Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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FCarvalho
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#5146
Mensagem
por FCarvalho » Seg Set 19, 2022 5:58 pm
cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Set 17, 2022 6:39 am
FCarvalho escreveu: ↑Sex Set 16, 2022 3:00 pm
Do jeito que as coisas andam no leste europeu, é capaz de vocês arrumarem mais clientes para o ST na Europa.
O ST não durava 24 horas num cenário como o da Ucrânia. O que eles querem é F-16 e já há PILAV Ucranianos a serem treinados nos EUA.
A guerra não vai durar para sempre, e os ST servem para muito mais coisas que a nossa vã filosofia possa pensar. É uma aeronave que se bem azeitada pode ser de muito bom proveito para qualquer força aérea daquelas bandas do leste. E do ocidente, também. A começar pela capacidade de oferecer formação e instrução de novos pilotos em vários níveis a custos muitíssimo mais baixos que os atuais lift a jato que se tem. E isso é um fator importante para quem não tem ou não pode investir 2% ou mais do PIB para em defesa como reza a cartilha da OTAN.
No mais, sendo um biplace, ele pode oferecer competências interessantes com duas cabeças pensando ao invés de uma.
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#5147
Mensagem
por FCarvalho » Seg Set 19, 2022 6:02 pm
Túlio escreveu: ↑Sáb Set 17, 2022 2:11 pm
cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Set 17, 2022 6:39 am
O ST não durava 24 horas num cenário como o da Ucrânia. O que eles querem é F-16 e já há PILAV Ucranianos a serem treinados nos EUA.
Eu só queria saber se está sobrando assim tantos A-29 na FAB para serem vendidos assim sem maiores explicações.
Ou, o pessoal anda querendo abrir espaço para outras soluções de treinamento e formação...
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#5148
Mensagem
por Cassio » Seg Set 19, 2022 6:20 pm
Pelo que soube não se tratariam de aeronaves usadas...
Mas como se diz por aqui... A ver.
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#5149
Mensagem
por Túlio » Seg Set 19, 2022 8:42 pm
FCarvalho escreveu: ↑Seg Set 19, 2022 6:02 pm
Túlio escreveu: ↑Sáb Set 17, 2022 2:11 pm
Eu só queria saber se está sobrando assim tantos A-29 na FAB para serem vendidos assim sem maiores explicações.
Ou, o pessoal anda querendo abrir espaço para outras soluções de treinamento e formação...
Última vez que discordei de ti não faz muito, era sobre o 390 e um (para mim
IM) possível acréscimo de sistema REVO
na fuselagem, que só precisa em avião padrão USAF; bueno, deu no que mesmo? Engoli um baita dum sapão pra aprender a ser metido!
Assim, vou ficar mais prudente, ainda mais com esse cajuzinho
DOIDO que tá à solta aí; de repente o cara anuncia o T-7 pra substituir o Super Tucano no Treinamento Avançado/LIFT (talvez até na Fumaça) e Gripen pra caçar avioneta de narco, vai saber.
E
@Cassio, na notícia dizia ST
dos "vastíssimos" estoques da FAB.
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#5150
Mensagem
por Lucubus » Seg Set 19, 2022 8:49 pm
Túlio escreveu: ↑Seg Set 19, 2022 8:42 pm
FCarvalho escreveu: ↑Seg Set 19, 2022 6:02 pm
Eu só queria saber se está sobrando assim tantos A-29 na FAB para serem vendidos assim sem maiores explicações.
Ou, o pessoal anda querendo abrir espaço para outras soluções de treinamento e formação...
Última vez que discordei de ti não faz muito, era sobre o 390 e um (para mim
IM) possível acréscimo de sistema REVO
na fuselagem, que só precisa em avião padrão USAF; bueno, deu no que mesmo? Engoli um baita dum sapão pra aprender a ser metido!
Assim, vou ficar mais prudente, ainda mais com esse cajuzinho
DOIDO que tá à solta aí; de repente o cara anuncia o T-7 pra substituir o Super Tucano no Treinamento Avançado/LIFT (talvez até na Fumaça) e Gripen pra caçar avioneta de narco, vai saber.
E @Cassio, na notícia dizia ST
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Entonces prepare-se
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#5151
Mensagem
por FCarvalho » Ter Set 20, 2022 11:57 am
Túlio escreveu: ↑Seg Set 19, 2022 8:42 pm
FCarvalho escreveu: ↑Seg Set 19, 2022 6:02 pm
Eu só queria saber se está sobrando assim tantos A-29 na FAB para serem vendidos assim sem maiores explicações.
Ou, o pessoal anda querendo abrir espaço para outras soluções de treinamento e formação...
Última vez que discordei de ti não faz muito, era sobre o 390 e um (para mim
IM) possível acréscimo de sistema REVO
na fuselagem, que só precisa em avião padrão USAF; bueno, deu no que mesmo? Engoli um baita dum sapão pra aprender a ser metido!
Assim, vou ficar mais prudente, ainda mais com esse cajuzinho
DOIDO que tá à solta aí; de repente o cara anuncia o T-7 pra substituir o Super Tucano no Treinamento Avançado/LIFT (talvez até na Fumaça) e Gripen pra caçar avioneta de narco, vai saber.
E @Cassio, na notícia dizia ST
dos "vastíssimos" estoques da FAB.
Viu no que dá discordar de MING
Editado pela última vez por
FCarvalho em Ter Set 20, 2022 12:10 pm, em um total de 1 vez.
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#5152
Mensagem
por FCarvalho » Ter Set 20, 2022 12:06 pm
Lucubus escreveu: ↑Seg Set 19, 2022 8:49 pm
Túlio escreveu: ↑Seg Set 19, 2022 8:42 pm
Última vez que discordei de ti não faz muito, era sobre o 390 e um (para mim
IM) possível acréscimo de sistema REVO
na fuselagem, que só precisa em avião padrão USAF; bueno, deu no que mesmo? Engoli um baita dum sapão pra aprender a ser metido!
Assim, vou ficar mais prudente, ainda mais com esse cajuzinho
DOIDO que tá à solta aí; de repente o cara anuncia o T-7 pra substituir o Super Tucano no Treinamento Avançado/LIFT (talvez até na Fumaça) e Gripen pra caçar avioneta de narco, vai saber.
E @Cassio, na notícia dizia ST
dos "vastíssimos" estoques da FAB.
Entonces prepare-se
Segundo o Cel Camazano na revista ASAS, há um debate interno na FAB neste momento sobre a necessidade ou não de um jato LIFT.
No que vai dar, veremos.
Notar que o cmte e vários oficiais do EMAer são caçadores.
Dá o que pensar.
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#5153
Mensagem
por FCarvalho » Ter Set 20, 2022 12:07 pm
Na hipótese de a FAB querer um jato LIFT, me parece que a ideia é aproveitar a sinergia entre os negócios da Embraer e os projetos estratégicos da força para alavancar a melhor relação custo x benefício.
Então, temos várias possíveis propostas no curto e medio prazo mundo afora
A ver.
Editado pela última vez por
FCarvalho em Ter Set 20, 2022 3:08 pm, em um total de 1 vez.
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#5154
Mensagem
por Túlio » Ter Set 20, 2022 12:38 pm
FCarvalho escreveu: ↑Ter Set 20, 2022 12:07 pm
Na hipótese de a FAB querer um jato LIFT, me parece que a ideia é aproveitar a sinergia entre os negócios da Embraer e os projetos estratégicos da força para alavancar a melhor relação custo x benefício.
Então, temos várias possíveis propostas no curto e medio prazo mundo agora.
A ver.
Essa tale de sinergia apenas reforça o que falei antes sobre o T7, que além de ser da
griffe SAAB, ainda usa motor da mesma família do usado no Gripen (F404/414). Chuto eu que talvez aguardassem uma versão armada, feita para "matar" o T/TA/FA-50 da Coréia e voando aqui como LIFT (e tomara que fique só nisso, vai que resolvem que vai ser o LO do Gripen; de gente DOIDA eu não duvido nada); os Super Tucanos restantes, zoações à parte agora, continuariam a caçar avioneta dos narcos e voar na Fumaça.
É a única coisa que faria sentido para mim nessas lambanças do
CAJUZINHO DOIDO & seus cupinchas; mas a "Síndrome da SAAF" não pode nem deve ser ignorada.
EDIT - Por enquanto só tem
render mas é uma evolução tão óbvia (e já mencionada pela Boeing, BTW) que nem questiono que vá ocorrer.
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#5155
Mensagem
por FCarvalho » Ter Set 20, 2022 3:13 pm
O T-7 penso eu aqui com os meus botões, é um passo além da atuais LIFT a jato. E as quantidades a serem fabricadas por si só já deixam ele muito mais atrativo do que qualquer eventual concorrente.
Uma versão momoplace de caça leve é apenas questão de tempo.
O que ele seria no Brasil? Tenho cá ainda minhas dúvidas
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#5156
Mensagem
por Túlio » Ter Set 20, 2022 3:41 pm
FCarvalho escreveu: ↑Ter Set 20, 2022 3:13 pm
O T-7 penso eu aqui com os meus botões, é um passo além da atuais LIFT a jato. E as quantidades a serem fabricadas por si só já deixam ele muito mais atrativo do que qualquer eventual concorrente.
Uma versão momoplace de caça leve é apenas questão de tempo.
O que ele seria no Brasil? Tenho cá ainda minhas dúvidas
Se botassem no nariz alguma coisa tipo o VIXEN 500 (parente do RAVEN ES-05 do Gripen E, BTW) o bicho ia ser dos brabos além de, se monoplace, ter potencial de tirar alguma venda do próprio F-16 (o FA-50 não pode fazer isso, por acordo dos tempos da General Dynamics, para poderem receber as transferências de tecnologia que eram necessárias ao seu desenvolvimento).
Bastava a Boeing se livrar da "herança maldita" que recebeu da Northrop (a mania de botar canhão no nariz) e ia ter um caça leve bem legal para vender. Claro, para nós isso seria desnecessário, embora com o Comando da FAB na mão de gente DOIDA, vai saber...
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#5157
Mensagem
por Vinícius Almeida » Ter Set 20, 2022 4:10 pm
E eu tenho pra mim que o T-7 ainda contará com uma versão embarcada para a USN, o que cairia como uma luva para a MB substituir os seus A-4. rsrsrs
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Mensagem
por Túlio » Ter Set 20, 2022 4:44 pm
Vinícius Almeida escreveu: ↑Ter Set 20, 2022 4:10 pm
E eu tenho pra mim que o T-7 ainda contará com uma versão embarcada para a USN, o que cairia como uma luva para a MB substituir os seus A-4. rsrsrs
Sei lá eu, mas me parece que aí está outro pessoal que não bate bem da cabeça: caças & similares
faziam sentido quando tinham uns véios arremedos de NAe; isso acabou, logo, o que cairia como uma luva seria um Patrulha, tipo o 295 Persuader ou algo do gênero.
Mas perto dessa gente aí até o
CAJUZINHO DOIDO passa por são; o Brasil é essencialmente
DISSUASIVO e os caras pelo jeito querem ressuscitar a versão naval das Guerras do Prata.
Tem que andar cagado, PQP!
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#5159
Mensagem
por J.Ricardo » Ter Set 20, 2022 4:56 pm
Só espero que não inventem de comprar o aviãozinha abaixo em nome da integração regional...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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#5160
Mensagem
por Túlio » Ter Set 20, 2022 5:38 pm
J.Ricardo escreveu: ↑Ter Set 20, 2022 4:56 pm
Só espero que não inventem de comprar o aviãozinha abaixo em nome da integração regional...
Sei não, acho que eles nem têm mais como fazer novos, exceto umas poucas unidades semi-completadas que sobraram e componentes para montar mais uma que outra. Basta ver que agora só modernizam os Pampas mais antigos, fazer novos do zero nem a pau, há muito foi-se a
expertise dos que aprenderam com os Alemães. Ouso dizer que se a FAB encomendasse umas 30 unidades, ou a FAdeA não teria como fazer ou a FAA ia acabar sem jatos.
Sem mencionar o
IA-100B Malvina, que foi lançado
con bombos y platillos, depois sumiu das notícias; e é só um teco-teco.
Triste isso...
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