brasil. Parabéns.
Eu não daria tanta confiança assim a rumores e conversas de butequim na imprensa e de certos tipos que povoam o governo por lá. Eles tem essas manias de a qualquer soluço nosso, começar com esse tipo de conversa. A USAF tem mais influência sobre a FAB do que os democratas sobre as contas públicas estadunidenses.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#84906 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 09, 2023 3:59 pm

Wolfgang escreveu: Seg Jan 09, 2023 3:35 am E o Pro Sub vai entrar em parada.
Não vamos misturar as coisas. O Prosub é um projeto que os USA querem assassinar desde 1978 quando foi lançado, e eles atacam e tentam implacavelmente ferrar com ele em todas as instâncias possíveis mundo afora desde então. Seguir tentando obliterar o Prosub é o mesmo de sempre, e na verdade, por agora, é dar um tiro no pé, já que dos projetos estratégicos da Defesa, este é o único que na prática foi gerado pela atual partido no governo, e tratado tipo uma "menina dos olhos" pelo PR.

Vão ter que procurar outra coisa para apoquentar a paciência dos militares aqui, já acostumados com os desmandos e frivolidades yankees neste seara.

E sim, qualquer tentativa de inviabilizar o Gripen E para a FAB, pode ser um tiro pela culatra no longo prazo. O mundo já não é mais baseado no 'amerincan way of life'. A vida tornou-se mais abrangente e existe vida inteligente fora do círculo dos fã boys da cultura pop norte americana.

Carpe Diem
Wolfgang
Sênior
Sênior

#84907 Mensagem por Wolfgang » Ter Jan 10, 2023 12:27 am

Só dei meus 2 cents.
E se conseguirmos levantar o nome do Brasil de novo, já existe agenda para fevereiro, o segundo lote de Gripen sai assinado ainda em 2024.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84908 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 10, 2023 1:31 am

Wolfgang escreveu: Ter Jan 10, 2023 12:27 am Só dei meus 2 cents.
E se conseguirmos levantar o nome do Brasil de novo, já existe agenda para fevereiro, o segundo lote de Gripen sai assinado ainda em 2024.
Vamos torcer então para ninguém fazer qualquer travessura econômica até lá. :mrgreen:
Se já estamos assim, neste nível de decisão, parabéns ao Brig Baptista que foi quem comprou essa briga do segundo lote. E também ao atual Brig Damasceno por não refutar o trabalho do seu predecessor. É fruto de um trabalho de equipe.
Aguardemos o MD/GF não jogar água no chopp da FAB aos 47 min do segundo tempo.
Quanto a números, bom, podemos esperar ao menos os 26 propalados até aqui. Se vier mais, melhor ainda.
Presente de natal por antecipação à FAB.
Tomara o KC -390 tenha igual sorte.
A ver

Carpe Diem
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 791 vezes

#84909 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jan 10, 2023 2:25 am

Cara, quem te repassou esse rumor tá te enrolando. Se na época do Jair Bolsonaro que ia lá pra Moscou puxar saco do Putin, já não havia problemas em relação ao fornecimento F414G, agora com o Lula é politicamente alinhado com o partido Democrata, é que não vai haver, a não ser que ele decida realmente dar uma de Hugo Chavez.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#84910 Mensagem por Túlio » Ter Jan 10, 2023 1:45 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Jan 10, 2023 2:25 am
Cara, quem te repassou esse rumor tá te enrolando. Se na época do Jair Bolsonaro que ia lá pra Moscou puxar saco do Putin, já não havia problemas em relação ao fornecimento F414G, agora com o Lula é politicamente alinhado com o partido Democrata, é que não vai haver, a não ser que ele decida realmente dar uma de Hugo Chavez.
E aqui temos um exemplo excelente de quando é NECESSÁRIO falar de política para sustentar um ponto em DEFESA. O desagradável é quando fazem o exato oposto, que é usar Defesa como desculpa para sustentar pontos político-partidários e/ou ideológicos.
MY CONGRATZ, CROSS VÉIO!!! [009]

De minha parte, já foi tarde o cajuzinho; seu sucessor deveria olhar de novo para o -390 e lembrar que a maioria das desgraças que podem envolver o Brasil nesta década e provavelmente nas seguintes exigirão muito mais Aviação de Transporte (Inf, APC SR e helis, todos transportáveis pelo -390) do que caças.

E se o tranco vier do Hemisfério Norte não tem Eurocanard que resolva mesmo; por que isso parece tão difícil de entender? Parece até aquele ranço da MIRJ com seus "caças", os quais prefere até sobre os meios necessários à sua atividade-fim...

Wolfgang
Sênior
Sênior

#84911 Mensagem por Wolfgang » Ter Jan 10, 2023 3:09 pm

Bom, já disse que meu ponto de vista não é partidário. Nenhum país sério fornecerá equipamentos de ponta se sentirem que o Brasil está colapsando ou corre risco institucional. Se vocês acham que isso é falar de partido, problema de vocês.

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2367 vezes

#84912 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 10, 2023 3:27 pm

O problema é você acreditar em estória contada pra trouxa ou se dizer acreditar pra aflorar sua opinião política. Ninguém sério cai num conto desse.

Estão enviando armas em massa pro país mais corrupto da Europa, um dos maiores do mundo, aonde armas estão sendo desviadas pra Albânia, Síria e até já vieram parar nas Américas e você vem dizer que uma manifestação vai impedir de desembarcar motores aqui pra Gripen?

Legal, eu vi trenó na madrugada do dia 25 do último mês também.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84913 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 10, 2023 3:42 pm

Wolfgang escreveu: Ter Jan 10, 2023 3:09 pm Bom, já disse que meu ponto de vista não é partidário. Nenhum país sério fornecerá equipamentos de ponta se sentirem que o Brasil está colapsando ou corre risco institucional. Se vocês acham que isso é falar de partido, problema de vocês.
Olá @Wolfgang

Em termos internacionais, ideologicamente o Brasil está hoje alinhado com as principais potências hegemônicas do mundo, como USA e França, que sabem muito bem como a banda toca por aqui, e como são, e estão, as relações entre o mundo político-institucional e os militares.
E também sabem que Defesa não é um assunto prioritário para o atual governo - nunca foi para nenhum - assim como sabem também que ele precisará de apoio no que diz respeito à manutenção da "isenção" das ffaa's nas disputas políticas internas, seja através da gestão orçamentária via MD, seja por simplesmente não mexer em assuntos internos e direitos adquiridos nos últimos anos. E isso para os militares é muito mais sério e prioritário do que qualquer projeto estratégico.
Quanto ao mais, os militares já deram vários sinais ao grupo anterior, e ao atual, de que não vão se meter em picuinhas políticas de nenhum dos dois lados, se mantendo apenas atentos ao que eles consideram sagrado, que a inviolabilidade do território nacional, em qualquer aspecto.
Tanto o secretário de Estado como o Pentágono e o secretário de defesa, mantém o país sob constante vigilância da suas respectivas inteligências, e é, por assim dizer, mais fácil Washington saber o que se passa em Brasília, e seus bastidores, do que nós. Assim, qualquer tentativa ou menção à quebras institucionais seriam notadas muito antes por lá do que no Brasil.
A geração atual de militares pegou quase nada do regime militar, e poucos tem lembranças daquele tempo e de suas ideologias, estando a maioria criada dentro do regime atual democrático pós-1985. Podemos dizer com segurança que é estranha essa conversa de golpe e "intervenção militar" à imensa maioria dos militares das três forças, não passando de mera curiosidade dentro da caserna. Mas é claro, em todos os lugares existem exceções.
Aqui e ali sempre se irá ouvir dizer que os yankees farão isso e aquilo se caso essa ou aquela situação ocorrerem no Brasil. Mas isso faz parte do jogo. É uma forma, também, de "enviar recados" aos militares por aqui sobre eventuais consequências em relação à supostas intenções ou tratativas de quebras do status quo.
Os militares no Brasil hoje estão muito mais interessados em suas atividades fim do que com a sujeirada varrida para debaixo do tapete que sempre se joga entre uma eleição e outra, entre um governo e outro. Já vimos isso antes, e não é lá uma novidade. Segue o barco. Ainda temos mais 26 Gripen E\F para negociar, e outras tantas necessidades, sempre maiores, para arrumar soluções. E o pessoal lá fora sabe muito bem disso. E também as consequências de eventuais intervenções externas nos assuntos tidos como indiscutíveis pelas ffaa's.
Segue o barco.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#84914 Mensagem por Túlio » Ter Jan 10, 2023 3:53 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jan 10, 2023 3:42 pm (...) Ainda temos mais 26 Gripen E\F para negociar (...)
Pareces ser "fontado", então poderia eu te pedir humildemente o obséquio de me fornecer o link para o adendo contratual onde foram efetivamente encomendados os já míticos quatro Gripen adicionais, bem como se são E ou F? Não acho nada definitivo em lugar nenhum, só boato e especulação.

Grato.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84915 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 10, 2023 4:41 pm

Túlio escreveu: Ter Jan 10, 2023 3:53 pm
FCarvalho escreveu: Ter Jan 10, 2023 3:42 pm (...) Ainda temos mais 26 Gripen E\F para negociar (...)
Pareces ser "fontado", então poderia eu te pedir humildemente o obséquio de me fornecer o link para o adendo contratual onde foram efetivamente encomendados os já míticos quatro Gripen adicionais, bem como se são E ou F? Não acho nada definitivo em lugar nenhum, só boato e especulação.
d
Grato.

Meu caro Tulito, com bem sabes, o Brig Baptista é a fonte, única e pública, desta informação, autorizado que foi pelo ex-PR e seu ministro da economia. ainda segundo o próprio.
O que ele não disse, e nem esclareceu, é como - e quando - se daria este adendo.
Com a troca de gestão, está na mão do novo MD resolver a questão orçamentária e contratual, que penso, no caso desta última, não deve ser nenhuma panaceia, já que previsto em lei.
Faço votos de que o ex-cmte da FAB já tenha deixado encaminhada na prática tal questão, a fim de que seu sucessor, que não desconhece o assunto, possa dar-lhe provimento.
Se ele irá conseguir antes de pegar o pijama, não sei.
Só posso desejar boa sorte para ele.

Carpe Diem
Responder