UCRÂNIA
Moderador: Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6307 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
Re: UCRÂNIA
Curiosidade:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13884
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Re: UCRÂNIA
Ficaria interessante isso no tópico de Geopolítica Brasileira, porém dá pra notar que nem foi substituir as importações de outros países pelos Russos, mas um aumento geral no número de importações e o de exportações é ainda maior do que isso. Aliás, o Brasil precisa ser independente quanto a fertilizantes, pois o Brasil será o país mais importante do mundo pós-2030.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13884
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Re: UCRÂNIA
Eu trago isso para tentar acender uma discussão acerca de uma possível ofensiva da Ucrânia contra Kherson. A que pese os dados serem antigos, o que se sabe de atualizado é que os Russos estão levando mais equipamentos para lá, enquanto a Ucrânia formou a 60ª Brigada Mecanizada ao Norte, porém, considerando esse quadro posto no mapa, o que temos em termos de capacidade é:
AFU: Nove Brigadas ao todo, das quais:
- Três Brigadas Mecanizadas. A 28ª e a 14ª são Brigadas que já existem a um tempo, a 60ª foi formada com reservistas, voluntários e outros tipos de tropas. A composição delas é basicamente a mesma, três Batalhões Mecanizados e um de Carros de Combate. A dotação dos carros de combate vai de 30-40, dependendo da organização, além das tropas mecanizadas serem apoiadas por viaturas BMP e MT-LB. A 60ª, porém, é formada por T-72M1 e M113; e
- As demais Brigadas, são basicamente tropas leves, a destacar a 80ª Brigada de Assalto Aéreo, ternária e apoiada por viaturas BTR-80.
Em termos práticos, nas linhas de contato, os Ucranianos possuem uma ligeira vantagem de três Brigadas. Por que eu digo ser ligeira vantagem? Simplesmente devido a força de choque necessária numa ofensiva. Aqui os Ucranianos, em termos práticos, possuem um número entre 90-120 Carros de Combate, na melhor das hipóteses. Porém, o maior problema disso é o tamanho da frente de combate, que vai de Stanislav até Zolota Balka, o que corresponde a 194 km de frente. É claro que os Ucranianos não fariam um avanço geral em todas as frentes, até porque não possui tropas o suficiente para realizar esse tipo de operação, então, baseando-me nisso, eu apostaria que uma ofensiva Ucraniana seria baseada em dois pontos, em um movimento de pinça, Stanislav e Snihurivka.
Stanislav-Snihurivka
Essa linha de frente me parece lógica por dois motivos: primeiro, são importantes pontos geográficos táticos, devido a localização, abastecimento e rota de rodovias na região. Como as tropas Ucranianas são muito mais sobre rodas do que sob lagartas, isso é importante para um rápido avanço. Então, dividindo o T.O em Stanislav e Snihurivka, temos duas considerações:
- Stanislav seriam basicamente duas Brigadas, sendo uma Mecanizada e outra de Infantaria Naval, além de um Batalhão, atacando a região. Nesse caso, podemos destacar que os Ucranianos poderiam ter em torno de 40 Carros de Combate e demais viaturas leve, em oposição são duas Brigadas e um Regimento da AFU, destacando aqui uma Brigada de Spetnaz. Nessa parte temos um problema grave para saber como é a composição dessas tropas, pois há poucos detalhes na composição dessas tropas na internet, então levo em consideração outras tropas. Nesse ponto, em termos de choque, os Ucranianos teriam cerca de 40 carros de combate, contra aproximadamente entre 34 até 47 carros de combate. Aqui já vemos um problema enorme para a AFU no que diz a respeito poder de choque, pois está numericamente igual com o defensor, que já possui a vantagem em si de estar se defendendo.
- Snihurivka possuem uma curta vantagem numérica, porém em desvantagem absurda quanto a tropas mecanizadas e blindadas. Neste caso, a AFU só possui a 14ª Brigada Mecanizada, com algo em torno de 40 Carros de Combate. A 80ª não possui carros de combate em sua composição, nem viaturas sob lagartas, apenas viaturas sob rodas. Eles basicamente enfrentariam duas tropas blindadas, que são as 34ª e 205ª Brigadas Motorizadas, de concepção diferentes do que pensamos. Na Rússia, tropas motorizadas são tropas que utilizam BTR's ou MT-LB's, diferente de nosso conceito aqui quanto a caminhões ou mesmo Ocidental de viaturas 4x4. Ambas possuem previsão de dotação para 34 T-72B3 ou T-73B3M e 124 MT-LB's, além de BTR-82A e BTR-80 como viaturas de apoio. Nesse caso, a vantagem Ucraniana despenca, numa configuração de 40 carros de combate contra 68 carros de combate, além de viaturas blindadas com a mesma proteção e armamento equivalente dos BTR-80 da AFU.
Outro ponto que não podemos esquecer a frente norte, entre Velyka Oleksandrivka e Zolota Balka.
Velyka Oleksandrivka-Zolota Balka
Aqui, sendo mais curto, podemos unificar bem essas frentes, podendo considerar as forças da AFU consistindo em Duas Brigadas, sendo a 60ª e a 21ª Brigada da Guarda Nacional. Pelo que pude ver, carros de combate e viaturas blindadas sobre lagartas apenas a 60ª, pois a 21ª possui viaturas 4x4 e, no máximo, reforço de BTR-80 e BTR-4. No lado Russo, temos a 126ª Brigada de Proteção de Costa e a 11ª Brigada de Assalto Aéreo. Ao que costa, a 126ª teve suas perdas repostas durante a campanha de Kherson, tendo perdido cerca de 20 T-72B3 naquela ofensiva, aliás, sendo a Brigada que tomou a cidade em si. A 11ª, na sua composição, possui uma companhia de carros de combate. Assim sendo, poderíamos resumir as tropas de choque de ambos os lados entre 40 VBC's da AFU e 47 VBC's da RuF. Mais uma vez, é um número extremamente parecido e perigosíssimo para quem está atacando.
Saindo da comparação entre forças em terra, focando em geral, podemos concluir que a AFU tem ligeira vantagem numérica no que tange a Infantaria, mas valor igual ou inferior no que diz respeito a viaturas blindadas, especialmente carros de combate. Isso aqui é um problema enorme, pois é reportado que os Russos minaram algumas áreas para canalizar as tropas da AFU para algumas trincheiras ao torno de toda a linha. Mas isso, estamos falando apenas sobre as linhas de contato, vou entrar no mérito das reservas depois.
Outro problema para a AFU é a enorme inferioridade no que tange a sistemas antiaéreos e, principalmente, artilharia solo-solo. Os Russos possuem ao menos duas Brigada de Artilharia na região, sem falar nas orgânicas, enquanto a AFU possui apenas as orgânicas. Isso é perceptível quanto a quantidade de locais bombardeados pelos Russos ao mesmo tempo e a que os Ucranianos fazem, que é focado em dois pontos, próximo a Kherson e em Velyka Oleksandrivka, enquanto os Russos bombardeiam praticamente todas as linhas e ainda Mykolaiv.
Reservas
É aqui que a porca começa a torcer o rabo. A AFU possui três Brigadas como "reservas", todas leves, sendo as 124ª e 123ª Brigadas de Defesa Territorial e 35ª Brigada de Fuzileiros Navais. São no máximo apoiados por viaturas BTR's, não possuem carros de combate em sua composição. Vi que tem "especialista" que considera as tropas em Odessa, especialmente a 5ª, como Brigadas de Reserva para Ofensiva. Isso é sandice a níveis absurdos, pois os Russos possuem uma Divisão na Transnistria, que corresponde a uma Brigada Reforçada e dois Regimentos, além de duas Brigadas de tropas da própria Transnistria. Se decidirem mover a 5ª de Odessa pra Mykolaiv, só restarão três Brigadas em Odessa, que são todas leves. Aliás, em Odessa mesmo, o que há presente é a 11ª Brigada da Guarda Nacional - que é tão leve quanto a 122ª, Brigada focada no que consideraríamos GLO - e a 1ª Brigada de Infantaria Naval. A 122ª foi enviada para a fronteira com a Transnistria, formando posições defensivas na região.
Pro lado dos Russos, a coisa é bem diferente. O que temos de confirmado são os 255º e 20ª Regimentos de Guarda Motorizados, reforçados com 1 BTG cada, totalizando uma estimativa de 64-96 carros de combate, junto com a 7ª Divisão de Guarda de Assalto Aéreo. Além disso, o restante da 20ª Divisão de Guarda Motorizada estava sendo enviado para a região.
Em termos de reserva, a RuF possui uma vantagem assustadora, o que permite realizar contraofensiva e até uma operação ofensiva em torno de Mykolaiv.
Poder Aéreo e Defesa Antiaérea
Esse pra mim é o ponto decisivo. Os Russos não apenas possuem vantagem no cenário ar, como solo-ar, estabelecendo uma completa supremacia aérea na região. No inicio desse mês, é dito que a AFU tentou realizar uma ofensiva em Pravdyne e o resultado disso teria sido o abate de 5 aeronaves da AFU, o que seriam quatro de ataque (Su-25 e Su-24) e um Su-27, confirmação, tem de dois Su-25 e Su-27. Os Ucranianos também dispararam Tochka-U em Kherson, porém foi reportado ter sido interceptado por sistemas S-300 baseados em Kherson. Quanto a AAe da AFU, me parece muito pobre ou talvez inexistente, pois os Russos reportaram abate de dois sistemas S-300 em Mykolaiv no início do mês e, até então, não houve um único caso de interceptação de mísseis de cruzeiro atacando Mykolaiv, o que demonstra a inexistência de sistemas antiaéreos de médio e longo alcance na região. Os Russos recentemente destruíram um edifício de C2 e Inteligência dentro de Mykolaiv, com mais de 20 mortos, segundo fontes locais.
Conclusão minha
Não há qualquer sentido da AFU iniciar uma ofensiva na região, seria um tiro no pé tremendo. Estão com nenhuma vantagem em proporção para as linhas de contato e ficam em franca desvantagem se os Russos acionar as tropas na Reserva, o que pode haver um colapso de toda a linha.
Pelo que estou vendo da movimentação de ambas as forças, os Russos estão alocando mais tropas blindadas na região Central (Snihurivka) e Norte (Velyka Oleksandrivka), o que na minha opinião demonstra uma ciência dos Russos sobre as intenções da AFU e o planejamento de um contra-ataque na parte central, utilizando tropas blindadas na reserva e o desenvolvimento de uma Oblique Order clara ao Centro e Norte, com tropas da AFU nessas regiões já em desvantagem ainda no dia 22, o que deve ser maior hoje com o envio de mais tropas ao Norte.
O terreno em Kherson, com a exceção da extensão do Rio Inhulets, é puro campo aberto, o que seria perfeito para VBC's T-72B3, que possui sistemas de controle de fogo em muito superior aos T-64BM e T-72M1, especialmente a esses últimos. Os dois últimos citados possuem ainda os antigos sistemas de controle de fogo TPN-1-TPV e TPD-2-49, sendo que o do T-64M Bulat (que é o que equipa a 14ª Brigada Blindada) é um upgrade do sistema de fogo do T-72A, que já era péssimo. Possui modo de visão noturna passiva e visão IR ativa, com aquelas enormes lanternas IR no lado esquerdo da torre, enquanto os T-72B3 já possuem sistemas IR de primeira geração e o T-72B3M de terceira geração. Além disso, o que mais podem disparar de perigoso é a 3BM42 Mango, enquanto o T-72B3 e o B3M podem disparar a 3BM60 e mísseis Reflects, ampliando seu alcance de engajamento. É basicamente uma reedição da Desert Storm, em que munições e sistemas de controle de fogo fizeram a diferença no enfrentamento entre carros de combate na região.
Mas em si nem é essa a vantagem para a AFU, mas sim para a aviação, além da artilharia, como vimos na destruição de cerca de dois Batalhões de carros de combate da AFU na região de Zaporizhzhia pela artilharia e carros de combate.
Aparentemente, os Russos podem esperar essa ofensiva, ceder um pouco de terreno e iniciar uma Oblique Order através de Snihurivka, cortando o fronte em dois e criando um bolsão na região entre Mykolaiv e Kherson, podendo trancar de quatro a seis Brigadas da AFU na região.
Para a AFU, a única saída é aproveitar que os números são relativamente iguais e usar essas Brigadas para defender Mykolaiv, o que poderia atrasar um absurdo uma possível ofensiva em Odessa.
- ca_metal
- Intermediário
- Mensagens: 145
- Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
- Agradeceu: 179 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: UCRÂNIA
@gabriel219 O que eu andei lendo é que se espera um contra-ataque ucraniano sim, mas na frente norte mesmo, talvez Izyum.
Só que já li de tudo nesses últimos meses. De invasão à Transnístria até contra-ataque no Donbas. Isso sem falar naquelas ideias malucas, como aquela de invadir a Crimeia com drones e buggies.
Só que já li de tudo nesses últimos meses. De invasão à Transnístria até contra-ataque no Donbas. Isso sem falar naquelas ideias malucas, como aquela de invadir a Crimeia com drones e buggies.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13884
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Re: UCRÂNIA
O EUA está enviando equipamento para a Ucrânia reforçar as tropas no Sul e fala em retomada da Criméia, além da AFU ter enviado tropas de outras frentes para a região, foi ai que os Russos mantiveram posições defensivas, então está claro que as tropas na região de Mykolaiv possuem caráter ofensivo. Agora se é diversionário ou não, só veremos depois.ca_metal escreveu: ↑Sex Mai 27, 2022 1:26 am @gabriel219 O que eu andei lendo é que se espera um contra-ataque ucraniano sim, mas na frente norte mesmo, talvez Izyum.
Só que já li de tudo nesses últimos meses. De invasão à Transnístria até contra-ataque no Donbas. Isso sem falar naquelas ideias malucas, como aquela de invadir a Crimeia com drones e buggies.
ATUALIZAÇÃO:
Os Russos também tomaram o Mir Hotel, em Severodonetsk. O Mir Hotel é importante pois fica na região central da frente de combate e está atraindo contra-ataques da AFU, ao que está sendo dito pelos próprios Ucranianos. O Mir Hotel pode acabar sendo um Foothold para as operações na cidade igual foi Portcity Shopping em Mariupol.
BMPT operando no T.O do Bolsão de Severodonetsk:
Outros informes:
Os Ucranianos estão evacuando Slovyansky e Kramatorsk:Fighting now underway near Rayhorodok, between Lyman and Sloviansk according to police at Sloviansk northern checkpoint, forbidding onward travel north. Outgoing artillery audible all morning from Sloviansk.
A LPR recuou das posições de Komyshuvakha e a AFU ocupou. A LPR teria se posicionado em bairros próximos para uma possível retomada da Ofensiva.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13884
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 9618
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 296 vezes
- Agradeceram: 613 vezes
Re: UCRÂNIA
São muitos "especialistas estrangeiros" mortos de uma vez. Isso foi trabalho de HUMINT.
https://www.kyivpost.com/ukraine-politi ... lized.html
Além disso, Scott Ritter alegou um tempo atrás que os russos têm informantes dentro do SBU que revelam informações importantes como as remessas ocidentais entregues à Ucrânia.
Foi criado uma tabela com algumas informações dos veículos de ambos os lados da guerra, baseado com dados do Oryx.
A 5ª coluna Уничтожено representa os veículos destruídos, a 6ª coluna Захвачено representa os veículos capturados, a 8ª coluna % потерь representa a porcentagem das perdas e a última coluna Осталось representa o total dos veículos é ainda o que contém.
1ª - Rússia:
2ª - Ucrânia:
Acontece que os ucranianos têm mais tanques do que tinham antes do início da guerra. Eu não confio no Oryx, mas é pertinente as informações contidas na tabela que foi criada.
- ca_metal
- Intermediário
- Mensagens: 145
- Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
- Agradeceu: 179 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: UCRÂNIA
Claro que têm. Pra Ucrânia não é uma guerra, é um programa de reaparelhamento das forças.
Eles estão andando de pick-up 4x4 pelo estilo mesmo.
E se você disser que não faz sentido, é porque você é um bot russo.
/s
Tirando o sarcasmo, Oryx baseia as alegações simplesmente em fotos. Já teve thread no Twitter mostrando um mesmo tanque sendo contado mais de uma vez.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13884
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Re: UCRÂNIA
Parece que tropas Spetnaz, mais fundo em Kharkiv, emboscaram e mataram algumas tropas, que parece que estava carregando informações e ordens materializada, entregando alvos do Kraken e operações ofensivas programadas. Não sei até aonde é verdade, mas faz sentido, levando-se em conta a quantidade de SIGINT e ELINT que os Russos possuem, é mais seguro enviar ordens dessa forma.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6307 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
Re: UCRÂNIA
TOS-2 aparentemente indo para a Ucrânia tocar o horror: hora de dar uma mexida no ASTROS?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18732
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13884
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Re: UCRÂNIA
Após o recuo da LPR em Komyshuvakha, resumiram os ataques no vilarejo.
Próximo dali, em Severodonetsk:
Mais uma vez, esqueçam parcialmente o que o Mod Russo diz sobre quantidade de coisas abatidas e se atentem mais aos lugares de atuação disso:
Isso aqui vi em diversas mídias a respeito de uma tentativa de quebrar defesas Russas em Davydiv Brid:
Não dou bola muito pelo que os Russos dizem ter abatido, mas é interessante, pois os Russos reportaram abate de aeronaves na região, o que pode sustentar que realmente houve uma tentativa de ofensiva da AFU na região, o que imagino ser parte da 14ª Brigada Mecanizada. É a OM mais próxima daquele ponto.
Essa posição é importante pois interliga duas rodovias secundárias até a cidade de Velyka Oleksandrivika, que é o HUB Logístico e FOB dos Russos no quadrante Norte de Kherson.
O que também sustenta essa tese é que os Russos iniciaram um bombardeio pesado em toda linha de frente de Mykolaiv:
Outras regiões duramente bombardeadas são:
Basicamente as barragens de artilharia ocorrem no mesmo horário. Na região de Popasna, aparentemente os Russos reduziram as ofensivas, somente em alguns pontos. Acho que é para reunir mais tropas e avançar mais, em direção a Bakhmut. Os Russos avançaram tanto, que acabaram cometendo um erro e tiveram que recuar de Bilohorivka.
Mykolaiv, Kharkiv e outras cidades também foram atingidas por mísseis.
Próximo dali, em Severodonetsk:
Mais uma vez, esqueçam parcialmente o que o Mod Russo diz sobre quantidade de coisas abatidas e se atentem mais aos lugares de atuação disso:
Isso aqui vi em diversas mídias a respeito de uma tentativa de quebrar defesas Russas em Davydiv Brid:
Não dou bola muito pelo que os Russos dizem ter abatido, mas é interessante, pois os Russos reportaram abate de aeronaves na região, o que pode sustentar que realmente houve uma tentativa de ofensiva da AFU na região, o que imagino ser parte da 14ª Brigada Mecanizada. É a OM mais próxima daquele ponto.
Essa posição é importante pois interliga duas rodovias secundárias até a cidade de Velyka Oleksandrivika, que é o HUB Logístico e FOB dos Russos no quadrante Norte de Kherson.
O que também sustenta essa tese é que os Russos iniciaram um bombardeio pesado em toda linha de frente de Mykolaiv:
Outras regiões duramente bombardeadas são:
Basicamente as barragens de artilharia ocorrem no mesmo horário. Na região de Popasna, aparentemente os Russos reduziram as ofensivas, somente em alguns pontos. Acho que é para reunir mais tropas e avançar mais, em direção a Bakhmut. Os Russos avançaram tanto, que acabaram cometendo um erro e tiveram que recuar de Bilohorivka.
Mykolaiv, Kharkiv e outras cidades também foram atingidas por mísseis.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13884
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Re: UCRÂNIA
Jornalista Brasileiro tem uma capacidade de falar o que não sabe com tanta propriedade, que me assusta. M31 ter ogiva de 220 kg é de lascar - deve ter confundido libras com quilograma, já que a ogiva pesa 90 kg em ambas as versões - praticamente o peso total do foguete, mas enfim.
Não sei até que ponto isso serviria para ajudar no Donbass, pois o M270 é um sistema complexo, bem diferente dos rudimentares BM-27 e BM-21 que os Ucranianos possuíam. Vai levar bastante tempo até realmente serem bons e aptos para causar pesados danos usando esses sistemas, o que me faz cogitar que, muito provavelmente, será operado por
Eu, vendo como a situação está se desenrolando e a quantidade de vídeos postado por tropas Ucranianas na região do Donbass, se recusando a receber ordens, pedindo ajuda ou simplesmente relatando a situação, isso dificilmente mudará por contra de M270 ou até Abrams, pra não dizer impossível.
A AFU recebendo esses materiais, seria muito mais inteligente manter eles em zonas não conflagradas, treinando e dominando o material para dissuadir os Russos de invadir pontos novamente ao Norte e ao Sul, deixando o Donbass para eles, não tem jeito. Fechando ali em Severodonetsk, são seis Brigadas e as melhores, restando apenas a 93ª em Kharkiv, que é considerada uma das tropas de elite da Ucrânia.
Sinceramente eu não consigo entender esse desperdício de material bom, que elevaria o patamar da AFU a níveis nunca antes praticados por eles, em alguns termos superior a equipamentos Russos, pra jogar numa frente que já está virando um moedor de carne, se é que não já virou.
Editado pela última vez por gabriel219 em Sáb Mai 28, 2022 9:57 am, em um total de 2 vezes.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39491
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2848 vezes
Re: UCRÂNIA
Agressões sexuais dentro das Forças Armadas Norte-Americanas é por demais conhecido, agressões sexuais em massa como se vê na Ucrania...não.Suetham escreveu: ↑Sáb Mai 21, 2022 3:20 pmO que você sabe parece não ser muito.cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Mai 21, 2022 2:07 pm
Que eu saiba ele deu especial relevo ao assassinato de civis de propósito e não como efeito colateral, para além de violação de mulheres em massa pelos Russos. Que eu saiba isso não aconteceu nem no Iraque nem no Afeganistão pelos Norte-Americanos, mas se tiver outros dados apresente-os.
Em 2017, o SIGAR(Special Inspector General for Afghanistan Reconstruction) apresentou um relatório sobre violência e agressão sexual de suas próprias tropas no país. O relatório afirma que entre 2010 e 2016, houve o registro de mais de 6.000 acusações de agressões sexuais infantis por tropas americanas. A administração Obama só encomendou o relatório por causa de um artigo publicado do New York Times relatando alguns casos.
Aliás, os EUA não só fizeram isso com a população afegã, a máquina de guerra americana também tem seu próprio histórico de violência sexual contra suas próprias forças. Um relatório da SAPRO(Sexual Assault Prevention and Response Office) ordenado pelo Congresso em 2009 publicou que uma em cada três soldados do sexo feminino são estupradas durante o serviço militar nos EUA.
Tu sabe em quais locais isso onde mais aconteceu? Afeganistão e Iraque. Deve ser mera coincidência, não acha não?
Tem até um documentário sobre isso, "The Invisible War".
Esses são relatórios publicados pelas próprias instituições americanas, impossíveis de serem contestadas, isso é apenas um pequeno reconhecimento de seus próprios crimes de guerra no Afeganistão e no Iraque.
Além disso, você também parece estar por fora sobre o assassinato de civis de propósito por tropas americanas no Iraque e principalmente no Afeganistão. O termo "efeito colateral" é exatamente o mesmo termo que a propaganda americana publica. Não vou me alongar nisso aqui porque o tópico não é sobre Afeganistão/Iraque, mas a Ucrânia. Os fatos que você não sabe, eu sugiro você pesquisar, existe uma ótima ferramenta de pesquisa para isso na internet, inclusive te auxilia em pesquisar em outras línguas.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18732
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Re: UCRÂNIA
O Ministério da Defesa russo declarou hoje que Lyman está sob controle total. Tem um importante entroncamento de estradas e ajudará a cercas as tropas ucranianas que estão no Oeste: