TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84466 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 14, 2022 2:28 pm

Eu sinceramente, não pensava que o Gripen teria qualquer chance pelo F-16V SERIA mais barato que o Gripen por ser menos capaz em uma série de fatores, além da linha de produção aberta e já ter sido escolhido pela FAC, mas USD 224 milhões é surreal, não sei como chegaram nesse valor. Nisso, o Gripen teria chances, mas eu acho extremamente improvável que a FAC irá adquirir algo novo, muito provavelmente será usado e o mercado de usado será bem aquecido, já iniciando com os Hornet Kwaitianos e os Mirage Egípcios, que já tem gente negociando, inclusive até os Hornet Suíços já tem gente de olho.

Aliás, já estão dizendo que o Peru estava interessado em Mirage usados em alguns mercados para substituir os atuais e os MiG-29.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84467 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jun 14, 2022 6:07 pm

EduClau escreveu: Ter Jun 14, 2022 11:45 am 223M Biden$ cada F-16 b70 para a Colômbia depois dessa já deve ter gente por lá mirando com carinho o gripen.

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... o-colombia

Sds
O futuro da aviação de caça dessas forças aéreas será baseado em LIFTs.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84468 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jun 14, 2022 6:10 pm

Caralho, que preço absurdamente insano.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84469 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 14, 2022 6:26 pm

@FIGHTERCOM, não sei até que ponto LIFT é uma solução para esses países. O LIFT que mais se aproxima disso é o FA-50, que hoje em dia não tem nenhum míssil BVR integrado e nem radar AESA, apenas o EL/M-2032 integrado. Os que foram vendidos para as Filipinas custaram USD 40 milhões cada em 2014, sem radares e demais sensores, então não sei até aonde vale a pena ter um caça desse tipo.

Outro problema que vejo para um caça desse tipo, além do alcance em si e o custo x benefício bem baixo - se adicionar radar AESA, MAWS, RWR e entre outros armamentos, o custo vai brincando pra USD 70-80 milhões, hoje em dia - a velocidade é um problema, sendo um FA-50 consegue chegar até Mach 1.5, armado deve ser bem menor do que isso. O problema que vejo isso, principalmente, seria para combates ar-ar em geral, especialmente BVR, aonde a aeronave precisa desempenhar uma velocidade alta para preservar a performance ou até aumentar o alcance do míssil, além de manobras de combate aéreo, cracking, arremeter durante manobra pra lançar outro míssil e até problemas quanto a fornecimento de energia, espaço pra APU, falta de capacidade REVO, entre outros.

Não estou aqui tentando fazer um exercício mental para transformar um FA-50 em um Gripen ou F-16V, mas sim que tenha capacidades modernizadas ao que seria do F-16B52 ou Mirage 2000-5, acho que talvez até pra esses um LIFT é limitado demais pra isso. Tiro isso a partir do JL-9 e do FTC-2000G, que é sua versão de "combate". A versão de treino chega a Mach 1.5 e a de combate só consegue desempenhar Mach 1.1, muito provavelmente não consegue ser supersônico se armado.

Seria diferente, talvez, se fosse uma aeronave construída do zero pra ser algo barato e competente, como é a proposta do Tejas.

Eu ainda acho que, nesta década ainda, o mercado de usados estará extremamente aquecido, com várias empresas já desenvolvendo pacotes de modernização e revisão mais em conta para F-16, Mirage, entre outros. É uma oferta mais interessante, na minha opinião, em relação aos LIFTs, embora os LIFTs sejam interessantes pelo custo operacional.




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2522
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 743 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84470 Mensagem por EduClau » Ter Jun 14, 2022 9:23 pm

Uma dúvida, quando se fala do contrato inicial de 36 aparelhos o protótipo (FAB4100) conta ou seria 36+1 ?

sds




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18509
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84471 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 14, 2022 10:17 pm

O protótipo está incluso nos 36.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84472 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 15, 2022 1:16 pm

Salvo engano, a SAAB ofereceu à FAC também os modelos C\D, que continuam com a sua linha de produção ativa e em dia, pronta para fornecer os caças para exportação. E eles são muito menos caros e quase ou tão capazes quanto os F-16 block 50 ou 70 de acordo com a atualização dos software de missão colocados nele. O Gripen E entra como um plus a mais, caso os colombianos se decidam por investir mais um pouco em sua defesa aérea.

Como o contrato com a FAC não inclui nem metade do que a FAB pediu em off set e tot, os valores que a SAAB deve ter repassado a eles com certeza deixam muito longe, e para baixo, os custos de um contrato para os Gripen E\F.

Aliás, esta pode ser uma oportunidade de ouro para a Embraer e para o Brasil, se conseguirmos colocar para eles off set que realmente interessem às capacidades operacionais da FAC e de lambuja ajudem pequena mas efetiva indústria aeronáutica colombiana a fazer frente aos seus desafios. E não nos falta aqui mesmo vazios enormes que precisam ser cobertos para os quais os colombianos tem soluções pragmáticas e mais que adequadas.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84473 Mensagem por Túlio » Qua Jun 15, 2022 1:59 pm

EduClau escreveu: Ter Jun 14, 2022 11:45 am 223M Biden$ cada F-16 b70 para a Colômbia depois dessa já deve ter gente por lá mirando com carinho o gripen.

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... o-colombia

Sds
IMHO alguém cotou USD em COP e ainda se atrapalhou com as vírgulas... [003] [003] [003] [003]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2475
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84474 Mensagem por zela » Qua Jun 15, 2022 3:44 pm

Não faz sentido. Confundiram com o F-22 :) :)




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84475 Mensagem por Túlio » Qua Jun 15, 2022 4:15 pm

zela escreveu: Qua Jun 15, 2022 3:44 pm Não faz sentido. Confundiram com o F-22 :) :)
Ainda acho que foi cagada do estagiário no copy-paste: o cara pega USD 58,000,000.00 e converte para COD, dae acha 223.00000000000 (os anglos contam vírgulas e pontos ao contrário dos cucarachas como nós), então dá um revertério no que ele tem na cabeça (que é o mesmo que o camarão tem [003]) e está feita a mágica de um F-16 custar mais que um F-35 e meio... [078]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84476 Mensagem por gabriel219 » Qua Jun 15, 2022 4:17 pm

Túlio escreveu: Qua Jun 15, 2022 1:59 pm
IMHO alguém cotou USD em COP e ainda se atrapalhou com as vírgulas... [003] [003] [003] [003]
Pior que o Infodefensa é uma boa fonte.

Fiquei pensando que esse custo deve ter sido aquela conta de padaria com armamentos, treinamento e CLS, mas USD 223 milhões é demais. Teria que está incluso construção de três bases aéreas com Patriot, AIM-120D, Avanguard e três aeromoças pra cada F-16.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84477 Mensagem por Túlio » Qua Jun 15, 2022 4:38 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jun 15, 2022 4:17 pm
Túlio escreveu: Qua Jun 15, 2022 1:59 pm
IMHO alguém cotou USD em COP e ainda se atrapalhou com as vírgulas... [003] [003] [003] [003]
Pior que o Infodefensa é uma boa fonte.

Fiquei pensando que esse custo deve ter sido aquela conta de padaria com armamentos, treinamento e CLS, mas USD 223 milhões é demais. Teria que está incluso construção de três bases aéreas com Patriot, AIM-120D, Avanguard e três aeromoças pra cada F-16.
Não importa que tipo de conta façamos (tipo logística completa por 10 anos, armamentos & quetales), num dá para fazer F-16 custar isso tudo, assim, me atenho à minha tese: BARBEIRAGEM de quem escreveu.

E mesmo o melhor dos Sites (não tenho o ID neste conceito, sorry) pode cometer erros grosseiros, basta UM BISONHO e a casa cai. [003] [003] [003] [003]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2522
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 743 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84478 Mensagem por EduClau » Qua Jun 15, 2022 5:19 pm

Vai ver é inflação de guerra, ou querem empurrar uns usaditos do deserto.

:mrgreen:




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84479 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jun 15, 2022 6:15 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jun 14, 2022 6:26 pm @FIGHTERCOM, não sei até que ponto LIFT é uma solução para esses países. O LIFT que mais se aproxima disso é o FA-50, que hoje em dia não tem nenhum míssil BVR integrado e nem radar AESA, apenas o EL/M-2032 integrado. Os que foram vendidos para as Filipinas custaram USD 40 milhões cada em 2014, sem radares e demais sensores, então não sei até aonde vale a pena ter um caça desse tipo.

Outro problema que vejo para um caça desse tipo, além do alcance em si e o custo x benefício bem baixo - se adicionar radar AESA, MAWS, RWR e entre outros armamentos, o custo vai brincando pra USD 70-80 milhões, hoje em dia - a velocidade é um problema, sendo um FA-50 consegue chegar até Mach 1.5, armado deve ser bem menor do que isso. O problema que vejo isso, principalmente, seria para combates ar-ar em geral, especialmente BVR, aonde a aeronave precisa desempenhar uma velocidade alta para preservar a performance ou até aumentar o alcance do míssil, além de manobras de combate aéreo, cracking, arremeter durante manobra pra lançar outro míssil e até problemas quanto a fornecimento de energia, espaço pra APU, falta de capacidade REVO, entre outros.

Não estou aqui tentando fazer um exercício mental para transformar um FA-50 em um Gripen ou F-16V, mas sim que tenha capacidades modernizadas ao que seria do F-16B52 ou Mirage 2000-5, acho que talvez até pra esses um LIFT é limitado demais pra isso. Tiro isso a partir do JL-9 e do FTC-2000G, que é sua versão de "combate". A versão de treino chega a Mach 1.5 e a de combate só consegue desempenhar Mach 1.1, muito provavelmente não consegue ser supersônico se armado.

Seria diferente, talvez, se fosse uma aeronave construída do zero pra ser algo barato e competente, como é a proposta do Tejas.

Eu ainda acho que, nesta década ainda, o mercado de usados estará extremamente aquecido, com várias empresas já desenvolvendo pacotes de modernização e revisão mais em conta para F-16, Mirage, entre outros. É uma oferta mais interessante, na minha opinião, em relação aos LIFTs, embora os LIFTs sejam interessantes pelo custo operacional.
@gabriel219 ,

Tenho uma visão um tanto pessimista quanto à esses países, no que diz respeito a aviação de caça. Para mim, o cenário será de involução mesmo. E digo isso não somente por causa do custo de aquisição, mas, principalmente, por causa do custo de operação de vetores como o Gripen e F-16 (que teoricamente seriam os mais baratos) se tornando proibitivo, ainda mais num cenário econômico de tantas incertezas.

As alternativas seriam o FA-50 e uma possível versão de ataque do T-7 Red Hawk. Com certeza, algumas perdas comparadas ao envelope de um KFir, mas melhor do que ficar sem nada.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84480 Mensagem por Túlio » Qua Jun 15, 2022 6:51 pm

FIGHTERCOM escreveu: Qua Jun 15, 2022 6:15 pm
@gabriel219 ,

Tenho uma visão um tanto pessimista quanto à esses países, no que diz respeito a aviação de caça. Para mim, o cenário será de involução mesmo. E digo isso não somente por causa do custo de aquisição, mas, principalmente, por causa do custo de operação de vetores como o Gripen e F-16 (que teoricamente seriam os mais baratos) se tornando proibitivo, ainda mais num cenário econômico de tantas incertezas.

As alternativas seriam o FA-50 e uma possível versão de ataque do T-7 Red Hawk. Com certeza, algumas perdas comparadas ao envelope de um KFir, mas melhor do que ficar sem nada.


Abraços,

Wesley
Cupincha véio, já faz anos que a BOEING fala em versão monoplace para ser o F-5 do século XXI (o do século XX também derivou de um Treinador supersônico, o Talon, BTW).

Os Coreanos bem que tentaram botar um T-50 monoplace (F-50), e todos sabemos nos que deu 👎🏼: por que seria?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder