Um abraço e t+

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Só foram comprados kits de modernização de asas para três aviões, que eram os que estavam disponíveis. Muita gente está pensando que todos passarão pelo processo e isso não é realidade hoje. Desconheço o que vão fazer com os outros cinco aparelhos.Pablo Maica escreveu: Sáb Dez 04, 2021 8:28 pm Acho que esse é o único M oficialmente desativado e canibalizado. Os outros 8 ainda estão em operação (pelo menos teoricamente) já que devem receber as novas asas, além disso essa era a aeronave de conversão e treinamento, que normalmente tende a ser a célula mais surrada, e pelo jeito que ficou, parece que o pessoal da graxa deu uma boa reforçada nos estoques de peças e componentes eletrônicos.
Um abraço e t+![]()
https://www.akaer.com.br/en/2021/11/16/ ... rol-plane/AKAER GROUP WORKS TO REVITALIZE THE WINGS OF THE P-3AM ORION PATROL PLANE
16/11/2021
The P-3 Orion is an aircraft conceived in the 1950s, which has now gained a life extension to carry out its surveillance missions in Brazilian Blue Waters .
Since 2018, Akaer has been working on the revitalization of the wings of the P-3AM Orion, an aircraft conceived in the 1950s, which is now gaining another ten years of useful life to operate and new impetus in carrying out its surveillance missions in Brazilian blue waters.
For this, Akaer replaced several elements of the wing, such as upper skins, front and rear spars, upper panels of the wing/fuselage center boxes, in addition to components from systems such as fuel and electric. This project will extend the fatigue life of the structure and allows the aircraft to continue to operate longer.
Akaer has technological innovation as an integral part of its everyday life and, in the case of the revitalization of the P-3AM’s wings, it couldn’t be different. From the very beginning, the project was also seen as a platform to integrate Industry 4.0 concepts and tools: the digital twin, advanced manufacturing, systems integration, among others.
The work is done in São José dos Campos/SP, at Akaer’s headquarters. After the revitalization process, the wings are delivered directly to the Galeão Aeronautical Material Park (PAMA-GL) in Rio de Janeiro/RJ, where they will be installed. The first wing was delivered to the Brazilian Air Force (FAB) in the first half of 2021 and is already installed on the aircraft. The second wing will be delivered later this year and the third in the second half of 2022.
Particularmente, não vejo espaço para aviação de caça na MB. Esse timing já passou. Agora é olhar pra frente e para o futuro eu vislumbro o uso de drones. Aquela parceria da Embraer com a BAE Systems (desenvolver uma variante de defesa do Eve) e aquela ideia da Turquia de equipar o LHD Anadolu com Bayraktar dizem muito sobre isso.knigh7 escreveu: Qui Jul 28, 2022 5:34 am Os P-3 são aeronaves mais capazes que o C295MPA/ASW Persuader e o ATR72-800 MP. A questão é submeter ao SLEP essas outras 3 que passam no processo a receber mais cabeamentos para dispararem uma variedade maior de armamento. E em caso de estruturalmente estarem boas, apenas cabeamento.
A FAB está empregando o HERON I no 1/7º ao lado dos P-3AM no Rio e, na minha opinião, seria o caminho para substituir totalmente os Bandeirulhas no futuro.
Permaneço na torcida da MB no futuro abarcar essa atividade (mas se continuar com a ideia de manter uma aviação de caça, vai ser difícil...)
Eu já teria repassado esses A-4 para o Uruguai ou Argentina. A MB está gastando vela com mau defunto.Helton2042 escreveu: Qui Jul 28, 2022 9:08 am É ainda uma baita plataforma! Por tudo que foi instalado na modernização, aquisição dos Harpoon e etc.
Vamos torcer pra fazerem a troca das asas nos outros 3, ou que elas estejam em boas condições, pois ter feito todo esse investimento pra aposentar mais da metade da frota é complicado.
Tem muito mais valor do que os A-4 da Marinha com toda a certeza.
Falando neles, um OFF aqui, voaram 4 A-4 ontem treinando voos em formatura, fazia muito tempo que isso não acontecia.
Penso que o maior problema talvez seja modificar ele para levar armamento interna ou externamente. Isso forçaria modificações nas asas e\ou fuselagem que penso não valem a pena dado que seriam muito caras.Cassio escreveu: Ter Set 27, 2022 3:50 pm Acho o KC390 uma alternativa muito ruim para se desenvolver uma aeronave MP/ASW dedicada.