Só há duas maneiras de entrar na região norte vindo do Atlântico Sul: pela foz do Rio Amazonas, ou pela BR 174 de Boa Vista a Manaus, que por sua vez está ligada a outra rodovia federal, a BR 401, que liga aquelas cidade à Georgetown na Guiana.Fábio Machado escreveu: ↑Sex Nov 25, 2022 10:30 am "1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), “Brigada Lobo D’Almada”, de Boa Vista (RR), pertencente ao Comando Militar da Amazônia (CMA): 14 viaturas em duas subunidades. "
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PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Quem sabe isso significará também as torres Hitfact II nos nossos Frankenleopards.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Eu acho que isso é quase certo. É muito prático, será possível padronizar tudo. A escolha do centauro será a pedra fundamental de nossa força blindada.Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Nov 25, 2022 12:57 pm Quem sabe isso significará também as torres Hitfact II nos nossos Frankenleopards.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
FCarvalho escreveu: ↑Sex Nov 25, 2022 12:34 pmSó há duas maneiras de entrar na região norte vindo do Atlântico Sul: pela foz do Rio Amazonas, ou pela BR 174 de Boa Vista a Manaus, que por sua vez está ligada a outra rodovia federal, a BR 401, que liga aquelas cidade à Georgetown na Guiana.Fábio Machado escreveu: ↑Sex Nov 25, 2022 10:30 am "1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), “Brigada Lobo D’Almada”, de Boa Vista (RR), pertencente ao Comando Militar da Amazônia (CMA): 14 viaturas em duas subunidades. "
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Não se esqueça também da Guiana Francesa, tem até ponte ligando o Brasil e a França, são justamente os pontos mais visados para uma possível ocupação da região norte do Brasil, esses três pontos, RR, Amapá e a foz do Amazonas, se uma (ou mais) potência mundial se instalar nessas localidades controlam a região norte e nunca mais saem de lá.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Podem apostar que isso é líquido e certo de acontecer. O EB não teria escolhido o Centauro II apenas pensando na substituição dos Cascavel. Ademais, daqui uns 50 anos quando os Leo 1A5 modernizados forem finalmente aposentados, eles podem tirar todas as torres e reaproveitar em novos VBC CAV...Fábio Machado escreveu: ↑Sex Nov 25, 2022 1:10 pmEu acho que isso é quase certo. É muito prático, será possível padronizar tudo. A escolha do centauro será a pedra fundamental de nossa força blindada.Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Nov 25, 2022 12:57 pm Quem sabe isso significará também as torres Hitfact II nos nossos Frankenleopards.
Apesar de a Leonardo estar oferecendo a Hitfact, penso aqui comigo, se não estiver enganado, que outra empresa italiana também foi consultada a despeito da modernização dos Leo 1A5, mas não lembro o nome. Foi citada em matéria do @Paulo Bastos no canal digital da T&D. Pode ser também uma opção.
Para ser bem sincero, fosse eu MD, o máximo que autorizaria seria a atualização das torres, manutenção do chassi, motor e trem de suspensão\rolamento. E para por aí. Não precisamos mais do que isso. O Centauro II sozinho em nosso atual cenário é mais "MBT" do que TAM e T-72 juntos. O resto da vizinhança não conta.
Eu particularmente suponho que o 120\45 cabe sem maiores problemas na torre atual do Leo 1A5, com pequenas adaptações. E como ele é automático, dá até para pensar em retirar um tripulante. Até mesmo os sistemas eletro-optrônicos do Centauro II podem ser aproveitados nos CC do exército, sem precisar mexer na torre. Lembrar que o bldo italiano tem preço de MBT, mas custos de VBR SR. Não é uma conta exatamente barata para o EB.
Enfim, eu não gosto da ideia de colocar Hitfact nos Leo 1 porque muito provavelmente com o que ela vale sozinha daria para modernizar 2 ou 3 CC com o que a ARES anda oferecendo. Ou mesmo a AKAER e cia.
Melhor seria focar no VBC CC e na VBC FUZ nos próximos anos. E para isso, os italianos da Leonardo\IDV também já possuem propostas.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Grato pela lembrança @J.RicardoJ.Ricardo escreveu: ↑Sex Nov 25, 2022 3:59 pm Não se esqueça também da Guiana Francesa, tem até ponte ligando o Brasil e a França, são justamente os pontos mais visados para uma possível ocupação da região norte do Brasil, esses três pontos, RR, Amapá e a foz do Amazonas, se uma (ou mais) potência mundial se instalar nessas localidades controlam a região norte e nunca mais saem de lá.
Não me lembrava mesmo desta ponte e da BR 156. Dando uma olhada sobre a situação dela, dos mais de 600 km entre Oiapoque e Macapá, faltam asfaltar ainda pouco mais de 110 km. Mas já é algo a ser levado em conta também. Controlar o litoral é basicamente controlar o acesso à quase tudo região. O Estado do Amapá ainda mantém mais de 70% da sua cobertura natural, ou seja, fora das poucas estradas que existem ali, nada e ninguém se move a não ser via fluvial ou aéreo. E isso tem lá suas consequências.
Como falei outro dia, o EB tem dado atenção agora à foz do Rio Amazonas e não à região como um todo no quesito estratégia de defesa. Tanto que a próxima CORE será justamente no Amapá, com um BIS da 23a Bda Inf Slv, que é a OM da reserva estratégica na região. Notar também a criação da 22a Bda Inf Slv com sede em Macapá. Mas ainda precisamos fazer muita coisa, dado que das 6 brigadas no CMA\CMN, apenas duas tem dotação completa. As demais tem que esperar a cavalaria chegar para salvar o dia.
Além do atual EsqCavMec em Boa Vista, que pelo visto deve se tornar uma OM tipo II, provavelmente o outro esquadrão no sul do Pará e subordinado à 23a Bda Inf, também deve ser aquinhoado no futuro com os Centauro II. De qual tipo será, veremos.
Se Boa Vista, Belém e\ou Macapá caírem para um oponente qualquer, vai ser muito difícil manter um vislumbre que seja de autonomia e independência na região norte. E para isso, investir em mais e melhores OM na fronteira norte é o que há a se fazer, começando pelo SISFRON. E ainda falta artilharia de campanha, AAe, grupos de caça, fragatas, VANT\UCAV e por aí vai. Estamos ainda muito longe disso.
Aliás, dizem que a melhor defesa é o ataque. Para nós que vivemos de fechar a porta só depois de assaltados, seria bom pensar nisto, também.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Só para ilustrar o tamanho do problema que é uma ocupação militar. O mapa rodoviário da região norte.
Para nós, e para eventuais aventuras estrangeiras.
Notar que não é porque existe uma linha no mapa dizendo que é uma estrada que ela existe de fato ou que é trafegável, ou sequer utilizável. Ou mesmo que exista de fato.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Brasil selecciona al Centauro II como su nuevo vehículo de combate sobre ruedas 8x8
...
La Hitfact MkII es manejada por dos o tres hombres y utiliza un sistema de carga de munición según la necesidad del usuario (el Ejército brasileño optó por el sistema manual). La torreta recibe, además del armamento principal de 120/45 mm o 105/52 mm, un armamento auxiliar en forma de ametralladora coaxial de 7,62 mm o armas tradicionales de accionamiento manual en calibre 7,62 mm o 12,7 mm, por lo que si el Ejército brasileño decidiera integrar el Remax 4, de la firma local Ares , podría hacerse con total facilidad.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Se a info sobre a escolha da versão manual do canhão estiver correta, justifica mais uma vez a lógica do bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato que permeia todas as compras do EB. O Centauro II é caro em tudo para os padrões de mínimo básico necessário que reina aqui. E não seria diferente agora. É uma forma, também, de tentar diminuir custos e preços do carro italiano. Um canhão automático seria modernidade demais para o exército.
Me parece que isso também vai de encontro a tentar diminuir também eventuais custos da torre no sentido da sua opção para modernizar os Leo 1A5.
Enfim, tomara o EB não deixe esse bldo tão pelado que faça ele parecer um veículo operacionalmente meia boca pelo preço de um inteiro.
Me parece que isso também vai de encontro a tentar diminuir também eventuais custos da torre no sentido da sua opção para modernizar os Leo 1A5.
Enfim, tomara o EB não deixe esse bldo tão pelado que faça ele parecer um veículo operacionalmente meia boca pelo preço de um inteiro.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Será que poderemos ver, em um futuro não muito distante, o CFN operando o Centauro II?
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Eu particularmente não duvidaria disso, apesar de que o CFN está a procura de um CC SL para substituir os SK-105. Mas esta é uma tarefa inglória para os requisitos deles para encontrar algo moderno, e ao mesmo tempo que caiba no bolso.
Seria uma escolha lógica a compra do Centauro II pelos navais até que o MD consiga tirar do papel a VBC CC e a VBC Fuz, que são projetos que deveriam interessar ao CFN a fim de dotar o seu btl bldo.
Mas essa gente pouco conversa e menos ainda se entende. Fora a vontade férrea do CFN em ser um USMC em miniatura.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Quando nós ficamos felizes com uma escolha do EB (e as outras armas também), sempre vem alguma informação broxante posterior...FIGHTERCOM escreveu: ↑Sex Nov 25, 2022 7:50 pmBrasil selecciona al Centauro II como su nuevo vehículo de combate sobre ruedas 8x8
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La Hitfact MkII es manejada por dos o tres hombres y utiliza un sistema de carga de munición según la necesidad del usuario (el Ejército brasileño optó por el sistema manual). La torreta recibe, además del armamento principal de 120/45 mm o 105/52 mm, un armamento auxiliar en forma de ametralladora coaxial de 7,62 mm o armas tradicionales de accionamiento manual en calibre 7,62 mm o 12,7 mm, por lo que si el Ejército brasileño decidiera integrar el Remax 4, de la firma local Ares , podría hacerse con total facilidad.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
O Centauro II é uma solução cara, muito cara @J.Ricardo, para a nossa medíocre realidade de investimento e custeio em defesa.
E isso aí apenas um sintoma colateral desta escolha.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
O exército italiano também optou pelo sistema manual.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Optar pelo sistema manual dá uma boa barateada no preço.
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