Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1006 Mensagem por Túlio » Seg Jan 02, 2023 4:15 pm

EduClau escreveu: Seg Jan 02, 2023 3:34 pm Para quem dava certa a escolha do Rafale e já desdenhavam o Gripen por inferior, 'versão Beta' e etc as palavras do ministro de defesa são uma gelada:
..."Desafortunadamente en las pre-negociaciones que se adelantaron finalizando el año no logramos concretar, ni con los franceses ni con los suecos, es decir que ya se venció el CONPES que permitía esa adquisición por 678 millones de dólares.
De manera que ya será objeto de una nueva revisión este año, la definición de la posibilidad de la adquisición de aviones y naturalmente la expedición de un nuevo CONPES con ese propósito" indicó el ministro.


https://www.webinfomil.com/2023/01/se-f ... es-de.html
sds


E aí está o que já dizia aquele VÉIO CÉTICO do Túlio, que vive cortando as fantasias da gente... [003] [003] [003] [003]




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1007 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 02, 2023 4:22 pm

Começou errada toda essa história, terminou mais ainda.
A ver de onde eles tiraram isso de querer financiar lotes sucessivos de caças. Nenhum país, empresa ou banco, e mesmo governos, não dariam um passo neste sentido se não tivessem concreto por escrito no papel que haveria obrigatoriamente lotes subsequentes a serem, também, financiados.
Mas isso de querer financiar lotes um por vez quando já havia recursos previstos para a compra via fundo de defesa, como foi mencionado, soa mais estranho ainda.
Se bem que para os suecos, do jeito que a coisa toda está andando, é melhor 4 na mão do que nenhum vendido.
Talvez o governo tupiniquim possa dar uma mão neste sentido, já que agora todo mundo na América do Sul virou 'cumpanheiros'.
A ver se toda essa verborragia ideológica por estas bandas nos serve de alguma coisa útil na prática.
Seria bom a Embraer ter uma conversa com o novo patrão no MD.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1008 Mensagem por EduClau » Seg Jan 02, 2023 4:43 pm

Túlio escreveu: Seg Jan 02, 2023 4:15 pm E aí está o que já dizia aquele VÉIO CÉTICO do Túlio, que vive cortando as fantasias da gente... [003] [003] [003] [003]
Véio cético, vou passar as seguir com (muito) mais atenção seus pitacos. Falando nisso, viu a bovegas hoje ? Eu não, só abri o IM e ví um -3,x% e fechei...

:shock:




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1009 Mensagem por Túlio » Seg Jan 02, 2023 4:50 pm

EduClau escreveu: Seg Jan 02, 2023 4:43 pm
Túlio escreveu: Seg Jan 02, 2023 4:15 pm E aí está o que já dizia aquele VÉIO CÉTICO do Túlio, que vive cortando as fantasias da gente... [003] [003] [003] [003]
Véio cético, vou passar as seguir com (muito) mais atenção seus pitacos. Falando nisso, viu a bovegas hoje ? Eu não, só abri o IM e ví um -3,x% e fechei...

:shock:
Hôme, que coincidência, estava agora mesmo copiando o gráfico de quarta e quinta passadas (que tinha mencionado no meu post anterior) junto com o de hoje, mas resolvi esperar o fechamento para postar lá nos Investimentos; o post sai ainda hoje.

Adianto que não tá nada bonito para quem tem muita estatal (ou de empresa que dependa delas)...




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1010 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Jan 02, 2023 10:16 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jan 02, 2023 4:22 pm Começou errada toda essa história, terminou mais ainda.
A ver de onde eles tiraram isso de querer financiar lotes sucessivos de caças. Nenhum país, empresa ou banco, e mesmo governos, não dariam um passo neste sentido se não tivessem concreto por escrito no papel que haveria obrigatoriamente lotes subsequentes a serem, também, financiados.
Mas isso de querer financiar lotes um por vez quando já havia recursos previstos para a compra via fundo de defesa, como foi mencionado, soa mais estranho ainda.
Se bem que para os suecos, do jeito que a coisa toda está andando, é melhor 4 na mão do que nenhum vendido.
Talvez o governo tupiniquim possa dar uma mão neste sentido, já que agora todo mundo na América do Sul virou 'cumpanheiros'.
A ver se toda essa verborragia ideológica por estas bandas nos serve de alguma coisa útil na prática.
Seria bom a Embraer ter uma conversa com o novo patrão no MD.
No fim a Força Aérea Colombiana vai ter sorte se o Manchurian Candidate deles aceitar comprar uns 12 modelos Gripen C e uns 4 Gripen D usados da Força Aérea Sueca, afinal, todo mundo sabe que esse cara não tá na presidência da Colômbia pra avançar os objetivos de soberania nacional da Colômbia.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1011 Mensagem por Túlio » Seg Jan 02, 2023 10:26 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Jan 02, 2023 10:16 pm
No fim a Força Aérea Colombiana vai ter sorte se o Manchurian Candidate deles aceitar comprar uns 12 modelos Gripen C e uns 4 Gripen D usados da Força Aérea Sueca, afinal, todo mundo sabe que esse cara não tá na presidência da Colômbia pra avançar os objetivos de soberania nacional da Colômbia.

E eu vou continuar dizendo: continua entre FA-50 novo e, best case scenario, F-16 de segunda mão.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1012 Mensagem por Wolfgang » Seg Jan 02, 2023 11:19 pm

Foi muito amador isso tudo, hein?!




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1013 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 03, 2023 3:22 am

Viktor Reznov escreveu: Seg Jan 02, 2023 10:16 pm
FCarvalho escreveu: Seg Jan 02, 2023 4:22 pm Começou errada toda essa história, terminou mais ainda.
No fim a Força Aérea Colombiana vai ter sorte se o Manchurian Candidate deles aceitar comprar uns 12 modelos Gripen C e uns 4 Gripen D usados da Força Aérea Sueca, afinal, todo mundo sabe que esse cara não tá na presidência da Colômbia pra avançar os objetivos de soberania nacional da Colômbia.
Para ser honesto eu até hoje acho muito estranho uma sociedade como a colombiana, extremamente antipática à agenda da esquerda no país, visto o histórico deles com as guerrilhas e o narcotráfico, do nada, mais que de repente, resolve eleger um ex-guerrilheiro e ainda por cima radical de esquerda. Mas sei lá o que passa na cabeça dos vizinhos.

De qualquer forma, eu tendo a crer que com o novo governo de esquerda por aqui em terras brasilis, vai ficar muito mais fácil para eles arrumarem a vida e os negócios com o nosso dinheiro, e o devido apoio dos cumpanheiros em Brasília.

Se for para comprarem Gripen E\F montados em GPX, com direito a off set e pós venda via Embraer, eu sou até favorável que se apoie tal negócio, visto as vantagens que obteremos no longo prazo. Até os modelos C\D já caem bem, mesmo porque também oferecidos pela SAAB à FAC.

Com os 600 milhões que eles tinham dava para comprar uns 8 Gripen E no máximo, mais os adendos de praxe, isso a preços do contrato da FAB, que alegou pagar por cada caça coisa de 55 milhões e dólares.
Mas como os valores variam a cada novo contrato, presumo que aqueles 85 milhões deve ser o preço de referência para a FAC. Ou seja, o que eles queriam com esse valor via de regra mal dá para comprar 6 Gripen E na verdade.

Talvez fosse um decisão mais lúcida arrumar um jeito de comprar Gripen C\D novos com preços muito mais em conta e em quantidades que poderiam até quem sabe chegar nas 24 aeronaves presumidas inicialmente pela força aérea. E os modelos C\D atualizados no padrão MS20 com Derby ER + Phyton V deles e um bom pacote de guerra eletrônica já é mais que suficiente para encarar qualquer coisa na Venezuela por muitos anos.

A ver cenas do próximo capítulo.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1014 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 03, 2023 3:41 am

Wolfgang escreveu: Seg Jan 02, 2023 11:19 pm Foi muito amador isso tudo, hein?!
Eu diria que amador é pouco.

Lembrando que por aqui, enquanto eles não se decidem, a FAB irá fazer a integração dos Gripen E\F com os pods da Rafael que opera, no caso os Lightning e Reccelite, e ainda com espaço para o Skyshield e outros, que não por acaso já são operados pelos Gripen C\D por aí. E ainda tem as Spice nessa conta também.

Se a FAB em conjunto com a Embraer conseguiu integrar os Derby e Phyton IV nos jurássicos F-5 com um excelente trabalho de modernização e reengenharia de sistemas neles, é no mínimo questionável que se aceite passivamente que nós, junto com a SAAB, não sejamos capazes de fazer o mesmo com os Gripen E, muito mais modernos e anos luz na frente dos caças norte americanos em matéria de concepção e arquitetura de sistemas.

Idem para os caças suecos que fossem inseridos na FAC. E eles tem um histórico já longevo de relação com as empresas israelenses de defesa. Então, isso de escolher Rafale porque é melhor nisso e naquilo pareceu, na verdade parece, muito mais jogo de cena do que outra coisa.

A ver se agora as coisas andam no seu devido lugar.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1015 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Jan 03, 2023 11:39 am

Colômbia adia compra do Rafale

Santiago Rivas

Devido ao fato de não ter sido possível fechar um contrato de compra antes do final de 2022, o ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez, informou hoje em entrevista à W Radio que, como o Conpes 4078 expirou em 31 de dezembro (orçamento de alocação) de 678 milhões de dólares que o governo de Iván Duque havia aprovado para um primeiro pagamento do contrato de compra, todo o processo deve ser interrompido até que uma nova alocação seja gerenciada.

Conforme noticiado, o Conselho de Ministros deve discutir um novo Conpes e afirmou que não se chegou a um acordo definitivo por enquanto com nenhuma das empresas que ofereciam à Colômbia seus caças para substituir os Kfir.

“ Nas pré-negociações não se chegou a um acordo definitivo, o que implicou que o Conpes 4078 expirasse sem consolidar qualquer negociação, o que deu origem a uma discussão em Conselho de Ministros para definir se se deve continuar a aprovação de um novo Conpes com esse fim , ”, disse o ministro. De recordar que a seleção foi anunciada há pouco mais de dez dias, o que mal deu tempo de assinar contrato antes do final do ano.

Um problema era que o Conpes dava para comprar apenas uma parte da frota e não a totalidade, então o governo tinha que garantir a disponibilidade de recursos para comprar as aeronaves restantes e atingir as 16 desejadas. Como alternativa, a Dassault ofereceu a entrega imediata de uma pequena quantidade de Rafale usados ​​(cerca de 4) para que a FAC pudesse iniciar a transição para o modelo enquanto o contrato dos demais era fechado e os recursos alocados.

Imagem

“ Foi proposto que o contrato feito com o Conpes se limitasse ao número de aeronaves que poderiam ser adquiridas pelos 678 milhões de dólares, e não a frota de 16 que aparece definida no projeto de investimento que havia sido aprovado pelo Ministério da Defesa há mais de 6 anos. Isso, para alguns dos licitantes, variou substancialmente os termos da negociação e eles disseram que não poderiam apresentar uma nova oferta antes de 31 de dezembro”, disse o ministro. A meta é que o novo Conpes cubra todo o lote de 16 aeronaves, para poder fechar um contrato único.

Ele acrescentou que também havia divergências quanto à forma como os aviões seriam entregues quanto ao seu equipamento, “ discussões técnicas que levaram à não concretização antes de 31 de dezembro e do vencimento do Conpes ”.

Entretanto, cabe destacar que, apesar do enorme lobby político e midiático dos suecos para a venda do Gripen, a Força Aérea Colombiana já emitiu seu laudo técnico a favor do Dassault Rafale, cujas razões apresentamos neste artigo: https:/ /www.pucara.org/post/las-razones-de-la-s ... e-colombia

Apesar de os suecos destacarem como vantagem o menor custo operacional e de aquisição do Gripen, bem como a oferta de transferência de tecnologia, a FAC considera que a aeronave possui capacidades inferiores aos demais modelos analisados ​​(Rafale, Eurofighter Typhoon e F- 16V Bloco 70), não é uma aeronave pronta em termos de capacidade operacional, tem muito poucos operadores (apenas dois) e não existe uma doutrina de emprego operacional desenvolvida, o que implicaria que a aeronave pode realmente estar totalmente operacional em vários anos e com capacidades inferiores ao modelo selecionado. O Rafale, tal como o F-16 e o ​​Typhoon, é um avião já maduro nas suas capacidades, tem mais operadores e foi testado em combate, com uma doutrina de emprego desenvolvida. De acordo com a FACC, a aeronave mais capaz entre as testadas foi o Typhoon, mas seus custos de compra e operação, bem como os prazos de entrega, estavam fora do que a força podia pagar. Em seguida, em capacidades operacionais, vem o Rafale, o F-16 e, em quarto lugar, o Gripen. Embora o Rafale também tenha um alto custo operacional, ele é inferior ao atualmente operado pelo Kfir operado pela FAC, portanto teria capacidades excepcionais com um custo operacional menor que o atual.

FONTE: https://www.pucara.org/post/colombia-re ... del-rafale




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1016 Mensagem por pewdiepie » Ter Jan 03, 2023 12:05 pm

A cruzada dos jornalistas hispânicos contra o Gripen continua. Primeiro foram problemas na transferência de tecnologia, depois problemas na integração dos armamentos, depois problema na precisão dos equipamentos e agora o Gripen é inferior a tudo.

Interessante que esse mesmo correspondente do Pucara.org também publica matérias em um site nacional. E não vi as mesmas informações escritas por essas bandas. Resta saber quantos rabos estão presos neste laço de amor "não me toque".




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1017 Mensagem por P44 » Ter Jan 03, 2023 12:26 pm

In Abrupt U-Turn, Colombia Cancels Fighter Purchase At Last Minute

Jan. 03, 2023
(Source: Defense-Aerospace.com; posted Jan. 03, 2023)

https://www.defense-aerospace.com/in-ab ... st-minute/




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1018 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 03, 2023 1:06 pm

Fato 1, os Gripen E da FAB só terão o FOC daqui a dois anos, no mínimo;

Fato 2, os modelos Gripen F ainda vão voar, se tudo der certo, este ano conforme o cronograma, mas isto ainda não está certo, porque até agora nada se soube, e nem foi divulgado sobre a realidade do status desta parte do projeto; seu processo de homologação deve levar, no mínimo, de dois a três anos até estar plenamente operacional;

Fato 3, o Gripen E tem arquitetura de sistemas aberta no padrão OTAN e não possui qualquer empecilho para a integração de sistemas de armas e ISR israelense ou de qualquer outra procedência; a FAB já está em processo de integração destes sistemas nos seus caças via GDDN\SAAB e Embraer; tudo o que precisa ser homologado no caça o será através deste empreendimento conjunto entre Brasil e Suécia; e ele trabalha a pleno faz tempo desde sua inauguração;

Fato 4, a FAC pelo divulgado até o momento pela imprensa que acompanha este processo, tem pressa em substituir seus Kfir C10 devido a fadiga das células, alto custo de operação\manutenção, e pela nenhuma disponibilidade de apoio técnico sobre o mesmo. Se esperava que os caças fossem substituídos há quase dez anos, e neste interim, nada foi feito por nenhum governo daquele país, e o desgaste dos aviões só fez aumentar. a insegurança com que eles operam é cada vez maior, tendo pelo 2 ou 3 acidentes com quedas de 2020 até agora; as poucas células disponíveis estão praticamente paralisadas e só voam quando necessário ou impositivamente;

Fato 5, a FAC está interessada em substituir os seus A-37, que além de COIN também fazem o trabalho de LIFT na Colômbia. Neste aspecto, os T-50 sul coreanos são um dos candidatos a complementar a frota de caças que virá a ser adquirida, mesmo tendo os Super Tucano em sua versão mais avançada operando no país. Talvez novas tratativas entre os atuais governos de esquerda dos dois países possa trazer novidades sobre esta questão;

Fato 6, a Colômbia também estaria interessada nos KC-390 para os quais tem carta de intenção assinada de 12 exemplares. O que deixa ainda mais interessante um eventual negócio entre os dois países, pois pelo nosso lado, a MB precisa de novos NaPaOc e NaPaFlu além de navios auxiliares, que até o momento não saíram do papel, entre outros itens de interesse mútuo na pauta de defesa entre ambos países;

Fato 7, a Suécia não teria qualquer problema em entregar Gripen C\D para a FAC até a entrada em operação dos modelos E\F, com a integração de todos os sistemas que eles já operam, com entrega no curto prazo de uma quantidade suficiente para não deixar eles na mão, caso os Kfir sejam baixados este ano. Assim como os modelos E\\F, os Gripen C\D possuem arquitetura aberta e facilitam a integração de sistemas de qualquer origem no padrão OTAN que se queira apor;

Fato 8, há tempos atrás o @knigh7 disse aqui que a capacidade das linhas de produção da SAAB na Suécia seria de até 24 aviões por ano, em esforço máximo, o que poderia se juntar à linha de montagem no Brasil, com igual ou menor capacidade, sendo que, a velocidade da produção pode ser ajustada de acordo com a demanda. Os 16 caças para a FAC poderiam ser inseridos na linha de montagem da Embraer sem maiores esforços, já que a FAB não irá receber nada além de 4 a 6 unidades anualmente até 2027, o que dá a entender que teremos espaço de sobra para encetar a montagem de mais unidades em GPX. A SAAB Estruturas pode tranquilamente acolher a produção das partes destinadas aos caças colombianos sem infligir sem influir nos caças destinados à FAB ou força aérea sueca. Além desta empresa, várias outras no Brasil também participam da linha de montagem do caça no Brasil. Entregas a curto prazo não seriam um problema para a SAAB\Embraer;

Fato 9, a FAC com certeza tem ciência de que a FAB intenta um novo lote de Gripen E\F antes de receber o último caça do primeiro lote, além dos 4 adicionais que se espera receber, uma vez autorizados pelo antigo ministério da economia e pelo ex-PR. O que se precisa saber ao certo é qual a posição do atual governo sobre o assunto. Uma nova compra e a afirmação dos 4 caças extras colocam a questão de custos, preços e prazos como vetor de referência para uma compra pelos colombianos, que poderia ser algo até benéfico para nós, no caso de um negócio casado entre FAC e FAB. Esta é uma hipótese que se tem de por à mesa, junto aos suecos. Pode ser uma solução tipo ganha-ganha. Inclusive com KC-390 no meio e outras questões de importância para ambas as forças aéreas, como por exemplo, aviões ISR e AEW&C;

Fato 10, uma solução de compra conjunta entre FAC e FAB pode render ao invés de 16 aviões, uma encomenda para os suecos de mais de 50 caças, se por ventura os números iniciais propostos naquele país (24) fossem postos na mesa, em adendo a um segundo lote da FAB (26 :?: ) + 4 extras, de forma que os custos, preços e prazos do Gripen E\F nos daria melhores condições de barganhar com a SAAB a montagem de todos eles em GPX pela Embraer. Uma compra única não de 16, 24, 26 ou 36 caças, mas sim de +50 caças. Pode parecer algo fora de questão, mas ao menos do ponto de vista político pode ser algo a ser pensado. Interessaria aos dois presidentes. E ambos países ganhariam.

A ver.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1019 Mensagem por Wolfgang » Ter Jan 03, 2023 4:43 pm



Curioso.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1020 Mensagem por jambockrs » Ter Jan 03, 2023 6:08 pm

Meus prezados
Quanto estará custando (via BNDES) este aperto-de-mão?




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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