A tática de destruir a safra produzida em território ocupado até faz um certo sentido, mas eu não consigo entender essa tara de gastar excelentes equipamentos em alvos que você só vai fazer a população em área ocupada querer a sua desgraça, correndo o risco inclusive da população em área não ocupada começar a querer mudar de lado. Esse tipo de movimento já anda ocorrendo, a SBU efetuou prisões de civis nas regiões de Mykolaiv, Odessa e Kharkiv recentemente, acusados de repassar informações e fazer reconhecimento de alvos para os Russos. Um deles estava utilizando um aplicativo de jogo para enviar localização dos depósitos de munição e centros de comando da AFU da região de Mykolaiv.
Os Ucranianos possuem infiltrados na região de Zaporizhzhia mas até hoje não usaram o HIMARS e nem o Tochka-U para destruir alvos de valor Militar. Agora basicamente eles, pela segunda vez, anunciam uma ofensiva no Sul ANTES de faze-la e na última vez que fizeram isso, acabou em desastre, quase a Brigada de Fuzileiros deles deixou de existir, fora o que ainda não sabemos. Em um só vídeo, o que parece ser um Pelotão Blindado praticamente deixa de existir devido a artilharia dos Russos.
Os Ucranianos agora possuem pouco mais artilharia do que naquela ofensiva, porém menos aeronaves e bem menos viaturas blindadas e carros de combate, pois não recebeu ainda os prometidos 2A4 e os PT-91 - mais uma vez a Polônia fazendo pressão no EUA para adiantarei seus M1A2 - sendo a última doação de carros de combate e viaturas blindadas eram os M113 e os T-72M1, que já foram perdidos as dezenas. Nesse caso, os Ucranianos terão que remover material de algum lugar para fazer essa Ofensiva. Vão remover material de Kharkiv? Duvido! Vão mover do restante do Donetsk? Duvido! Como que vão retomar terreno com aviação e carros de combate?
HIMARS não é mágico e ainda mais mal usado - mal usado leia-se em relação aos alvos, pois está sendo muito bem operado, inclusive duvido ser por Ucranianos, devem ser
Enquanto isso, aparentemente os Russos realmente entraram em pausa operacional, o que está havendo agora na região Norte da DPR são batalhas posicionais para conquista pré-invasão. Atualmente, a única fase ativa das operações se dá contra Siversk, onde Russos e DPR estão avançando sobre cidades e tentando cercar as posições de Verkhnokamyanske, que são as posições mais fortes antes da cidade de Siversk, em terreno alto, com trincheiras e campos minados.
Os Russos continuam bombardeando Siversk diariamente, a partir do outro lado do Donets, muito provavelmente em caráter de supressão.
Os Russos estão fortalecendo suas posições na região de Kherson e Zaporizhzhia para capacidades defensivas, sendo a última com um teor ofensivo próximo a cidade de Kamyanske; enquanto isso, a Rússia reagrupa tropas nas regiões de Izyum e também em Lysychansk, que foi completamente liberada, além dos vilarejos adjacentes. Muito provavelmente os Ucranianos irão iniciar a Ofensiva no Sul após os Russos iniciarem as deles, para talvez tentar desviar as atenções dos Russos para essa região.