UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13573
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#6541 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 06, 2022 3:55 pm

:arrow: Fronte Sul

Odessa de novo:


Mykolaiv:


:arrow: Fronte Norte

Depoimento de tropas Ucranianas em Lyman:


Tropas Russas avançam em Severodonetsk através da cidade de Voeivodvka, avançando através de Rubiznhe e Shedrysheve:





Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9401
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 597 vezes

Re: UCRÂNIA

#6542 Mensagem por Suetham » Sex Mai 06, 2022 4:08 pm

gabriel219 escreveu: Sex Mai 06, 2022 3:28 pm
Suetham escreveu: Sex Mai 06, 2022 3:10 pm

As forças russas estão intensificando desde o início da guerra o reconhecimento aéreo para realizar a avaliação de danos(Bomb damage assessment - BDA) e identificar posições ucranianas. É muito provável que seja o drone Orlan-10 fazendo esse reconhecimento.
Show.

Isso nos ajuda a compreender melhor o papel do reconhecimento aéreo russo nessa guerra.

O VDV opera o Orlan-10, o Eleron-3SV e o Tachyon para reconhecimento aéreo, provavelmente eles devem estar usando o Orlan-10 e o Eleron-3SV para identificar posições de defesa aérea ucraniana e também posições de artilharia assim como fazer toda a avaliação de danos. O Tachyon seria empregado como um vetor de reconhecimento tático.

Vale lembrar que o Orlan-30 também está sendo utilizado e isso já foi provado, a Ucrânia conseguiu desorientar um com medidas de GE, embora este drone não seja empregado pela VDV, mas pela força terrestre russa.

Isso confirma o que já foi dito. A Rússia faz o reconhecimento aéreo das posições ucranianas, emprega massivamente a artilharia quando o drone faz a designação e o papel de vigilância, depois faz o BDA confirmando a extensão dos danos provocados para em seguida avançar e km por km vão avançando, isso limita muito as perdas pelo lado russo tanto em termos de equipamentos quanto de soldados e aumenta drasticamente a derrota para o lado ucraniano, principalmente quando este não tem superioridade aérea. Provavelmente foi assim com o jornalista Luis Kawagiti que foi atacado assim que ultrapassou a posição das unidades ucranianas ficando entre eles e as posições russas.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9401
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 597 vezes

Re: UCRÂNIA

#6543 Mensagem por Suetham » Sex Mai 06, 2022 5:06 pm

Suetham escreveu: Sex Mai 06, 2022 1:09 pm

Eu acho que a carga explosiva está faltando, então este foi provavelmente foi ataque bem-sucedido.


Não foi bem-sucedido. Embora tenha impactado o solo próximo da posição russa, o Switchblade e sua variante barata e exclusiva são pequenas munições vagabundas.

Bem, houve uma inevitável incompetência do operador. Esses minúsculos drones kamikazes são perigosos, difíceis de combater, mas também tem que ser muito bem empregados conforme se vê na imagem, e um operador que não tenha muita experiência com esse tipo de sistema, não obterá sucesso em empregá-lo, a carga explosiva é baixa demais para cometer danos a quem estiver a metros de distância. A certificação para um operador conseguir usar o Switchblade é de 40 horas, mas operadores que estão em meio a uma guerra que nunca operou esse sistema na vida não terá o mesmo rendimento de um operador que usa o sistema há mais tempo.



Falando em Moskva. Então, aparentemente, há um vazamento no relatório de prontidão técnica da Moskva. Foi datado em 10 de fevereiro de 2022. Portanto, é muito recente. O perfil do Twitter é parcial pra kct, então todo cuidado é pouco para as afirmações.

Então, o Moskva basicamente não estava apenas pulando seus ciclos de modernização, mas também nem mesmo estava em condições operacionais. O radar do controle de fogo do S-300FM tinha problemas, o AK-630 tinha problemas, o OSA tinha problemas e aparentemente seu radar de busca aérea MR-800 interferiu na antena Satcom e ela entrou em combate em tal condição. Lamentável.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13573
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#6544 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 06, 2022 5:23 pm

Mas é o resumo da Marinha Russa. Tirando os novos navios e os submarinos, o resto é basicamente museu combatente.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9401
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 597 vezes

Re: UCRÂNIA

#6545 Mensagem por Suetham » Sex Mai 06, 2022 9:35 pm

gabriel219 escreveu: Sex Mai 06, 2022 5:23 pm Mas é o resumo da Marinha Russa. Tirando os novos navios e os submarinos, o resto é basicamente museu combatente.
Nesta altura do campeonato, qualquer documento publicado eu desconfio porque são fáceis de serem falsificados, até mesmo vídeos estão sendo alterados, imagina documentos. A Rússia não fica atrás nessa guerra de desinformação, um pouco antes e também durante a guerra, alguns documentos ucranianos apareceram na internet e mais tarde foram concluídos que eram falsos.

Além do mais, eu seria extremamente cauteloso com esse perfil e ele ainda é ucraniano, se for o verdadeiro, porque devem existir outros perfis com esse nome. O problema maior com isso é o fato do Girkin não vincular a página Vk onde o relatório foi supostamente postado, impedindo de fazer a verificação da fonte primária, assim como o Oryx que também não confio.

Acho importante publicar isso mesmo que ainda seja um relatório sem veracidade porque as informações sobre vulnerabilidades do Moskva também podem se aplicar ao Varyag na Frota do Pacífico. Ou mesmo o Marechal Ustinov da Frota do Norte.

Por exemplo, quando os leigos pensam em navios de superfície com capacidade AAe soviético ou russo, eles instintivamente os imaginam como navios AEGIS americanos, mas os navios AEGIS foram desenvolvidos especificamente para combater a ameaça AShM supersônica soviética. Navios soviéticos na época foram desenvolvidos para combater porta-aviões e submarinos da USN. Na época, não havia ameaça crível de mísseis antinavio de longo alcance para a marinha soviética. O MM38 Exocet entrou em serviço em 1975 e tinha alcance de 42km. O RGM-77A Harpoon entrou em serviço em 1977 com alcance de 80 km.

Mas mesmo quando tal ameaça surgiu, a indústria eletrônica soviética lutou para desenvolver um sistema viável que copiasse as capacidades do AN/SPY-1. O radar Mars-Passat PESA foi testado em Baku (4ª classe Kiev) na década de 1980, mas apesar de ter sido oficialmente comissionado em 1989, não há evidências de que o radar tenha alcançado capacidade operacional total e o navio tenha contado com o radar MR-710M-1, que foi usado como backup.

Matrizes do Mars-Passat na frente da ilha do Baku:
Imagem

As matrizes em fases foram introduzidas porque a varredura mecânica fornece resolução mais baixa e taxa de atualização mais baixa para processamento de sinal confiável contra objetos RCS pequenos em movimento rápido. Mísseis de cruzeiro voando baixo foram a razão para as matrizes PESA no MiG-31 e S-300. O radar Zaslon era muito caro e problemático, e o S-300 tinha uma antena muito mais simples.

O que devemos relembrar é que os matrizes PESA, ao contrário das matrizes AESA, são fáceis de fabricar. O problema está nos computadores que controlam a matriz e processam o sinal. O sucesso do AEGIS e o fracasso do Mars-Passat foram determinados por computadores, não por radares. Agora os computadores não são um problema, mas o dinheiro é - e é por isso que o marechal Ustinov (Frota do Norte) recebeu dois novos radares, mas o Varyag (Frota do Pacífico) apenas um.

Então, o que era Moskva em termos de guerra antiaérea?

1. Moskva tinha quatro radares principais:

MR-800 Voskhod - versão naval do radar de busca aérea do S-300F (1984).
MR-710 Fregat-M - projetado como parte do programa de contratorpedeiros Sovremenny, iniciado em 1971.
MR-600 Voshkod - usado em cruzadores Kondor(classe Moskva) que foram construídos e comissionados na década de 1960.
3R41 Volna - versão naval do radar de mira S-300 (1970).

O MR-800 Voskhod opera nas bandas C/D/E/F (L/S) e tem um alcance máximo de 555 km de alcance contra alvos a 25 km de altitude, este radar de busca aérea 3D conseguia enxergar alvos de superfície no alcance de 50 km. O MR-800 opera de forma integrada a outro radar tridimensional de busca MR-710 Fregat-M.

O Fregat-M opera nas bandas D/E (L/S) e tem alcance máximo de 370 km contra alvos a 30 km de altitude, 40 km contra alvos de superfície do tamanho de um navio de guerra e um alcance mínimo de visão de 2 km. Fregat-M é um phased array, mas apenas com a finalidade de direcionar o feixe verticalmente.

O MR-600 Voshkod opera nas bandas C/D/E/F (L/S) e é um sistema ainda mais primitivo com alcance máximo inferior a 200 km. A razão pela qual é usado no navio é o compartilhamento de tarefas. Fregat-M tem melhor alcance e resolução e é capaz de rastrear alvos e fornecer essas informações ao iluminador. Enquanto o Fregat-M está fazendo isso, o Voshkod continua a varrer a área no modo de pesquisa porque, apesar do alcance mais baixo, ele tem uma banda mais ampla e, portanto, fornece mais retornos (os alvos falsos não são um problema).

O Volna opera nas bandas I/J (X/Ku) e tem alcance de 100km. Se um alvo de baixo RCS for detectado, como o TB2, seria mais prático para a tripulação do Moskva usar o Volna. No entanto, é muito limitado em capacidade, sendo capaz de rastrear apenas 6 alvos e engajar 3 deles. Ele também possui uma única antena com alcance de feixe de aproximadamente 120 graus. Tem, portanto, campo de visão estreito e capacidade limitada para discernir alvos.

O conjunto MR-800 Voskhod/MR-710 Fregat-M operava de uma forma complementada, mas atuavam independentemente dos outros dois últimos radares e as informações eram compartilhadas entre a tripulação. O processamento de sinal foi feito por computadores simples dos anos 1970 com programação definida por hardware que foi otimizada para detecção de aeronaves, em vez de mísseis.

2. Moskva tinha duas camadas independentes de defesa aérea:

Defesa de área estendida - S-300F
Defesa aérea aproximada - 4K33 Osa-M/AK-130/AK-630

Pelo que descobri, é assim que esses sistemas funcionavam com os radares:

S-300F - controle de incêndio 3R41 + busca e alerta antecipado (MR-800 + MR-710 integrados) + alerta antecipado MR-600
Osa-M - MPZ-301 busca e controle de fogo + alerta antecipado (MR-800 + MR-710 integrados)
AK-130 - controle de incêndio MR-184 + busca e alerta antecipado (MR-800 + MR-710 integrados)
AK-630 - controle de incêndio MR-123 + busca e alerta antecipado (MR-800 + MR-710 integrados)

Abaixo você pode ver como o layout do navio afeta seu desempenho em termos físicos:

Imagem

O AK-630 cobre uma área de 180 graus. A frente e a lateral são protegidas por dois AK-630 controlados por um único MR-123. O alcance máximo é de 4 km, efetividade de 2 km.

O AK-130 cobre uma área mais ampla limitada pelos lançadores P-500, portanto, em distâncias mais longas, cobre cerca de 270 graus e em distâncias mais próximas de 180 graus da frente. O alcance máximo é de 15 km, o alcance efetivo contra mísseis é de 8 km.

Osa-M cobre uma área de 180 graus. Ambos os lados são protegidos por um único sistema. O alcance máximo é de 9 km.

Imagem

Se Volna estiver ocupado rastreando o TB2, o Moskva teria as seguintes maneiras de detectar e reagir contra o AShM:

Traseira - 2x Osa-M (MPZ-301)
Lados - 1x Osa-M (MPZ-301) e 2x AK-630 (MR-800/MR-710)
Frente - 1x AK-130 (MR-710) e 2x AK-630 (MR-800/MR-710)

Se o MR-800 em conjunto com o MR-710 não detectasse, apenas o Osa-M poderia engajar mísseis porque possui um radar de busca independente, mas como você pode ver na foto, a posição "desligada" padrão é com o lançador coberto e os radares apontados ao longo do eixo do navio, para trás ou para a frente. É muito provável que Moskva estivesse operando com esses sistemas desligados e, nesse caso, mesmo que a ameaça fosse detectada em distâncias mais próximas, há tempo necessário para aquecer o sistema e colocá-lo em ação, o que o navio provavelmente não tinha.

Cruzadores anteriores com mísseis Shtorm(SA-N-3) tinham dois iluminadores independentes na proa e na popa para evitar pontos cegos. Kirov tem igualmente dois iluminadores para seu S-300F. Slava tem apenas um.

Moskva também tinha o sistema ECM "Side Globe" original, que é como se todos os radares do navio fossem muito bem compreendidos pelos designers ucranianos do Neptune. Eletrônica é mecânica, apenas em uma escala muito menor. Os componentes eletrônicos se desgastam como qualquer outra máquina.

Quando os russos interromperam a manutenção em sua frota, com a negligência atingindo escala catastrófica, também afetou os eletrônicos e, como os fabricantes de eletrônicos estavam entre os mais atingidos pelo colapso do financiamento, não havia substitutos disponíveis. As peças provavelmente seriam canibalizadas de navios mais antigos que também estavam em más condições. Em algum momento nos últimos 31 anos não havia mais peças disponíveis para manter sistemas antigos.

Para cada ato de negligência na manutenção de munição ou combustível explosivo existem inúmeros atos de negligência na manutenção de sistemas eletrônicos, elétricos ou hidráulicos como o sistema de sprinklers defeituoso que nunca foi consertado quando Moskva estava em reforma. O maior perigo para as tripulações durante os incêndios não é o fogo, mas a fumaça. Ventilação não é ar condicionado, então ter ar condicionado para missões na Síria não é o mesmo que ter ventilação de emergência para lidar com grande volume de gás tóxico que afetará todos sem máscara de respiração.

Uma seção defeituosa da matriz do radar de busca não conseguiu rastrear o míssil por causa de peças desgastadas. Os sistemas de autodefesa não foram alertados e não reagiram a tempo. O míssil atingiu uma parte do navio que permitiu que o fogo se espalhasse para áreas vulneráveis ​​e os sprinklers defeituosos não conseguiram detê-lo. A tripulação com pouca força foi incapaz de continuar tripulando as estações de combate e combater o fogo e os danos e etc.

Pequenos atos de negligência inócua combinam-se para resultar em um efeito catastrófico em cascata. Probabilidade muito maior de isso acontecer do que um único caso de manuseio incorreto de armas ou combustível, ou seja, coisas que as pessoas prestam atenção porque matam instantaneamente. Por isso eu acho a perda do Moskva um desastre, imprudentemente ou não, foi uma perda extremamente simbólica para a moral da Frota do Mar Negro e consequentemente para toda a Marinha Russa.

As consequências da invasão na Ucrânia influenciam e possivelmente impactam a modernização naval da Rússia.

A idade média dos navios mais antigos é superior a 30 anos e todos são projetos do final da década de 1970 e início da década de 1980, com exceção de 2 fragatas Neutrashimy e 2 submarinos Akula modificados. Alguns dos projetos "modernos", como submarinos Kilo melhorados, fragatas Gepard ou Grigorovich, estão usando plataformas mais antigas com sistemas mais novos. Exemplo a classe Grigorovich é uma Krivak com radar Fregat-M2M e sistema Buk.

Essa condição terrível da frota foi a razão pela qual um grande acúmulo foi planejado para 2020-2030. Como solução provisória, várias modernizações foram programadas para plataformas mais antigas que permaneceriam em serviço até que as substituições estivessem disponíveis - Delta IV, Oscar II, Akula, Udaloy. O acúmulo incluiu os seguintes navios de guerra (e vários navios auxiliares e de patrulha):

7 SSBN
6 SSGN
5 SSAN (Poseidon)
9 SSK
8 FFG
15 FFC(derivados da classe Steregushchiy)
16 PGM(pequenos barcos de mísseis)
2 LHD
2 LST

O lançamento de um casco é particularmente importante para passar para outro estágio de trabalho, de modo que apenas esses navios podem ser considerados resistentes a quaisquer cortes repentinos de financiamento, pois o trabalho pode ser esticado e ainda fornecer alguns resultados, o que seria difícil de alcançar para qualquer navio numa fase inicial.

A frota que será mais afetada por qualquer corte repentino é a Frota do Pacífico que atualmente é composta por navios muito ultrapassados ​​e foi alvo da modernização mais ambiciosa.

Em particular, seus navios menores como Grisha e Nanuchka/Tarantul deveriam ser substituídos por modernas fragatas/corvetas leves multifuncionais - 6x Steregushchiy e 6x Gremyashchiy respectivamente - além das novas fragatas Gorshkov, submarinos Borei, Yasen e Belgorod/Khabarovsk. De acordo com o plano, deveria se tornar uma pequena, mas moderna e potente força naval de águas azuis.

Esses planos provavelmente encontrarão grandes obstáculos, pois o financiamento para a marinha será tradicionalmente de menor prioridade, com maior atenção dada ao SV(força terrestre) e depois à VKS(força aérea). Forças estratégicas nucleares serão financiadas, mas cobrem apenas SSBNs.

Isso colocará a Frota do Pacífico e Frota do Norte apenas com navios modernizados antigos que foram modernizados com vida útil de 10 a 15 anos em mente e como complemento aos novos navios. Por exemplo, Udaloys modernizados contariam com defesas aéreas de navios como Gorshkovs e Gremyashchy. Da mesma forma, para Frota do Norte, os Kirovs não têm sistemas de defesa aérea modernizados e foram transformados em um grande porta-mísseis anti-navio com S-300F desatualizado e radares antigos.

Dos submarinos, todos os Oscars e Akulas estão chegando ao fim de sua modernização (2023), mas são designs antigos com apenas sonares e sistemas de combate atualizados para mantê-los funcionando e alinhados com comunicações modernas e novas armas. Para enfatizar a diferença - os últimos submarinos Los Angeles terminarão o serviço por volta de 2029-2031 e são melhores do que quase todos os submarinos russos modernizados. Com a introdução de Boreis e Yasens, a Rússia foi alcançando os posteriores Ohios e Los Angeles, não realmente assumindo o controle, pois têm vantagens apenas em alguns aspectos. Mas, submarinos mais modernos são necessários. Na área convencional os Kilos são uma derrota tecnológica - com baixo desempenho, resistência e sistemas de combate apenas ligeiramente modernizados.

A conclusão é:

1. Recuperar a capacidade básica naval fora dos mares Báltico e Cáspio, a Rússia teria que completar sua construção planejada no período 2020-2030. Para isso, tinha que evitar a todo custo causar uma crise econômica durante esta década. Fez exatamente o contrário - ignore aspectos de admissão de culpa, seja de quem for, teria que ser evitado estresses econômicos.

2. Considerando a quantidade de equipamentos modernos e capacidade de combate que a Rússia perdeu e está perdendo na Ucrânia(que terá que repor), a perda de fundos congelados, nenhuma perspectiva de ganhos materiais com a invasão e uma posição econômica que colocou-se em uma posição para ganhar igual ou menos, e não mais, dos restantes parceiros econômicos (China, Índia), estou vendo a possibilidade de mais uma década perdida (final dos anos 90/início dos anos 2000) em manutenção e financiamento para a marinha russa. Se no final a Rússia reinventar sua estratégia naval, será sobrecarregada com navios completamente obsoletos no final de sua vida útil prolongada. Este é um erro que você pode cometer uma vez em um século. Não duas vezes em 30 anos.

E só para apontar como outro financiamento será crucial - a Rússia perdeu o Su-35S sobre a Ucrânia. O radar N035 foi capturado aparentemente intacto. Agora, todo o programa de modernização para 90 Su-30SM, bem como todos os radares em 128 Su-35s, precisam ser alterados em um momento em que a Rússia estava lutando com a produção de eletrônicos complexos antes mesmo das sanções atuais. A Marinha russa (além dos SSBNs) simplesmente não é mais a prioridade e o tratamento prioritário era o que era necessário para ressuscitá-lo.

Com tanques/artilharia/mísseis e aeronaves/SAMs, a Rússia pelo menos tem algo para trabalhar sob coação, porque muito foi preparado e comprado nos últimos 10 anos. A Marinha russa estava atrasada e estava esperando o salto à frente que foi prometido. Tudo indica que foram apenas promessas que encontraram obstáculos no meio do caminho.




Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 714
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 190 vezes

Re: UCRÂNIA

#6546 Mensagem por LM » Sáb Mai 07, 2022 6:37 am




Não é este ataque específico - sem grande valor militar - mas sobre drones: a Rússia deve ser quem tem melhor defesa aérea; se os drones são um desafio "na frente", com milhares de km e potenciais alvo, não seria relativamente fácil defender a Ilha das Serpentes? Entre meios em terra e navais?




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60725
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6547 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 07, 2022 9:34 am

Esta foto é dada como sendo atual e... da Admiral Makarov, tranquilamente no porto. É como eu digo, tá cada vez mais brabo de saber qual lado MENTE MENOS:


Imagem


PS.: dois dias para sei lá o que o Putin vai aprontar no Dia da Vitória... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6548 Mensagem por ca_metal » Sáb Mai 07, 2022 11:48 am

Túlio escreveu: Sáb Mai 07, 2022 9:34 am
Esta foto é dada como sendo atual e... da Admiral Makarov, tranquilamente no porto. É como eu digo, tá cada vez mais brabo de saber qual lado MENTE MENOS:


Imagem


PS.: dois dias para sei lá o que o Putin vai aprontar no Dia da Vitória... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Agora tá explicado porque os Ucranianos pensaram que tinham acertado. Era só a fumaça habitual. 😂

Edit: O povo fica nessa punheta mental de que algo vai acontecer no dia 9. Parece que não conhecem o Putin. Ele prefere a surpresa. Se ele for fazer algo, não vai ser em um dia especial. No máximo vai fazer um discurso pra levantar a moral.

Aliás, talvez leve anos pra ele cobrar dos países da OTAN essa ajuda toda que estão dando lá na Ucrânia.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: UCRÂNIA

#6549 Mensagem por Matheus » Sáb Mai 07, 2022 12:07 pm

ca_metal escreveu: Sáb Mai 07, 2022 11:48 am
Túlio escreveu: Sáb Mai 07, 2022 9:34 am
Esta foto é dada como sendo atual e... da Admiral Makarov, tranquilamente no porto. É como eu digo, tá cada vez mais brabo de saber qual lado MENTE MENOS:


Imagem


PS.: dois dias para sei lá o que o Putin vai aprontar no Dia da Vitória... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Agora tá explicado porque os Ucranianos pensaram que tinham acertado. Era só a fumaça habitual. 😂

Edit: O povo fica nessa punheta mental de que algo vai acontecer no dia 9. Parece que não conhecem o Putin. Ele prefere a surpresa. Se ele for fazer algo, não vai ser em um dia especial. No máximo vai fazer um discurso pra levantar a moral.

Aliás, talvez leve anos pra ele cobrar dos países da OTAN essa ajuda toda que estão dando lá na Ucrânia.
Estavam regulando o motor diesel para o desfile do dia 9, tá explicado, hehe




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60725
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6550 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 07, 2022 12:25 pm

Matheus escreveu: Sáb Mai 07, 2022 12:07 pm
ca_metal escreveu: Sáb Mai 07, 2022 11:48 am

Agora tá explicado porque os Ucranianos pensaram que tinham acertado. Era só a fumaça habitual. 😂

Edit: O povo fica nessa punheta mental de que algo vai acontecer no dia 9. Parece que não conhecem o Putin. Ele prefere a surpresa. Se ele for fazer algo, não vai ser em um dia especial. No máximo vai fazer um discurso pra levantar a moral.

Aliás, talvez leve anos pra ele cobrar dos países da OTAN essa ajuda toda que estão dando lá na Ucrânia.
Estavam regulando o motor diesel para o desfile do dia 9, tá explicado, hehe
Aí é que está, e repito: cada vez mais brabo saber quem MENTE MENOS: qual a garantia de que a foto é mesmo atual? O Moskva já tinha até chegado rebocado ao porto, nenhuma vítima fatal a reportar e... deu no que mesmo?

No caso do Putin, me reservo também a dúvida: ele não vai falar apenas para o Ocidente mas também ao Povo Russo, talvez precise mesmo anunciar algo importante.

SE FOSSE EU: tigrada véia, vamos ter que apertar um pouco mais o cinto, pois estou suspendendo totalmente por seis meses - no mínimo - todo o gás, petróleo e qualquer outra commodity, incluindo alimentos, para a UE (quebrava em uma semana). :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6551 Mensagem por ca_metal » Sáb Mai 07, 2022 1:21 pm

Túlio escreveu: Sáb Mai 07, 2022 12:25 pm
Matheus escreveu: Sáb Mai 07, 2022 12:07 pm

Estavam regulando o motor diesel para o desfile do dia 9, tá explicado, hehe
Aí é que está, e repito: cada vez mais brabo saber quem MENTE MENOS: qual a garantia de que a foto é mesmo atual? O Moskva já tinha até chegado rebocado ao porto, nenhuma vítima fatal a reportar e... deu no que mesmo?

No caso do Putin, me reservo também a dúvida: ele não vai falar apenas para o Ocidente mas também ao Povo Russo, talvez precise mesmo anunciar algo importante.

SE FOSSE EU: tigrada véia, vamos ter que apertar um pouco mais o cinto, pois estou suspendendo totalmente por seis meses - no mínimo - todo o gás, petróleo e qualquer outra commodity, incluindo alimentos, para a UE (quebrava em uma semana). :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
As pessoas estão muito focadas em coisas que não mudam nada o quadro… se afundou ou não o navio, se a Rússia está ou não sem munição, se a Ucrânia tem ou não defesa anti-aérea. Isso é tudo fog of war e vai sempre ser usado como tal. Eu ando olhando apenas os avanços e os detalhes do grande quadro.

Quanto ao gás. Você realmente acha uma boa jogada cortar o gás a qualquer custo? Se os europeus estão pagando em rublos, por que ele faria isso agora? É dinheiro pra ajudar a pagar os custos da guerra. Vai cortando pros mais rebeldes que não aceitem as novas regras, e quem estiver pagando certinho (segundo o Órban, existem 10 países pagando em rublos já), deixa o gás fluir.

Hoje eu ando mais interessado nessa parte da guerra, a comercial/econômica/diplomática. A Rússia de certa forma, ao menos por agora, inverteu a balança no comercial/econômico. No diplomático ainda tem muitos em cima do muro (Brasil por exemplo). Creio que diplomaticamente falando, se a Rússia quiser ganhar espaço, não é muito vantajoso que ela corte o gás agora. Seria justificado se cortasse por inadimplência por parte dos Europeus, então deixa eles descumprirem os novos acordos pra cortar.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13573
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#6552 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 07, 2022 1:40 pm

LM escreveu: Sáb Mai 07, 2022 6:37 am


Não é este ataque específico - sem grande valor militar - mas sobre drones: a Rússia deve ser quem tem melhor defesa aérea; se os drones são um desafio "na frente", com milhares de km e potenciais alvo, não seria relativamente fácil defender a Ilha das Serpentes? Entre meios em terra e navais?
Na verdade tem um valor militar importantíssimo, LM: essas lanchas Russas são vistas cada vez mais na costa Ucraniana entre Vylkove até Ochakiv. O que me parece é que os Russos estão usando lanchas para lançar pequenos destacamento de algo deles que pra nós seriam Comandos para fazer reconhecimento terrestre nesses locais sem chamar a atenção com drones na área. Isso não é ilação minha, pois em Ochakiv, moradores locais afirmam terem vistos Russos desembarcando nas praias e recuando de volta pro mar depois.

Me parece estar levantando inteligência para um possível ataca que tenha o objetivo de cortar a ligação ao mar da Ucrânia e tomar Odessa.

Mas posso estar errado.

Quanto aos drones, apesar de estarem fazendo estrago, vemos que estes estão agindo muito, mas MUITO menos do que em Nagorno-Karabahk e na Síria, aonde o Pantsir até estava tomando um pau dos drones Israelenses, fora a Armênia. Os Russos e também os Ucranianos, todos os dias, vem abatendo uns 3-6 drones por dia e é louvável, um excelente trabalho de ambos os lados.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60725
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6553 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 07, 2022 2:13 pm

ca_metal escreveu: Sáb Mai 07, 2022 1:21 pm
Túlio escreveu: Sáb Mai 07, 2022 12:25 pm

Aí é que está, e repito: cada vez mais brabo saber quem MENTE MENOS: qual a garantia de que a foto é mesmo atual? O Moskva já tinha até chegado rebocado ao porto, nenhuma vítima fatal a reportar e... deu no que mesmo?

No caso do Putin, me reservo também a dúvida: ele não vai falar apenas para o Ocidente mas também ao Povo Russo, talvez precise mesmo anunciar algo importante.

SE FOSSE EU: tigrada véia, vamos ter que apertar um pouco mais o cinto, pois estou suspendendo totalmente por seis meses - no mínimo - todo o gás, petróleo e qualquer outra commodity, incluindo alimentos, para a UE (quebrava em uma semana). :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
As pessoas estão muito focadas em coisas que não mudam nada o quadro… se afundou ou não o navio, se a Rússia está ou não sem munição, se a Ucrânia tem ou não defesa anti-aérea. Isso é tudo fog of war e vai sempre ser usado como tal. Eu ando olhando apenas os avanços e os detalhes do grande quadro.

Quanto ao gás. Você realmente acha uma boa jogada cortar o gás a qualquer custo? Se os europeus estão pagando em rublos, por que ele faria isso agora? É dinheiro pra ajudar a pagar os custos da guerra. Vai cortando pros mais rebeldes que não aceitem as novas regras, e quem estiver pagando certinho (segundo o Órban, existem 10 países pagando em rublos já), deixa o gás fluir.

Hoje eu ando mais interessado nessa parte da guerra, a comercial/econômica/diplomática. A Rússia de certa forma, ao menos por agora, inverteu a balança no comercial/econômico. No diplomático ainda tem muitos em cima do muro (Brasil por exemplo). Creio que diplomaticamente falando, se a Rússia quiser ganhar espaço, não é muito vantajoso que ela corte o gás agora. Seria justificado se cortasse por inadimplência por parte dos Europeus, então deixa eles descumprirem os novos acordos pra cortar.
Cupincha, outra vez: repares nas carinhas (para não falar no modo como comecei o parágrafo: "SE FOSSE EU", o que obviamente não é o caso). Como sabes, também meu principal interesse nessa guerra é essencialmente Econômico, e nem é só curiosidade por testemunhar um tombo histórico (UE/ZE) mas principalmente por ter OUTROS INTERE$$E$ nessa parada: quando (nem é SE) a coisa despencar, o ₿ITCOIN despenca junto (mesmo sendo chamado "ouro digital", tem sido tratado como uma extensão da NASDAQ e, por conseguinte, se comportado da mesma maneira, apenas mais um stock ou índice); aí eu compro a preço de Black Friday, largo na CS e fico tranquilamente esperando disparar outra vez para cima, numa ₿ull Run das mais selvagens.

Lamento muito pelo Manél, pelo Juan, pelo Françuá, pelo Fritz e até pelo Björn, mas eles entraram nessa com os olhos bem abertos, apenas se sentiam (e ainda sentem) tão confortáveis nesse jogo de soma negativa que simplesmente se recusam o ver o que lhes está logo adiante do nariz, basta veres que eles acham que os Russos vão se rebelar por causa de alguma queda no padrão de vida: PUTZ, os caras são muito mais parecidos CONOSCO do que com eles, não vamos nos revoltar porque a vida ficou um pouco mais dura (vide o Françuá, que vem queimando o País há meses mas reelegeu o mesmo PR contra o qual protesta) mas apenas quando perdemos o respeito por quem nos lidera (Dilma e Collor, p ex).




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
NaScImEnTToBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
Agradeceram: 224 vezes

Re: UCRÂNIA

#6554 Mensagem por NaScImEnTToBR » Sáb Mai 07, 2022 2:18 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mai 07, 2022 1:40 pm
LM escreveu: Sáb Mai 07, 2022 6:37 am


Não é este ataque específico - sem grande valor militar - mas sobre drones: a Rússia deve ser quem tem melhor defesa aérea; se os drones são um desafio "na frente", com milhares de km e potenciais alvo, não seria relativamente fácil defender a Ilha das Serpentes? Entre meios em terra e navais?
Quanto aos drones, apesar de estarem fazendo estrago, vemos que estes estão agindo muito, mas MUITO menos do que em Nagorno-Karabahk e na Síria, aonde o Pantsir até estava tomando um pau dos drones Israelenses, fora a Armênia. Os Russos e também os Ucranianos, todos os dias, vem abatendo uns 3-6 drones por dia e é louvável, um excelente trabalho de ambos os lados.
É... Eu também havia lido que no segundo ataque do Azerbaijão os drones Bayaraktar tiveram grandes perdas contra os Tor M2KM, eles conseguiram destruir alguns sistemas AAes inoperantes mas não conseguiram nenhuma grande vantagem além disso.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13573
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#6555 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 07, 2022 2:31 pm

:arrow: Fronte Norte

O Grupo "O", que faz ataques na região de Kharkiv até Izyum, basicamente todos os dias, apreendem equipamentos como Javalin e NLAW, fora AT-4, Pfz-3T, Stinger...




Isso mostra uma suspeita minha e confirma ela, de que os Ucranianos estão dando a vida por Kharkiv e foda-se o restante do país, especialmente no Donbass, Izyum e Zaporizhzhia. Geralmente, são dois ou três posts assim todos os dias do Grupo "O" e o interessante é que esse grupo tem uma quantidade de tropas Spetznaz acima do normal, inclusive eles estão operando até em Borova, que é muito distante das linhas de combate deles. Também seria em Valky e Kovianky. Eu mal costumo postar aqui isso, mas todos os dias eu vejo grandes carregamentos sendo interceptados por tropas Russas avançadas no terreno.

Dá pra notar que são Spetznaz ou Chechenos OpEsp por utilizarem bastante o A-TACS.

Ataques em trens e subestações na região de Kharkiv:



Destruíram alguma ponte móvel da Engenharia da AFU:


:arrow: Fronte Azovstal
Segundo o Dailymail:


:arrow: Fronte Sul

Parece que os Ucranianos tentaram retomar a Ilha da Cobra e fracassaram, teriam perdido alguns barcos e algumas aeronaves foram abatidas na região. Mas até agora, nenhuma informações concreta.




Responder