knigh7 escreveu: ↑Sex Jun 17, 2022 5:20 pm
São brigas institucionais que geram farpas pessoais.
A Embraer está defendendo os interesses dela e, diga-se de passagem, são justos. Cortar pela metade ia prejudicar o projeto. E a FAB precisa conciliar o baixo orçamento que tem para os programas. Espero uma alternativa proveitosa para ambos, como por exemplo reduzir cerca de 3-4 unidades (um wishful thinking chutado meu) e em troca continuar o projeto de desenvolvimento do UCAV.
Acho que, talvez, seria interessante a Embraer não tocar o UCAV sozinha, mas sim com parceria. Os Israelenses tem previsão de adotarem um UCAV, porém não vi nem conceito por parte da IAI, seria bom o Brasil apresentar essa proposta, até com a DRDO. Índia e Israel possuem ótimas relações também.
A Embraer bancar sozinho um UCAV é ruim pra própria empresa e pra FAB também. O que mais vai ter no mercado é esse tipo de modelo, ainda mais pra quem não adotou caças de 5ª geração e ter coodesenvolvedores já garante mais unidades para a linha.
A Embraer bancar sozinho um UCAV é ruim pra própria empresa e pra FAB também. O que mais vai ter no mercado é esse tipo de modelo, ainda mais pra quem não adotou caças de 5ª geração e ter coodesenvolvedores já garante mais unidades para a linha.
Sim, convidar outro(s) paíse(s) para ser(em) parceiro(s) do projeto. Assim teria outro(s) mercado(s) garantido(s).
A Embraer bancar sozinho um UCAV é ruim pra própria empresa e pra FAB também. O que mais vai ter no mercado é esse tipo de modelo, ainda mais pra quem não adotou caças de 5ª geração e ter coodesenvolvedores já garante mais unidades para a linha.
Sim, convidar outro(s) paíse(s) para ser(em) parceiro(s) do projeto. Assim teria outro(s) mercado(s) garantido(s).
De todas as parcerias possíveis (e sem risco de embargo dos EUA/UE) para isso, só a Índia está tocando projetos de motores a turbina possantes o suficiente para serem usados num UCAV capaz de operar com caças, como o HTFE-25 da HAL, mais ou menos da classe de potência do Adour; e é desnecessário mencionar o que Israel já fez com este tipo de motores, como quando praticamente refez o F100 para fazer o do Lavi, chamado PW1120, que não era mais do que o uma versão "encolhida" mas resolvendo vários problemas do motor original.
Claro que depois vieram com essa charla de que foi tudo bolado e feito nos EUA mas basta saber que mesmo hoje ninguém nega que seria produzido exclusivamente na Bet-Shemesh em Israel (até que a Lavi foi pro telhado). Juntar Israel ao grupo que desenvolve motores na Índia seria fantástico.
Duro ia ser convencer a EMBRAER a embarcar numa dessas, é tipo ou mostra o $$$ ou nem tem assunto, ainda mais com o atual "bombardeio" nos programas da empresa pela FAB.
De todas as parcerias possíveis (e sem risco de embargo dos EUA) para isso, só a Índia está tocando projetos de motores a turbina possantes o suficiente para serem usados num UCAV capaz de operar com caças, como o HTFE-25 da HAL, mais ou menos da classe de potência do Adour; e é desnecessário mencionar o que Israel já fez com este tipo de motores, como quando praticamente refez o F100 para fazer o do Lavi, chamado PW1120, que não era mais do que o uma versão "encolhida" mas resolvendo vários problemas do motor original.
Claro que depois vieram com essa charla de que foi tudo bolado e feito nos EUA mas basta saber que mesmo hoje ninguém nega que seria produzido exclusivamente na Bet-Shemesh em Israel (até que a Lavi foi pro telhado). Juntar Israel ao grupo que desenvolve motores na Índia seria fantástico.
Duro ia ser convencer a EMBRAER a embarcar numa dessas, é tipo ou mostra o $$$ ou nem tem assunto, ainda mais com o atual "bombardeio" nos programas da empresa pela FAB.
Por isso meu comentário anterior, são os melhores parceiros para nós.
Em relação ao interesse indiano ,seria para substituir os IL-78 reabastecedores ,mesmo sendo de categorias diferentes podem se tornar um candidato para substituir ...o IL-78 M devido a crise na Ucrânia foi deixado de lado para IAF ...
gogogas escreveu: ↑Dom Jun 19, 2022 7:52 pm
Em relação ao interesse indiano ,seria para substituir os IL-78 reabastecedores ,mesmo sendo de categorias diferentes podem se tornar um candidato para substituir ...o IL-78 M devido a crise na Ucrânia foi deixado de lado para IAF ...
A IAF vai comprar os 767 usados e configurar eles para Revo e transporte com a IAI a fim de substituir os IL-78.
A compra dos Kc-390 tem como objetivo primário substituir os antigos Antonov que ainda operam as dezenas por lá.
O projeto do MTA deu para trás e eles tem pressa em arrumar um substituto para este projeto com os russos que não deu certo.
Parece que encontraram ele no avião da Embraer.
A ver.
gogogas escreveu: ↑Dom Jun 19, 2022 7:52 pm
Em relação ao interesse indiano ,seria para substituir os IL-78 reabastecedores ,mesmo sendo de categorias diferentes podem se tornar um candidato para substituir ...o IL-78 M devido a crise na Ucrânia foi deixado de lado para IAF ...
A IAF vai comprar os 767 usados e configurar eles para Revo e transporte com a IAI a fim de substituir os IL-78.
A compra dos Kc-390 tem como objetivo primário substituir os antigos Antonov que ainda operam as dezenas por lá.
O projeto do MTA deu para trás e eles tem pressa em arrumar um substituto para este projeto com os russos que não deu certo.
Parece que encontraram ele no avião da Embraer.
A ver.
Este projeto está paralisado , o MRTT não atendeu os requisitos tbm , ambos os aviões podem não operar com a IAF , outra questão é que os indianos querem alugar KC-46 até que está questão seja resolvida dos IL-78 ! Sobre o KC-390 para substituir o IL-78 deve ser tarefa difícil , já que ambos são de categorias diferentes ,mesmo com tanques internos a diferença do PDM é 100 para o IL contra o 87 do KC ....
Acredito que o KC deva abastecer uns 3 SU-30 da IAF ....
NaScImEnTToBR escreveu: ↑Seg Jun 20, 2022 10:20 pm
Eu que desenhei após imagens aqui da trilogia
Quem não entende de aerodinâmica ou faz UA, eu até entendo, mas eu vejo gente aqui metida a sabichão achando que KC-390 pode ser AEW e tem ainda quem sugira que vire um MP para substituir os P-3AM.