Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 757
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 208 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6766 Mensagem por LM » Dom Jul 03, 2022 8:14 pm

https://fb.watch/e1SwmS_siF/

A Embraer, fabricante do KC-390 Millennium, dá os parabéns à Força Aérea.

Veja aqui o vídeo.




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39097
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6767 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 05, 2022 5:23 am

LM escreveu: Dom Jul 03, 2022 8:14 pm https://fb.watch/e1SwmS_siF/

A Embraer, fabricante do KC-390 Millennium, dá os parabéns à Força Aérea.

Veja aqui o vídeo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 757
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 208 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6768 Mensagem por LM » Ter Jul 05, 2022 8:59 am



20 anos para desenvolver? Até lá muitas oportunidades para C-130 e KC-390...




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6769 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 05, 2022 9:06 am

Eu sinceramente tenho dúvidas se esse projeto dará o ar da graça, pois existem vários outros projetos extremamente atrasados e com prazos mais alongados ainda.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6770 Mensagem por Matheus » Ter Jul 05, 2022 10:43 am

LM escreveu: Ter Jul 05, 2022 8:59 am

20 anos para desenvolver? Até lá muitas oportunidades para C-130 e KC-390...
Parece-me que a melhor situação seria empresas europeias produzirem partes do KC e montarem localmente. Seria o mais rápido e menos custoso que reinventar a roda. O KC vai da neve a terra, deve ter um custo de operação menor que o C-130, já está pronto, e ainda reabastece e pode ser reabastecido em voo.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6771 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 05, 2022 11:25 am

Matheus escreveu: Ter Jul 05, 2022 10:43 am Parece-me que a melhor situação seria empresas europeias produzirem partes do KC e montarem localmente. Seria o mais rápido e menos custoso que reinventar a roda. O KC vai da neve a terra, deve ter um custo de operação menor que o C-130, já está pronto, e ainda reabastece e pode ser reabastecido em voo.
Só se a Embraer aceitar que os Europeus fabriquem o KC-390 como se fossem produto deles, o que não acho difícil, mas nesse caso o egocentrismo Europeu impede qualquer possibilidade disso. Preferem gastar rios de dinheiro a usar produto de ex-colônia, mesmo que o custo desse equipamento seja 10x maior sem motivo algum, a não ser que seja do EUA.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39097
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6772 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 05, 2022 12:06 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jul 05, 2022 11:25 am
Matheus escreveu: Ter Jul 05, 2022 10:43 am Parece-me que a melhor situação seria empresas europeias produzirem partes do KC e montarem localmente. Seria o mais rápido e menos custoso que reinventar a roda. O KC vai da neve a terra, deve ter um custo de operação menor que o C-130, já está pronto, e ainda reabastece e pode ser reabastecido em voo.
Só se a Embraer aceitar que os Europeus fabriquem o KC-390 como se fossem produto deles, o que não acho difícil, mas nesse caso o egocentrismo Europeu impede qualquer possibilidade disso. Preferem gastar rios de dinheiro a usar produto de ex-colônia, mesmo que o custo desse equipamento seja 10x maior sem motivo algum, a não ser que seja do EUA.
E no entanto tens 3 países europeus como clientes, como tal a coisa do "egocentrismo Europeu" não bate certo.

Agora voltando aos factos, tanto a Alemanha como a França ainda estão a receber os A400M, e eles têm 12 novos C130J recém-comprados ou recebidos como um complemento para essa frota.

Este projeto será algo pensado para quando for necessário substituir estes C130, por isso há tempo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6773 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jul 05, 2022 4:08 pm

Concordo com o Cabeça, fora que, como reza a tradição, vão colocar tanta tecnologia nele, tantas "soluções", que vai sair o dobro do preço, vai atrasar, enfim, vai ser a mesma novela do A400M.
Acho que nesse meio tempo, vai ter mais algumas vendas do KC no velho mundo.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6774 Mensagem por saullo » Ter Jul 05, 2022 4:26 pm

Esses programas conjuntos europeus, principalmente com a França junto, não dão muito certo.

Abraços




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6775 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jul 05, 2022 4:29 pm

acho que por isso convidaram a Suécia, para ver se controla as maluquices franco-germânicas.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6776 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jul 06, 2022 9:18 am

saullo escreveu: Ter Jul 05, 2022 4:26 pm Esses programas conjuntos europeus, principalmente com a França junto, não dão muito certo.

Abraços
Pensei a mesma coisa. Aonde tem a França no meio, pode esperar uma treta futura e dissolução do grupo de trabalho... [003] [003] [003]

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 757
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 208 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6777 Mensagem por LM » Qua Jul 06, 2022 9:35 am

FIGHTERCOM escreveu: Qua Jul 06, 2022 9:18 am
saullo escreveu: Ter Jul 05, 2022 4:26 pm Esses programas conjuntos europeus, principalmente com a França junto, não dão muito certo.

Abraços
Pensei a mesma coisa. Aonde tem a França no meio, pode esperar uma treta futura e dissolução do grupo de trabalho... [003] [003] [003]

Abraços,

Wesley
Aqui está uma explicação para:
Só se a Embraer aceitar que os Europeus fabriquem o KC-390 como se fossem produto deles, o que não acho difícil, mas nesse caso o egocentrismo Europeu impede qualquer possibilidade disso.
- a concorrência feroz, mesmo dentro de programas conjuntos europeus, para a divisão do trabalho... são países com industrias a alimentar, todo o parafuso conta. Já os Suecos não terem sido "direcionados" para o KC-390 foi uma oportunidade perdida pelo Brasil.




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6778 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 06, 2022 10:22 am

@cabeça de martelo e @LM, acabei vendo que faltou palavras no meu comentário, peço perdão. O que quis dizer era "Egocentrismo Europeu sempre personificados pela Alemanha e França" e acabei esquecendo essa última parte. Vários países Europeus estão começando a adotar outras soluções de fora da Europa, porém esses dois, junto com a UK, só conseguem aceitar a participação de um projeto fora da EU se for totalmente controlado por ambos - ou pelo trio - e ainda sim esses países conseguem bater cabeça entre si, vide antigos programas e atuais programas que estão atrasados pra burro e sem prazo de implementação.

O caso da Suécia é um erro muito mais Brasileiro do que Sueco. O Brasil deveria meter a cláusula de obrigação da participação no KC-390, inclusive eu estranho a própria Embraer não ter feito pressão para que isso ocorresse, algo que acho dificílimo os Suecos não aceitarem tal cláusula, pois era a única chance que eles tinham de exportar o Gripen na época.




Editado pela última vez por gabriel219 em Qua Jul 06, 2022 10:24 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6779 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jul 06, 2022 10:24 am

LM escreveu: Qua Jul 06, 2022 9:35 am
FIGHTERCOM escreveu: Qua Jul 06, 2022 9:18 am
Pensei a mesma coisa. Aonde tem a França no meio, pode esperar uma treta futura e dissolução do grupo de trabalho... [003] [003] [003]

Abraços,

Wesley
Aqui está uma explicação para:
Só se a Embraer aceitar que os Europeus fabriquem o KC-390 como se fossem produto deles, o que não acho difícil, mas nesse caso o egocentrismo Europeu impede qualquer possibilidade disso.
- a concorrência feroz, mesmo dentro de programas conjuntos europeus, para a divisão do trabalho... são países com industrias a alimentar, todo o parafuso conta. Já os Suecos não terem sido "direcionados" para o KC-390 foi uma oportunidade perdida pelo Brasil.
Mas os europeus não estão errados. Eu mesmo defendo esse tipo de postura para o Brasil. O problema dessa parceria é a França, que não conhece a palavra "divisão" [003] [003] [003] . Funciona mais ou menos assim:

https://pbs.twimg.com/media/DkGwbDDXcAA7kql.jpg

Concordo que perdemos uma oportunidade. E digo mais, não seria diferente com a França (Rafale) ou EUA (F-18). Então nem dá para culpar os suecos.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6780 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 06, 2022 11:28 am

Talvez ainda haja chances de incorporar a SAAB no projeto do KC-390 de alguma forma, já que temos um segundo lote a negociar e os suecos estão cada vez mais desesperados por vendas do Gripen E, que até agora não emplacou em nenhuma das campanhas de que participou. Estão prometendo mundos e fundos aos chechos agora.

Então, vide a situação comercial e industrial do projeto Gripen E, penso que não seria de todo um problema atrair os suecos, principalmente a SAAB, para o avião brasileiro. Se a Holanda que nem indústria aeronáutica capaz de produzir aviões tem aproveitou a chance de parceria com a Embraer, imagina o quão os engenheiros da SAAB adorariam botar as mãos no projeto do KC-390. Afina, toda e qualquer participação no avião brasileiro, que parece irá deslanchar nas vendas nos próximos anos, conta para a manutenção das capacidades daquela empresa.

Outro exemplo simples é a participação da SAAB no T-7, que é um produto da Boeing, e ninguém discute isso, muito menos eles, e no Tempest, que não se sabe direito ainda o que de fato os suecos irão fazer dentro do projeto do caça britânico, mas, fato é que estão lá e tem um Mou assinado entre as partes. Ou seja, do ponto de vista comercial, faz todo sentido do mundo a SAAB se envolver com o KC-390 do que um A200M que todo mundo sabe vai virar, de novo, briga de comadre entre franceses e alemães, e da qual os suecos tem pouco ou nada para por à mesa no sentido e privilegiar sua própria indústria. A não ser que a participação da Suécia seja mero acaso político, porque do ponto de vista industrial e tecnológico, eles vão ter sérios problemas se metendo nas relações destes dois.

Vamos ver se vale a pena correr este risco só por causa de uma suposta ameaça russa a leste.




Carpe Diem
Responder