TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13862
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 766 vezes
- Agradeceram: 2380 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu sinceramente, não pensava que o Gripen teria qualquer chance pelo F-16V SERIA mais barato que o Gripen por ser menos capaz em uma série de fatores, além da linha de produção aberta e já ter sido escolhido pela FAC, mas USD 224 milhões é surreal, não sei como chegaram nesse valor. Nisso, o Gripen teria chances, mas eu acho extremamente improvável que a FAC irá adquirir algo novo, muito provavelmente será usado e o mercado de usado será bem aquecido, já iniciando com os Hornet Kwaitianos e os Mirage Egípcios, que já tem gente negociando, inclusive até os Hornet Suíços já tem gente de olho.
Aliás, já estão dizendo que o Peru estava interessado em Mirage usados em alguns mercados para substituir os atuais e os MiG-29.
Aliás, já estão dizendo que o Peru estava interessado em Mirage usados em alguns mercados para substituir os atuais e os MiG-29.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4960
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1172 vezes
- Agradeceram: 713 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O futuro da aviação de caça dessas forças aéreas será baseado em LIFTs.EduClau escreveu: ↑Ter Jun 14, 2022 11:45 am 223M Biden$ cada F-16 b70 para a Colômbia depois dessa já deve ter gente por lá mirando com carinho o gripen.
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... o-colombia
Sds
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6824
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 792 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Caralho, que preço absurdamente insano.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13862
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 766 vezes
- Agradeceram: 2380 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
@FIGHTERCOM, não sei até que ponto LIFT é uma solução para esses países. O LIFT que mais se aproxima disso é o FA-50, que hoje em dia não tem nenhum míssil BVR integrado e nem radar AESA, apenas o EL/M-2032 integrado. Os que foram vendidos para as Filipinas custaram USD 40 milhões cada em 2014, sem radares e demais sensores, então não sei até aonde vale a pena ter um caça desse tipo.
Outro problema que vejo para um caça desse tipo, além do alcance em si e o custo x benefício bem baixo - se adicionar radar AESA, MAWS, RWR e entre outros armamentos, o custo vai brincando pra USD 70-80 milhões, hoje em dia - a velocidade é um problema, sendo um FA-50 consegue chegar até Mach 1.5, armado deve ser bem menor do que isso. O problema que vejo isso, principalmente, seria para combates ar-ar em geral, especialmente BVR, aonde a aeronave precisa desempenhar uma velocidade alta para preservar a performance ou até aumentar o alcance do míssil, além de manobras de combate aéreo, cracking, arremeter durante manobra pra lançar outro míssil e até problemas quanto a fornecimento de energia, espaço pra APU, falta de capacidade REVO, entre outros.
Não estou aqui tentando fazer um exercício mental para transformar um FA-50 em um Gripen ou F-16V, mas sim que tenha capacidades modernizadas ao que seria do F-16B52 ou Mirage 2000-5, acho que talvez até pra esses um LIFT é limitado demais pra isso. Tiro isso a partir do JL-9 e do FTC-2000G, que é sua versão de "combate". A versão de treino chega a Mach 1.5 e a de combate só consegue desempenhar Mach 1.1, muito provavelmente não consegue ser supersônico se armado.
Seria diferente, talvez, se fosse uma aeronave construída do zero pra ser algo barato e competente, como é a proposta do Tejas.
Eu ainda acho que, nesta década ainda, o mercado de usados estará extremamente aquecido, com várias empresas já desenvolvendo pacotes de modernização e revisão mais em conta para F-16, Mirage, entre outros. É uma oferta mais interessante, na minha opinião, em relação aos LIFTs, embora os LIFTs sejam interessantes pelo custo operacional.
Outro problema que vejo para um caça desse tipo, além do alcance em si e o custo x benefício bem baixo - se adicionar radar AESA, MAWS, RWR e entre outros armamentos, o custo vai brincando pra USD 70-80 milhões, hoje em dia - a velocidade é um problema, sendo um FA-50 consegue chegar até Mach 1.5, armado deve ser bem menor do que isso. O problema que vejo isso, principalmente, seria para combates ar-ar em geral, especialmente BVR, aonde a aeronave precisa desempenhar uma velocidade alta para preservar a performance ou até aumentar o alcance do míssil, além de manobras de combate aéreo, cracking, arremeter durante manobra pra lançar outro míssil e até problemas quanto a fornecimento de energia, espaço pra APU, falta de capacidade REVO, entre outros.
Não estou aqui tentando fazer um exercício mental para transformar um FA-50 em um Gripen ou F-16V, mas sim que tenha capacidades modernizadas ao que seria do F-16B52 ou Mirage 2000-5, acho que talvez até pra esses um LIFT é limitado demais pra isso. Tiro isso a partir do JL-9 e do FTC-2000G, que é sua versão de "combate". A versão de treino chega a Mach 1.5 e a de combate só consegue desempenhar Mach 1.1, muito provavelmente não consegue ser supersônico se armado.
Seria diferente, talvez, se fosse uma aeronave construída do zero pra ser algo barato e competente, como é a proposta do Tejas.
Eu ainda acho que, nesta década ainda, o mercado de usados estará extremamente aquecido, com várias empresas já desenvolvendo pacotes de modernização e revisão mais em conta para F-16, Mirage, entre outros. É uma oferta mais interessante, na minha opinião, em relação aos LIFTs, embora os LIFTs sejam interessantes pelo custo operacional.
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2545
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2535 vezes
- Agradeceram: 754 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Uma dúvida, quando se fala do contrato inicial de 36 aparelhos o protótipo (FAB4100) conta ou seria 36+1 ?
sds
sds
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18710
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1952 vezes
- Agradeceram: 2474 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37868
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5702 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Salvo engano, a SAAB ofereceu à FAC também os modelos C\D, que continuam com a sua linha de produção ativa e em dia, pronta para fornecer os caças para exportação. E eles são muito menos caros e quase ou tão capazes quanto os F-16 block 50 ou 70 de acordo com a atualização dos software de missão colocados nele. O Gripen E entra como um plus a mais, caso os colombianos se decidam por investir mais um pouco em sua defesa aérea.
Como o contrato com a FAC não inclui nem metade do que a FAB pediu em off set e tot, os valores que a SAAB deve ter repassado a eles com certeza deixam muito longe, e para baixo, os custos de um contrato para os Gripen E\F.
Aliás, esta pode ser uma oportunidade de ouro para a Embraer e para o Brasil, se conseguirmos colocar para eles off set que realmente interessem às capacidades operacionais da FAC e de lambuja ajudem pequena mas efetiva indústria aeronáutica colombiana a fazer frente aos seus desafios. E não nos falta aqui mesmo vazios enormes que precisam ser cobertos para os quais os colombianos tem soluções pragmáticas e mais que adequadas.
Como o contrato com a FAC não inclui nem metade do que a FAB pediu em off set e tot, os valores que a SAAB deve ter repassado a eles com certeza deixam muito longe, e para baixo, os custos de um contrato para os Gripen E\F.
Aliás, esta pode ser uma oportunidade de ouro para a Embraer e para o Brasil, se conseguirmos colocar para eles off set que realmente interessem às capacidades operacionais da FAC e de lambuja ajudem pequena mas efetiva indústria aeronáutica colombiana a fazer frente aos seus desafios. E não nos falta aqui mesmo vazios enormes que precisam ser cobertos para os quais os colombianos tem soluções pragmáticas e mais que adequadas.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61447
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6645 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
EduClau escreveu: ↑Ter Jun 14, 2022 11:45 am 223M Biden$ cada F-16 b70 para a Colômbia depois dessa já deve ter gente por lá mirando com carinho o gripen.
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... o-colombia
Sds
IMHO alguém cotou USD em COP e ainda se atrapalhou com as vírgulas...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61447
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6645 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ainda acho que foi cagada do estagiário no copy-paste: o cara pega USD 58,000,000.00 e converte para COD, dae acha 223.00000000000 (os anglos contam vírgulas e pontos ao contrário dos cucarachas como nós), então dá um revertério no que ele tem na cabeça (que é o mesmo que o camarão tem ) e está feita a mágica de um F-16 custar mais que um F-35 e meio...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13862
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 766 vezes
- Agradeceram: 2380 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pior que o Infodefensa é uma boa fonte.
Fiquei pensando que esse custo deve ter sido aquela conta de padaria com armamentos, treinamento e CLS, mas USD 223 milhões é demais. Teria que está incluso construção de três bases aéreas com Patriot, AIM-120D, Avanguard e três aeromoças pra cada F-16.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61447
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6645 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
gabriel219 escreveu: ↑Qua Jun 15, 2022 4:17 pmPior que o Infodefensa é uma boa fonte.
Fiquei pensando que esse custo deve ter sido aquela conta de padaria com armamentos, treinamento e CLS, mas USD 223 milhões é demais. Teria que está incluso construção de três bases aéreas com Patriot, AIM-120D, Avanguard e três aeromoças pra cada F-16.
Não importa que tipo de conta façamos (tipo logística completa por 10 anos, armamentos & quetales), num dá para fazer F-16 custar isso tudo, assim, me atenho à minha tese: BARBEIRAGEM de quem escreveu.
E mesmo o melhor dos Sites (não tenho o ID neste conceito, sorry) pode cometer erros grosseiros, basta UM BISONHO e a casa cai.
E mesmo o melhor dos Sites (não tenho o ID neste conceito, sorry) pode cometer erros grosseiros, basta UM BISONHO e a casa cai.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2545
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2535 vezes
- Agradeceram: 754 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vai ver é inflação de guerra, ou querem empurrar uns usaditos do deserto.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4960
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1172 vezes
- Agradeceram: 713 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
@gabriel219 ,gabriel219 escreveu: ↑Ter Jun 14, 2022 6:26 pm @FIGHTERCOM, não sei até que ponto LIFT é uma solução para esses países. O LIFT que mais se aproxima disso é o FA-50, que hoje em dia não tem nenhum míssil BVR integrado e nem radar AESA, apenas o EL/M-2032 integrado. Os que foram vendidos para as Filipinas custaram USD 40 milhões cada em 2014, sem radares e demais sensores, então não sei até aonde vale a pena ter um caça desse tipo.
Outro problema que vejo para um caça desse tipo, além do alcance em si e o custo x benefício bem baixo - se adicionar radar AESA, MAWS, RWR e entre outros armamentos, o custo vai brincando pra USD 70-80 milhões, hoje em dia - a velocidade é um problema, sendo um FA-50 consegue chegar até Mach 1.5, armado deve ser bem menor do que isso. O problema que vejo isso, principalmente, seria para combates ar-ar em geral, especialmente BVR, aonde a aeronave precisa desempenhar uma velocidade alta para preservar a performance ou até aumentar o alcance do míssil, além de manobras de combate aéreo, cracking, arremeter durante manobra pra lançar outro míssil e até problemas quanto a fornecimento de energia, espaço pra APU, falta de capacidade REVO, entre outros.
Não estou aqui tentando fazer um exercício mental para transformar um FA-50 em um Gripen ou F-16V, mas sim que tenha capacidades modernizadas ao que seria do F-16B52 ou Mirage 2000-5, acho que talvez até pra esses um LIFT é limitado demais pra isso. Tiro isso a partir do JL-9 e do FTC-2000G, que é sua versão de "combate". A versão de treino chega a Mach 1.5 e a de combate só consegue desempenhar Mach 1.1, muito provavelmente não consegue ser supersônico se armado.
Seria diferente, talvez, se fosse uma aeronave construída do zero pra ser algo barato e competente, como é a proposta do Tejas.
Eu ainda acho que, nesta década ainda, o mercado de usados estará extremamente aquecido, com várias empresas já desenvolvendo pacotes de modernização e revisão mais em conta para F-16, Mirage, entre outros. É uma oferta mais interessante, na minha opinião, em relação aos LIFTs, embora os LIFTs sejam interessantes pelo custo operacional.
Tenho uma visão um tanto pessimista quanto à esses países, no que diz respeito a aviação de caça. Para mim, o cenário será de involução mesmo. E digo isso não somente por causa do custo de aquisição, mas, principalmente, por causa do custo de operação de vetores como o Gripen e F-16 (que teoricamente seriam os mais baratos) se tornando proibitivo, ainda mais num cenário econômico de tantas incertezas.
As alternativas seriam o FA-50 e uma possível versão de ataque do T-7 Red Hawk. Com certeza, algumas perdas comparadas ao envelope de um KFir, mas melhor do que ficar sem nada.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61447
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6645 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Jun 15, 2022 6:15 pm
@gabriel219 ,
Tenho uma visão um tanto pessimista quanto à esses países, no que diz respeito a aviação de caça. Para mim, o cenário será de involução mesmo. E digo isso não somente por causa do custo de aquisição, mas, principalmente, por causa do custo de operação de vetores como o Gripen e F-16 (que teoricamente seriam os mais baratos) se tornando proibitivo, ainda mais num cenário econômico de tantas incertezas.
As alternativas seriam o FA-50 e uma possível versão de ataque do T-7 Red Hawk. Com certeza, algumas perdas comparadas ao envelope de um KFir, mas melhor do que ficar sem nada.
Abraços,
Wesley
Cupincha véio, já faz anos que a BOEING fala em versão monoplace para ser o F-5 do século XXI (o do século XX também derivou de um Treinador supersônico, o Talon, BTW).
Os Coreanos bem que tentaram botar um T-50 monoplace (F-50), e todos sabemos nos que deu : por que seria?
Os Coreanos bem que tentaram botar um T-50 monoplace (F-50), e todos sabemos nos que deu : por que seria?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)