FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36502
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3156 vezes
Re: FAB NEWS
Pois é. A questão não é o SLEP em si, mas se a FAB vai ter grana para fazer isso em toda a frota. E por enquanto, apenas 3 aviões passaram ou estão passando por este processo. E ninguém sabe se os outros cinco terão a mesma sorte.
Caso sim, ao menos até 2035 temos tempo para pensar em P-8, que é basicamente a única alternativa existente até o momento deste lado do mundo, ou se a Embraer volta a ser a bola da vez.
De qualquer forma, como muito provavelmente com tão poucas quantidades a serem compradas no futuro - é só olhar a frota atual de P-3 e as de P-95 - seja pela MB ou FAB, muito difícil achar que a empresa se dará o trabalho de desenvolver qualquer coisa para a patrulha naval. Se muito, e talvez, a conversão de aviões usados, com alguma sorte.
A ver.
Caso sim, ao menos até 2035 temos tempo para pensar em P-8, que é basicamente a única alternativa existente até o momento deste lado do mundo, ou se a Embraer volta a ser a bola da vez.
De qualquer forma, como muito provavelmente com tão poucas quantidades a serem compradas no futuro - é só olhar a frota atual de P-3 e as de P-95 - seja pela MB ou FAB, muito difícil achar que a empresa se dará o trabalho de desenvolver qualquer coisa para a patrulha naval. Se muito, e talvez, a conversão de aviões usados, com alguma sorte.
A ver.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
Re: FAB NEWS
O melhor substituto em minha opinião seria o C-295 MPA Persuader ,pois temos o C-105 Amazonas além de toda estrutura existente na FAB .
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36502
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3156 vezes
Re: FAB NEWS
Do ponto de vista prático, o C-295 é a solução lógica e racional para a realidade tupiniquim. E sendo um turbohélice, ele pode desenvolver todas as atividades de patrulha e ASW\ASupW sem maiores problemas e a custos infinitamente menores que um Poseidon. Além de obviamente já termos toda uma linha de apoio logística e operacional do modelo no Brasil.
Talvez ele seja a solução mais prática para tirar os P-3 de linha caso a questão do SLEP das asas não saia a contento.
A outra solução seria uma opção caseira, que hoje, estamos muito longe de dispor tanto em termos de vetores viáveis do ponto de vista econômico e operacional, como de produto pronto, certificado e disponível no mercado para emprego imediato.
Ou seja, nossas escolhas não serão fáceis de qualquer forma, sejam elas tomadas pela FAB ou pela MB.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- Helton2042
- Avançado
- Mensagens: 390
- Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
- Agradeceram: 112 vezes
Re: FAB NEWS
Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
Re: FAB NEWS
Será que o equipamento deles poderiam ser implantados em CN 295 Persuader (Fits, sensores, etc)?Helton2042 escreveu: ↑Qua Jul 27, 2022 1:52 pm Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: FAB NEWS
O FITS é o sistema de missão que é oferecido pela AIRBUS para o C295MPA/ASW:Matheus escreveu: ↑Qua Jul 27, 2022 8:31 pmSerá que o equipamento deles poderiam ser implantados em CN 295 Persuader (Fits, sensores, etc)?Helton2042 escreveu: ↑Qua Jul 27, 2022 1:52 pm Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
https://www.airbus.com/en/products-serv ... craft/c295
Quanto a sensores importantes, varia de acordo com o operador (e de quem está disposto a vender..). Por exemplo: uns utilizam com o radar ELTA 2022(V3) igual ao dos nossos P-3AM, outros com o radar Telephonics APS-143 (usando também o FITS), etc.
O problema fica com relação à capacidade de armamento: ele não tem bomb bay. O leva em 4 pontos subalares sendo 2 para misseis (o Marte já está integrado e o Exocet a ser no futuro), torpedos da linha MK e cargas de profundidade, podendo adicionar outros 2 pontos secundários para mísseis menores (que também podem ser instalados nos 2 pontos primários), como o L-UMTAS, já integrado ou foguetes.
Obs: se a FAB for fazer o SLEP nos outros 3 P-3AM, podem colocar as barbas de molho pois é indicativo de que só iremos discutir a substituição desses bons bichões na próxima década.
Re: FAB NEWS
caramba, sério isso?Helton2042 escreveu: ↑Qua Jul 27, 2022 1:52 pm Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
Isso é uma vergonha.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: FAB NEWS
Não, a célula 7200 não era modernizada. A modernização foi da 7201 a 7208.
No site do prof. Rudnei Cunha tem a história deles na FAB:
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 3am-orion/
No site do prof. Rudnei Cunha tem a história deles na FAB:
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 3am-orion/
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1901
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceram: 792 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Você está enganado knigh7, o FAB 7200 também foi modernizado.
https://www.fab.mil.br/noticias/imprime ... nave-P-3AM
abs.
arcanjo
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: FAB NEWS
knigh7 escreveu: ↑Qui Jul 28, 2022 4:31 pm Não, a célula 7200 não era modernizada. A modernização foi da 7201 a 7208.
No site do prof. Rudnei Cunha tem a história deles na FAB:
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 3am-orion/
O prof. Rudnei então errou. Foram 9 células modernizadas e não 8. Confirmei a sua informação na Revista Força Aérea.arcanjo escreveu: ↑Qui Jul 28, 2022 6:54 pmVocê está enganado knigh7, o FAB 7200 também foi modernizado.
https://www.fab.mil.br/noticias/imprime ... nave-P-3AM
abs.
arcanjo
https://forcaaerea.com.br/p-3am-complet ... os-de-fab/
Obrigado.
- Helton2042
- Avançado
- Mensagens: 390
- Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
- Agradeceram: 112 vezes
Re: FAB NEWS
Pois é, sobram 6, e quando eu vejo notícia de só 3 com as asas trocadas, conhecendo nossa realidade, já podemos ficar com o pé atrás.
Olha só, 2011 foi entregue o primeiro, durou muito pouco. Tantos equipamentos modernos e caros… Tinha que ser obrigação fazer isso com os outros 3, a não ser que a condição das asas desses outros estejam boas.
Mas julgando pelas fotos/vídeos que eu vejo da Base de Santa Cruz eu creio que só os 3 devem voar, o pátio sempre está vazio, 1 dentro do Zeppelin, 1 fora e só, mas espero que não seja isso mesmo.
Com frequência eu vou pra São José dos Campos e vez ou outra aparece um P-3 por lá em treinamento, vou tentar reparar nas matrículas.
Olha só, 2011 foi entregue o primeiro, durou muito pouco. Tantos equipamentos modernos e caros… Tinha que ser obrigação fazer isso com os outros 3, a não ser que a condição das asas desses outros estejam boas.
Mas julgando pelas fotos/vídeos que eu vejo da Base de Santa Cruz eu creio que só os 3 devem voar, o pátio sempre está vazio, 1 dentro do Zeppelin, 1 fora e só, mas espero que não seja isso mesmo.
Com frequência eu vou pra São José dos Campos e vez ou outra aparece um P-3 por lá em treinamento, vou tentar reparar nas matrículas.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4845
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceram: 645 vezes
Re: FAB NEWS
Será se a FAB irá manter esses assentos após a conversão para MRTT?Veja como está, por dentro, o novo avião Airbus A330 da Força Aérea Brasileira
https://aeroin.net/veja-como-esta-por-d ... rasileira/
Não me surpreenderia se chegasse um despacho do STF solicitando um KC-30...
Abraço,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13548
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceram: 2311 vezes
Re: FAB NEWS
@FIGHTERCOM, posso estar errado, mas o interior do A330 na versão MRTT é bem modular, podendo colocar assentos para transporte VIP ou retirando para transporte de carga e demais missões. Talvez possam reaproveitar todos os assentos para a conversão da versão MRTT, mantendo assim a capacidade VIP, que mostrou nos fazer falta em vários momentos.
Re: FAB NEWS
Pronto..se bobear cancela o MRTT e deixa esse ai com essas poltronas para o GTE levar ministro,presidente,esposa,amanete,cachorro,papagaio etc.FIGHTERCOM escreveu: ↑Sex Jul 29, 2022 10:01 amSerá se a FAB irá manter esses assentos após a conversão para MRTT?Veja como está, por dentro, o novo avião Airbus A330 da Força Aérea Brasileira
https://aeroin.net/veja-como-esta-por-d ... rasileira/
Não me surpreenderia se chegasse um despacho do STF solicitando um KC-30...
Abraço,
Wesley
[]´s