Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: Super Tucano News

#5146 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 19, 2022 5:58 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Set 17, 2022 6:39 am
FCarvalho escreveu: Sex Set 16, 2022 3:00 pm Do jeito que as coisas andam no leste europeu, é capaz de vocês arrumarem mais clientes para o ST na Europa.
O ST não durava 24 horas num cenário como o da Ucrânia. O que eles querem é F-16 e já há PILAV Ucranianos a serem treinados nos EUA.
A guerra não vai durar para sempre, e os ST servem para muito mais coisas que a nossa vã filosofia possa pensar. É uma aeronave que se bem azeitada pode ser de muito bom proveito para qualquer força aérea daquelas bandas do leste. E do ocidente, também. A começar pela capacidade de oferecer formação e instrução de novos pilotos em vários níveis a custos muitíssimo mais baixos que os atuais lift a jato que se tem. E isso é um fator importante para quem não tem ou não pode investir 2% ou mais do PIB para em defesa como reza a cartilha da OTAN.
No mais, sendo um biplace, ele pode oferecer competências interessantes com duas cabeças pensando ao invés de uma. [000]




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: Super Tucano News

#5147 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 19, 2022 6:02 pm

Túlio escreveu: Sáb Set 17, 2022 2:11 pm
cabeça de martelo escreveu: Sáb Set 17, 2022 6:39 am O ST não durava 24 horas num cenário como o da Ucrânia. O que eles querem é F-16 e já há PILAV Ucranianos a serem treinados nos EUA.
É meu ponto: num cenário como o da Europa atual, e como membro da OTAN, Portugal deveria estar em busca de (outra) modernização em seus já "eternos" F-16A MLU ou, de preferência, sua substituição; e aí aparecem com isso de comprar Super Tucano de segunda mão que o CAJUZINHO DOIDO daqui quer vender a preço de feirão, como se estivessem sobrando... [079] [079] [079] [079]
Eu só queria saber se está sobrando assim tantos A-29 na FAB para serem vendidos assim sem maiores explicações.
Ou, o pessoal anda querendo abrir espaço para outras soluções de treinamento e formação... [005]




Carpe Diem
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1316
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: Super Tucano News

#5148 Mensagem por Cassio » Seg Set 19, 2022 6:20 pm

Pelo que soube não se tratariam de aeronaves usadas...

Mas como se diz por aqui... A ver.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5149 Mensagem por Túlio » Seg Set 19, 2022 8:42 pm

FCarvalho escreveu: Seg Set 19, 2022 6:02 pm
Túlio escreveu: Sáb Set 17, 2022 2:11 pm
É meu ponto: num cenário como o da Europa atual, e como membro da OTAN, Portugal deveria estar em busca de (outra) modernização em seus já "eternos" F-16A MLU ou, de preferência, sua substituição; e aí aparecem com isso de comprar Super Tucano de segunda mão que o CAJUZINHO DOIDO daqui quer vender a preço de feirão, como se estivessem sobrando... [079] [079] [079] [079]
Eu só queria saber se está sobrando assim tantos A-29 na FAB para serem vendidos assim sem maiores explicações.
Ou, o pessoal anda querendo abrir espaço para outras soluções de treinamento e formação... [005]
Última vez que discordei de ti não faz muito, era sobre o 390 e um (para mim IM) possível acréscimo de sistema REVO na fuselagem, que só precisa em avião padrão USAF; bueno, deu no que mesmo? Engoli um baita dum sapão pra aprender a ser metido! [003] [003] [003] [003]

Assim, vou ficar mais prudente, ainda mais com esse cajuzinho DOIDO que tá à solta aí; de repente o cara anuncia o T-7 pra substituir o Super Tucano no Treinamento Avançado/LIFT (talvez até na Fumaça) e Gripen pra caçar avioneta de narco, vai saber.

E @Cassio, na notícia dizia ST dos "vastíssimos" estoques da FAB.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 387
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Super Tucano News

#5150 Mensagem por Lucubus » Seg Set 19, 2022 8:49 pm

Túlio escreveu: Seg Set 19, 2022 8:42 pm
FCarvalho escreveu: Seg Set 19, 2022 6:02 pm

Eu só queria saber se está sobrando assim tantos A-29 na FAB para serem vendidos assim sem maiores explicações.
Ou, o pessoal anda querendo abrir espaço para outras soluções de treinamento e formação... [005]
Última vez que discordei de ti não faz muito, era sobre o 390 e um (para mim IM) possível acréscimo de sistema REVO na fuselagem, que só precisa em avião padrão USAF; bueno, deu no que mesmo? Engoli um baita dum sapão pra aprender a ser metido! [003] [003] [003] [003]

Assim, vou ficar mais prudente, ainda mais com esse cajuzinho DOIDO que tá à solta aí; de repente o cara anuncia o T-7 pra substituir o Super Tucano no Treinamento Avançado/LIFT (talvez até na Fumaça) e Gripen pra caçar avioneta de narco, vai saber.

E @Cassio, na notícia dizia ST dos "vastíssimos" estoques da FAB.
Entonces prepare-se [005]

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: Super Tucano News

#5151 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 20, 2022 11:57 am

Túlio escreveu: Seg Set 19, 2022 8:42 pm
FCarvalho escreveu: Seg Set 19, 2022 6:02 pm

Eu só queria saber se está sobrando assim tantos A-29 na FAB para serem vendidos assim sem maiores explicações.
Ou, o pessoal anda querendo abrir espaço para outras soluções de treinamento e formação... [005]
Última vez que discordei de ti não faz muito, era sobre o 390 e um (para mim IM) possível acréscimo de sistema REVO na fuselagem, que só precisa em avião padrão USAF; bueno, deu no que mesmo? Engoli um baita dum sapão pra aprender a ser metido! [003] [003] [003] [003]

Assim, vou ficar mais prudente, ainda mais com esse cajuzinho DOIDO que tá à solta aí; de repente o cara anuncia o T-7 pra substituir o Super Tucano no Treinamento Avançado/LIFT (talvez até na Fumaça) e Gripen pra caçar avioneta de narco, vai saber.

E @Cassio, na notícia dizia ST dos "vastíssimos" estoques da FAB.
Viu no que dá discordar de MING :twisted:




Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Set 20, 2022 12:10 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: Super Tucano News

#5152 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 20, 2022 12:06 pm

Lucubus escreveu: Seg Set 19, 2022 8:49 pm
Túlio escreveu: Seg Set 19, 2022 8:42 pm
Última vez que discordei de ti não faz muito, era sobre o 390 e um (para mim IM) possível acréscimo de sistema REVO na fuselagem, que só precisa em avião padrão USAF; bueno, deu no que mesmo? Engoli um baita dum sapão pra aprender a ser metido! [003] [003] [003] [003]
Assim, vou ficar mais prudente, ainda mais com esse cajuzinho DOIDO que tá à solta aí; de repente o cara anuncia o T-7 pra substituir o Super Tucano no Treinamento Avançado/LIFT (talvez até na Fumaça) e Gripen pra caçar avioneta de narco, vai saber.
E @Cassio, na notícia dizia ST dos "vastíssimos" estoques da FAB.
Entonces prepare-se [005]
Imagem
Segundo o Cel Camazano na revista ASAS, há um debate interno na FAB neste momento sobre a necessidade ou não de um jato LIFT.
No que vai dar, veremos.
Notar que o cmte e vários oficiais do EMAer são caçadores.
Dá o que pensar.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: Super Tucano News

#5153 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 20, 2022 12:07 pm

Na hipótese de a FAB querer um jato LIFT, me parece que a ideia é aproveitar a sinergia entre os negócios da Embraer e os projetos estratégicos da força para alavancar a melhor relação custo x benefício.
Então, temos várias possíveis propostas no curto e medio prazo mundo afora
A ver.




Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Set 20, 2022 3:08 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5154 Mensagem por Túlio » Ter Set 20, 2022 12:38 pm

FCarvalho escreveu: Ter Set 20, 2022 12:07 pm Na hipótese de a FAB querer um jato LIFT, me parece que a ideia é aproveitar a sinergia entre os negócios da Embraer e os projetos estratégicos da força para alavancar a melhor relação custo x benefício.
Então, temos várias possíveis propostas no curto e medio prazo mundo agora.
A ver.
Essa tale de sinergia apenas reforça o que falei antes sobre o T7, que além de ser da griffe SAAB, ainda usa motor da mesma família do usado no Gripen (F404/414). Chuto eu que talvez aguardassem uma versão armada, feita para "matar" o T/TA/FA-50 da Coréia e voando aqui como LIFT (e tomara que fique só nisso, vai que resolvem que vai ser o LO do Gripen; de gente DOIDA eu não duvido nada); os Super Tucanos restantes, zoações à parte agora, continuariam a caçar avioneta dos narcos e voar na Fumaça.

É a única coisa que faria sentido para mim nessas lambanças do CAJUZINHO DOIDO & seus cupinchas; mas a "Síndrome da SAAF" não pode nem deve ser ignorada.

EDIT - Por enquanto só tem render mas é uma evolução tão óbvia (e já mencionada pela Boeing, BTW) que nem questiono que vá ocorrer.


Imagem




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: Super Tucano News

#5155 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 20, 2022 3:13 pm

O T-7 penso eu aqui com os meus botões, é um passo além da atuais LIFT a jato. E as quantidades a serem fabricadas por si só já deixam ele muito mais atrativo do que qualquer eventual concorrente.
Uma versão momoplace de caça leve é apenas questão de tempo.
O que ele seria no Brasil? Tenho cá ainda minhas dúvidas




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5156 Mensagem por Túlio » Ter Set 20, 2022 3:41 pm

FCarvalho escreveu: Ter Set 20, 2022 3:13 pm O T-7 penso eu aqui com os meus botões, é um passo além da atuais LIFT a jato. E as quantidades a serem fabricadas por si só já deixam ele muito mais atrativo do que qualquer eventual concorrente.
Uma versão momoplace de caça leve é apenas questão de tempo.
O que ele seria no Brasil? Tenho cá ainda minhas dúvidas
Se botassem no nariz alguma coisa tipo o VIXEN 500 (parente do RAVEN ES-05 do Gripen E, BTW) o bicho ia ser dos brabos além de, se monoplace, ter potencial de tirar alguma venda do próprio F-16 (o FA-50 não pode fazer isso, por acordo dos tempos da General Dynamics, para poderem receber as transferências de tecnologia que eram necessárias ao seu desenvolvimento).

Bastava a Boeing se livrar da "herança maldita" que recebeu da Northrop (a mania de botar canhão no nariz) e ia ter um caça leve bem legal para vender. Claro, para nós isso seria desnecessário, embora com o Comando da FAB na mão de gente DOIDA, vai saber...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 358
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5157 Mensagem por Vinícius Almeida » Ter Set 20, 2022 4:10 pm

E eu tenho pra mim que o T-7 ainda contará com uma versão embarcada para a USN, o que cairia como uma luva para a MB substituir os seus A-4. rsrsrs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5158 Mensagem por Túlio » Ter Set 20, 2022 4:44 pm

Vinícius Almeida escreveu: Ter Set 20, 2022 4:10 pm E eu tenho pra mim que o T-7 ainda contará com uma versão embarcada para a USN, o que cairia como uma luva para a MB substituir os seus A-4. rsrsrs
Sei lá eu, mas me parece que aí está outro pessoal que não bate bem da cabeça: caças & similares faziam sentido quando tinham uns véios arremedos de NAe; isso acabou, logo, o que cairia como uma luva seria um Patrulha, tipo o 295 Persuader ou algo do gênero.


Imagem


Mas perto dessa gente aí até o CAJUZINHO DOIDO passa por são; o Brasil é essencialmente DISSUASIVO e os caras pelo jeito querem ressuscitar a versão naval das Guerras do Prata.

Tem que andar cagado, PQP! [054] [033] [054]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: Super Tucano News

#5159 Mensagem por J.Ricardo » Ter Set 20, 2022 4:56 pm

Só espero que não inventem de comprar o aviãozinha abaixo em nome da integração regional... :roll:

Imagem




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5160 Mensagem por Túlio » Ter Set 20, 2022 5:38 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Set 20, 2022 4:56 pm Só espero que não inventem de comprar o aviãozinha abaixo em nome da integração regional... :roll:

Imagem
Sei não, acho que eles nem têm mais como fazer novos, exceto umas poucas unidades semi-completadas que sobraram e componentes para montar mais uma que outra. Basta ver que agora só modernizam os Pampas mais antigos, fazer novos do zero nem a pau, há muito foi-se a expertise dos que aprenderam com os Alemães. Ouso dizer que se a FAB encomendasse umas 30 unidades, ou a FAdeA não teria como fazer ou a FAA ia acabar sem jatos.

Sem mencionar o IA-100B Malvina, que foi lançado con bombos y platillos, depois sumiu das notícias; e é só um teco-teco.


Imagem


Triste isso...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder