Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#976 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 30, 2022 12:20 pm

Túlio escreveu: Qui Dez 29, 2022 4:32 pm
FCarvalho escreveu: Qui Dez 29, 2022 3:31 pm Defesa na Colombia é assunto sério, diferente daqui.
No duro? Falas isso de quem comprou KFIR enquanto negociávamos GRIPEN? De quem segue imperturbável com IKL importado do tempo do guaraná de rolha enquanto incorporamos os Scorpênis feitos aqui? Que nunca teve uma só Pç de Art AP ou lança-foguetes tipo o ASTROS? Acho brabo!
Sin embargo, passarás a ter razão no momento em que esclareceres que a Defesa que eles levam a sério é a ANTIGUERRILHA, aí é fácil de provar: seus Super Tucanos são muito mais modernos e sofisticados que os nossos, e se tornaram totalmente Combat Proven em CAS/COIN lá também. E também levo mais fé nos helis, porque precisam e muito ter uma porção pra inserir FFEE no meio dos narcos e enchê-los de plomo.
O resto só acredito vendo!
Então, falas da mesma força aérea que passou mais de vinte anos para poder trocar MIrage III por Gripen E :?: E vai levar outros 10 anos para poder ter o primeiro esquadrão operacional :?: :roll:
Qual é a prioridade da defesa colombiana nos últimos 50 anos :?: Defesa externa ou interna :?:
Há sim, é o mesmo país que está resolvendo seus problemas com navios para a sua esquadra - naval e fluvial - em menos de 10 anos a partir da sua indústria naval em parcerias com empresas estrangeiras, enquanto no vizinho ao lado já se vai mais de 40 anos com a esquadra baseada nos mesmos navios e ainda assim ninguém dá a mínima se ela existe ou não... :?
Então, é o mesmo país que comprou LG-1 Mk III em quantidades possíveis ao seu orçamento, enquanto no Brasil as OM de artilharia treinam invadir morros, favelas e periferias porque não tem dinheiro para treinar com seus moderníssimos M-101\114 que até o meu avô morto há mais de 60 anos saberia ficaria muito feliz em operar. [003]
Defesa na Colômbia é um assunto sério dentro do contexto geopolítico deles, com soluções engendradas para a realidade deles, na medida das capacidades deles, enquanto aqui, Defesa não é assunto nem de butiquim em lugar algum. A não ser em fóruns de internet, com meia dúzia de malucos que acham que isso existe no Brasil.
Sério que defesa é um assunto sério no Brasil... :oops:




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#977 Mensagem por jambockrs » Sex Dez 30, 2022 2:57 pm

Meus prezados
As razões da escolha do Rafale pela Colômbia
Diante do anúncio da pré-seleção do Dassault Rafale pelo governo colombiano para substituir seu IAI Kfir, investigamos um pouco mais sobre os motivos pelos quais se decidiu trocar a preferência do F-16V Block 70 pelo modelo francês em últimos dias.
As negociações para a substituição do Kfir já duram dez anos, tendo começado em 2012, quando foram enviados pedidos de informação às principais empresas, mas a Boeing e a Dassault não deram muita atenção por acreditarem que a Força Aérea Colombiana (FAC ) não estava em eu ri.
No entanto, em 2013 foram visitados fabricantes como Boeing e Lockheed Martin nos EUA, Eurofighter, Dassault, os russos que ofereceram o MiG-35 e a fábrica do Gripen, além de reuniões com diversas Forças Aéreas, inclusive do Brasil.
Em 2020, embora não tenha havido avanços do ponto de vista político, a comissão de seleção fez diferentes matrizes, onde o Typhoon venceu em todos os casos, e, nessa época, a Dassault começou a dar atenção à Colômbia. O problema do Typhoon eram os altos custos operacionais, então o F-16, então segundo, passou a liderar a seleção. O F-16V era, para a FAC, “ o F-35 dos pobres ”.
No entanto, a FAC argumentou que os sistemas de guerra eletrônica que o Kfir da força possui hoje são melhores do que o oferecido pela fábrica Block 70 e a Lockheed não se dispôs a alterá-lo, enquanto os mísseis Python 5 são melhores do que as versões do Sidewinder oferecidas e não seria permitido integrar ditos mísseis, nem o Derby nem as bombas Spice que a FAC possui. Os Estados Unidos os ofereceram apenas com Sidewinder e AMRAAM.
Embora tenha sido negociado para gerar uma variante que integrasse esses sistemas e armas, a FAC viu que uma versão muito específica permaneceria e os Estados Unidos relutaram muito em seguir por esse caminho. Além disso, o financiamento não estava nas melhores condições e os Estados Unidos também mostraram pouca abertura para modificá-lo.
Por outro lado, a FAC considerou que o Gripen não liderava em nenhum aspecto, mas sim, como explicou um oficial que fez parte do processo seletivo, “ era o segundo em tudo. O avião está tendo grandes problemas de integração no Brasil com seus sistemas ar-ar e ar-superfície, que não estão totalmente operacionais, estão em uma espécie de versão Beta. São problemas que não se dizem em público ”, afirmou, acrescentando “ a precisão dos sistemas ar-superfície nem sequer é semelhante à do Elbit utilizado pelo Kfir, o F-16 e o F-35 ” .
Outro problema do referido avião, conforme informado pela FAC, é que o prazo de entrega era muito longo, pois Brasil e Suécia iriam primeiro e depois a Colômbia, e o programa já apresenta atrasos significativos.
O Eurofighter, por sua vez, teve o problema de custos e é complexo de manter. É o verdadeiro vencedor, mas muito caro, embora, na época, eles argumentassem que alguns dos custos operacionais do Rafale são mais altos.
A Força Aérea Colombiana visava a Tranche 3 do Typhoon, mas só havia ofertas para as Tranche 1 e 2 usadas para entrega imediata, ou então aeronaves novas, mas com prazos de entrega muito longos. Os custos de financiamento também foram mais elevados do que o resto.
Perante este panorama de intransigência dos americanos e os elevados custos do Eurofighter, para além das limitações do Gripen, os franceses decidiram apostar alto em meados de 2022 e começar por retirar as restrições de utilizadores finais, que também existiam no Gripen e no Eurofighter. Além disso, eles concordaram em oferecer a integração do míssil Meteor, mas também integrar as bombas Derby, Phyton 5 e Spice, tornando-o o mais capaz de todos. Apenas a restrição ao uso de armas nucleares permanece.
Além disso, possuindo uma versão naval, já nasceu com capacidade antinavio, o que o torna o mais multifuncional de todos. Este aspecto interessa à Colômbia pelas crises que teve com a Nicarágua e a Venezuela.
A França também afirmou que pode começar a entregá-los em um ano, o menor prazo de todos os oferecidos. Isso é essencial porque o Kfir será desativado no final de 2023, porque desde este ano terminou o contrato de suporte com a IAI, que retirou seu pessoal da Colômbia, então sustentar os aviões se torna muito complicado e caro.
Os franceses mostraram suas novas condições à FAC, convencendo a Comissão de Seleção, apesar de ser propensa ao F-16. O comitê então concordou com Dassault, que levantou a questão com o primeiro-ministro francês Emanuel Macron, que tem um bom relacionamento com o presidente colombiano Gustavo Petro, e deram o primeiro passo para um acordo entre os governos.
Conforme indicado pela Comissão de Seleção, eles ficaram muito convencidos, pois resolveram várias questões. Por um lado, a capacidade de guerra eletrônica é personalizável e eles dão à Colômbia acesso ao banco de dados para modificá-lo. Ele pode integrar armamento israelense, as restrições de emprego foram levantadas, tem capacidade anti-navio de design e tem armas específicas para o Rafale e é comprovado em combate. Outra vantagem é que, por ter sido projetado para operar em porta-aviões, pode operar em pistas curtas, o que o Typhoon e o F-16 não conseguem. Isso lhes permite operar em locais como Tres Esquinas, Grupo Aéreo del Oriente e San Andrés. Além disso, requer menos suporte logístico e é mais versátil para operar. Por outro lado, destacaram que é uma aeronave mais manobrável e com melhor relação peso/potência, além do fato de que, entre outros fatores,
Embora seja quase tão caro para operar quanto o Eurofighter, atualmente, a hora de voo de um Kfir é de quase 18.000 dólares (é caro porque quase não há operadores ou peças de reposição ou suporte), o Rafale varia entre 15.000 a 17.000, o Eurofighter de 19.000 para 21.000, o F-16 de 9.500 para 11.000 e o Gripen de 7.500 para 8.000.
Assim, o Rafale tem custos operacionais iguais aos do Kfir, mas com muito mais capacidades. Conforme explicaram, o Rafale consome 35% menos combustível por motor, o que o torna mais econômico, principalmente em missões curtas e sem uso de pós-combustão.
Com relação aos recursos, desde 2017 o Conselho Nacional de Política Econômica e Social (CONPES) emitiu o documento que reserva os recursos para a compra, para que não afetasse outros recursos, como os gerados pela reforma tributária.
Embora o governo destaque as condições de compensação, a realidade é que todos ofereceram e, segundo a FAC, o esquema proposto pelos suecos foi o melhor.
Assim, resta agora fazer a negociação detalhada dos termos do acordo e depois a assinatura de um contrato, o que poderá ocorrer nos primeiros meses de 2023.
Fonte: Santiago Rivas – Pucará Defesa 21 dez 2022




Um abraço e até mais...
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#978 Mensagem por Túlio » Sex Dez 30, 2022 5:10 pm

jambockrs escreveu: Sex Dez 30, 2022 2:57 pm (...) a Boeing e a Dassault não deram muita atenção por acreditarem que a Força Aérea Colombiana (FAC ) não estava em eu ri. (...)

Fonte: Santiago Rivas – Pucará Defesa 21 dez 2022
Pelo jeito desaprendi PORTUGUÊS, porque diabos me levem se eu sei o que é estar em "eu ri"... [085] [085] [085] [085]

Outra coisa que nem a pau eu entendo é como vão comprar um dos caças mais caros do mundo e usá-lo sem a companhia de AEW/AWACS; até F-5 como os da FAB ou FACh poderia abatê-los sem maiores problemas... [091] [091] [091] [091]




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#979 Mensagem por Wolfgang » Sex Dez 30, 2022 6:52 pm

Verdade. Não adianta vetor moderno sem TODO o complexo que exige. Isso aí vai dar problema para a FAC.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#980 Mensagem por Túlio » Sex Dez 30, 2022 8:38 pm

Wolfgang escreveu: Sex Dez 30, 2022 6:52 pm Verdade. Não adianta vetor moderno sem TODO o complexo que exige. Isso aí vai dar problema para a FAC.
Continuo a duvidar que comprem, pode bem ser aquela manobra manjada da Argentina, se assanhar para algum caça que não quer nem tem la guita para comprar, na esperança que os ianques liberem algum lote de F-16 de segunda mão... 🙄




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#981 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 30, 2022 9:46 pm

Falo e repito: a melhor oportunidade que a FAC teve foi quando ofereceram o Kfir NG, que era muito mais um IAI Nammer do que o antigo Kfir. Ainda teria o plus de serem construídos na Colômbia.

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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#982 Mensagem por Wolfgang » Sex Dez 30, 2022 9:53 pm

Túlio escreveu: Sex Dez 30, 2022 8:38 pm
Wolfgang escreveu: Sex Dez 30, 2022 6:52 pm Verdade. Não adianta vetor moderno sem TODO o complexo que exige. Isso aí vai dar problema para a FAC.
Continuo a duvidar que comprem, pode bem ser aquela manobra manjada da Argentina, se assanhar para algum caça que não quer nem tem la guita para comprar, na esperança que os ianques liberem algum lote de F-16 de segunda mão... 🙄
Sim, o caça em si é caro... é para quem tem petróleo como tem ar ou a Índia, que não liga para o bem estar do povo ou país já desenvolvido.
Fora o sistema extenso no chão, no ar e no espaço para explorar toda a capacidade.
Espero que a Colômbia seja bem sucedida, mas olhando de fora parece que a conta não fecha.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#983 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 31, 2022 1:41 pm

Tem um tal jornalista falando de detalhes que só dentro da FAC seriam acessíveis. Só por aí começa a ficar estranho esse negócio. E o cara pega no pé do Gripen como se fosse a última coisa na vida, citando supostos relatórios de um único oficial que diz que o caça sueco ficou em segundo em tudo. E isso em um comparativo com caças bimotores.
Ganhou do F-16 ao menos. :mrgreen:
Aí aparece um senador questionando a compra e informações divulgadas, e o tal jornalista aparece com mais informações que deveriam ser no mínimo restritas a quem diretamente ligado ao processo.
Enfim, tudo muito estranho.
Mas eu torço para que eles comprem o Rafale, e depois todo mundo sabe o que acontece.
Ainda bem que o Gripen E vai estar sendo montado aqui pelo menos até 2027. :twisted:




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#984 Mensagem por Wolfgang » Sáb Dez 31, 2022 2:29 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 31, 2022 1:41 pm Tem um tal jornalista falando de detalhes que só dentro da FAC seriam acessíveis. Só por aí começa a ficar estranho esse negócio. E o cara pega no pé do Gripen como se fosse a última coisa na vida, citando supostos relatórios de um único oficial que diz que o caça sueco ficou em segundo em tudo. E isso em um comparativo com caças bimotores.
Ganhou do F-16 ao menos. :mrgreen:
Aí aparece um senador questionando a compra e informações divulgadas, e o tal jornalista aparece com mais informações que deveriam ser no mínimo restritas a quem diretamente ligado ao processo.
Enfim, tudo muito estranho.
Mas eu torço para que eles comprem o Rafale, e depois todo mundo sabe o que acontece.
Ainda bem que o Gripen E vai estar sendo montado aqui pelo menos até 2027. :twisted:
Creio em 72 Gripens e um modelo ll, tipo M_346. Mas penso que o ideal seria os 72 Gripens, o M-346 e o ingresso no K21 Boramae, que compartilha os F414G, ainda que versão coreana.
Isso traria ym suporte e uma robustez para a FAB inigualável. Vai custar caro? Vai. Mas lembro que Lula é de São Bernardo, o Monistro do Trabalho é de São Bernardo e Alckmin é Ministro da Indústria. Não estou falando de propina, longe disso. Estou usando isso para dizer que existe espaço para um lobby forte para mais caças e projetos. É saber fazer.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#985 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 31, 2022 3:13 pm

Wolfgang escreveu: Sáb Dez 31, 2022 2:29 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Dez 31, 2022 1:41 pm Tem um tal jornalista falando de detalhes que só dentro da FAC seriam acessíveis. Só por aí começa a ficar estranho esse negócio. E o cara pega no pé do Gripen como se fosse a última coisa na vida, citando supostos relatórios de um único oficial que diz que o caça sueco ficou em segundo em tudo. E isso em um comparativo com caças bimotores.
Ganhou do F-16 ao menos. :mrgreen:
Aí aparece um senador questionando a compra e informações divulgadas, e o tal jornalista aparece com mais informações que deveriam ser no mínimo restritas a quem diretamente ligado ao processo.
Enfim, tudo muito estranho.
Mas eu torço para que eles comprem o Rafale, e depois todo mundo sabe o que acontece.
Ainda bem que o Gripen E vai estar sendo montado aqui pelo menos até 2027. :twisted:
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Isso traria ym suporte e uma robustez para a FAB inigualável. Vai custar caro? Vai. Mas lembro que Lula é de São Bernardo, o Monistro do Trabalho é de São Bernardo e Alckmin é Ministro da Indústria. Não estou falando de propina, longe disso. Estou usando isso para dizer que existe espaço para um lobby forte para mais caças e projetos. É saber fazer.
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No mais, concordo com os 72 Gripens e só! Nada de M-346 e K21 Boramae. Se for para complementar, que seja com um UCAV.


Abraços,

Wesley




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#986 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 31, 2022 3:35 pm

Segundo o especialista de lá, o contrato seria assinado essa semana! Alguém viu algo por aí?

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Compartilhem conosco...

Abraços,

Wesley




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#987 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 31, 2022 3:38 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Dez 31, 2022 3:13 pm
Wolfgang escreveu: Sáb Dez 31, 2022 2:29 pm Não estou falando de propina, longe disso
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Abraços,

Wesley

EU SABIA QUE ALGUÉM IA DIZER!!! [003] [003] [003] [003]


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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#988 Mensagem por Wolfgang » Sáb Dez 31, 2022 4:19 pm

Mas acho feio e temerário acusar ou pensar em algo do tipo sem saber. Precisamos nos elevar disso. essa conversa matou a indústria pesada brasileira. E muita gente de fora lucrou; fora ex membros do Judiciário e do MP.
Ou a gente sai dessa ou não avançamos.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#989 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 31, 2022 5:08 pm

Wolfgang escreveu: Sáb Dez 31, 2022 2:29 pm Creio em 72 Gripens e um modelo ll, tipo M_346. Mas penso que o ideal seria os 72 Gripens, o M-346 e o ingresso no K21 Boramae, que compartilha os F414G, ainda que versão coreana.
Isso traria ym suporte e uma robustez para a FAB inigualável. Vai custar caro? Vai. Mas lembro que Lula é de São Bernardo, o Monistro do Trabalho é de São Bernardo e Alckmin é Ministro da Indústria. Não estou falando de propina, longe disso. Estou usando isso para dizer que existe espaço para um lobby forte para mais caças e projetos. É saber fazer.
Há tantas coisas por fazer dentro do planejamento estratégico da FAB até 2027 que um LIFT a jato não cabe dentro dele, a não ser por uma opção(imposição) pessoal do MD\PR ou do cmte da FAB, que neste caso, que acho muito difícil de acontecer. A FAB está centrada em buscar soluções e recursos para seu planejamento estratégico, que irá exigir muito mais do que este ou qualquer outro governo está disposto a ceder. E isto por si só trás uma miríade de problemas que só se acumulam, enquanto as verbas diminuem cada vez mais. E não penso seja diferente no próximo quadriênio. Pelo contrário até.

Acho, só acho, que o próximo governo irá se ater em conseguir o segundo lote dos Gripen E\F, e quem sabe até confirmar os 4 caças adicionais, já que isso tem reverberação na BID, na indústria nacional, e principalmente Embraer, por motivos óbvios. O KC-390 talvez seja motivo de novas negociações, também, visto as origens do futuro cmte da FAB.

Alias, no caso de a FAB ver que um segundo lote é um objetivo inatingível até 2026, pode ser que ela opte por engendrar com o MD junto ao governo que os caças adicionais que podem ser acrescidos ao contrato de 2014 possam ser concretizados, o que eventualmente pode render-nos até 9 unidades adicionais, gerando 45 caças que podem ser divididos entre as principais bases operacionais hoje, mesmo que com menos unidades em cada uma delas. Afinal os F-5 e A-1 estão cada vez menos disponíveis. Em todo caso, dois lotes de 36 com mais 18 podendo ser acrescidos via adendo contratual, pode nos dar até 90 caças que seriam mais do que suficientes para operar as 4 bases aéreas que a FAB possui caças hoje. E se mandar o Pampa para Santa Maria, dá até para reativar o Pacau em Manaus. Ficam as mesmas 4 bases, cada uma com 22 caças, um pouco mais, um pouco menos, dependo da importância que se dá para cada uma. Já seria uma cobertura aérea mais decente do que temos agora. Mas isso é só unm jogo de imaginação e suposições. Com 18 caças por base, seria possível termos 5 bases aéreas, incluindo uma OM para a região nordeste.

Tem muita coisa pela frente que 4 anos não se pode resolver. E ainda vamos ficar devendo. Mas se houver um mínimo de boa vontade, o que não acredito, dá até para pensar em tirar o atraso de vários projetos\programas da FAB que estão aí, mesmo que a troco de alguma negligência ou vista cegas para as problemáticas políticas que se espera ver.

Boa sorte para nós.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Dez 31, 2022 6:42 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#990 Mensagem por EduClau » Sáb Dez 31, 2022 5:41 pm

Nos foros latinos está um alvoroço: Caesar, Astros e Nasams para a Colômbia, oferecimento de F-16 para Argentina, Typhoons e Apaches para o Chile, rumores de oferecimentos de Rafales para Equador e Peru. A ver o que será real ou 'sueños humedos'.

8-]




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