As análises são pertinentes e não são estranhas ao que já se sabe de público deste processo de escolha da FAC.FIGHTERCOM escreveu: ↑Ter Dez 06, 2022 4:20 pmSpoiler: muitas críticas ao Gripen e muitos elogios ao F-16El reemplazo del Kfir en Colombia: un análisis de las opciones
https://www.pucara.org/post/el-reemplaz ... s-opciones
Abraços,
Wesley
Na verdade essa concorrência tem toda a cara e cheiro de FX-2, dado que existe uma decisão técnica da força aérea e por outro lado, há a pressão das empresas sobre políticos e OG dentro do sistema decisório.
O F-16 sempre foi o preferido da FAC, isso não é nenhuma novidade. Mas como decisões de compra militares são essencialmente políticas, e não técnicas, a depender do que se compra, tenho cá comigo que os suecos ainda tem chances de ganhar, mesmo que, talvez, a contragosto dos militares colombianos.
Um negócio feito governo a governo é sempre muito mais interessante do que apenas entre a FAC e empresas ofertantes. E neste aspecto, a presença da Embraer, e do próprio governo brasileiro via MD, MRE e outros pode tornar a oferta sueca muito mais atraente do ponto de vista comercial e financeiro para a Colombia.
Afinal, temos muito mais interesses, e necessidades, comuns com eles do que os norte americanos.
Resta saber se o atual governo colombiano irá optar por uma simples compra de prateleira dos F-16 ou se irá aproveitar a situação e tentar obter mais alguns ganhos com a escolha sueca.
Na minha visão, operacionalmente o Gripen E\F permitirá à FAC desenvolver junto com a FAB, todo o esquema de operações de combate ajustando a si no médio e longo prazo, tudo o que eles podem e querem tirar do caça. E isso a meu ver é uma vantagem, ao contrário do que o Santiago Rivas afirma ser um problema para os colombianos.
A ver.