FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38076
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: FAB NEWS

#5566 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 04, 2022 12:48 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Mai 03, 2022 7:17 pm
Comandante da FAB voa no jato M-346
https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/04/M346-Batista_junior-0.jpg
Esta aeronave é vista com bons olhos pelos militares brasileiros para operar em conjunto com os novos caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira.
https://tecnodefesa.com.br/comandante-d ... ato-m-346/
Oremos pelo Gripen!
Abraços,
Wesley
Um segundo lote do Gripen E\F irá sair, independente desta possibilidade. A FAB precisa substituir ao menos os F-5EM, mesmo que não seja na proporção 1x1.
Como já dito pelo próprio brigadeiro Baptista, 36 caças são insuficientes para se manter uma defesa aérea minimamente aceitável.
Por outro lado, a discussão sobre a necessidade de um jato LIFT em Natal não está pacificada dentro da FAB. E como o atual cmte é caçador...




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38076
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: FAB NEWS

#5567 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 04, 2022 12:50 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Mai 03, 2022 8:34 pm Alguém: que tal a troca de KC390 pelo FA-50?
Eu: É fria!
Comandante da FAB: vou ali conhecer o M-346.
Eu: FA-50, volta aqui!
https://c.tenor.com/IG4CApOX9WUAAAAd/volta-aqui-volta.gif
[003] [003] [003] [003]
Abraços,
Wesley
A ver qual é realmente o conceito pro trás da eventual compra de um jato treinador avançado. Se a FAB quer um LIFT para Natal ou se ela quer repetir o dueto Xavante \ F-5E no século XXI com o Gripen + LIFT




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38076
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: FAB NEWS

#5568 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 04, 2022 1:21 pm

J.Ricardo escreveu: Qua Mai 04, 2022 10:40 am o que é aquele "Tempest" no gráfico da Embraer?
Pode ser uma referência ao projeto de 5a G do caça britânico, ou qualquer outra coisa.
Na primeira hipótese, não ficaria de todo surpreso, já que não é novidade que a FAB ainda deseja no futuro o desenvolvimento de um caça de 5a G para si. E a Embraer é sabedora disso, assim como ambos sabem que a possibilidade de fazermos isso sozinhos é praticamente zero em qualquer tempo.
Um convite britânico para a Embraer fazer parte do projeto não é nada incomum, já que eles precisam garantir que a divisão de custos do projeto seja a melhor possível. E quanto mais gente interessada, melhor.
Em todo caso, como o projeto está agendado para entrar em operação em 2040, é mister entender que a Embraer estaria fazendo uma jogada de risco no longo prazo, pensando na FAB em 2041, já que todos os planos atuais da força aérea apontam para esta data. Inclusive um pretenso caça de 5a G.
Que a meu ver não seria um substituto do Gripen E de imediato, mas complementar a ele, e após 2050, aí sim, o vetor lógico para esta substituição.
Com certeza a Embraer não embarcaria neste projeto sem a aquiescência da FAB.
Mas como estamos no Brasil, tudo é possível. Inclusive nada acontecer.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38076
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: FAB NEWS

#5569 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 04, 2022 1:29 pm

gogogas escreveu: Qua Mai 04, 2022 12:05 pm O M-346 tá rolando muito assunto sobre eles na FAB .... Estaria nos planos da FAB um treinador deste porte ? Pq muitos países estão substituindo por turbo hélices mais potentes e fazendo a conversão de jatos de alta performance nos caças Biplaces ...
Não há acordo até o presente momento no comando da FAB sobre a questão da necessidade, ou não, de um jato LIFT em Natal. Mas como disse no outro post, o atual cmte da FAB é caçador. Logo as chances do M-346, ou qualquer outro LIFT, sobem.
No mais, é uma decisão complexa, pois substituir os A-29 na função LIFT em Natal por um jato puro pode jogar contra o patrimõnio da Embraer, e contra a própria lógica da FAB em adotá-lo enquanto tal.
Se por acaso a decisão da FAB for no sentido de aventar um novo jato LIFT, penso que a melhor escolha seria o T-7, que é um projeto no qual a SAAB tem participação, apesar da presença da Boeing. Talvez fosse até mesmo uma forma de apaziguar, ainda que parcialmente, as relações entre ambas empresas, já que não se pode desprezar aquele gigante de todo. Afinal, negócios são negócios.
O KC-390 e as muitas dificuldades em vendê-lo lá fora está aí e não nos deixa mentir.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 85 vezes

Re: FAB NEWS

#5570 Mensagem por Strike » Qua Mai 04, 2022 2:32 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 04, 2022 1:21 pm
J.Ricardo escreveu: Qua Mai 04, 2022 10:40 am o que é aquele "Tempest" no gráfico da Embraer?
Pode ser uma referência ao projeto de 5a G do caça britânico, ou qualquer outra coisa.
Na primeira hipótese, não ficaria de todo surpreso, já que não é novidade que a FAB ainda deseja no futuro o desenvolvimento de um caça de 5a G para si. E a Embraer é sabedora disso, assim como ambos sabem que a possibilidade de fazermos isso sozinhos é praticamente zero em qualquer tempo.
Um convite britânico para a Embraer fazer parte do projeto não é nada incomum, já que eles precisam garantir que a divisão de custos do projeto seja a melhor possível. E quanto mais gente interessada, melhor.
Em todo caso, como o projeto está agendado para entrar em operação em 2040, é mister entender que a Embraer estaria fazendo uma jogada de risco no longo prazo, pensando na FAB em 2041, já que todos os planos atuais da força aérea apontam para esta data. Inclusive um pretenso caça de 5a G.
Que a meu ver não seria um substituto do Gripen E de imediato, mas complementar a ele, e após 2050, aí sim, o vetor lógico para esta substituição.
Com certeza a Embraer não embarcaria neste projeto sem a aquiescência da FAB.
Mas como estamos no Brasil, tudo é possível. Inclusive nada acontecer.

@FCarvalho, Desculpe corrigir o amigo e "jogar um balde de água fria" a respeito da possibilidade aventada de ser uma menção à uma possível cooperação no desenvolvimento ao caça de 5°/6° geração britânico.... Mais o "Tempest" destacado no gráfico no vídeo do diretor da Embraer, diz respeito à uma empresa de cibersegurança, desenvolvimento de software e programas de de proteção de rede e criptografia de sinais, adquirida em 2020 pela Embraer para compor seu "rool" de produtos ofertados na área de defesa, ainda mais com a crescente e cada vez mais fundamental proteção cibernética no mundo.

Espero ter conseguido responder sua dúvida @J.Ricardo , mais detalhes no final do vídeo que postei.




Brava Gente Brasileira ..!
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: FAB NEWS

#5571 Mensagem por Matheus » Qua Mai 04, 2022 3:42 pm

Não tem muita lógica espalhar em várias unidades de 12 unidades, é até um contrassenso. Manter ferramental, pessoal, estruturas, etc é muito caro. melhor aprender a operar desdobrado...o Gripen nasceu pra isso.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38076
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: FAB NEWS

#5572 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 04, 2022 4:38 pm

Strike escreveu: Qua Mai 04, 2022 2:32 pm
FCarvalho escreveu: Qua Mai 04, 2022 1:21 pm Pode ser uma referência ao projeto de 5a G do caça britânico, ou qualquer outra coisa.
Na primeira hipótese, não ficaria de todo surpreso, já que não é novidade que a FAB ainda deseja no futuro o desenvolvimento de um caça de 5a G para si. E a Embraer é sabedora disso, assim como ambos sabem que a possibilidade de fazermos isso sozinhos é praticamente zero em qualquer tempo.
Um convite britânico para a Embraer fazer parte do projeto não é nada incomum, já que eles precisam garantir que a divisão de custos do projeto seja a melhor possível. E quanto mais gente interessada, melhor.
Em todo caso, como o projeto está agendado para entrar em operação em 2040, é mister entender que a Embraer estaria fazendo uma jogada de risco no longo prazo, pensando na FAB em 2041, já que todos os planos atuais da força aérea apontam para esta data. Inclusive um pretenso caça de 5a G.
Que a meu ver não seria um substituto do Gripen E de imediato, mas complementar a ele, e após 2050, aí sim, o vetor lógico para esta substituição.
Com certeza a Embraer não embarcaria neste projeto sem a aquiescência da FAB.
Mas como estamos no Brasil, tudo é possível. Inclusive nada acontecer.
@FCarvalho, Desculpe corrigir o amigo e "jogar um balde de água fria" a respeito da possibilidade aventada de ser uma menção à uma possível cooperação no desenvolvimento ao caça de 5°/6° geração britânico.... Mais o "Tempest" destacado no gráfico no vídeo do diretor da Embraer, diz respeito à uma empresa de cibersegurança, desenvolvimento de software e programas de de proteção de rede e criptografia de sinais, adquirida em 2020 pela Embraer para compor seu "rool" de produtos ofertados na área de defesa, ainda mais com a crescente e cada vez mais fundamental proteção cibernética no mundo.
Espero ter conseguido responder sua dúvida @J.Ricardo , mais detalhes no final do vídeo que postei.
Valeu Strike. Eu quase acertei na trave com "o qualquer coisa". :mrgreen:




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38076
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: FAB NEWS

#5573 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 04, 2022 4:43 pm

Matheus escreveu: Qua Mai 04, 2022 3:42 pm Não tem muita lógica espalhar em várias unidades de 12 unidades, é até um contrassenso. Manter ferramental, pessoal, estruturas, etc é muito caro. melhor aprender a operar desdobrado...o Gripen nasceu pra isso.
Se todos os atuais esquadrões forem mantidos, com apenas 70 caças não dá para manter mais que 12 caças em cada um. Mas eu tendo a ver isso como algo que deve mudar no longo prazo, já que não há muitas chances no curto e médio prazo de a FAB conseguir alcançar aquela cifra aventada de 108 caças, o que daria para melhorar a distribuição entre as OM.
Por outro lado, a possibilidade levantada na entrevista pode ser um caminho mais concreto a seguir, já que a FAB trabalha no sentido de diminuir o máximo possível o seu custeio ao mesmo tempo que foca em suas atividades fins e nos meios necessários a ela.
E tudo ao menor custo possível. Ter apenas três bases funcionais com caças, que sejam 24 ao longo do país como cito na entrevista, por este prisma, parece ser bastante lógico. Afinal, cada grupo de caça ficaria responsável por milhões de km2 espaço aérea para dar conta e outros milhares de km de linha de fronteira.
Não é o melhor dos mundos, mas já seria melhor do que não ter nada, ou pior, ficar tudo encralacado em Anápolis.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2194
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 227 vezes

Re: FAB NEWS

#5574 Mensagem por gogogas » Qua Mai 04, 2022 6:17 pm

Já li alguns relatos de pilotos antigos que voavam em AT-27 Tucano/Xavante para ter mais horas de vôo e economizar horas de F-5 e Mirrage III .
Sabendo que só 40 Gripens foram garantidos , e não sabemos quando sairá o segundo lote e a quantidade , acredito que faria sentido apostar em mais Super Tucano para repor as perdas e aumentar a quantidade do mesmo , e dotar eles nos esquadrões onde o Gripen vai operar, ou até mesmo um Lift com alguma capacidade , economizando horas do Gripen e mantendo os pilotos com mais horas de vôo e treino




Gogogas !
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4989
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1204 vezes
Agradeceram: 728 vezes

Re: FAB NEWS

#5575 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Mai 04, 2022 10:14 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 04, 2022 12:48 pm
FIGHTERCOM escreveu: Ter Mai 03, 2022 7:17 pm
Oremos pelo Gripen!
Abraços,
Wesley
Um segundo lote do Gripen E\F irá sair, independente desta possibilidade. A FAB precisa substituir ao menos os F-5EM, mesmo que não seja na proporção 1x1.
Como já dito pelo próprio brigadeiro Baptista, 36 caças são insuficientes para se manter uma defesa aérea minimamente aceitável.
Por outro lado, a discussão sobre a necessidade de um jato LIFT em Natal não está pacificada dentro da FAB. E como o atual cmte é caçador...
FCarvalho,

Particulamente, eu vejo essa possível (quem sabe?) compra com mais desvantagens do que vantagens:

1- Para a nossa classe política, jato é tudo igual. Então, não podemos menosprezar o risco que o M-346 trás para o segundo lote de Gripens.

2- Com a Embraer envolvida com o Gripen, KC-390, STOUT e o estudo do UCAV, penso que não existe espaço para mais um vetor. Colocar o display desenvolvido para o Gripen nele? Pra quê?! Só iríamos torrar $$$. Vai ser compra direta.

3- Com a compra de mais um vetor, jogamos no lixo aquela conversa de redução de custos de uma frota enxuta. Afinal, o FX, originalmente, deveria substituir Mirage, F-5 e AMX.

4- Além disso, um LIFT agrega nada ao Gripen. Por outro lado, um UCAV abre um leque de possibilidades. Muitos podem pensar: mas são aplicações distintas. Sim, mas todos vão beber do mesmo pote de recursos escassos da nossa FAB/Governo.

Nessas horas eu lembro de um feito do celebre Steve Jobs, que ao reassumir a direção da Apple, cortou a grande maioria dos projetos e focou em apenas 4. Justificativa? Quando se tem poucos recursos, é melhor focar naqueles que são mais importantes. Caso contrário, corre-se o risco de ficar sem nada.

Portanto, nada que preste vai sair da compra desse LIFT italiano.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38076
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: FAB NEWS

#5576 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 05, 2022 1:38 pm

FIGHTERCOM escreveu: Qua Mai 04, 2022 10:14 pm
FCarvalho escreveu: Qua Mai 04, 2022 12:48 pm Um segundo lote do Gripen E\F irá sair, independente desta possibilidade. A FAB precisa substituir ao menos os F-5EM, mesmo que não seja na proporção 1x1.
Como já dito pelo próprio brigadeiro Baptista, 36 caças são insuficientes para se manter uma defesa aérea minimamente aceitável.
Por outro lado, a discussão sobre a necessidade de um jato LIFT em Natal não está pacificada dentro da FAB. E como o atual cmte é caçador...
FCarvalho,

Particulamente, eu vejo essa possível (quem sabe?) compra com mais desvantagens do que vantagens:

1- Para a nossa classe política, jato é tudo igual. Então, não podemos menosprezar o risco que o M-346 trás para o segundo lote de Gripens.
Sim, concordo, mas isto também vai depender de quem levar o trono do rei em outubro. Se a atual gestão permanecer, o risco de um segundo lote do Gripen não sair diminui muito, mas o contrário não é verdadeiro, seja qual for a opção eleita. E a FAB está bem ciente disso. Aliás, o marketing político da FAB vem melhorando muito nos últimos anos, e das três forças armadas, é na minha opinião a que melhor tem se comunicado, e se esforçado para isso, com o mundinho fechado de Brasília. A ver se desta vez funciona, também, e não se mistura alhos com bugalhos.

2- Com a Embraer envolvida com o Gripen, KC-390, STOUT e o estudo do UCAV, penso que não existe espaço para mais um vetor. Colocar o display desenvolvido para o Gripen nele? Pra quê?! Só iríamos torrar $$$. Vai ser compra direta.
Duvido que numa eventual compra destes LIFT a jato a Embraer seja envolvida. Já há coisas demais por fazer em relação à PDI. E não há sequer segurança orçamentária para fazer tudo o que se pretende agora, e nem depois. Mas temos que pensar no seguinte: o que a FAB quer de fato com os M-346 :?: Caças de segunda linha, LIFT em Natal, ou os dois juntos :?: No caso da primeira hipótese, comprar meia dúzia não resolve absolutamente nada. Já no caso de equipar Natal, bem, como já comentei aqui, pode ser um tiro no pé da Embraer e do A-29 e de toda a lógica construída por detrás dele. Então, tem que pensar, e saber, muito bem o que realmente está se pensando em porquê e para quê se quer um jato LIFT na FAB. E o M-346 não é o único. Outras empresas não vão ficar parada olhando a Leonardo fazer o seu pé de meia junto à ela. Outros voos virão com certeza.

3- Com a compra de mais um vetor, jogamos no lixo aquela conversa de redução de custos de uma frota enxuta. Afinal, o FX, originalmente, deveria substituir Mirage, F-5 e AMX.
Sim, acredito nisso ainda. Mas é bom lembrar que o plano original do FX é de mais de vinte anos atrás. O tempo muda e a realidade junto com ele. Como a FAB encara o seu futuro agora e nos próximos vinte anos em termos de capacidade real de investimento na sua missão primária :?: Com certeza depois de todo aquele imbróglio com a Embraer tentando salvar outros projetos, bem, fato é que continuamos com a mesma lógica de sempre ter de escolher entre cobrir os pés ou a cabeça. E nada indica que isto irá mudar tão cedo. Mas estão tentando se adaptar o melhor que podem. Eram 120 Gripen, depois 108, agora são 60 ou 70 caças e assim vamos. A falta de importância do tema Defesa no Brasil continua sendo o fiel da balança do que as forças efetivamente podem ou não fazer de fato em favor de si mesmas, e do país. E os M-46, ou qualquer outro jato LIFT, podem ser uma solução de consenso. Ou uma mudança de rumos na formação em Natal devido à novas percepções vide a chegada do Gripen E, não sei. "Vira lata acostumado a roer osso, quando encontra uma bisteca acha que é filé mignon."

4- Além disso, um LIFT agrega nada ao Gripen. Por outro lado, um UCAV abre um leque de possibilidades. Muitos podem pensar: mas são aplicações distintas. Sim, mas todos vão beber do mesmo pote de recursos escassos da nossa FAB/Governo.
Concordo novamente. E aqui abro um parêntese para uma opinião pessoal: o que seria gasto em um LIFT a jato, qualquer um, poderia muito bem ser investido em mais A-29 e novos esquadrões nas fronteiras, onde eles são muito mais necessários e importantes, penso, do que jatos em Natal, onde o Super Tucano já faz um excelente trabalho neste sentido, como a própria FAB admite. Mas talvez estejamos fazendo tempestade em copo dágua e nada disso seja realmente sério, e não tenha passado de puro marketing da Leonardo tentando arrumar mais um cliente (importante) para o seu jato de treinamento. Com certeza a Embraer terá algo a dizer sobre uma eventual compra de jatos para o lugar do seu treinador em Natal. E penso eu aqui, não deve ser nada positiva. Se a FAB irá dar bola para a empresa, bem, veremos.

Nessas horas eu lembro de um feito do celebre Steve Jobs, que ao reassumir a direção da Apple, cortou a grande maioria dos projetos e focou em apenas 4. Justificativa? Quando se tem poucos recursos, é melhor focar naqueles que são mais importantes. Caso contrário, corre-se o risco de ficar sem nada.
Portanto, nada que preste vai sair da compra desse LIFT italiano.
Abraços,
Wesley
Eu ainda sou de opinião que essa passeio no M-346 é apenas marketing da Leonardo, e nada tem de concreto ou viável em termos de investimento na FAB. Como tenho dito e lembrado aqui, não existe ponto pacífico em relação a um LIFT a jato na FAB hoje. O Brig Baptista é um caçador, e não se furtaria e\ou declinaria obviamente de aproveitar um voo em um jato dos mais modernos no mundo. Deve ter valido, pessoalmente para ele, cada minuto passado no cockpit, principalmente para quem está no alto escalão e já não tem tantas oportunidades assim de estar voando. Para quem é piloto, e gosta do que faz, isso deve ser muito ruim, mas faz parte da carreira.
Enfim, jatos LIFT não estão no script do atual plano estratégico da FAB que vai até 2027 salvo engano. Então, pode ser que depois disso haja alguma decisão pró ou contra a este tipo de vetor. Enquanto não estiver no papel definido e claramente justificado, assim como todos os outros projetos elencados naquele documento norteador, o que há concretamente é apenas uma empresa fazendo o seu trabalho de venda para um cliente importante. E é só isso, nada mais.
Se vai resultar em um novo vetor para a FAB, só saberemos na próxima edição do planejamento estratégico da força aérea daqui a cinco anos.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1337
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 482 vezes

Re: FAB NEWS

#5577 Mensagem por Cassio » Sáb Mai 07, 2022 8:49 am

FCarvalho.

Sim, uma ação de puro marketing da Leonardo vira motivo de especulações boa fóruns. Pior do aqueles que já dão o fato como coisa certa, e ficam discutindo quantidades, esquadrões possíveis e comemoram o fato.
Obrigado pelo bom senso.

Se cada país que tenha voado o Super Tucano, ou o KC390 fosse um contrato em negociação, teríamos muito mais vendas.

Essas são ações de marketing normais nesta indústria.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38076
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: FAB NEWS

#5578 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 10, 2022 12:43 pm

Se nada mudar no futuro quanto a questão da gestão orçamentária do MD, muito difícil comprar qualquer outra coisa que já não esteja estipulada no atual planejamento estratégico da FAB.
No tópico aqui nas aéreas sobre este assunto, o que não falta são projetos que custam os olhos da cara e que até por isso não saem do papel ou começam e depois ninguém sabe quando ou se termina.
A meu ver, o que teremos para 2027 em diante é a atualização dos atuais projetos e seus cronogramas de implementação, nada mais. O que era pare ser feito entre 2018 a 2027 vai ficar para 2028 a 2037 e assim sucessivamente até conseguirmos a implantação de tudo que está escrito lá, e que não é pouca coisa.
E penso que a FAB está mais que correta em seguir este caminho. Um passo de cada vez.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Chile
Júnior
Júnior
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jul 20, 2005 6:52 pm
Localização: Santiago de Chile - Asunción del Paraguay
Agradeceram: 17 vezes

Re: FAB NEWS

#5579 Mensagem por Chile » Dom Mai 15, 2022 6:41 pm

Algún forista me podrá indicar un link donde pueda encontrar el orden de batalla 2022 de la FAB?
Necesito actualizar mi base de datos sobre Ala – Grupo – Escuadrón – Nombre – Material.
Me quedé con información de la revista Flap de hace unos 3 años.
Gracias!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38076
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5768 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

Re: FAB NEWS

#5580 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 16, 2022 1:19 pm

Chile escreveu: Dom Mai 15, 2022 6:41 pm Algún forista me podrá indicar un link donde pueda encontrar el orden de batalla 2022 de la FAB?
Necesito actualizar mi base de datos sobre Ala – Grupo – Escuadrón – Nombre – Material.
Me quedé con información de la revista Flap de hace unos 3 años.
Gracias!
Olá Chile.

Podes começar pelo site da FAB: www.fab.mil.br
E também o site do MD brasileiro: https://www.gov.br/defesa/pt-br
Há outros links de revistas e sites de defesa que podes encontrar a ordem de batalha. Mas atualizado só nos sites oficiais de cada força.
E mesmo assim, não está disponibilizado claramente, há de se ter paciência para procurar as informações.
Este aqui é na minha opinião um dos melhores sites de referencia sobre a FAB: https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... rasileira/




Carpe Diem
Responder