O futuro da AAAe no Brasil
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Isso aqui ou uma nova torre com capacidade AAe ainda pode render no futuro para a família Guarani, que tem uma VBE AAe ventilada em anos passados, mas que não saiu disso.
Com toda essa muvuca na Ucrânia, o exército deve, ou deveria, estar revendo todos os seus conceitos sobre guerra moderna, e os manuais de doutrina, também.
O que não falta aqui é inventividade para arrumar novas soluções. Os RCM e EsqCavMec agradecem. A inf mec também.
Aliás, uma coisa é a defesa de OM a nível subunidade, outra é a nível brigada. Ambas precisam, e demandas, soluções complementares para a sua defesa AAe. Se na forma de mais Guarani AAe, ou outro tipo de soluções, veremos.
Com toda essa muvuca na Ucrânia, o exército deve, ou deveria, estar revendo todos os seus conceitos sobre guerra moderna, e os manuais de doutrina, também.
O que não falta aqui é inventividade para arrumar novas soluções. Os RCM e EsqCavMec agradecem. A inf mec também.
Aliás, uma coisa é a defesa de OM a nível subunidade, outra é a nível brigada. Ambas precisam, e demandas, soluções complementares para a sua defesa AAe. Se na forma de mais Guarani AAe, ou outro tipo de soluções, veremos.
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Talvez, um dos projetos que voltem ao cenário no curto prazo sob a nova gestão.
A ver o que as ffaa's dirão sobre.
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Tirado do vídeo acima, uma questão interessante que tinha passado despercebida por mim neste projeto do AV-MMA. E também pouco comentada por aqui estes anos todos.
Mas faz todo sentido a complementaridade entre os dois sistemas. Se vai chegar a ver a luz do dia, veremos.
MBDA e AVIBRAS anunciam projeto de Defesa Antiaérea de média altura
Matéria de 11 anos atrás.
Mas faz todo sentido a complementaridade entre os dois sistemas. Se vai chegar a ver a luz do dia, veremos.
MBDA e AVIBRAS anunciam projeto de Defesa Antiaérea de média altura
https://www.defesanet.com.br/terrestre/ ... -anunciam-O conceito da AVIBRAS ainda está em desenvolvimento incluindo a parte de canhões da Rheinmetall (sucessora do grupo suíço de canhões Oerlikon)
Matéria de 11 anos atrás.
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Para quem não conhecia, as diferentes formas que o sistema Pantsyr pode operar.
Modes
Using a digital data link system up to six Pantsir-S1 combat vehicle can operate in various modes.
1. Stand-alone combat operation: All the combat sequence from detecting a target to its engagement is fulfilled by a single Pantsir-S1 combat vehicle without employing other assets.
2. Operation within a battery ("master-slave"): One Pantsir-S1 operates both as combat vehicle and as "master" command post. Three to five Pantsir-S1 combat vehicles acting as "slave" receive target designation data from the "master" and subsequently fulfil all the combat operation stages.
3. Operation within a command post: The command post sends target designations to the Pantsir-S1 combat vehicles and subsequently fulfill the designation order.
4. Operation within a battery with command post and early warning radar: The command post receives air situation picture from a connected early warning radar and sends target designations to the Pantsir-S1 combat vehicles and subsequently fulfil the designation order.
https://en.wikipedia.org/wiki/Pantsir_missile_system
Modes
Using a digital data link system up to six Pantsir-S1 combat vehicle can operate in various modes.
1. Stand-alone combat operation: All the combat sequence from detecting a target to its engagement is fulfilled by a single Pantsir-S1 combat vehicle without employing other assets.
2. Operation within a battery ("master-slave"): One Pantsir-S1 operates both as combat vehicle and as "master" command post. Three to five Pantsir-S1 combat vehicles acting as "slave" receive target designation data from the "master" and subsequently fulfil all the combat operation stages.
3. Operation within a command post: The command post sends target designations to the Pantsir-S1 combat vehicles and subsequently fulfill the designation order.
4. Operation within a battery with command post and early warning radar: The command post receives air situation picture from a connected early warning radar and sends target designations to the Pantsir-S1 combat vehicles and subsequently fulfil the designation order.
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
O manpad polaco continua a fazer sucesso. A ver se ele atrai as atenções do EB e CFN.
Polish defence industry signs fourth export contract for Piorun MANPADS this year
By Defence Industry Europe
https://defence-industry.eu/polish-defe ... this-year/
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Um conceito muito interessante e que vai na direção da proposta da Avibras para o seu AV-MMA.
Poland has developed a new air defense system in the middle of the action
https://vpk.name/en/488073_poland-has-d ... ction.html
A ser observado tanto para os Guarani como para os GAAe
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A ser observado tanto para os Guarani como para os GAAe
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Pelo o que tem sido dito por aí, o Piorun é melhor e mais moderno que até o próprio Stinger e superior ao Verba.FCarvalho escreveu: ↑Qua Jan 04, 2023 2:57 pm O manpad polaco continua a fazer sucesso. A ver se ele atrai as atenções do EB e CFN.
Polish defence industry signs fourth export contract for Piorun MANPADS this year
By Defence Industry Europe
https://defence-industry.eu/polish-defe ... this-year/
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
O que sei é que já existe o Piorun 2, com capacidades aumentadas e melhores que a versão inicial.
Temos aqui o Igla-S, já antigo e pouco eficiente. E talvez com problemas de apoio logístico russo, apesar da pouca quantidade operada.
Acho que já passou faz tempo da hora de trocar esse manpad por algo melhor. Opções há. E dinheiro não seria necessáriamente um problema. São baratos e simples. É possível comprar em quantidades razoáveis todo ano.
Temos aqui o Igla-S, já antigo e pouco eficiente. E talvez com problemas de apoio logístico russo, apesar da pouca quantidade operada.
Acho que já passou faz tempo da hora de trocar esse manpad por algo melhor. Opções há. E dinheiro não seria necessáriamente um problema. São baratos e simples. É possível comprar em quantidades razoáveis todo ano.
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Piorun Manpads
https://www.mesko.com.pl/en/product/piorun-manpads
Technical Data:
Warhead FRAG-HE
Proximity fuze Yes
Altitude range 10 m ÷ 4000 m
Distance range 400 m ÷ 6500 m
Average flight speed 560 m/s
Missile set weight 19,5 kg
https://www.mesko.com.pl/en/product/piorun-manpads
Technical Data:
Warhead FRAG-HE
Proximity fuze Yes
Altitude range 10 m ÷ 4000 m
Distance range 400 m ÷ 6500 m
Average flight speed 560 m/s
Missile set weight 19,5 kg
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Para quem entende da parte técnica do assunto, o que mais precisa para desenvolver um míssil AAe de longo alcance partindo do AV-MTC ou o próprio com as devidas modificações?FCarvalho escreveu: ↑Sáb Nov 12, 2022 1:01 am Só lembrando, o ROB da AAe comum é para um sistema basicamente de curto alcance, e se os requisitos desejáveis forem atendidos, de médio alcance, ou seja, teremos/queremos uma AAe com apenas 40 km de alcance, podendo chegar, ou não, a 80 km. Isso é insuficiente para defesa de área estratégica.
Eu tenho dúvidas de que tenhamos alguma disposição para adquirir sistemas do nível de S-400, Davi Sling, Patriot, etc. Por outro lado, se fizemos o AV-MCT, por quê não pensar em um míssil AAe de longo alcance, também?
A ver.
Ou ainda estamos muito longe de conseguir algo neste nível?
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Os GAAe do exército atualmente estão organizados em 3 baterias, a saber, duas com os Bofors 40\70 e uma com os RBS-70NG.
Uma outra possível solução para tentar antecipar algumas questões de operacionalidade e doutrina, e também tecnológicas e industriais, seria dotar aquela Bia equipada com os mísseis suecos com o modelo sobre veículo, de forma que o LMV, ou na minha opinião, o Guará 4WS, sendo o vetor de transporte, usado também como veículo base para os radares M-60, em versão dedicada, como aparece em imagem postada pela Avibras, quando do lançamento do veículo.
Me parece que seria interessante esta possibilidade por abrir um espaço que julgo necessário ao veículo 4x4 da Avibrás, e todos os seus desdobramentos em outras OM e armas do EB, e também por oferecer uma medida mais próxima do que seria a futura operação com as Bia já na forma estipulada pelo ROC da AAe.
Já que parece que esse negócio de AAe comum ainda demora para sair, ter algo em mãos o mais próximo possível do desejado, mesmo que para efeito de "manter doutrina", seria uma solução temporária lúcida e de acordo com a realidade.
Com apenas 6 veículos por Bia, e 5 GAAe para equipar, 30 veículos dariam conta do recado, com mais alguns para as funções inerentes de PC, comunicações, ambulância e reconhecimento\exploração, dentre outras possíveis. Não é impossível, e nem inviável. Mas com um pouco de planejamento e boa vontade dá para tirar este coelho da cartola como solução de curtíssimo prazo.
Uma outra possível solução para tentar antecipar algumas questões de operacionalidade e doutrina, e também tecnológicas e industriais, seria dotar aquela Bia equipada com os mísseis suecos com o modelo sobre veículo, de forma que o LMV, ou na minha opinião, o Guará 4WS, sendo o vetor de transporte, usado também como veículo base para os radares M-60, em versão dedicada, como aparece em imagem postada pela Avibras, quando do lançamento do veículo.
Me parece que seria interessante esta possibilidade por abrir um espaço que julgo necessário ao veículo 4x4 da Avibrás, e todos os seus desdobramentos em outras OM e armas do EB, e também por oferecer uma medida mais próxima do que seria a futura operação com as Bia já na forma estipulada pelo ROC da AAe.
Já que parece que esse negócio de AAe comum ainda demora para sair, ter algo em mãos o mais próximo possível do desejado, mesmo que para efeito de "manter doutrina", seria uma solução temporária lúcida e de acordo com a realidade.
Com apenas 6 veículos por Bia, e 5 GAAe para equipar, 30 veículos dariam conta do recado, com mais alguns para as funções inerentes de PC, comunicações, ambulância e reconhecimento\exploração, dentre outras possíveis. Não é impossível, e nem inviável. Mas com um pouco de planejamento e boa vontade dá para tirar este coelho da cartola como solução de curtíssimo prazo.
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
A título de curiosidade um GAAe equipado de acordo com a proposta da AVIBRAS para o AV-MMA ficaria parecido com isso:
Comando
Estado Maior
Bia Comando e Apoio (1)
Bia Busca e Observação (1)
Bateria Tiro (3)
Bia Comando e Apoio (1)
AV-VCC (1) Viatura Posto Comando Grupo
AV-COM (1) Viatura Comunicações
AV-AMB (5) Viatura Ambulância
AV-RDR (1) Viatura Radar M200 Multimissão
Bia Busca e Observação de Alvos (1)
AV-OBS (9) Veículo de Observação Avançada
Bateria de Tiro:
AV-PCC (1) Veículo Posto Comando Bateria
AV-MMA (6) Veículo Lançador
AV-RMD (6) Veículo Remuniciador
AV-RDR (1) Veículo Radar M200 Vigilante
Ainda há os modelos AV-OFVE(oficina), AV-REC(recuperação), AV-MET(posto meteorológico) propostos na bateria do ASTROS, e que não necessariamente fariam parte do GAAe, mas que a princípio, no caso dos dois primeiros, tem todo sentido sua presença naquele tipo de OM também. Eles ficariam, em tese, lotados na Bia Cmdo Ap. As quantidades e distribuição poderiam ser as mesmas utilizadas nos GMF, ou adaptadas as necessidades dos GAAe. Não sei dizer se o proposto AV-MAS (veículo de apoio míssil) teria algum papel neste tipo de OM.
Com 5 GAAe a equipar, teríamos a seguinte distribuição material:
Bia Comando e Apoio (5)
AV-VCC - 5 unidades
AV-COM - 5 unidades
AV-AMB - 25 unidades
AV-RDR M-200M - 5 unidades
Bia Busca e Observação de Alvos (5)
AV-OBS - 45 unidades
Bateria de Tiro (15)
AV-PCC - 15 unidades
AV-MMA - 90 unidades
AV-RMD - 90 unidades
AV-RDR M-200V - 15 unidades
obs:
1. AV-PCC, AV-VCC, AV-AMB e AV-COM = AV-VBL 4x4
2. AV-MMA, AV-RMD, AV-RDR = TATRA T815-7 6x6 ou 8x8
3. AV-OBS = GUARA 4WS
Comando
Estado Maior
Bia Comando e Apoio (1)
Bia Busca e Observação (1)
Bateria Tiro (3)
Bia Comando e Apoio (1)
AV-VCC (1) Viatura Posto Comando Grupo
AV-COM (1) Viatura Comunicações
AV-AMB (5) Viatura Ambulância
AV-RDR (1) Viatura Radar M200 Multimissão
Bia Busca e Observação de Alvos (1)
AV-OBS (9) Veículo de Observação Avançada
Bateria de Tiro:
AV-PCC (1) Veículo Posto Comando Bateria
AV-MMA (6) Veículo Lançador
AV-RMD (6) Veículo Remuniciador
AV-RDR (1) Veículo Radar M200 Vigilante
Ainda há os modelos AV-OFVE(oficina), AV-REC(recuperação), AV-MET(posto meteorológico) propostos na bateria do ASTROS, e que não necessariamente fariam parte do GAAe, mas que a princípio, no caso dos dois primeiros, tem todo sentido sua presença naquele tipo de OM também. Eles ficariam, em tese, lotados na Bia Cmdo Ap. As quantidades e distribuição poderiam ser as mesmas utilizadas nos GMF, ou adaptadas as necessidades dos GAAe. Não sei dizer se o proposto AV-MAS (veículo de apoio míssil) teria algum papel neste tipo de OM.
Com 5 GAAe a equipar, teríamos a seguinte distribuição material:
Bia Comando e Apoio (5)
AV-VCC - 5 unidades
AV-COM - 5 unidades
AV-AMB - 25 unidades
AV-RDR M-200M - 5 unidades
Bia Busca e Observação de Alvos (5)
AV-OBS - 45 unidades
Bateria de Tiro (15)
AV-PCC - 15 unidades
AV-MMA - 90 unidades
AV-RMD - 90 unidades
AV-RDR M-200V - 15 unidades
obs:
1. AV-PCC, AV-VCC, AV-AMB e AV-COM = AV-VBL 4x4
2. AV-MMA, AV-RMD, AV-RDR = TATRA T815-7 6x6 ou 8x8
3. AV-OBS = GUARA 4WS
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