Eu procurei números aqui e vai entre 2,5 mil MANPADS até 4 mil. Mesmo que considere o número mais baixo e subtrai pela porcentagem baixíssima de 30% de efetividade - coisa que até o Strela véio supera essa porcentagem - e a quantidade de aeronaves supostamente abatidas pelos Ucranianos - tirando mérito da aviação e outros sistemas antiaéreos - dando uma continha bem simples de Me (Mísseis Enviados) - Te (Taxa de Efetividade) - Sa (Supostos Abates) = 2500 - 30% (750) - 249 (inclui aeronaves danificadas) = 509 tiros deveriam sobrar, ou seja, a conta ainda não fecha!Túlio escreveu: Seg Mai 23, 2022 3:06 pmAqui é coisa óbvia e ambos já falávamos sobre isso logo que começaram as "ajudas massivas", com muitos milhares de mísseis, supostamente infalíveis (ATGM e MANPAD). O interessante mesmo é o que o @EDSON postava aqui mesmo neste tópico vários anos atrás, sobre a extrema corrupção no Exército da Ucrânia, os caras vendiam no mercado negro o que tinham de mais inteiro daqueles cacos véios que usam até hoje; é só lembrar daqueles posts e logo se imagina muito bem o que fazem com equipamentos State-Of-The-Art que vieram de batelada (só a "neutra" Suécia parece que mandou uns 5 mil ATGM).
O que, até onde lembro, só eu mencionei foi que é IMPOSSÍVEL que pelo menos uma pequena parte disso vá acabar sendo usada em atos terroristas justamente contra quem mandou.
As versões de Stinger e Grom enviadas - até Starstrek, porém este não sei se chegou a ser entregue de fato - eram versões modernas de estoque e o EUA cuida bem de seus estoques, haja vista Abrams e Bradley sendo reformados a traço de 0 km por ai - ALÔ EXÉRCITO - então é de se esperar, considerando ECCM e flares, uma taxa de efetividade em torno de 50-60%. O Ka-52 é o helicóptero mais avançado dos Russos, em termos de ECCM e Flares e tomou dois Manpads, conseguindo pousar, mas os Manpads foram bem efetivos.
O que vemos agora é ataque aéreo com bombas burras em Kharkiv, Zaporizhzhia, Dnipro, Severodonetsk, Adveenka, Lyman e entre outros. De quarta pra cá, foi uma verdadeira festa da VVS, até de helicópteros de ataque, realizando sobrevoo em cima de Izyum e não se tem notícia de abate nem propagandístico. Agora temos relatos vindos da linha de frente sobre a ausência de MANPADS.
Se estão fazendo isso com MANPADS, imagine o que está ocorrendo com armas anticarro. E imagine o que pode ocorrer se isso cai na mão de alguém do ISIS...