TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84796 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 20, 2022 5:37 pm

Até mesmo se a Colômbia optar pelo Rafale, o Gripen ainda terá a supremacia aérea na AL, especialmente pelo E-99M + Meteor operando sem quaisquer problemas.

Sem exageiros, é um caça de 4.5ª geração com alma de 5ª geração. As escolhas da SAAB para a eletrônica embarcada do Gripen foram extremamente felizes, desde o WAD até a fusão de dados.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 643 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84797 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 20, 2022 5:43 pm

Túlio escreveu: Ter Dez 20, 2022 4:05 pm
Caros @arcanjo e @Juliano Lisboa, se gente chata que nem eu não vivesse perguntando essas coisas, haveria necessidade de nos darem explicações? Se fôssemos todos conformistas, se acreditássemos em tudo o que lemos e ouvimos, é perfeitamente possível que os M2000 não apenas estivessem voando até hoje como até novas unidades poderiam ter sido incorporadas, e isso teria sido "o FX".

Às vezes precisa uns (muitos) pendejos que nem eu e tantos outros para a FAB não virar FAA... :wink:
@Túlio, pode admitir, você é um negacionista do IRST. [003]

Vou te encaminhar para o padre Kelmon :mrgreen:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQn7_GRYsT2GOb9Cc79jDSREFWTpUOh3o4uZw&usqp=CAU

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 643 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84798 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 20, 2022 5:51 pm

Minha única crítica (lá atrás) aos Gripens na FAB era a falta de algo do tipo do RBS-15. Mas a opção pelo Micla mudou a minha opnião. Agora só falta operacionalizar.

https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2017/05/Gripen-E.jpg


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84799 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 20, 2022 6:06 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Dez 20, 2022 5:51 pm Minha única crítica (lá atrás) aos Gripens na FAB era a falta de algo do tipo do RBS-15. Mas a opção pelo Micla mudou a minha opnião. Agora só falta operacionalizar.

https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2017/05/Gripen-E.jpg


Abraços,

Wesley
O que me preocupa é o tempo do MICLA. Tomara que optem por um MTC menor, ao invés de querer desenvolver algo novo a partir do MTC, o que encareceria o projeto e o postergaria.

Ainda temos os Harpoon para lançamento contra alvos em terra, então temos relativo tempo para desenvolvimento.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6749
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84800 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Dez 20, 2022 6:15 pm

gabriel219 escreveu: Ter Dez 20, 2022 6:06 pm
FIGHTERCOM escreveu: Ter Dez 20, 2022 5:51 pm Minha única crítica (lá atrás) aos Gripens na FAB era a falta de algo do tipo do RBS-15. Mas a opção pelo Micla mudou a minha opnião. Agora só falta operacionalizar.

https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2017/05/Gripen-E.jpg


Abraços,

Wesley
O que me preocupa é o tempo do MICLA. Tomara que optem por um MTC menor, ao invés de querer desenvolver algo novo a partir do MTC, o que encareceria o projeto e o postergaria.

Ainda temos os Harpoon para lançamento contra alvos em terra, então temos relativo tempo para desenvolvimento.
Eu também compartilho os mesmos receios, pois o programa no MSS 1.2 me vem à cabeça.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 643 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84801 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Dez 21, 2022 7:34 am

gabriel219 escreveu: Ter Dez 20, 2022 6:06 pm
FIGHTERCOM escreveu: Ter Dez 20, 2022 5:51 pm Minha única crítica (lá atrás) aos Gripens na FAB era a falta de algo do tipo do RBS-15. Mas a opção pelo Micla mudou a minha opnião. Agora só falta operacionalizar.

https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2017/05/Gripen-E.jpg


Abraços,

Wesley
O que me preocupa é o tempo do MICLA. Tomara que optem por um MTC menor, ao invés de querer desenvolver algo novo a partir do MTC, o que encareceria o projeto e o postergaria.

Ainda temos os Harpoon para lançamento contra alvos em terra, então temos relativo tempo para desenvolvimento.
Mas o Harpoon está integrado ao Gripen?

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84802 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Dez 21, 2022 3:07 pm





Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84803 Mensagem por Túlio » Qua Dez 21, 2022 3:35 pm

Juliano Lisboa escreveu: Qua Dez 21, 2022 3:07 pm Fotos que fiz dia 19

https://www.aereo.jor.br/2022/12/21/ima ... 9e-gripen/
Uma dúvida, caro Juliano: já tinha visto esta foto (não exatamente, a que vi não era tão nítida, MY CONGRATZ [009] ) e fiquei na dúvida: tiraram de algum museu ou os Mirage 2000 no fim não foram vendidos?

Imagem

Estará em condições de voo? Seria legal um desfile com (pelo menos) M2000, F-5, AMX e Gripen (acho que pedir por Mirage IIIEBR também já seria meio que demais)...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84804 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Dez 21, 2022 4:12 pm

Túlio escreveu: Qua Dez 21, 2022 3:35 pm
Juliano Lisboa escreveu: Qua Dez 21, 2022 3:07 pm Fotos que fiz dia 19

https://www.aereo.jor.br/2022/12/21/ima ... 9e-gripen/
Uma dúvida, caro Juliano: já tinha visto esta foto (não exatamente, a que vi não era tão nítida, MY CONGRATZ [009] ) e fiquei na dúvida: tiraram de algum museu ou os Mirage 2000 no fim não foram vendidos?

Imagem

Estará em condições de voo? Seria legal um desfile com (pelo menos) M2000, F-5, AMX e Gripen (acho que pedir por Mirage IIIEBR também já seria meio que demais)...

Opa, ficou aqui na base um Mirage III e um Mirage 2000, sem condições de voo. Na cidade ainda tem mais 3 Mirages III espetadados em praças e no trevo da base. Tudo já foi vendido.




Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84805 Mensagem por Helton2042 » Qua Dez 21, 2022 4:26 pm

Túlio, se não estou enganado ficaram 4 Mirage 2000, 1 em Anápolis, 2 em Brasília (esses eu não vi mais fotos, podem ter sido vendidos também ) e 1 no Musal. Os outros todos vendidos.

Em um dos vídeos com a entrevista completa do comandante do GDA chegaram a perguntar sobre o IRST, mas ele provavelmente entendeu Iris-t hehe. Ele até responde que toda a parte de armamento fica com o COMPREP, e que por enquanto iriam voar limpos.




Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84806 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Dez 21, 2022 4:46 pm

Helton2042 escreveu: Qua Dez 21, 2022 4:26 pm Túlio, se não estou enganado ficaram 4 Mirage 2000, 1 em Anápolis, 2 em Brasília (esses eu não vi mais fotos, podem ter sido vendidos também ) e 1 no Musal. Os outros todos vendidos.

Em um dos vídeos com a entrevista completa do comandante do GDA chegaram a perguntar sobre o IRST, mas ele provavelmente entendeu Iris-t hehe. Ele até responde que toda a parte de armamento fica com o COMPREP, e que por enquanto iriam voar limpos.
Eu tava do lado nessa hora, por isso mais tarde eu perguntei e coloquei a resposta aqui no tópico, só não falei que era ele pois não era uma entrevista.




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2402
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 681 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84807 Mensagem por EduClau » Qua Dez 21, 2022 5:30 pm

A notícia é sobre a razão da escolha colombiana pelos Rafale, mas tem essa parte sobre os Gripens:
...Por otro lado, la FAC consideraba que el Gripen no lideraba en ningún aspecto, sino que, como explicó un oficial que fue parte del proceso de selección, “era el segundo en todo.

El avión está teniendo grandes problemas de integración en Brasil con sus sistemas aire-aire y aire-superficie, que no logran que estén del todo operativos, están en una especie de versión Beta.

Son problemas que no dicen en público” afirmó, y agregó “la precisión de los sistemas aire-superficie no es ni parecida a la de Elbit que usan el Kfir, el F-16 y el F-35”.
...

https://www.pucara.org/post/las-razones ... e-colombia
sds




Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84808 Mensagem por Helton2042 » Qua Dez 21, 2022 5:57 pm

Juliano Lisboa escreveu: Qua Dez 21, 2022 4:46 pm
Helton2042 escreveu: Qua Dez 21, 2022 4:26 pm Túlio, se não estou enganado ficaram 4 Mirage 2000, 1 em Anápolis, 2 em Brasília (esses eu não vi mais fotos, podem ter sido vendidos também ) e 1 no Musal. Os outros todos vendidos.

Em um dos vídeos com a entrevista completa do comandante do GDA chegaram a perguntar sobre o IRST, mas ele provavelmente entendeu Iris-t hehe. Ele até responde que toda a parte de armamento fica com o COMPREP, e que por enquanto iriam voar limpos.
Eu tava do lado nessa hora, por isso mais tarde eu perguntei e coloquei a resposta aqui no tópico, só não falei que era ele pois não era uma entrevista.
Show de bola Juliano.
A aeronave ainda não terminou todos os testes, normal tudo isso. Tem muitas capacidades a serem exploradas ainda, configurações e etc.




Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84809 Mensagem por Helton2042 » Qua Dez 21, 2022 6:03 pm

EduClau escreveu: Qua Dez 21, 2022 5:30 pm A notícia é sobre a razão da escolha colombiana pelos Rafale, mas tem essa parte sobre os Gripens:
...Por otro lado, la FAC consideraba que el Gripen no lideraba en ningún aspecto, sino que, como explicó un oficial que fue parte del proceso de selección, “era el segundo en todo.

El avión está teniendo grandes problemas de integración en Brasil con sus sistemas aire-aire y aire-superficie, que no logran que estén del todo operativos, están en una especie de versión Beta.

Son problemas que no dicen en público” afirmó, y agregó “la precisión de los sistemas aire-superficie no es ni parecida a la de Elbit que usan el Kfir, el F-16 y el F-35”.
...

https://www.pucara.org/post/las-razones ... e-colombia
sds
Eu vi essa notícia, mas sinceramente, a aeronave ainda está passando pelas certificações, a justificativa colombiana tem sentido se disser que já queria tudo pronto, testado e integrado.
Me lembro bem que o próprio Rafale, assim como o Typhoon não tinham tudo pronto quando entraram em operação, algo muito normal.
Lembrando que temos armamentos que provavelmente só serão integrados na versão BR, as bombas Spice, provavelmente as Lizzards e outras coisas….




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84810 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 21, 2022 6:29 pm

Colocar um caça pelado para a operação no dia a dia de uma unidade de defesa aérea me parece algo no mínimo imprudente. A não ser que toda vez que um Gripen E sair do chão, um F-5EM vá com ele para garantir alguma efetividade. Ou se for o caso de interceptar alvos civis.
Não entendo como a FAB pode dispor do Gripen E se nem os armamentos ele recebeu e testou por aqui. Até mesmo tanques subalares não se viu estes caças utilizando desde a chegada ao Brasil. Iris-T e Meteor, idem.
@Juliano Lisboa , as tais 4 fases de introdução do caça no GDA que citastes, sabes dizer quais são, o que é para fazer em cada uma, e quanto tempo irá levar por favor :?:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder