FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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FCarvalho
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Re: FAB NEWS

#5611 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 25, 2022 3:18 pm

Pois é. A questão não é o SLEP em si, mas se a FAB vai ter grana para fazer isso em toda a frota. E por enquanto, apenas 3 aviões passaram ou estão passando por este processo. E ninguém sabe se os outros cinco terão a mesma sorte.
Caso sim, ao menos até 2035 temos tempo para pensar em P-8, que é basicamente a única alternativa existente até o momento deste lado do mundo, ou se a Embraer volta a ser a bola da vez.
De qualquer forma, como muito provavelmente com tão poucas quantidades a serem compradas no futuro - é só olhar a frota atual de P-3 e as de P-95 - seja pela MB ou FAB, muito difícil achar que a empresa se dará o trabalho de desenvolver qualquer coisa para a patrulha naval. Se muito, e talvez, a conversão de aviões usados, com alguma sorte.
A ver.




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gogogas
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Re: FAB NEWS

#5612 Mensagem por gogogas » Ter Jul 26, 2022 11:00 pm

O melhor substituto em minha opinião seria o C-295 MPA Persuader ,pois temos o C-105 Amazonas além de toda estrutura existente na FAB .




Gogogas !
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Re: FAB NEWS

#5613 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 27, 2022 12:05 am

gogogas escreveu: Ter Jul 26, 2022 11:00 pm O melhor substituto em minha opinião seria o C-295 MPA Persuader ,pois temos o C-105 Amazonas além de toda estrutura existente na FAB .
Do ponto de vista prático, o C-295 é a solução lógica e racional para a realidade tupiniquim. E sendo um turbohélice, ele pode desenvolver todas as atividades de patrulha e ASW\ASupW sem maiores problemas e a custos infinitamente menores que um Poseidon. Além de obviamente já termos toda uma linha de apoio logística e operacional do modelo no Brasil.
Talvez ele seja a solução mais prática para tirar os P-3 de linha caso a questão do SLEP das asas não saia a contento.
A outra solução seria uma opção caseira, que hoje, estamos muito longe de dispor tanto em termos de vetores viáveis do ponto de vista econômico e operacional, como de produto pronto, certificado e disponível no mercado para emprego imediato.
Ou seja, nossas escolhas não serão fáceis de qualquer forma, sejam elas tomadas pela FAB ou pela MB.




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Re: FAB NEWS

#5614 Mensagem por Helton2042 » Qua Jul 27, 2022 1:52 pm

Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!




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Re: FAB NEWS

#5615 Mensagem por Matheus » Qua Jul 27, 2022 8:31 pm

Helton2042 escreveu: Qua Jul 27, 2022 1:52 pm Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
Será que o equipamento deles poderiam ser implantados em CN 295 Persuader (Fits, sensores, etc)?




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Re: FAB NEWS

#5616 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 28, 2022 12:25 am

Matheus escreveu: Qua Jul 27, 2022 8:31 pm
Helton2042 escreveu: Qua Jul 27, 2022 1:52 pm Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
Será que o equipamento deles poderiam ser implantados em CN 295 Persuader (Fits, sensores, etc)?
O FITS é o sistema de missão que é oferecido pela AIRBUS para o C295MPA/ASW:

https://www.airbus.com/en/products-serv ... craft/c295

Quanto a sensores importantes, varia de acordo com o operador (e de quem está disposto a vender..). Por exemplo: uns utilizam com o radar ELTA 2022(V3) igual ao dos nossos P-3AM, outros com o radar Telephonics APS-143 (usando também o FITS), etc.
O problema fica com relação à capacidade de armamento: ele não tem bomb bay. O leva em 4 pontos subalares sendo 2 para misseis (o Marte já está integrado e o Exocet a ser no futuro), torpedos da linha MK e cargas de profundidade, podendo adicionar outros 2 pontos secundários para mísseis menores (que também podem ser instalados nos 2 pontos primários), como o L-UMTAS, já integrado ou foguetes.

Obs: se a FAB for fazer o SLEP nos outros 3 P-3AM, podem colocar as barbas de molho pois é indicativo de que só iremos discutir a substituição desses bons bichões na próxima década.




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Re: FAB NEWS

#5617 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jul 28, 2022 3:35 pm

Helton2042 escreveu: Qua Jul 27, 2022 1:52 pm Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
caramba, sério isso?
Isso é uma vergonha.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: FAB NEWS

#5618 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 28, 2022 4:31 pm

Não, a célula 7200 não era modernizada. A modernização foi da 7201 a 7208.

No site do prof. Rudnei Cunha tem a história deles na FAB:

https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 3am-orion/




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Re: FAB NEWS

#5619 Mensagem por arcanjo » Qui Jul 28, 2022 6:54 pm

knigh7 escreveu: Qui Jul 28, 2022 4:31 pm Não, a célula 7200 não era modernizada. (...)
Você está enganado knigh7, o FAB 7200 também foi modernizado.

https://www.fab.mil.br/noticias/imprime ... nave-P-3AM

abs.

arcanjo




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Re: FAB NEWS

#5620 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 28, 2022 7:03 pm

knigh7 escreveu: Qui Jul 28, 2022 4:31 pm Não, a célula 7200 não era modernizada. A modernização foi da 7201 a 7208.

No site do prof. Rudnei Cunha tem a história deles na FAB:

https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 3am-orion/
arcanjo escreveu: Qui Jul 28, 2022 6:54 pm
knigh7 escreveu: Qui Jul 28, 2022 4:31 pm Não, a célula 7200 não era modernizada. (...)
Você está enganado knigh7, o FAB 7200 também foi modernizado.

https://www.fab.mil.br/noticias/imprime ... nave-P-3AM

abs.

arcanjo
O prof. Rudnei então errou. Foram 9 células modernizadas e não 8. Confirmei a sua informação na Revista Força Aérea.
Imagem
https://forcaaerea.com.br/p-3am-complet ... os-de-fab/

Obrigado.




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Re: FAB NEWS

#5621 Mensagem por Helton2042 » Qui Jul 28, 2022 7:26 pm

Pois é, sobram 6, e quando eu vejo notícia de só 3 com as asas trocadas, conhecendo nossa realidade, já podemos ficar com o pé atrás.
Olha só, 2011 foi entregue o primeiro, durou muito pouco. Tantos equipamentos modernos e caros… Tinha que ser obrigação fazer isso com os outros 3, a não ser que a condição das asas desses outros estejam boas.
Mas julgando pelas fotos/vídeos que eu vejo da Base de Santa Cruz eu creio que só os 3 devem voar, o pátio sempre está vazio, 1 dentro do Zeppelin, 1 fora e só, mas espero que não seja isso mesmo.
Com frequência eu vou pra São José dos Campos e vez ou outra aparece um P-3 por lá em treinamento, vou tentar reparar nas matrículas.




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Re: FAB NEWS

#5622 Mensagem por Lucubus » Qui Jul 28, 2022 10:02 pm

O 7200 era sim "AM"

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Re: FAB NEWS

#5623 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Jul 29, 2022 10:01 am

Veja como está, por dentro, o novo avião Airbus A330 da Força Aérea Brasileira

https://aeroin.net/wp-content/uploads/2022/07/KC-30-FAB-18-1024x683.jpg

https://aeroin.net/veja-como-esta-por-d ... rasileira/
Será se a FAB irá manter esses assentos após a conversão para MRTT?

Não me surpreenderia se chegasse um despacho do STF solicitando um KC-30... [003] [003]

Abraço,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: FAB NEWS

#5624 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 29, 2022 11:03 am

@FIGHTERCOM, posso estar errado, mas o interior do A330 na versão MRTT é bem modular, podendo colocar assentos para transporte VIP ou retirando para transporte de carga e demais missões. Talvez possam reaproveitar todos os assentos para a conversão da versão MRTT, mantendo assim a capacidade VIP, que mostrou nos fazer falta em vários momentos.




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Re: FAB NEWS

#5625 Mensagem por gusmano » Sex Jul 29, 2022 11:07 am

FIGHTERCOM escreveu: Sex Jul 29, 2022 10:01 am
Veja como está, por dentro, o novo avião Airbus A330 da Força Aérea Brasileira

https://aeroin.net/wp-content/uploads/2022/07/KC-30-FAB-18-1024x683.jpg

https://aeroin.net/veja-como-esta-por-d ... rasileira/
Será se a FAB irá manter esses assentos após a conversão para MRTT?

Não me surpreenderia se chegasse um despacho do STF solicitando um KC-30... [003] [003]

Abraço,

Wesley
Pronto..se bobear cancela o MRTT e deixa esse ai com essas poltronas para o GTE levar ministro,presidente,esposa,amanete,cachorro,papagaio etc.

[]´s




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