knigh7 escreveu: Dom Set 25, 2022 3:30 pm
O P-8 Poseidon é muito caro (estou me referindo aos pacotes de aquisição). Ou a FAB está cogitando uma aquisição a longo prazo ou seria numa quantidade inicial muito pequena ou ainda, o que considero mais provável, a Força está querendo conhecer mais esse projeto incluindo os custos envolvidos.
Eu aposto os centavos do meu salário que antes da FAB arrumar um P-8 para chamar de seu a Embraer empurra o E-2 de patrulha na força, sem vasilina.
Por outro lado, para quem vive raspando o fundo do cofre, pensar nos E-1 como alternativa seria algo até interessante, sejam aviões usados, seja na forma do E-175 ainda em produção.
A questão que fica é saber se investir na transformação de aviões usados em patrulheiros ASW como os paquistaneses estão querendo tem uma relação custo x benefício melhor do que tirar alguns bilhões de dólares para operar miseras 4 a 6 unidades do P-8.
Um P-190 E-2 de patrulha seria algo tão proibitivo assim à FAB ou a conta não bateria do mesmo jeito que do Boeing
Em adendo, se o projeto do Desaer ATL-300 vingar até o final desta década, pode ser que ele seja uma alternativa viável e mais em conta para o serviço militar. Mas isso ainda é algo que não tem como saber agora.
A outra alternativa é pegar os 3 SC-105, colocar o FITS dos P-3 neles e chamar de patrulheiro.
Caso resolvido.